Basta realizar uma busca nos sites de emprego para verificar que há muitas vagas para os profissionais de marketing em Portugal. Neste artigo vou te explicar tudo sobre esse mercado de trabalho, onde encontrar as melhores vagas, média salarial e muito mais.

A carreira de marketing em Portugal é boa?

Sim. A carreira de marketing em Portugal é boa e bastante promissora. Segundo o Guia de Mercado Laboral da Hays, os profissionais de Tecnologias da Informação e de Marketing serão os mais procurados no país.

Mercado de marketing

É importante destacar que o mercado de marketing em Portugal é bem diferente do Brasil.

Por aqui, o marketing offline ainda é muito forte – todas as semanas a caixa de correios fica lotada de panfletos. Também é muito comum ver sites bem “pré-históricos” que parecem terem sido construídos quando a internet foi inventada e continuam ali sem qualquer tipo de identidade visual.

O marketing digital começou a arrancar em Portugal, mas percebemos que a maior parte das marcas que apostam nessa área são aquelas voltadas para o público jovem. O e-commerce tão difundido no Brasil ainda está começando. E o comércio parece que ainda não entendeu o quanto um plano de marketing pode colher bons frutos a longo prazo.

Contudo, como o mercado de marketing começou a se expandir recentemente, as ofertas de emprego nessa área não param de surgir. Então, é uma área bem promissora para quem quer trabalhar em Portugal!

Vagas em marketing

Para encontrar vagas em marketing, basta realizar uma simples pesquisa no LinkedIn para se deparar com vasta oferta. Para ter uma noção, no dia 27 de maio de 2021, realizei uma busca na plataforma e me deparei com 8.564 vagas para marketing em Portugal, nos mais variados setores da área.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal com segurança e qualidade de vida?

Recomendamos a assessoria boutique da Atlantic Bridge, para quem deseja ir para Portugal de forma planejada, sem contratempos e com a segurança de ser acompanhado pelos profissionais mais experientes do mercado.

Saber Mais →

Outro site bem interessante para buscar vagas nessa área é o Carga de Trabalhos. Diversas oportunidades de emprego são publicadas diariamente e para diferentes cidades do país.

Portanto, se está em busca de vagas em marketing em Portugal é bom manter o currículo sempre atualizado e ter um portfólio bem atraente para que os recrutadores possam analisar melhor o seu potencial.

Confira também os melhores sites de emprego em Portugal.

Quanto ganha um profissional de marketing em Portugal?

Segundo o site Meu Salário, o salário mensal dos profissionais de marketing em Portugal em 2021 varia de 745€ a 3 mil euros, sendo a média salarial de 1.014€. Claro que o valor do salário vai depender do cargo que ocupar na empresa e da experiência do profissional.

Quais as competências exigidas dos profissionais na área?

A maior parte das vagas exigem algumas competências básicas dos profissionais da área. São elas:

  • Curso superior na área de Marketing, Comunicação, Economia ou Administração;
  • Domínio de SEO;
  • Conhecimentos de Google Adwords, Google Analytics, LinkedIn Ads, Facebook Ads;
  • Experiência na área (geralmente entre 3 a 5 anos);
  • Boa capacidade de planejamento e comunicação.

Inglês

Um bom inglês ao nível de conversação e escrita sempre será exigido para os profissionais de marketing em Portugal. Sem o inglês, dificilmente encontrará uma oportunidade na área.

E muita atenção a isso. Colocar no currículo que você tem um bom nível de inglês só para conseguir a vaga e fazer feio na entrevista ou em uma reunião de trabalho com algum cliente só vai queimar o seu filme.

Tem vaga para brasileiros em marketing em Portugal?

Sim. O mercado está aberto para todas as nacionalidades. Como falei, só no LinkedIn são mais 8 mil vagas para marketing em Portugal.

O que os brasileiros precisam considerar é que a escrita do português de Portugal é completamente diferente, o que pode se tornar uma grande dificuldade. Além disso, também é preciso pesquisar bastante o mercado e o público português, entender as sacadas, as piadas, os trocadilhos, etc.

