Galo de Barcelos, conheça a lenda por trás do símbolo de Portugal

Galo de Barcelos, conheça a lenda por trás do símbolo de Portugal

Portugal  / 

O Galo de Barcelos é o símbolo de Portugal e representa o país nos quatros cantos do mundo. Mas você sabe a história por trás da lenda do Galo de Barcelos?

Hoje vamos te contar porque ele ficou conhecido e qual a lenda que torna o Galo de Barcelos tão famoso.

O que é galo de Barcelos?

Se você nunca ouviu falar sobre o Galo de Barcelos, não tem problema. Nós te explicamos: o Galo de Barcelos é uma peça de artesanato, normalmente em barro (já existe em versões de metal por conta da dificuldade dos turistas em ter o souvenir inteiro depois das viagens), pintada nas cores tradicionais de Portugal (vermelho e verde, mas também com detalhes em preto e dourado).

Hoje, porém, existem diversas versões do Galo de Barcelos e ele virou até peça de design, decoração e lembrança de Portugal. Além do galo tradicional, há imãs de geladeira, aventais, toalhas de mesa, panos de prato, canetas, canecas, copos, saca-rolhas, cerâmicas e inúmeras versões do símbolo de Portugal.

Onde fica Barcelos?

Barcelos está localizada no norte de Portugal (perto de Braga) e é uma cidade muito charmosa. Pequena, mas muito bem cuidada e com muitos jardins, a cidade possui uma belíssima ponte medieval que liga Barcelos a Barcelinhos. Além disso, é cheia de banquinhos onde você pode sentar para apreciar a vista e um fim de tarde.

Conheça 10 cidades pequenas de Portugal para morar.

Barcelos possui uma das igrejas mais bonitas de Portugal na minha opinião, a Igreja de Bom Jesus da Cruz. A construção barroca com influência italiana foi construída no ano de 1710 e é considerada Imóvel de Interesse Público do país. O seu interior é cheio de azulejos azuis e brancos com imagens da Via Sacra, além da maravilhosa talha dourada.

Igreja de Bom Jesus da Cruz em Barcelos

Além disso, a cidade portuguesa de Barcelos está no caminho de Santiago de Compostela e possui diversos alojamentos para os peregrinos.

Saiba quais as rotas do Caminho de Santiago de Compostela, qual a melhor maneira de fazer, o que levar na mochila e dicas para a peregrinação.

Lenda do Galo de Barcelos

Existem diversas versões da lenda medieval do Galo de Barcelos. Mas a versão considerada oficial pela Câmara da cidade conta que a população de Barcelos estava alarmada com um crime que havia ocorrido na cidade. Um peregrino galego (da região da Galícia, na Espanha) que estava percorrendo o Caminho de Santiago de Compostela para cumprir uma promessa foi acusado do crime.

Culpado ou inocente?

O galego jurava que não havia sido ele quem cometera o crime, mas ninguém acreditava na sua palavra. Momentos antes de ser levado para a forca, o acusado pediu o levassem até a casa do juiz que o condenara pelo crime.

O juiz estava jantando com amigos e na mesa havia um galo assado. Em frente ao juiz, o peregrino defendeu sua inocência e disse:

É tão certo eu ser inocente, quanto esse galo cantar quando me enforcarem.

Mesmo com risadas e ninguém acreditando em sua inocência, o inesperado aconteceu e, quando o homem estava para ser enforcado, o galo cantou.

O juiz da cidade correu para forca e viu o homem já com o laço no pescoço, entretanto ele ainda estava vivo! O nó do laço não permitia seu estrangulamento. Foi assim que a lenda medieval do Galo de Barcelos ficou conhecida, com o galo cantando para salvar um inocente.

Você pode ler aqui mais fatos sobre a cultura Portuguesa.

Como o galo virou símbolo de Portugal?

O galo é considerado o símbolo de Portugal porque é tradicionalmente associado a coisas positivas e a virtudes. É possível encontrá-lo em muitas fachadas de igrejas seculares em Portugal.

Historicamente, a sombra e o escuro representavam o mal nos séculos passados. Já o dia e o nascer do sol representam a vitória do bem, da luz sobre a escuridão. E o canto do galo representa essa vitória, pois ele anuncia o nascimento de um novo dia, garantindo a vitória do bem.

Onde comprar o galo de Barcelos?

O galo de Barcelos é uma peça fácil de achar e você encontra em qualquer loja de souvenirs em Portugal. Você encontra em praticamente todas as cidades do país, principalmente na do norte. Além das lojas físicas, é possível comprar online em
sites de artigos religiosos e de souvenirs de Portugal.

Preços

Souvenir galo de Barcelos
Os preços do Galo de Barcelos variam de € 1,00 até € 100 dependendo do tamanho e do material que o galo é feito. Muitos turistas preferem comprar a versão em metal ou ferro, pois é mais fácil de carregar na mala e garantir que ele não quebre durante a viagem de avião. Há opções que iniciam em 5 cm e podem ultrapassar os 30 cm.

Uma dica para transportar o galo de cerâmica é enrolar em plástico bolha ou então em fraldas descartáveis pois, dessa forma, a peça chegará inteira dentro da mala no seu destino final.

Veja também como organizar a mala para Europa nesse artigo que preparamos.

Onde comprar o Galo no Brasil

No Brasil é possível achar o galo de Barcelos em lojas de artigos especializados sobre Portugal, em sites da internet, com artesãos locais sob encomenda ou então pelo Mercado Livre.

Curiosidades sobre Barcelos

A cidade de Barcelos possui um tradicional feira de artesanatos, conhecida regionalmente como a Feira de Barcelos. Ela acontece toda semana, sempre as quinta-feiras.

A Feira fica localizada no Campo da República e funciona das 8h às 18h. Lá é possível encontrar diversas opções do Galo de Barcelos feitos pelos artesãos locais. Comprando na feira é uma forma de valorizar o artesanato em Portugal e prestigiar os moradores da cidade.

Além dos galos, é possível comprar peças em cerâmica, ferro, madeira, bordados, roupas, objetos de decoração e os mais variados artigos. Conheça mais sobre a Feira de Barcelos no site oficial da feira.

Descubra também como é possível levar bacalhau de Portugal para o Brasil.

COMPARTILHE

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.