Cancelar voo TAP com reembolso: saiba como obter seus direitos

Passagens Aéreas  / 

Viagem marcada para Portugal, bate aquela ansiedade nos poucos dias que antecedem a viagem. Contudo, ninguém está livre de imprevistos que podem ocorrer com qualquer um, a qualquer momento. Nessas horas, é bom estar ciente de como proceder se for necessário cancelar voo TAP e ter reembolso, para que a falta de informação não se torne um transtorno depois.

Como cancelar voo TAP e reembolso

Um dos motivos mais comuns para o cancelamento de uma viagem são problemas de saúde (doença) e término de relacionamento. Sendo assim, é importante estar ciente de como proceder diante de uma situação onde seja necessário cancelar voo TAP e solicitar reembolso.

Em se tratando da companhia aérea portuguesa, existem 2 casos diferentes se houver a necessidade de cancelar voo TAP e pedir reembolso. Portanto, é bom saber em qual das situações o passageiro se encaixa.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Reembolso sem taxa

É possível solicitar o reembolso de uma reserva feita sem qualquer penalidade por isso, desde que o passageiro faça nas 24 horas seguintes à conclusão da compra e a mais de 7 dias da data da viagem ocorrer.

Taxa de reembolso

Se o pedido de reembolso acontecer dentro de 24 horas após a conclusão da compra, porém se for a menos de 7 dias da viagem acontecer, neste caso estará sujeito a uma taxa de reembolso de 15€.

Reembolso é feito em forma de voucher

Este reembolso com dedução do valor da taxa citada acima será realizados em forma de voucher. Estes vouchers não são reembolsáveis e devem ser usados em uma única vez, em um prazo de 1 ano, na compra de bilhetes da TAP.

O reembolso pode ser feito no site da companhia aérea (TAP), uma vez solicitado o pedido de reembolso online, a respectiva reserva é cancelada automaticamente. Por outro lado, se o bilhete aéreo foi adquirido em uma agência de viagens, somente ela pode efetuar o reembolso.

Em caso de dúvidas, o passageiro pode entrar em contato diretamente com o call center para obter informações sobre como cancelar voo Tap e pedir reembolso. O telefone é: 707 205 700.

Para solicitar o reembolso online, o passageiro pode fazê-lo através da página de cancelamento e reembolso da Tap, tenha todos os dados em mãos.

Alterações e cancelamentos:  como proceder

Importante lembrar que as condições de alterações e cancelamentos mudam de acordo com as condições do tipo de produto TAP que o passageiro adquiriu. Para conhecer melhor os produtos TAP, acesse a página oficial da companhia aérea.

O regulamento em relação a alterações e cancelamentos são aplicados por percurso, podendo ser diferentes no que se refere ao trajeto que pretende alterar. Exemplo, um voo de São Paulo – Lisboa, cuja alteração seria como ponto de partida o Rio de Janeiro.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

É de extrema relevância que o passageiro tenha ciência que alguns produtos TAP podem:

  • Envolver penalizações para efetuar alterações ou cancelamentos;
  • Não ser reembolsáveis;
  • Não permitir alterações (depende do tipo de produto TAP escolhido).

Através da página “Gestão da Reserva”, o passageiro pode alterar a reserva, de acordo com as regras da companhia aérea. Acesse a página de alteração de reserva e veja como proceder.

As condições do tipo de produto TAP que o passageiro escolheu ao efetuar a reserva online podem ser consultadas na própria página de compra do site, e é recomendável lê-la antes de efetuar a compra do bilhete.

Se o reembolso for solicitado através do FLYTAP não será cobrada nenhuma taxa. Contudo, se o pedido de reembolso for feito através do call center ou em um balcão de vendas, será cobrada uma taxa de serviço de reembolso no valor de 30€ por cada bilhete, independentemente do valor do produto TAP.

Para saber as condições do bilhete que o passageiro adquiriu, pode acessar o site da TAP e ter acesso a todo conteúdo a respeito. Agora, o passageiro já sabe como agir se for preciso cancelar voo TAP e pedir reembolso, já estando ciente do procedimento correto.

Novidade – TAP Miles & Go

No final de 2018, o programa de fidelidade da TAP Victoria alterou para Miles&Go, na ocasião da mudança, a TAP prometeu oferecer o dobro de disponibilidade de assentos com milhas nos voos da companhia.

Além disso, foi anunciado que os clientes poderiam usar as milhas aéreas como moeda de troca para pagar as tarifas e taxas, ou mesmo se preferir, trocar por serviços e produtos em parcerias não aéreas.

Passageiro – conheça seus direitos

Diante de algum problema com uma companhia aérea, onde seja necessário registrar uma reclamação, é importante que o passageiro tenha conhecimento do Regulamento CE 261 04, pois o mesmo será útil , principalmente em situações onde ele tenha que cancelar voo TAP reembolso.

Trata-se de um Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho de 11 de fevereiro de 2004, onde estabelece regras comuns para indenização e assistência aos passageiros de transporte aéreo, em caso de recusa de embarque e de cancelamento, assim como atraso considerável dos voos.

Ao ler o Regulamento CE 261 04, tenha atenção aos artigos: 4°, 5°, 6° que se referem respectivamente a recusa de embarque, cancelamento e atraso. Já os artigos 7° e 8° aborda Direito a indenização e Direito a reembolso ou reencaminhamento.

De fato, não existe uma companhia aérea perfeita e reclamações são comuns, em relação a TAP, as reclamações podem ser feitas de duas maneiras, sendo uma delas no site na página reclamação da própria FLYTAP.