Reunião empresa marketing em Portugal

Quantas vezes já conversei com amigos brasileiros sobre as propagandas de Portugal que são de extremo mau gosto. Sejam elas na TV, no digital ou no offline. Porém, o que é de mau gosto para nós, para os portugueses pode não ser.

Para ter uma noção do que estou falando, já me deparei várias vezes com uma propaganda de dentista especialista em implante. A foto de divulgação da campanha é uma mulher sorrindo sem o dente da frente e aquela coisa bem Photoshop, super artificial, sabe? No Brasil, esse tipo de propaganda seria com uma pessoa com aquele sorriso maravilhoso, né?

Confira os desafios do mercado de trabalho para brasileiros em Portugal.

Como empreender em marketing digital em Portugal?

O marketing digital em Portugal está cada vez mais forte. Existem várias startups abrindo no país com esse foco, o e-commerce vem se firmando e o marketing de conteúdo está em evidência.

Para empreender em Portugal na área de marketing digital, o ideal é começar definindo o nicho e estudando o comportamento do público. Feito isso, é preciso definir o plano de negócios, definir as estratégias que serão trabalhadas e estruturar a empresa.

Se optar por trabalhar com marketing digital de forma autônoma, um caminho a seguir é a abertura de atividade nas Finanças para a emissão dos Recibos Verdes (parecida com a nossa MEI). Para quem deseja empreender e criar uma empresa em Portugal, há a opção de solicitar o StartUP Visa, um visto para aqueles possuem um ótimo projeto de empreendimento que seja inovador, com grande potencial de crescimento e que possa gerar empregos qualificados no país.

Fazer faculdade de marketing em Portugal

As melhores universidades de Portugal oferecem o curso de marketing, seja para licenciatura, mestrado ou doutorado.

Para a licenciatura, muitas delas oferecem a possibilidade de concorrer a uma vaga utilizando a nota do ENEM. Para o mestrado e doutorado, é necessário reunir toda a documentação para anexar na hora da candidatura. Geralmente, os documentos solicitados são:

  • Diploma acadêmico na área ou afins;
  • Histórico acadêmico;
  • Currículo profissional e acadêmico;
  • Carta de motivação;
  • Indicação de um acadêmico (é hora de acionar o professor orientador do TCC e pedir para ele escrever a carta de indicação);
  • Documentos que comprovem participação em palestras, seminários, congressos, geralmente não é obrigatório, mas é sempre bom anexar algo.

As candidaturas para fazer faculdade de marketing em Portugal geralmente acontecem de janeiro a abril e o ano letivo começa em setembro.

Melhores universidades de marketing

As melhores universidades de marketing em Portugal são:

  • IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing;
  • Porto Business School;
  • Católica Lisbon Business Economics;
  • IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação;
  • ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa

Cursos de marketing em Portugal

Várias outras escolas oferecem cursos de marketing em Portugal de curta duração, tais como:

  • FLAG – Formação em Design, Criatividade e Comunicação;
  • EDIT – Disruptive Digital Education;
  • ETIC – Escola de Tecnologias Inovação e Criação;
  • Lisbon Digital School.

Vale a pena trabalhar na área de marketing em Portugal?

Sim, vale a pena trabalhar com marketing em Portugal. Apesar de ser um mercado ainda pequeno, ele está em expansão e as vagas não param de surgir para essa área. A média salarial pode não ser tão atraente, mas está bem acima do salário mínimo e a qualidade de vida que se tem em Portugal vale um salário mais baixo, mas que dá para viver bem.

Agora que você já sabe como é a área de marketing no país, que tal começar a planejar sua mudança? Para isso, recomendo o Programa Morar em Portugal ele reúne uma série de 22 videoaulas que passa por todas as fases do planejamento de mudança e acompanha um ebook com mais de 300 páginas de conteúdo de A a Z para ajudar em todas as etapas.