Melhores bairros do Porto, saiba como são e onde ficam

Melhores bairros do Porto

Portugal  / 

A cidade do Porto fica no norte de Portugal e é a segunda maior cidade do país. Com 250 mil habitantes, de acordo com o censo de 2011, o Porto foi fundado enquanto município no ano de 1123. Além da história, a cidade portuguesa se destaca por ter uma economia baseada no turismo, na indústria e no serviço.

Quais são os melhores bairros do Porto?

Antes de descobrir quais são os melhores bairros do porto, é importante entender como eles são distribuídos. Após passar por uma reorganização administrativa em 2013, a cidade do Porto começou a se organizar em sete freguesias, são elas:

  • Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde;
  • Bonfim;
  • Campanhã;
  • Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória;
  • Lordelo do Ouro e Massarelos;
  • Paranhos;
  • Ramalde.

Dentro destas freguesias existem dezenas de bairros, incluindo os bairros mais elitizados e os sociais, que são aqueles em que o governo municipal constrói apartamentos populares para pessoas de baixa renda. Veja em baixo um gráfico com a distribuição desses bairros pelo Porto.

Bairros do Porto

Morar no Porto

O Porto é uma cidade grande para os padrões de Portugal, ainda mais se você contar com a região metropolitana, porém para nós brasileiros é uma pequena cidade. Com menos de 300 mil habitantes, possui excelentes ligações viárias, ruas e estradas e conta com uma malha de transporte público eficiente e integrada.

Precisando abrir uma conta bancária na Europa?

Literalmente, em 5 minutos, você pode ter a sua conta bancária no banco N26, um banco digital que funciona na Europa toda.

Você não precisa de comprovar que está trabalhando nem que tem recebimentos mensais. Precisa apenas ter um endereço na Europa e o seu passaporte em mãos. Confira:

CRIAR CONTA NO N26

Além de Lisboa, no Porto também existe um sistema de metrô bastante eficaz e que consegue aproximar até os pontos mais distantes do município.

Já escrevemos sobre morar em Lisboa ou no Porto. Confira a nossa opinião.

Você pode amar, ou odiar

Viver no Porto pode trazer antagonismos e você vai encontrar pessoas que não trocam a cidade do norte de Portugal por nada e outras que detestam morar nela. Acontece que, como tudo na vida, morar no Porto possui vantagens e desvantagens, veja em baixo.

Vantagens

  • Sistema de transporte integrado e eficiente, inclusive com metrô;
  • Aeroporto com destinos para toda a Europa e o mundo;
  • É uma cidade muito segura;
  • Possui uma vida noturna agitada para quem busca isso;
  • Sendo a segunda maior cidade de Portugal, no Porto acontecem shows e eventos mundiais;
  • Uma das regiões mais industrializadas de Portugal;
  • Tem um dos maiores portos do país;
  • Acesso a praias, espaços de lazer e parques;
  • Como é um importante destino turístico, no Porto é relativamente fácil encontrar trabalho em empresas que prestam serviços a este setor da economia como: hotéis, restaurantes, transportes e etc.

Desvantagens

  • Por ser uma cidade grande para os padrões portugueses, o trânsito pode ser um problema nos horários de pico;
  • Dificuldade em encontrar imóveis para alugar por conta da alta demanda turística;
  • É necessário ter paciência com a enorme quantidade de turistas que visitam a cidade e isso pode ser um problema para quem não possui essa característica;
  • Quase que obrigatoriedade no domínio de outro idioma, especialmente o inglês, pois no Porto você convive fortemente com pessoas de fora de Portugal e vai precisar se comunicar.

Melhores bairros do Porto

Foz e Aldoar no Porto

Os melhores bairros do Porto ficam na parte oeste da cidade e são os que compõem as freguesias de Aldoar, Foz do Douro, Nevogilde, Lordelo do Ouro e Massarelos.

Você também pode conferir o que já escrevemos sobre como é morar no Porto.

Morar na Foz, ou perto

Essas regiões estão localizadas perto do rio, do mar e da praia e muitas pessoas decidem morar lá, por ser uma zona mais tranquila, bonita mas que também tem boas escolas, construções mais recentes e com mais qualidade do que no centro do Porto. Naturalmente, morar lá é mais caro que nos outros bairros do Porto.

As ligações de ônibus são bastante boas, mas a região não tem metrô. Para chegar no metrô você precisa pegar um autocarro primeiro. Entretanto, é mais fácil estacionar e andar de carro. Existem universidades, hospitais e várias clínicas nesses bairros, públicas e privadas.

Veja como são os transportes público em Portugal.

Outros bairros do Porto

Na parte central e norte da cidade as regiões são entendidas como normais e não são tão valorizadas, porém também possuem excelentes bairros para viver e você pode encontrar o seu cantinho em Ramalde, Paranhos, Bonfim ou no centro histórico na freguesia de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.

Nas Antas, uma região que fica entre as freguesias do Bonfim e de Campanhã Oeste, existem diversas construções mais novas e é uma região bastante valorizada na cidade do Porto. Já a freguesia de Campanhã, especialmente na parte leste, os bairros são pouco valorizados e com alguns problemas de segurança e infraestrutura.

Veja também o nosso guia para alugar apartamento em Portugal.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.