A outra opção mais comum e que todos conhecem, é por meio do conhecido call center, cujo o contato é 0800 727 2347, lembrando que este telefone é para resolver situações gerais ocorridas pós viagem.

cancelar voo TAP avião

Ranking de companhias aéreas

De acordo com especialistas em direitos do passageiro aéreo do site AirHelp, foi realizado uma pesquisa a respeito das melhores companhias aéreas do mundo, no que se refere a:

  • Melhor serviço;
  • Voo no horário programado;
  • Tratamento justo ao passageiro em caso de problemas.

As 10 primeiras colocadas no ranking 2019 respectivamente foram:

  • Qatar Airways;
  • American Airlines;
  • Aeromexico;
  • SAS Scandinavian Airlines;
  • Qantas;
  • Latam Airlines;
  • WestJet;
  • Luxair;
  • Austrian Airlines;
  • Emirates.

Infelizmente, a TAP ficou na posição 61° do ranking, tendo a pontuação:

  • 5,2 – Pontualidade;
  • 7,7 – Qualidade de serviço.

AirHelp – a plataforma que ajuda passageiros aéreos

Uma plataforma que tem ajudado muitos passageiros diante de diversas situações (nada agradáveis) no meio aéreo. Se por um acaso ainda não tenha ouvido falar a respeito da AirHelp, é bom conhecer esse site.

Trata-se de uma startup que auxilia passageiros aéreos em relação aos seus direitos com relação a voos atrasados, cancelados, superlotados dentre outros tópicos. A ferramenta possui informações valiosas para os leigos no assunto, diante de situações que podem acontecer com qualquer um de nós.

Em relação aos direitos do passageiro, a AirHelp aborda temas como:

  • Direitos do passageiro aéreo;
  • Compensação por atraso de voo;
  • Compensação por cancelamento de voo;
  • Compensação por perda do voo por conexão;
  • Compensação por embarque negado;
  • Compensação por atraso de bagagem.

O foco da AirHelp é ajudar passageiros a obter os direitos com base na legislação da União Europeia, cujo o regulamento mencionamos anteriormente (Regulamento CE 261 04)

Além disso, a AirHelp também atua no âmbito de ação legal (na situação de uma cia aérea rejeitar ou ignorar o pedido de compensação de um passageiro). Lembrando que a startup cobra por esse serviço, tendo inclusive uma lista de preços que pode ser consultada em sua página oficial Airhelp.

Na página principal do site, é descrito de forma sucinta como funciona a atuação deles, tendo início na verificação do voo para saber se o passageiro tem direito a uma compensação, em caso afirmativo, a AirHelp entra com uma ação e por fim envia o dinheiro para o passageiro, havendo êxito no processo. O passageiro só precisa pagar o serviço da Airhelp caso seu pedido de compensação tenha sucesso.

Mesmo que o passageiro não solicite este tipo de serviço, certamente as informações contidas na plataforma serão de grande valia para aqueles que fazem viagens aéreas de curta e longa distância.

Quando viajar?

O site ViajaNet é uma espécie de agência de viagens online, que possui uma seção que pode ser útil na hora de buscar por voos mais baratos. No topo da página principal, há um item chamado Quando Viajar.

A plataforma “Quando Viajar” funciona de forma simples, indicando a melhor data de acordo com a menor tarifa. Basta colocar o destino e duração da viagem (máximo de 14 dias) nos campos indicados, e em seguida o site mostra um calendário de preços mês a mês.

As diferentes cores representam o nível de preço da tarifa, sendo a cor laranja o menor preço e o azul escuro o mais caro. Uma vez que o cliente já sabe quais são os melhores dias para viajar, é só ir no site da companhia aérea e efetuar a compra da passagem.

A TAP no passado

A TAP tem uma trajetória bem sucedida há décadas, sendo uma das principais companhias aéreas da Europa. Por isso mesmo, sua história ou melhor dizendo, seu passado, não poderia ficar apenas na memória daqueles que tiveram a chance de viajar nos áureos tempos da aviação.

Criado pelo português José Leite, o blog “Restos de Colecção” reúne diversos artigos interessantes sobre aviação e outros temas, além de fotos antigas que são verdadeiras raridades do passado.

Dentre alguns assuntos abordados por Leite sobre a TAP, destacam-se:

O Airbus A330neo da TAP

A TAP chegou na frente em relação as outras companhias aéreas, sendo a primeira empresa de transporte aéreo do mundo a operar o novo Airbus A330neo em 2018. Um modelo mais moderno e eficiente em comparação ao antecessor, o A330.

O que o novo Airbus A330neo da TAP oferece ao passageiro:

  • Novo modelo de poltrona (menos robusta);
  • Iluminação diferenciada (sistema em LED com variação de cores);
  • Mais espaço entre as poltronas;
  • Moderno sistema de entretenimento;
  • Menor nível de ruído na cabine;
  • Menor emissão de poluentes (- 25%);
  • Compartimento de bagagem maior na cabine;
  • Todas as poltronas da classe econômica possuem tomada e porta usb;
  • Internet Wi-fi.

Quer encontrar passagens aéreas com o melhor preço? Sugerimos que você faça a sua cotação através do portal comparador de voos Kayak. Ele é a nossa recomendação pois oferece as melhores ofertas na comparação de voos das principais companhias aéreas do mundo, incluindo a TAP, vale a pena fazer uma cotação.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Jornalista, vive no Brasil e ama Portugal, tem passagens pela África, Europa e América do Norte/Sul. Além da paixão por viagens, também adora animais e apoia projetos de conservação de vida selvagem na África do Sul e Brasil.