Após nove meses no país, o período de uma gestação, já tenho bastante clareza sobre o que tem me feito feliz em Portugal. É claro que tudo depende do ponto de partida. Se tivesse chegado aqui saída do Brasil, imagino que fatores como segurança, ensino público e acesso à cultura estariam no topo da lista.

O céu azul é o que tem me feito feliz em Portugal.
Índice 1. Sorrisos 2. Carinho com as crianças 3. Troca genuína 4. Céu azul, natureza e história 5. Inverno ameno 6. O mar 7. O idioma

Porém, após viver por 12 anos na Alemanha, o que tem me feito feliz em terras lusitanas inclui principalmente coisas que eu não dava tanto valor quando morava no Brasil. Vem conferir a lista!

Descubra o segredo para uma nova vida em Portugal!

Conheça nosso Ebook Como Morar em Portugal e saiba tudo o que precisa para uma mudança sem estresse: dicas de moradia, burocracia simplificada e o melhor da cultura local. Garanta agora seu e-book e dê o primeiro passo em direção ao seu sonho europeu!

CONHECER O EBOOK→

1. Sorrisos

Na minha lista do que tem me feito feliz em Portugal, certamente a coisa principal são os sorrisos. E são esses sorrisos que me lembram o nosso Brasil.

Aqui é fácil arrancar sorrisos, brincar com alguém na padaria ou na fila no banco. Do meu ponto de vista, a vida é leve em Portugal porque aqui se compartilha muitos sorrisos diariamente.

2. Carinho com as crianças

Uma das coisas mais difíceis na minha experiência alemã, foi a maneira tão diferente que as crianças são tratadas e criadas por lá. Então o que tem me feito feliz em Portugal é observar como meus filhos são tratados no espaço público aqui. Não há uma pessoa que se atreva a repreendê-los por serem crianças com necessidades de criança.

Carinho, amor, brincadeiras e sorrisos são oferecidos aos meus filhos em toda e qualquer situação. Eles são acolhidos e amparados como são no Brasil e isso é um presente que valorizo muito. Pequenas demonstrações de afeto cotidianas são mais importantes para mim do que poderia imaginar.

Também já falei sobre faltas que sentimos quando imigramos com filhos.

3. Troca genuína

Na minha experiência até então, percebo os portugueses muito abertos a trocar experiências e a abrirem o seu mundo para o outro. Reconheço que também trazemos muita alegria e diversão a qualquer país em que chegamos, mas nós brasileiros somos muito mais profundos e capazes de refletir sobre nossas emoções e sentimentos que várias outras culturas.

Neste sentido, vejo os portugueses também muito abertos para esta partilha de perspectivas de vida, conversas que vão além, o que tem me feito feliz em Portugal.

É um acalento poder conversar sobre experiências com uma pessoa nova sem ser excêntrico por isso. Outro dia, a perita do seguro da minha casa passou três horas batendo papo.

4. Céu azul, natureza e história

O clima de Portugal com o seu azul do céu é um pouco como o céu de outono do Rio de Janeiro, onde vivia no Brasil. É um azul especial. Além disso, é um azul presente também no inverno. Vivo em uma região do país onde há uma época de chuvas intensas, mas isso não me incomoda porque, mesmo com as chuvas, o azul vem dar as caras.

O contato com a natureza tem me feito feliz em Portugal.
O contato com a natureza é um dos pontos de destaque que tem me feito feliz em Portugal. Foto: Roberta Schmoi

Além de olhar para cima e me sentir feliz, adoro a diversidade da natureza e dos monumentos históricos em Portugal. O Vale do Côa, Gerês, Algarve, Gruta Santo António e Alvados, Serra da Estrela, os muitos passadiços, castelos de Portugal e pegadas de dinossauro. O país tem algo para todo mundo e é tudo bem pertinho.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.

ENTRAR EM CONTATO →

5. Inverno ameno

O inverno de Portugal também tem me feito feliz. É um inverno ameno, como os meus outonos morando na Alemanha, mas com mais chuva. Sigo indo à praia no inverno e acho um absurdo quando as pessoas reclamam do frio.

O inverno no país luso é um momento onde realizo mais projetos, mas também consigo aproveitar o lado de fora com prazer.

6. O mar

O mar é um grande benefício e o que tem me feito feliz em Portugal. Passei treze anos morando longe do mar e não recomendo. Para uma carioca como eu, o mar faz muita falta. Sinto que lugares tocados pelo mar me tranquilizam. Mas não se enganem: me tornei muito mais rata de praia depois que passei uns anos longe dela. Antes eu quase não ia.

Criança correndo na praia.
Morar perto da praia é o que me faz mais feliz em Portugal em qualquer época do ano. Foto: Roberta Schmoi

É que a presença do mar para quem vem da areia age quase que como uma música de fundo zen. Aquela presença segura e por isso reconfortante no dia a dia que nem sabíamos o quanto poderia fazer falta.

7. O idioma

As diferenças entre português brasileiro e português europeu me fazem rir demais. É muito divertido e alegre trocar estas figurinhas com os portugueses. Por exemplo, um grupo de crianças são canalhas.

Fora isso, é bom poder usar a minha língua materna. Ainda sou estrangeira, mas me sinto menos estrangeira aqui. Posso ser a minha versão quase original e não me sinto tão apagada. Usar as mesmas piadas e resolver problemas em português me torna mais livre e mais feliz.

O que tem me feito feliz em Portugal, talvez não tenha o mesmo efeito em você. A verdade é que a nossa bagagem de vida e nossos objetivos para o futuro que determinam o que faz nosso coração sorrir em um lugar novo. Criei algumas expectativas, pesquisei bastante, mas arriscar foi parte fundamental no processo de descobrir o que me faz feliz neste país.

E aí, também tem vontade de viver em terras lusitanas e ser feliz? Dá uma olhada no Programa Morar em Portugal do Euro Dicas. Ele vai te ajudar a organizar o planejamento e fazer uma mudança com responsabilidade!