Estava com voo marcado para Portugal, mas vai ter que cancelar o voo TAP e pedir reembolso? Vamos ajudar você a realizar o processo e indicar quem pode solicitar o reembolso TAP, como fazer o procedimento e indicar uma agência caso precise de ajuda para fazer sua solicitação, confira.

Cancelar voo TAP e condições de reembolso

Viajar para a Europa pós-coronavírus suscita dúvida em muitos passageiros, seja pelas condições de viagem, seja pelo medo de contágio da doença, que apesar da vacina ainda prevalece.

Independente do cancelamento em decorrência da Covid-19 ou por outros motivos pessoais do viajante, a opção pelo cancelamento de voo da TAP é uma realidade. Contudo, as condições de reembolso oferecidas pela companhia aérea variam.

Cancelamento de voo TAP em decorrência do coronavírus

A TAP Portugal tem oferecido desde setembro de 2020 uma alternativa para quem teve voos cancelados em decorrência do Coronavírus através de um reembolso em formato de voucher e um bônus de 10% do valor original da passagem para que os viajantes possam utilizar na remarcação do voo.

Com a vacinação avançando a nível mundial, a companhia aérea portuguesa reformulou os seus termos de condições cancelamento e reembolso para passagens emitidas em 2021, que variam de acordo com a data da compra e data da viagem.

Passagens emitidas em 20 de janeiro a 31 de maio de 2021

Para quem comprou a passagem aérea na TAP entre 20 de janeiro e 31 de maio de 2021, a regra é que qualquer alteração deverá ser realizada com 21 dias de antecedência à data do voo. Caso seja uma alteração da data, a viagem deverá ocorrer até o dia 31 de dezembro de 2021.

A companhia aérea permite realizar a remarcação do voo de forma gratuita. Porém, caso tenha adquirido através de outros sites ou agências de viagem, pode ser cobrado taxas aplicáveis a eles. Apesar da remarcação gratuita, caso o valor do novo voo seja mais alto, a diferença será aplicada.

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Caso queira cancelar o voo e pedir um reembolso, poderá fazê-lo mediante a um pedido de voucher ou da devolução do dinheiro de acordo com o tipo de passagem adquirida.

Passagens emitidas em 1 de junho e 31 de julho de 2021

Se adquiriu a passagem entre 1 de junho a 31 de julho de 2021, qualquer alteração deverá ser efetuada com até três dias de antecedência ao voo. A alteração é gratuita, mas se houver diferença no valor da nova passagem aérea, ela será cobrada.

A TAP não se responsabiliza por taxas cobradas por agências de viagens ou sites terceiros, caso tenha adquirido a sua passagem aérea por eles.

Já os termos e condições cancelamento e reembolso, são os mesmos descritos acima. Você poderá solicitar o reembolso de acordo com a tarifa da passagem adquirida em forma de dinheiro ou voucher para compra futura.

Alterações de acordo com a tarifa

Se emitiu a sua passagem entre 1 de junho e 31 de julho de 2021, poderá realizar a alteração do voo caso a passagem não seja a “Discount”. Nesse caso, as alterações podem ser realizadas com até três dias de antecedência ao voo e de forma gratuita. As diferenças de tarifa entre um voo e outro serão cobradas, caso houver.

Os termos e condições cancelamento e reembolso podem ser solicitados por meio de voucher ou dinheiro, conforme a tarifa da passagem aérea adquirida.

Independente da data que adquiriu a passagem aérea na TAP, qualquer alteração ou cancelamento de voo deve ser solicitado pelo site da TAP, para isso, basta acessar a área Gerir reserva. Selecionar a reserva que deseja cancelar ou alterar e confirmar a solicitação.

Como cancelar voo TAP com reembolso em situação normal?

Um dos motivos mais comuns para o cancelamento de uma viagem são problemas de saúde (doença) e imprevistos de última hora. Sendo assim, é importante estar ciente de como proceder diante de uma situação na qual seja necessário cancelar voo TAP e solicitar o reembolso.

Cancelar passagem aérea

A companhia aérea portuguesa oferece dois tipos de procedimento se houver a necessidade de cancelar voo e pedir reembolso. Portanto, é bom saber em qual das situações o passageiro se encaixa.

Reembolso sem taxa

É possível solicitar o reembolso de uma reserva feita sem qualquer penalidade, por isso, desde que o passageiro faça nas 24 horas seguintes à conclusão da compra e pelo menos 7 dias da data da viagem ocorrer.

Taxa de reembolso

Se o pedido de reembolso acontecer dentro das 24 horas após a conclusão da compra, será cobrada uma taxa de reembolso de 30€ para voos nacionais (em Portugal) e 45€ para voos internacionais.

Reembolso é feito em forma de voucher

O cancelamento de voo com reembolso é realizado, preferencialmente, em forma de voucher. Esses vouchers não são reembolsáveis e devem ser usados em uma única vez, em um prazo de 1 ano, contado a partir da data da compra de bilhetes da TAP.

