Muitos brasileiros que se mudam para Portugal pensam imediatamente em conseguir estabelecer a própria carreira no país. Porém, não são poucos os casos de brasileiros com excelentes currículos e qualificações que não encontram seu lugar no mercado de trabalho português. Existem alguns desafios do mercado de trabalho para brasileiros em Portugal que podem ser barreiras difíceis de superar.
Entenda quais são eles e como afetam os brasileiros que se mudam para trabalhar em Portugal.

Desafios do mercado de trabalho para brasileiros em Portugal: 7 questões a ter em consideração

Os desafios de trabalhar em Portugal variam conforme a área de atuação, para alguns pode ser o idioma, para outros a especialização, ou, ainda, a necessidade de validar diploma. Claro que existem formas de contornar esses desafios, mas isso vai depender de vários aspectos, entre eles outras habilidades que você possa ter no currículo.

Idioma

O mesmo motivo que atrai muito brasileiros para viver em Portugal pode ser uma barreira difícil de ser superada. Especialmente para os profissionais da área de comunicação, como jornalismo, marketing e publicidade, ou seja, quem trabalha com a escrita pode ter grandes dificuldades para entrar no mercado.
Isso acontece especialmente porque apesar de o idioma ser padronizado, com o novo acordo ortográfico, existem peculiaridades no modo de escrita que podem ser bem difíceis de superar. Para os profissionais de jornalismo, isso pode ser ainda mais difícil, especialmente para quem trabalhava com televisão ou rádio no Brasil, que envolve, ainda o sotaque.
A boa notícia é que muitas empresas portuguesas que tentam entrar no mercado do Brasil, contratam profissionais brasileiros com boa experiência na área. Mas, para conseguir uma boa vaga nessa área, é indispensável ter um excelente nível de inglês.
mercado de trabalho português e imigrantes
Entenda as diferenças entre o português de Portugal e o brasileiro.

Domínio de outros idiomas

O mercado europeu está extremamente conectado, muitas empresas portuguesas ou com filiais no país atuam em outros países da União Europeia. Assim, além do inglês, muitas vezes é preciso dominar outros idiomas, como o francês, muito cobrado em vagas para áreas diversas. O alemão também pode ser uma exigência.
O ideal é, antes de se mudar, começar uma busca intensa e entender o quanto o conhecimento de um terceiro idioma pode influenciar na sua colocação profissional.

Áreas muito específicas

Alguns profissionais, com currículos impecáveis no Brasil e anos de experiência, não conseguem trabalho em Portugal. Em muitos casos, o desafio do mercado de trabalho para brasileiros em Portugal é terem carreiras muito focadas em áreas que não tem aplicação por aqui.
Seja no setor público ou em setores privados, alguns profissionais têm muita dificuldade em fazer com que o currículo, tão valorizado no Brasil, seja bem aceito em Portugal. Por isso, pesquise muito sobre a área e como é o mercado no país. Se for o caso, pense em áreas análogas nas quais você pode trabalhar e conseguir aplicar um pouco da experiência.
Conheça as profissões em alta em Portugal e descubra se a sua faz parte da lista.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Validação de diploma

Validar o diploma ou reconhecer o grau em Portugal, em alguns casos, é relativamente simples. Porém, em algumas áreas, como a saúde, pode ser bem desgastante e caro, um investimento que pode demorar muitos anos para ser recuperado.
Especialmente na área da saúde, como odontologia e medicina, a validação pode envolver retornar para a sala de aula e gastar alguns milhares de euros para conseguir trabalhar no país. Depois de tantos esforços, pode ser que encontre salários baixos, especialmente se analisar o custo-benefício da validação.

