Melhores bairros do Porto, saiba como são e onde ficam

Melhores bairros do Porto

Portugal  / 

A cidade do Porto fica no norte de Portugal e é a segunda maior cidade do país. Com 250 mil habitantes, de acordo com o censo de 2011, o Porto foi fundado enquanto município no ano de 1123. Além da história, a cidade portuguesa se destaca por ter uma economia baseada no turismo, na indústria e no serviço.

Quais são os melhores bairros do Porto?

Antes de descobrir quais são os melhores bairros do porto, é importante entender como eles são distribuídos. Após passar por uma reorganização administrativa em 2013, a cidade do Porto começou a se organizar em sete freguesias, são elas:

  • Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde;
  • Bonfim;
  • Campanhã;
  • Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória;
  • Lordelo do Ouro e Massarelos;
  • Paranhos;
  • Ramalde.

Dentro destas freguesias existem dezenas de bairros, incluindo os bairros mais elitizados e os sociais, que são aqueles em que o governo municipal constrói apartamentos populares para pessoas de baixa renda. Veja em baixo um gráfico com a distribuição desses bairros pelo Porto.

Bairros do Porto

Morar no Porto

O Porto é uma cidade grande para os padrões de Portugal, ainda mais se você contar com a região metropolitana, porém para nós brasileiros é uma pequena cidade. Com menos de 300 mil habitantes, possui excelentes ligações viárias, ruas e estradas e conta com uma malha de transporte público eficiente e integrada.

Além de Lisboa, no Porto também existe um sistema de metrô bastante eficaz e que consegue aproximar até os pontos mais distantes do município.

Já escrevemos sobre morar em Lisboa ou no Porto. Confira a nossa opinião.

Você pode amar, ou odiar

Viver no Porto pode trazer antagonismos e você vai encontrar pessoas que não trocam a cidade do norte de Portugal por nada e outras que detestam morar nela. Acontece que, como tudo na vida, morar no Porto possui vantagens e desvantagens, veja em baixo.

Vantagens

  • Sistema de transporte integrado e eficiente, inclusive com metrô;
  • Aeroporto com destinos para toda a Europa e o mundo;
  • É uma cidade muito segura;
  • Possui uma vida noturna agitada para quem busca isso;
  • Sendo a segunda maior cidade de Portugal, no Porto acontecem shows e eventos mundiais;
  • Uma das regiões mais industrializadas de Portugal;
  • Tem um dos maiores portos do país;
  • Acesso a praias, espaços de lazer e parques;
  • Como é um importante destino turístico, no Porto é relativamente fácil encontrar trabalho em empresas que prestam serviços a este setor da economia como: hotéis, restaurantes, transportes e etc.

Desvantagens

  • Por ser uma cidade grande para os padrões portugueses, o trânsito pode ser um problema nos horários de pico;
  • Dificuldade em encontrar imóveis para alugar por conta da alta demanda turística;
  • É necessário ter paciência com a enorme quantidade de turistas que visitam a cidade e isso pode ser um problema para quem não possui essa característica;
  • Quase que obrigatoriedade no domínio de outro idioma, especialmente o inglês, pois no Porto você convive fortemente com pessoas de fora de Portugal e vai precisar se comunicar.

Melhores bairros do Porto

Foz e Aldoar no Porto

Os melhores bairros do Porto ficam na parte oeste da cidade e são os que compõem as freguesias de Aldoar, Foz do Douro, Nevogilde, Lordelo do Ouro e Massarelos.

Você também pode conferir o que já escrevemos sobre como é morar no Porto.

Morar na Foz, ou perto

Essas regiões estão localizadas perto do rio, do mar e da praia e muitas pessoas decidem morar lá, por ser uma zona mais tranquila, bonita mas que também tem boas escolas, construções mais recentes e com mais qualidade do que no centro do Porto. Naturalmente, morar lá é mais caro que nos outros bairros do Porto.

As ligações de ônibus são bastante boas, mas a região não tem metrô. Para chegar no metrô você precisa pegar um autocarro primeiro. Entretanto, é mais fácil estacionar e andar de carro. Existem universidades, hospitais e várias clínicas nesses bairros, públicas e privadas.

Veja como são os transportes público em Portugal.

Outros bairros do Porto

Na parte central e norte da cidade as regiões são entendidas como normais e não são tão valorizadas, porém também possuem excelentes bairros para viver e você pode encontrar o seu cantinho em Ramalde, Paranhos, Bonfim ou no centro histórico na freguesia de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.

Nas Antas, uma região que fica entre as freguesias do Bonfim e de Campanhã Oeste, existem diversas construções mais novas e é uma região bastante valorizada na cidade do Porto. Já a freguesia de Campanhã, especialmente na parte leste, os bairros são pouco valorizados e com alguns problemas de segurança e infraestrutura.

Veja também o nosso guia para alugar apartamento em Portugal.

COMPARTILHE

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.