O pedido de reembolso pode ser feito no site da companhia aérea (TAP), uma vez solicitado, a respectiva reserva é cancelada automaticamente. Por outro lado, se o bilhete aéreo foi adquirido em uma agência de viagens, somente ela pode efetuar o reembolso.

Em caso de dúvidas, o passageiro pode entrar em contato diretamente com o call center para obter informações sobre como cancelar voo Tap e pedir reembolso. O telefone é: 0800 888 2099.

Para solicitar o reembolso online, o passageiro pode fazê-lo através da página de cancelamento e reembolso da Tap, para isso, tenha todos os dados em mãos.

Precisa de ajuda para conseguir cancelar voo TAP com reembolso?

Nem sempre é fácil fazer todo o procedimento de cancelamento e solicitação de reembolso por conta própria. Algumas etapas do pedido podem não estar claras, assim como as condições de reembolso que nem sempre estão disponíveis facilmente para os passageiros. Nesses casos, para evitar todas as dores de cabeça envolvidas no processo, o ideal é buscar auxílio especializado.

A Cestarolli Travel TAP Partner é uma agência de viagem, parceira oficial da TAP em São Paulo que presta todo o suporte no processo de cancelamento e reembolso para os clientes. A equipe, especializada em soluções para os passageiros, realiza todo o processo de solicitação e mediação com a companhia aérea.

Contar com o auxílio especializado de uma loja TAP partner pode evitar prejuízos caso o pedido seja realizado fora do prazo ou não respeite as condições definidas pela companhia aérea. Por isso, se você precisa de ajuda para conseguir cancelar voo TAP, recomendamos a Cestarolli Travel, a agência é da nossa confiança.

Você pode entrar em contato com a Cestarolli Travel.

  • E-mail: [email protected];
  • Telefone: (11) 2369-3547 | 2369-3592;
  • WhatsApp: (11) 98807-8344.

Como proceder em alterações e cancelamentos?

É importante lembrar que as condições de alterações e cancelamentos mudam de acordo com as condições da tarifa contratada, sendo as mais básicas com mais restrições na devolução e remarcação. Para conhecer melhor os produtos TAP, acesse a página oficial da companhia aérea.

O regulamento em relação a alterações e cancelamentos são aplicados por percurso, podendo ser diferentes no que se refere ao trajeto que pretende alterar. Exemplo, um voo de São Paulo – Lisboa, cuja alteração seria como ponto de partida o Rio de Janeiro.

É de extrema relevância que o passageiro tenha ciência que algumas tarifas da TAP podem:

  • Envolver penalizações para efetuar alterações ou cancelamentos;
  • Não ser reembolsáveis;
  • Não permitir alterações.

Na página Gestão da Reserva, o passageiro pode alterar a reserva, de acordo com as regras da companhia aérea. As condições do tipo de tarifa TAP podem ser consultadas na própria página de compra do site, e é recomendável ler atentamente as condições antes de efetuar a compra do bilhete.

Se o reembolso for solicitado através do FLYTAP não será cobrada nenhuma taxa extra. Contudo, se o pedido de reembolso for feito através do call center ou em um balcão de vendas, será cobrada uma taxa de serviço de reembolso no valor de 30€ por cada bilhete, independentemente da tarifa da TAP Portugal.

Assessoria personalizada da Cestarolli Travel

Um suporte especializado pode tornar o processo mais simples e rápido. A Cestarolli Travel TAP partner é uma agência de viagem que auxilia o viajante no processo de cancelamento e alterações de voo TAP. Assim, se você não consegue resolver a situação diretamente com a companhia aérea, o ideal é procurar o auxílio da agência.

Parceira oficial TAP, a assessoria trata cada caso de forma individual realizando todo o procedimento junto a companhia aérea para o cancelamento, remarcação e qualquer outra alteração. O ideal é não deixar para a última hora, ou apenas como alternativa final, em muitas situações a antecedência é fundamental para conseguir uma boa negociação com a companhia aérea.

A Cestarolli Travel além de auxiliar na compra, alteração e cancelamento de passagem, também atua como intermediária em outras transações com a TAP. É o caso da compra e troca de passagem por milhas Miles&Go, assim se você precisa realizar as transações com milhas, a agência também oferece todo o suporte nessas situações.

Dessa forma, é possível acionar a loja parceira da TAP em São Paulo Cestarolli Travel em situações como:

  • Cancelamento e reembolso de passagem;
  • Alteração das passagens;
  • Alteração do itinerário da viagem;
  • Inclusão de pet na viagem;
  • Emissões com milhas TAP.

É possível entrar em contato com a agência direto pelo site da Cestarolli Travel, na área de contato. Pelos contatos você pode indicar o assunto e deixar na mensagem uma breve explicação sobre a situação. Posteriormente a equipe irá entrar em contato com você para dar segmento na demanda.

