A festa de São João no Porto é um momento à parte. Esperada por todos, a data reúne milhares de moradores e visitantes todos os anos, que se reúnem para celebrar e brincar.

Conheça um pouco mais sobre as tradições do famoso São João do Porto e confira algumas boas dicas para aproveitar a festa da melhor maneira.

Festa de São João no Porto é a principal festividade da cidade

É isso mesmo! A festa de São João no Porto é a comemoração mais esperada do ano. E não é para menos, ela coloca todo o Porto em movimento não só no dia de São João, mas durante todo o mês de junho.

A cidade se prepara para o evento, chegam pessoas de várias regiões de Portugal, há muitos eventos acontecendo ao mesmo tempo e tudo fica decorado com bandeirolas coloridas e balões de ar.

E essa festa é muito democrática, não tem quem fique de fora. Dos bebês aos idosos, todos têm um lugar na multidão que brinca na festa de São João do Porto!

Eu também não deixo de aproveitar a comemoração e, todos os anos, espero ansiosa pela programação. Nesse artigo eu vou mostrar porque essa festa é tão especial e aguardada!

Como o São João do Porto começou?

As origens da comemoração nos levam até o século XIV, quando essa festa pagã acontecia como uma forma de celebrar as boas colheitas e a fartura de alimentos.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal com segurança e qualidade de vida?

Recomendamos a assessoria boutique da Atlantic Bridge, para quem deseja ir para Portugal de forma planejada, sem contratempos e com a segurança de ser acompanhado pelos profissionais mais experientes do mercado.

Saber Mais →

Mais tarde, a festa passou a ter também uma conotação religiosa, sendo relacionada ao nascimento de São João.

Segundo a Câmara do Porto, desde o ano de 1851 há registros oficiais da comemoração na cidade:

Em 1851, os jornais relatavam a presença de cerca de 25 mil pessoas nos festejos sanjoaninos entre os Clérigos e a Rua de Santo António e, em 1910, um concurso hípico integrado nos festejos motivou a presença do infante D. Afonso.

Quando acontece o São João no Porto

A noite de São João é comemorada na madrugada do dia 23 para o dia 24 de junho, quando chegamos ao auge da festa. E, no dia 24, dia de São João, é feriado municipal. Mas, como eu comentei, a programação se estende durante todo o mês de junho.

A última edição da festa aconteceu em 2019, antes do começo da pandemia. Depois de três anos de muita saudade, as comemorações recomeçam em 2022.

Confira a programação completa da festa para esse ano e aproveite! No lançamento do programa, o presidente da Câmara lembrou que o objetivo da programação é “reatar as memórias e manter vivas as tradições da cidade”.

Como é a festa de São João

A festa tem um dos seus momentos máximos na Ribeira do rio Douro, quando acontece a queima de fogos na madrugada do dia 23 para o dia 24 de junho, exatamente às 00h, sendo muito conhecida por isso. O espetáculo colorido no céu dura cerca de 20 minutos.

Queima de fogos na festa de São João no Porto
Fogos de artifício na Ribeira do Porto durante o São João

Mas a verdade é que o São João do Porto é muito mais que isso, os festejos acontecem por toda a cidade e você encontra uma comemoração em cada bairro do Porto.

Além da imperdível queima de fogos, os eventos mais tradicionais são os bailaricos, as rusgas e as zonas de divertimento em parques da cidade, com brinquedos e barracas de alimentação e de bebidas.

Para sentir um pouquinho a alegria do São João no Porto, confira o vídeo da festa de 2019, a última antes da pandemia.

Principais tradições do São João do Porto

A comemoração da festa de São João no Porto é recheada de tradições curiosas e bem divertidas. Conheça um pouquinho das principais:

Comer sardinhas assadas

O hábito de comer sardinhas assadas é um dos mais tradicionais da festa de São João no Porto hoje em dia. Em restaurantes, bares ou mesmo na rua, em todo lugar existe a chance de provar essa iguaria.

Mas parece que não foi sempre assim. De acordo com o escritor Hélder Pacheco, especialista nas festas populares do Porto, as sardinhas assadas começaram a fazer parte dos festejos nos anos 1940. Ele contou que, antes dessa época, “o prato típico era o anho (ovelha) ou o cabrito assado com batatas”.

Mesmo não fazendo parte da origem da festa, hoje em dia as sardinhas assadas são muito representativas da comemoração. Tenha certeza, você vai encontrar sardinhadas por todos os lugares por onde passar.

Dar e levar marretadas na rua

Para mim, a brincadeira com os martelos de plástico é uma das tradições mais curiosas e divertidas da noite de São João no Porto.

Os martelinhos vieram substituir o alho porro (o alho-poró do Brasil), que, em outros tempos da festa, eram colhidos e levados para casa para dar boa sorte para a família.

Hoje em dia, você ainda vai ver uns alhos porros pelas ruas, vai sim! Mas a cidade fica mesmo tomada pelo som dos martelos e das risadas de estranhos que se cumprimentam durante a comemoração. Vale a pena entrar na brincadeira!

