Ranking das maiores companhias aéreas do Brasil: veja quais são

Passagens Aéreas  / 

O Brasil é um país muito grande e tem diversas companhias aéreas que operam em seu território. Conheça o ranking das maiores companhias aéreas do Brasil.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Ranking das maiores companhias aéreas do Brasil: conheça o top 3

No topo do ranking das maiores companhias aéreas do Brasil, podemos dar destaque a três delas. A frota de aeronaves dessas companhias é enorme, além de efetuarem rotas para vários lugares (algumas inclusive com rotas internacionais).

Veja quais são as 3 principais:

E qual o ranking das maiores do mundo?

Se depois de ver o ranking das maiores companhias aéreas do Brasil você ficou curioso sobre as maiores companhias aéreas do mundo, veja quais são as top 5:

  • American Airlines (EUA);
  • Delta Airlines (EUA);
  • United Airlines (EUA);
  • Southwest Airlines (EUA);
  • China Southern (China).

Lembramos que quando mencionamos as maiores companhias do mundo, esse ranking refere as empresas que têm maior número de aeronaves. Entre as 20 maiores, as 8 primeiras são americanas. A LATAM aparece na 11ª colocação.

Você pode se interessar também por conhecer as melhores companhias aéreas da Europa, veja o artigo sobre elas.

Ranking dos maiores aeroportos do Brasil

Já que estamos falando de rankings, e já vimos o ranking das maiores companhias aéreas do Brasil, vamos ver quais são os maiores aeroportos do Brasil.

  • Aeroporto Internacional de Guarulhos (São Paulo);
  • Aeroporto de Congonhas (São Paulo);
  • Aeroporto Internacional do Galeão (Rio de Janeiro);
  • Aeroporto Internacional de Brasília (Brasília);
  • Aeroporto Internacional de Confins (Belo Horizonte);
  • Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas);
  • Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro);
  • Aeroporto Internacional Luís E. Magalhães (Salvador);
  • Aeroporto Internacional Salgado Filho (Porto Alegre);
  • Aeroporto Internacional dos Guararapes (Recife).

Veja também quais os melhores aeroportos da Europa.

Ranking das melhores companhias aéreas do Brasil segundo a AirHelp

A AirHelp fez um estudo sobre as melhores companhias aéreas do Brasil. O estudo abrange todas as companhias aéreas que operam voos no Brasil (independente da origem delas). As companhias aéreas que ficaram nos 3 primeiros lugares foram:

  • American Airlines: com uma pontuação de 8,07;
  • LATAM Airlines: com uma pontuação de 8,01;
  • Azul Linhas Aéreas: com uma pontuação de 7,25.

A American Airlines foi eleita ainda a melhor da América do Sul.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Como é feito esse ranking

Para definir o ranking das melhores companhias aéreas do Brasil (e do mundo), a AirHelp utiliza os seguintes fatores de avaliação:

  • Pontualidade dos voos;
  • Qualidade dos serviços prestados;
  • Tratamento de reclamações.

Mas afinal, quem é essa AirHelp, que faz o ranking?

A AirHelp é uma empresa especializada nos direitos dos passageiros. É uma das maiores do mundo. Ela ajuda passageiros a receberem os seus direitos em caso de cancelamento e atraso de voo, e também overbooking. Além de ser especialista nos direitos dos passageiros, ela faz avaliações sobre os serviços prestados por cada companhia aérea, e depois desse estudo cria os rankings das melhores companhias.

Por isso, no site podemos ver quais são as companhias aéreas por país, e foi lá que descobrimos o ranking das melhores companhias aéreas do Brasil.

Saiba mais sobre a AirHelp neste artigo que escrevemos sobre ela e veja como essa empresa pode te ajudar a receber indenizações.

Ranking das maiores companhias aéreas do Brasil Latam

Quais são os direitos dos passageiros

Não adianta vermos apenas qual o ranking das melhores companhias aéreas do Brasil, se não soubermos os nossos direitos. Afinal, até a melhor companhia aérea do mundo pode falhar, e se não conhecermos os nossos direitos, vamos ser prejudicados.

Atraso de voos

Se você está voando dentro da União Europeia (ou em alguns casos, para/da União Europeia), e o seu voo atrasou mais de 3h, você pode ser elegível para receber uma compensação por esse atraso. O seu reembolso pode chegar a 600€, mas existem alguns critérios que devem ser seguidos. Você pode verificar todos os critérios no site da AirHelp.

Voos cancelados

Os direitos dos passageiros quanto ao cancelamento dos voos também são relativos, de acordo com uma série de fatores. Simplificando, se o seu voo for cancelado e a companhia aérea não te avisar com pelo menos 14 dias de antecedência, você poderá ser elegível para uma compensação. Mais uma vez, os voos deverão ser na União Europeia (ou sendo algum país da UE o destino ou saída).

Perda de voo na conexão

Esse também é um problema que muita gente enfrenta. Para poder ser recompensado pela perda de um voo por atraso da conexão, você deve garantir que a sua reserva tenha sido feita de uma só vez (ou seja, a conexão era obrigatória na hora da compra).

Se você tiver comprado voos separados, você não terá direito a uma compensação.

Recusa de embarque

Pode parecer estranho para você, mas muitas vezes as companhias aéreas recusam o embarque de alguns passageiros (na maioria das vezes porque o voo está lotado em decorrência de overbooking). Se isso acontecer com você pode ser que você seja elegível para receber uma compensação de até 600€.

Bagagem

Um dos maiores problemas que enfrentamos ao viajar é a bagagem. Todos nós já ouvimos falar de alguém que teve a bagagem danificada ou perdida durante uma viagem de avião, não é mesmo?

Pois é, se você tiver esse azar, saiba que você tem direitos. Os direitos são garantidos de acordo com a companhia aérea que você voou.

Você viaja bastante? Já pensou em ter acesso às salas VIP dos principais aeroportos do mundo independente da passagem que você comprou? A Priority Pass oferece esse serviço. Veja no site as condições e aproveite de Wi-fi de qualidade, comida, bebida, acesso a banho e muito mais.

Como posso recorrer aos meus direitos?

Para recorrer aos seus direitos, você deve primeiro saber se você é elegível a uma compensação. No próprio site da AirHelp é possível fazer uma simulação da sua viagem para ver a sua elegibilidade. Eles só cobram o serviço caso você tenha direito a uma indenização, se não tiver, você não paga nada, depois disso, eles informam quais são os próximos passos. Vale a pena conferir!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.