AirHelp ajuda passageiros a conseguir os seus direitos

Uma plataforma que tem ajudado muitos passageiros diante de diversas situações (nada agradáveis) nas viagens aéreas é a AirHelp, citada anteriormente.

Trata-se de uma startup que auxilia passageiros aéreos em relação aos seus direitos seja em casos de voos atrasados, cancelados, superlotados dentre outros problemas recorrentes.

Em relação aos direitos do passageiro, a AirHelp aborda temas como:

  • Direitos do passageiro aéreo;
  • Compensação por atraso de voo;
  • Compensação por cancelamento de voo;
  • Indenização por perda do voo por conexão;
  • Compensação por embarque negado;
  • Compensação por atraso de bagagem.

A AirHelp também atua no âmbito de ação jurídica, quando uma companhia aérea rejeita ou ignora o pedido de compensação de um passageiro. Lembrando que a startup cobra por esse serviço, tendo inclusive uma lista de preços que pode ser consultada em sua página oficial Airhelp.

Na página principal do site, é descrito de forma sucinta como funciona, tendo início na verificação do voo para saber se o passageiro tem direito a uma compensação. Em caso afirmativo, a AirHelp entra com uma ação e, por fim, envia o dinheiro para o passageiro, havendo êxito no processo. O passageiro só precisa pagar o serviço da Airhelp caso seu pedido de compensação tenha sucesso.

Mesmo que o passageiro não solicite este tipo de serviço, certamente as informações disponibilizadas na plataforma serão de grande valia para aqueles que fazem viagens aéreas de curta e longa distância.

Conheça os direitos dos passageiros

Diante de algum problema com uma companhia aérea, no qual seja necessário registrar uma reclamação, é importante que o passageiro tenha conhecimento do Regulamento CE 261 04. O regulamento pode ser útil especialmente em situações nas quais seja necessário cancelar voo TAP reembolso.

Trata-se de um Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho de 11 de fevereiro de 2004, que estabelece regras comuns para indenização e assistência aos passageiros de transporte aéreo, em caso de recusa de embarque e de cancelamento, assim como atraso considerável dos voos.

Cancelar voo TAP

Ao ler o Regulamento CE 261 04, tenha atenção aos artigos: 4°, 5°, 6° que se referem respectivamente a recusa de embarque, cancelamento e atraso. Já os artigos 7° e 8° aborda Direito a indenização e Direito a reembolso ou reencaminhamento.

De fato, não existe uma companhia aérea perfeita e reclamações são comuns, em relação à TAP, as reclamações podem ser feitas de duas maneiras: na página reclamação da própria FLYTAP ou por meio do call center (0800 727 2347) lembrando que este telefone é para resolver situações gerais ocorridas pós viagem.

TAP Miles & Go

No final de 2018, o programa de fidelidade da TAP Victoria mudou para Miles&Go. O programa de milhagens promete até 49% de poupança nos voos TAP com a nova tabela de milhas.

Além de trocar milhas por bilhetes aéreos, o programa permite ainda:

  • Utilizar as milhas para adquirir produtos e serviços;
  • Troca de milhas pelo bilhete around-the-world com as companhias Star Aliance;
  • Empréstimo de milhas, caso falte na hora da troca por produtos e serviços;
  • Bilhete para crianças com até 25% de desconto;
  • Upgrade para a Classe Executiva;
  • Ofertas e promoções exclusivas.

Além da modalidade tradicional, é possível ainda alcançar o status Silver e Gold, que oferecem mais benefícios para o viajante.

A história da TAP

A TAP tem uma trajetória bem sucedida há décadas, sendo uma das principais companhias aéreas da Europa. Por isso mesmo, sua história, ou melhor dizendo, seu passado, não poderia ficar apenas na memória daqueles que tiveram a chance de viajar nos áureos tempos da aviação.

Criado pelo português José Leite, o blog Restos de Colecção reúne diversos artigos interessantes sobre aviação e outros temas, além de fotos antigas que são verdadeiras raridades do passado. Dentre alguns assuntos abordados por Leite sobre a TAP, destacam-se:

O Airbus A330neo da TAP

A TAP Portugal chegou na frente em relação as outras companhias aéreas, sendo a primeira empresa de transporte aéreo do mundo a operar o novo Airbus A330neo em 2018. Um modelo mais moderno e eficiente em comparação ao antecessor, o A330.

O que o novo Airbus A330neo da TAP oferece ao passageiro:

  • Novo modelo de poltrona (menos robusta);
  • Iluminação diferenciada (sistema em LED com variação de cores);
  • Mais espaço entre as poltronas;
  • Moderno sistema de entretenimento;
  • Menor nível de ruído na cabine;
  • Menor emissão de poluentes (-25%);
  • Compartimento de bagagem maior na cabine;
  • Todas as poltronas da classe econômica possuem tomada e porta USB;
  • Internet Wi-Fi.

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