Soltar balões

No Porto ainda persiste a tradição de soltar balões de São João, aqui chamado de balão de ar. Em alguns anos de verão mais seco, a tradição foi interrompida para diminuir o risco de incêndios.

Mas em 2019, por exemplo, foi novamente permitido. E muita gente se diverte ao soltar os balões que colorem o céu do Porto na madrugada do dia 24.

Críticas à parte, ver os balões de ar no céu do Porto é muito bonito!

Presentear manjericos

Se você caminhar pela cidade durante o mês de junho, com certeza vai encontrar barraquinhas vendendo os famosos manjericos. Já viu alguma por aí?

E essa é outra das tradições que tem uma história engraçada. Segundo se conta, em outros tempos, os manjericos eram dados de presente pelos homens às mulheres, como uma forma de selar um compromisso.

E, conta-se ainda, que o manjerico deveria ser muito bem cuidado e resistir até a festa do próximo ano para garantir o sucesso da relação.

Apesar de não ser mais usado dessa forma, essa erva aromática tão sensível e perfumada continua fazendo parte das comemorações do São João no Porto.

vaso de manjerico
Os tradicionais manjericos estão por toda a cidade durante o São João do Porto.

Ir ao bailaricos

Os bailaricos acontecem por toda a cidade, muitas vezes em palcos escolhidos especialmente para isso, outras vezes mais improvisados. Neles, você verá uma dança diferente, embalada por um popular estilo musical português, a música pimba.

As letras têm uma mistura de expressões de duplo sentido e são mesmo muito populares no país. A música pimba está presente em praticamente todas as comemorações e festas populares em Portugal.

Vá a um bailarico e perceba que ninguém fica indiferente quando essa música começa a tocar!

Diferentes locais para aproveitar o São João do Porto

Você pode escolher aproveitar a festa de São João no Porto em diferentes lugares da cidade. Para ver os fogos, os locais mais concorridos estão na Ribeira, tanto do lado de Vila Nova de Gaia, como no lado do Porto.

É lindo mesmo, a vista é privilegiada! Mas se essa for a sua escolha, eu recomendo paciência porque o aperto por ali é grande, já que muita gente (muita mesmo) escolhe ver os fogos nesses lugares.

Outro bom local para conseguir assistir a queima de fotos é na região das Fontainhas, tradicionalmente conhecida pelas comemorações de São João. De lá, o espetáculo fica um pouco mais distante, mas ainda sim é bem bonito. E também costuma encher bastante, mas não tanto quanto a Ribeira.

Também siga a minha recomendação e vá percorrer a cidade antes de ir ver os fogos. Como eu disse, há comemorações por toda a cidade.

Além da Ribeira e das Fontaínhas, algumas ideias boas são a região do Bonfim, Lordelo do Ouro e Massarelos e Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória. Nesses lugares você vai conhecer o tradicional São João do Porto.

O carnaval em Portugal é diferente do que conhecemos no Brasil, mas também é uma festa que vale a pena conhecer. Confira como são as comemorações carnavalescas no país.

Acompanhe a programação da festa

Como o programa da festa é bem extenso, vale muito a pena ficar de olho em tudo que está marcado para o mês. Portanto, dê uma olhada no que está acontecendo em junho na cidade.

Eu recomendo assistir também o desfile das Rusgas, que acontece em diferentes locais da cidade, geralmente no fim do mês, fechando a programação do São João.

Não deixe de prestar atenção também na programação musical e de observar as cascatas de São João (ou cascatas sanjoaninas), montadas pela cidade. Elas lembram um presépio, mas são construídas pelos moradores e contam um pouco da história do Porto.

Martelinhos da festa de São João
As marteladas dadas e recebidas fazem parte da diversão durante a festa de São João no Porto.

Como aproveitar o São João do Porto?

Vamos agora às dicas para aproveitar o São João no Porto? Vou contar aqui o que eu mais gosto e como eu me organizo para aproveitar a festa o máximo possível.

  • Esteja bem descansado. Se você quiser curtir a festa por completo, saiba que ela só termina de madrugada. Depois dos fogos na Ribeira a festança segue pela ruas do Porto;
  • Use roupas leves e sapatos bem confortáveis, provavelmente você vai caminhar bastante durante esse dia;
  • Evite usar o carro, já que muitas ruas são fechadas para que o São João aconteça. Transporte público (metro e autocarros) e caminhada são as melhores opções para a noite de festa;
  • Mas, como estamos no Porto, não deixe de levar um casaco. Por mais que o dia esteja quente, sempre pode esfriar ao anoitecer. Anote essa dica indispensável;
  • Se quiser assistir à queima de fogos na Ribeira, chegue cedo para garantir o seu espacinho. Por volta das 20h já tem muita gente por lá.

Por fim, esteja disponível para conhecer a festa, levar muitas marteladas na cabeça e entrar na brincadeira. Acho que você vai gostar!
Ficou animado para o São João do Porto? Boa festa!