Uma coisa que adoro fazer é dar uma voltinha no meu top 3 supermercados de Portugal. Sei lá, pode soar meio estranho para alguns, mas eu sempre achei interessante dar uma olhada no que tem de novo, mesmo que não compre nada no final das contas. Para muita gente é só mais uma tarefa chata, mas para mim é uma diversão.
Morando em terras lusitanas desde 2020, acredito que já posso compartilhar a lista dos meus preferidos (mais algumas menções honrosas) e explicar os motivos que considero interessantes.
Conheça nosso Ebook Como Morar em Portugal e saiba tudo o que precisa para uma mudança sem estresse: dicas de moradia, burocracia simplificada e o melhor da cultura local. Garanta agora seu e-book e dê o primeiro passo em direção ao seu sonho europeu!
CONHECER O EBOOK→Ir aos supermercados: eu gosto!
Quando morava no Brasil, eu era um cliente fiel dos supermercados. Ficava empolgadíssimo quando descobria que um novo estava abrindo perto de casa. Mal podia esperar para dar uma espiadinha e ver o que tinha de novidade. Era pura animação!
E mesmo antes de vir morar em Portugal, quando viajava para outros países, mantinha o mesmo hábito. Seja na Inglaterra, França, Espanha ou nos Estados Unidos, uma das minhas atividades favoritas era explorar os mercados e conferir os produtos que eles ofereciam. Era sempre garantia de diversão, não importava a hora do dia!
Herança familiar
Sabe aquele ditado, “a fruta não cai longe do pé”? Na minha família, isso é bem verdade.
Meu pai era o nosso “especialista em supermercados” por um bom tempo. E mesmo após se aposentar, ele não largou o hábito. Passava em todos os supermercados perto de casa, em Copacabana, no Rio de Janeiro, só para comparar os preços dos produtos. Uma verdadeira missão, mas bastante útil!
Felizmente, não estou sozinho nessa paixão. Há muitas pessoas ao redor do mundo que compartilham desse mesmo interesse e adoram trocar experiências online. Às vezes, eu anoto uma dica no celular para não esquecer de comprar depois. Algumas sugestões são bem úteis, outras nem tanto, mas sempre é empolgante ficar de olho nas novidades!
Agora, vamos ao pódio:
1º lugar: Mercadona
Atualmente, o Mercadona é o meu xodó, em especial pelo custo-benefício. Trata-se de um supermercado espanhol que tem conquistado cada vez mais espaço aqui em Portugal.
Sempre impecavelmente limpo e organizado, com corredores espaçosos que tornam a experiência de compras mais agradável. Apesar de não oferecer um programa de fidelidade, apresenta preços bem acessíveis.
Quase todos os produtos são de marca própria, conhecidos por sua qualidade acima da média.
Destaco especialmente os chocolates, iogurtes, itens de limpeza e higiene.
Além disso, o Mercadona possui uma seção de perfumaria que faz muito sucesso.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.
ENTRAR EM CONTATO →Regularmente, lançam novos produtos inspirados nos originais, mantendo o interesse dos consumidores sempre renovado. Os funcionários são extremamente educados e prestativos, o que só melhora a experiência de compra e por todos esses motivos, ele ocupa a primeira posição do top 3 supermercados de Portugal.
2º lugar: Lidl
Presente na maior parte da Europa, este supermercado alemão não poderia faltar no meu top 3 supermercados de Portugal. Ele é conhecido por seus excelentes preços e por uma organização peculiar.
Eles expõem as mercadorias em caixas de papelão diretamente nas prateleiras, conferindo um visual único. Apesar de ter lojas de tamanho médio, os corredores podem ser um pouco apertados, mas isso parece padrão em todas as suas filiais pelo mundo.
O Lidl oferece uma boa variedade de produtos, com destaque para sua extensa linha de marcas próprias.
A padaria é especialmente elogiada, com pães frescos, pastéis de nata, bolas de Berlim e croquetes de carne que fazem sucesso.
Os atendentes de caixa são famosos por sua agilidade, muitas vezes superando a capacidade dos clientes de acompanhar o ritmo, ao passar os produtos.
O supermercado também possui um aplicativo para celular onde os clientes recebem ofertas e descontos exclusivos. No seu aniversário, também é possível obter descontos ao comprar uma torta ou espumante.
3º lugar: Continente
É um mercado tradicional com preços acessíveis, exclusivo de Portugal. O Continente oferece um cartão de fidelidade onde você acumula pontos que se transformam em descontos.
O lugar tem uma variedade de marcas, incluindo produtos do próprio Continente, que geralmente têm excelente qualidade e preços mais baixos.
Há caixas tradicionais e self checkouts. As lojas maiores, conhecidas como hipermercados, são super completas, vendendo de roupas a peixes frescos. Já as menores, como o Continente Bom Dia e o Continente Modelo, têm uma seleção mais limitada e funcionam como mercados de bairro.
Quando morávamos em Braga, costumávamos ir com frequência, mas agora que estamos em Vila Nova de Famalicão, vamos menos. No entanto, isso pode mudar, já que em breve abrirá uma mega loja na entrada da cidade.
Confira também o meu raio-x da televisão portuguesa!
Menções honrosas
Apesar do meu top 3 supermercados de Portugal, não poderia deixar de fazer algumas menções honrosas a outros mercados presentes no país. São eles:
Pingo Doce
Um clássico estabelecimento português que tem se renovado nos últimos anos. Com uma abordagem bastante semelhante ao Continente, o Pingo Doce oferece tanto marcas conhecidas quanto produtos próprios. Os preços estão na média do mercado.
Auchan
Um supermercado francês presente em algumas cidades de Portugal. Suas lojas, embora espaçosas, parecem um tanto antiquadas. Os preços tendem a ser um pouco mais altos em comparação com outros estabelecimentos. Em termos de variedade e estilo, segue uma linha semelhante ao Pingo Doce e Continente.
Aldi
Similar ao Lidl, este também é um supermercado alemão e oferece uma variedade de produtos provenientes de várias regiões europeias. Embora tenha visitado poucas vezes aqui em Portugal, sempre notei que o ambiente parecia bastante vazio.
El Corte Inglés
Um mercado espanhol que se posiciona como mais “premium”, com preços geralmente mais altos. Eles oferecem tanto marcas próprias quanto reconhecidas. Até o momento, não encontrei nada que mereça um destaque excepcional aqui, mas vale uma visita, de tempos em tempos.
Há muitos outros supermercados espalhados por Portugal
É importante ressaltar que há diversos outros supermercados em Portugal, e aqui listei apenas os meus favoritos fazendo um top 3 supermercados no país. No entanto, acredito que forneci um guia útil para ajudá-lo a entender o que esperar de cada um deles.
Quero deixar claro que não estou recebendo nenhum benefício dos estabelecimentos mencionados. Esta lista é apenas uma questão de preferência pessoal e reflete os supermercados aos quais tenho acesso na região norte de Portugal, onde moro.
Se você quiser compartilhar suas próprias impressões ou tiver uma dica imperdível para acrescentar, sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem.
E se quiser conhecer mais os supermercados de outro país, veja na coluna da Tátylla as suas compras em supermercados espanhóis.