Salários baixos

Já falamos sobre a questão da validação do diploma e como ela pode ser cara. O problema está em não conseguir reaver todo o investimento, e pior, não conseguir se manter na área com os rendimentos profissionais. O salário mínimo em Portugal é um dos mais baixos da Europa e pode ser bem frustrante ter um ótimo currículo, muita qualificação e ganhar bem perto do mínimo.
Essa não é uma exceção, a maioria dos imigrantes recebe salários baixos, que nem sempre compensam todo o esforço. Para começar a carreira, pode até ser uma possibilidade, mas imagine essa virar a realidade. Trabalhar na sua aérea e ganhar o mesmo tanto que profissionais menos qualificados ou com menos experiência é muito frustrante a médio e longo prazo.

carreira para imigrantes brasileiros em Portugal
Muitos brasileiros com qualificação acabam trabalhando com telemarketing em Portugal

Retroceder na carreira

Você tem anos de experiência, ocupava um cargo sênior na sua área, mas pode ter que voltar anos na carreira. Infelizmente acontece, profissionais com um extenso currículo que conseguem um trabalho, mas em posições muito inferiores ao que estavam habituados.
Talvez esse seja um dos menores problemas, afinal, estará colocado no mercado de trabalho português. O problema, é que muitas vezes, os profissionais brasileiros tem mais dificuldades de crescer dentro da empresa, podem até se destacar, mas nem sempre são valorizados por isso.
Esteja consciente que você pode ter que ocupar um cargo júnior e ver muita da sua bagagem ser dispensada. Mas se isso não for um problema, vá em frente, afinal, sempre existem exceções.

Preconceito

Infelizmente, ele ainda existe e é um dos desafios do mercado de trabalho para brasileiros em Portugal. Não são poucos os brasileiros que precisam buscar empregos no comércio ou em restaurantes porque não conseguem entrar no mercado. Muitos profissionais com qualificação e experiência passam pelo crivo do preconceito e não são valorizados no mercado local, que dá preferência aos locais.
É preciso considerar que, para a maioria dos brasileiros, as áreas consideradas “sub-empregos” é que mais empregam os imigrantes. Por isso, tenha consciência que a carreira em Portugal pode não correr como esperado.
Descubra os motivos pelos quais os brasileiros voltam para o Brasil.

Desafios para imigrantes ilegais

Se o mercado de trabalho para brasileiros em Portugal é um desafio para quem vive com a documentação correta, seja autorização de residência, seja cidadania portuguesa. O problema se agrava muito quando se trata dos imigrantes ilegais. Desde empresas que não pagam salários adequados, até contratação sem contrato.
Se inscrever na Segurança Social também pode ser uma complicação extra. Isso porque, é preciso apresentar contrato de trabalho ou atividade aberta nas finanças para conseguir se inscrever e, enquanto ilegal, ambas as possibilidades podem não ser oferecidas pelas empresas.
Outro desafio para os imigrantes ilegais é conseguir trabalhar na própria área, no geral, esses profissionais só conseguem trabalhar em áreas de menor qualificação.
desafios para brasileiros na carreira em Portugal
Conheça outros problemas que os imigrantes ilegais podem enfrentar na Europa.

Como enfrentar os desafios do mercado de trabalho em Portugal?

  • O primeiro ponto é pesquisar muito sobre a sua área, busque os sites de emprego portugueses e entenda o que é pedido como qualificação nas vagas que se enquadram na sua formação. Analise bem as vagas, se candidate mesmo que ainda não tenha intenção de mudar e veja se é selecionado, pode ser um bom teste;
  • Considere participar de grupos do Facebook e perguntar sobre a experiência de pessoas com qualificações parecidas com a sua. Mas atenção, mesmo conhecendo a experiência de outras pessoas, lembre-se que a sua pode ser completamente diferente;
  • Fazer um curso pode ser uma boa maneira de superar os desafios do mercado de trabalho para brasileiros em Portugal. Seja um mestrado, doutorado ou uma pós-graduação, estudar em alguma instituição portuguesa pode ajudar a entender melhor as exigências do mercado, assim como uma boa forma de networking. Além disso, pode evitar ter que validar o diploma;
  • Seja realista, sempre. Muitos imigrantes se mudam com uma expectativa elevada, seja sobre conseguir um trabalho, seja sobre prosperar na carreira. Isso pode acabar gerando frustração quando as coisas não acontecem como esperado. Por isso, seja realista, entenda os desafios, analise todos os cenários e só se mude se estiver realmente disposto a enfrentá-los.

Começar uma vida nova em outro país é o sonho de muitos brasileiros, mas saiba que é preciso muito planejamento, além de tudo que já falamos sobre a carreira e os desafios do mercado de trabalho para brasileiros em Portugal. Se ainda você está disposto, preparamos o Programa Morar em Portugal, um curso completo com aulas em vídeo, e-book, fóruns exclusivos e mais.