Religião em Portugal, saiba como é a crença no país europeu

Religião em Portugal

Portugal  / 

Portugal é um país extremamente religioso. A religião em Portugal é algo muito forte e muito presente. Alguns dos maiores monumentos de Portugal são igrejas.

O catolicismo é predominante no país europeu e cerca de 79,5% da população portuguesa é católica, ou seja, estima-se que 8 em cada 10 portugueses são católicos.

Hoje vamos te contar quais são as religiões em Portugal e qual o número de adeptos.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Religião em Portugal

Um estudo feito pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião e pelo Centro de estudos de Religião e Culturas da Universidade Católica Portuguesa revelou os dados da religião em Portugal, confira:

  • Igreja Católica 79,5% da população;
  • Protestante e Evangélica 2,8% da população;
  • Testemunha de Jeová 1,5% da população.

Já entre as religiões minoritárias, que somam 6%, estão as seguintes religiões:

  • Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias (Mórmon) – cerca de 41.917 mil fiéis em Portugal (dados divulgados pela Igreja Mórmon);
  • Islamismo 20.640 (de acordo com o Censo);
  • Judaísmo 3.061 fiéis (de acordo com o Censo);
  • Anglicanismo;
  • Espiritismo;
  • Budismo;
  • Hinduismo.

Veja também quais são os feriados em Portugal e quais deles são religiosos.

De acordo com o estudo, os judeus, budistas, hindus e muçulmanos representam juntos apenas 0,8% da população de Portugal.

O número exato de fiéis de cada religião em Portugal muitas vezes é confuso, porque a pergunta sobre religião é opcional no Censo. Entretanto, o resultado do último Censo em Portugal revelou os seguintes dados:

  • 7,2 milhões de portugueses são Católicos;
  • 75 mil portugueses são Protestantes;
  • 56 mil portugueses são Ortodoxos;
  • 615 mil portugueses afirmam não ter religião.

Há mais portugueses católicos ou menos?

O número de portugueses católicos têm diminuído nos últimos anos e, de acordo com a igreja, é um desafio manter seu número de fiéis. Do ano de 1999 a 2011, a quantidade de católicos em Portugal diminuiu 7,4%, passando de 86,9% para 79,5%.

Faixa etária

Os pesquisadores também descobriram no estudo que os portugueses não crentes são os mais jovens, enquanto que os católicos são, na sua maioria, pessoas com maior faixa etária.

Regiões

A religião em Portugal também é mais concentrada no interior do país. Segundo a pesquisa, feita pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião e pelo Centro de estudos de Religião e Culturas da Universidade Católica Portuguesa, 43,6% dos católicos do país estão concentrados na região norte e 80% dos católicos portugueses vivem em áreas rurais.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Casamentos

Casamentos de Santo António
De acordo com Instituto Nacional de Estatística (INE) mais da metade dos casamentos realizados em Portugal são católicos, produzindo dessa forma efeitos civis.

Veja também como funciona a cidadania portuguesa por casamento.

Número de ateus em Portugal

Já o número de pessoas sem religião em Portugal cresceu nos últimos anos e passou de 8,2% para 13,2%. Dentre as pessoas que afirmaram não ter religião, o número de ateus em Portugal subiu de 2,7% para 4,1%, os indiferentes representam 3,2% e os agnósticos 2,2%.

Se pretende conhecer o país europeu, saiba como comprar voos baratos para Portugal.

Lei da Liberdade Religiosa

Antigamente a religião oficial de Portugal era o catolicismo. Atualmente existe em Portugal uma Lei da Liberdade Religiosa que separa o Estado das Religiões. O Estado português é declarado não-confessional, ou seja, não adota nenhuma religião oficial.

Festas religiosas em Portugal

Em Portugal as festas religiosas são muito importantes e todas as cidades possuem. As romarias, procissões e peregrinações ainda são muito presentes no país. A Semana Santa e São João são importantes datas para a Igreja Católica em Portugal, bem como para o turismo das cidades portuguesas.

Diferenças entre a religião em Portugal e no Brasil

Enquanto no Brasil, o número de diferentes igrejas aumenta, o número de evangélicos cresce a cada ano. Em Portugal, a Igreja Católica ainda é predominante. O país europeu é muito religioso e as igrejas são monumentos e atrações turísticas do país.

A quantidade de igrejas de Portugal surpreende. Somente no distrito de Braga, por exemplo, são 87 igrejas. Algumas a menos de 500 metros umas das outras. A beleza das igrejas em Portugal também impressiona os visitantes. A talha dourada e os detalhes em ouro mostram o cuidado com que esses locais foram construídos e que são mantidos.

Lugares mais religiosos de Portugal

Além de Portugal fazer parte do caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, muitos Santuários são referência entre os católicos de todo o mundo. Muitos peregrinos visitam anualmente os santuários de Portugal que, ao todo, somam 50. Confira os principais destinos religiosos de Portugal.

Santuário de Nossa Senhora de Fátima (Fátima)

Papa no Santuário de Fátima
O Santuário de Fátima é o maior destino internacional de turismo religioso do mundo. Recebe anualmente cerca de 6 milhões de visitantes todos os anos. Já recebeu a visita dos Papas Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000), Bento XVI (2010) e Papa Francisco (em 2017 – recebendo mais de 1 milhão de visitantes).

É considerado um símbolo da identidade católica de Portugal. As datas mais importantes de peregrinação são nos dias 12 e 13 dos meses de maio e outubro.

Santuário Nacional de Cristo Rei (Almada)

O Santuário Nacional de Cristo Rei, também conhecido como Cristo Rei está localizado em Almada, mas é possível avistá-lo da capital Lisboa. A estátua do Santíssimo Redentor tem ao todo 110 metros de altura (entre o pedestal e a estátua). É uma das construções mais altas de Portugal e foi inspirado no Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Um local de devoção e oração.

Também pode te interessar a matéria sobre o Galo de Barcelos, conheça a lenda por trás do símbolo de Portugal.

Santuário de Nossa Senhora do Sameiro (Braga)

O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, mais conhecido como Santuário do Sameiro, está localizado em Braga, no norte de Portugal. A comemoração litúrgica de Nossa Senhora do Sameiro acontece no dia 12 de junho. Já a grande peregrinação anual é realizada pela Arquidiocese de Braga no primeiro domingo de junho.

Descubra outras atrações e o que fazer em Braga.

Santuário de Nossa Senhora da Peneda

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda está localizado no concelho de Arcos de Valdevez, na região do Gerês. No Santuário acontece uma das maiores romarias do Alto Minho sempre na primeira semana de setembro.

Saiba mais sobre o turismo em Portugal e veja o que visitar.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.