Eu sempre fui uma pessoa cheirosa, mas isso mudou depois de alguns anos em Berlim. Veja bem, não estou dizendo que fiquei fedida nem suja. Nós brasileiros somos os maiores tomadores de banho do mundo e não é uma mudança de país que vai afetar um hábito ancestral desses, mas é fato que a cultura dos cuidados de beleza em Portugal e na Alemanha (na Europa em geral) são diferentes.

Ainda assim, Portugal é bem diferente da Alemanha. Tendo vivido em Berlim por 12 anos, pouco a pouco deixei o perfume de lado, o amaciante, o sabão e o desodorante cheirosos, os substituindo por opções orgânicas sem cheiro nem corante, que eram o mais usual por lá.

Cultura de cuidados de beleza no eixo Rio x Berlim

Quando cheguei para morar em Berlim, além de ser a mais cheirosa do pedaço, era também a mais preocupada com as unhas, as sobrancelhas e a depilação em dia. Tenha em mente que o ano era 2011 e muita coisa mudou no Brasil de lá para cá, mas na época a imposição de corpos padronizados não abria espaço para nenhuma diferença.

No fim da minha jornada alemã, eu já não encanava com quase nada e isso foi libertador. A cultura dos cuidados de beleza era outra.

Fazia quando dava e não me preocupava muito com isso. A cultura do corpo é estrutural na cabeça dessa carioca, mas deu para me livrar de muita noia.

No Brasil, já deixei muitas vezes de ir à praia se estivesse acima do peso e não tinha nem chance de ir se não estivesse depilada. Andava sempre maquiada, tinha muitos saltos altos e fiz diversas dietas malucas.

Ao morar na Alemanha abandonei os saltos depois do primeiro ano. A maquiagem com o tempo passou a dar as caras apenas em eventos especiais ou festas à noite, mas sempre por uns dias depois que voltava de viagem do Brasil.

Mudanças no eixo Berlim x Portugal

Já mais coroa, menos insegura e um pouco mais madura, me mudei para morar em Portugal. Vivo em uma cidade pequena onde todo domingo o povo se arruma para desfilar seus looks terrosos de catálogo à beira-mar ou na igreja.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.

ENTRAR EM CONTATO →

Unhas muito bem feitas, cabelos pintados, cílios falsos e maquiagem nude constituem a cultura dos cuidados de beleza em Portugal.

As faces ainda não são harmonizadas e, os narizes e seios ainda são de todos os formatos e tamanhos, então, sei que não estou em Ipanema. Não vejo muitos saltos pela calçada de pedra portuguesa, mas não sei como são as baladas em Portugal. Sei que há mais abraços que na Alemanha e estes têm cheiro de amaciante, xampú e perfume suave.

Muitas unhas de gel e cabelos pintados cortados em salão. O centro da minha cidade, aliás, tem muitos salões de beleza e foi difícil conseguir um horário para fazer as unhas. Pois é, acho que só fiz as unhas em um salão em Berlim para a minha festa de casamento, mas depois de seis meses em Portugal, lá estava eu marcando minha unha em gel.

Unhas de gel fazem parte dos cuidados de beleza em Portugal.
Fiz as unhas em gel, mas negociei no salão para não serem muito compridas. Perdi a negociação. Foto: Roberta Schmoi.

E não foi só isso. Duas semanas antes, para meu aniversário, marquei luzes. Nunca havia aderido à febre loira, mas resolvi tentar algo diferente para a minha vida mais solar. Admito que estou me encontrando por aqui ao regatar muito do que é compartilhado na cultura de cuidados de beleza entre Portugal e Brasil.

O que ficou das diferentes culturas de cuidados de beleza

Não é bem que eu vá voltar aos saltos e passar a me vestir exclusivamente na Zara. Gosto da simplicidade que Berlim me deu. Menos roupas que são coringas e também práticas, além de roupas de segunda mão são alguns dos valores que carrego para a vida.

Acho que todos os lugares em que vivemos, assim como as pessoas que convivemos, nos deixam uma marca que ressignificamos com o tempo. Às vezes incorporamos risadas, sabão neutro, assim como às vezes deixamos para trás medos, inseguranças e invisibilidade.

Cuidar do cabelo faz parte da rotina de beleza em Portugal.
Cabelo loiro, mas sem maquiagem e com uma das minhas 5 camisetas pretas. Foto: Roberta Schmoi.

Há outros aspectos da cultura de cuidados de beleza que ficaram comigo depois da Alemanha. Até mesmo o look outdoor alemão para (quase) qualquer ocasião está incrustado em mim.

Adoro minha jaqueta impermeável da Decathlon e não uso mais guarda-chuva. Também não me vejo com vontade de usar maquiagem todos os dias, mas acredito que há uma beleza em pintar o rosto, um ritual que tem seu lugar desde que não seja um lugar de obrigação.

E o não-cheiro? Ah, essa é uma parte que deixo para trás. Roupa cheirosa foi o meu primeiro decreto de imigrante em Portugal. Agora só preciso encontrar meu perfume!

*A opinião dos colunistas não reflete necessariamente a opinião do Euro Dicas.