Em 2020, o Porto foi eleita a melhor cidade pequena do mundo para se viver. A premiação foi criada pela revista Monocle, uma publicação sobre cultura, negócios e estilo de vida. A ideia é destacar cidades pequenas que tenham um ritmo de vida tranquilo, mas que não deixam de investir em qualidade de vida e boas oportunidades para os seus moradores.
A lista da premiação considerou as cidades que tenham no máximo 250 mil habitantes e que se destacam em todos os requisitos que são analisados pela equipe da revista, como alto índice de qualidade de vida e presença de líderes políticos inteligentes.

Porto eleita a melhor cidade pequena do mundo em 2020

Na premiação de 2020, o Porto ficou com o primeiro lugar na lista de melhor pequena cidade do mundo. A cidade ganhou tanto destaque e mereceu o primeiro lugar por conta das suas qualidades, pelas oportunidades variadas que oferece à população e pela capacidade de liderança do governo local.
A Monocle explica na publicação que todos os quesitos são muito importantes na análise que é feita para decidir o ranking das melhores cidades.

Por que o Porto se destacou em 2020?

De acordo com a revista, as principais razões que fizeram o Porto receber o prêmio em 2020 são:

  • Qualidade de vida na cidade: entre os fatores de qualidade de vida reconhecidos no Porto a revista ressaltou a riqueza cultural local, a acessibilidade e a facilidade de conexões com outros locais. Um exemplo dessa facilidade que é citado pela revista é o fato de que o Aeroporto Internacional da cidade fica a cerca de 20 minutos do centro;
  • Boas oportunidades profissionais e de negócios: a Monocle também destacou a presença de muitas indústrias na região, o que faz com que a cidade seja muito importante para a economia do país. Outro ponto importante levado em consideração foi a massiva presença de artistas que enriquecem a vida cultural da cidade em muitas áreas. Do artesanato à realização de eventos culturais variados, são muitos exemplos que fazem com que a cidade seja um importante polo de criatividade em Portugal;
  • População: os cidadãos portuenses (ou tripeiros, como a publicação lembrou) foram considerados pela revista como trabalhadores, diretos e com um forte senso de pertencimento e comunidade, o que faz com que a cidade do Porto seja bastante acolhedora;
  • Lideranças políticas locais inteligentes e confiáveis: em 2020 a Monocle deu mais importância à análise das lideranças políticas locais e considerou que o governo da cidade do Porto é bastante eficiente em garantir boas oportunidades para os moradores e estruturas de funcionamento da cidade.

Além de todos esses itens, a revista também apontou que o modo de vida no Porto se diferencia de outros locais, porque a cidade possui um ritmo de vida próprio e mais calmo, especialmente quando comparado à capital Lisboa.
Qualidade de vida no Porto
Sabia que o Porto também foi eleita a melhor cidade europeia para viver em família?

Porto em 9º lugar em 2019

Em 2019, o Porto estava em 9º lugar no ranking da premiação, o que já era suficiente para fazer a cidade ser reconhecida como um ótimo pequeno lugar para se viver.
Apesar de ainda não ocupar um dos primeiros lugares na lista, em 2019 a Monocle já havia descrito as diversas qualidades econômicas, culturais, ambientais e de infraestrutura local. Nesse ano, também ganharam destaque o clima e a gastronomia característica da cidade.

Quais são as 20 melhores cidades pequenas do mundo?

Junto ao Porto completam a lista outras 19 cidades que receberam uma distinção como as melhores cidades pequenas para se viver. Conheça o ranking completo:

  1. Porto, Portugal;
  2. Lovaina, Bélgica;
  3. Itoshima, Japão;
  4. Lucerna, Suíça;
  5. Victoria, Canadá;
  6. Lausanne, Suiça;
  7. Basel, Suíça;
  8. Bolzano, Itália;
  9. Aalborg, Dinamarca;
  10. Bergen, Noruega;
  11. Eindhoven, Holanda;
  12. Ghent, Bélgica;
  13. Burlington, Estados Unidos;
  14. Innsbruck, Áustria;
  15. Wiesbaden, Alemanha;
  16. Aomori, Japão;
  17. Bath, Reino Unido;
  18. Taitung, Taiwan;
  19. Groningen, Holanda;
  20. Annecy, França.

Menções honrosas

Além das 20 cidades premiadas, a revista também escolheu outras 5 para receber uma menção honrosa. Esses locais se destacaram pelo conjunto de qualidades que são analisadas pela revista. As 5 cidades que receberam menções honrosas em 2020 foram:

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal com segurança e qualidade de vida?

Recomendamos a assessoria boutique da Atlantic Bridge, para quem deseja ir para Portugal de forma planejada, sem contratempos e com a segurança de ser acompanhado pelos profissionais mais experientes do mercado.

Saber Mais →
  1. Wellington, Nova Zelândia;
  2. Stavanger, Noruega;
  3. Bérgamo, Itália;
  4. Victoria, Seychelles;
  5. Ljubljana, Eslovênia.

O Porto é uma cidade pequena?

O Porto pode ser considerado uma cidade pequena se levarmos em consideração que a cidade tem aproximadamente 220 mil moradores, embora seja uma das cidades mais populosas do país. Mas a verdade é que o Porto é a principal cidade da região norte de Portugal e concentra muitos acontecimentos importantes e oportunidades.
É uma cidade bastante tranquila, com ritmo de vida mais pacato e com índices de violência bem baixos, como é característica de pequenas cidades.
Por outro lado, como já falamos aqui, o Porto não deixa a desejar na oferta de oportunidades que são típicas de cidades maiores. Alguns exemplos são as inúmeras atividades culturais e educativas, realização de eventos ao ar livre, muitos comércios e restaurantes e facilidade de acesso a outras cidades e países.
Descubra 11 coisas que ninguém te conta sobre morar no Porto.

Como morar no Porto?

Morar no Porto pode ser uma oportunidade incrível, já que a cidade oferece muitos atrativos e oportunidades, além de uma vida bastante tranquila. A dica mais importante para pensar e organizar uma mudança para a cidade é: fazer um bom planejamento.
Para que a mudança aconteça de maneira tranquila e para evitar imprevistos, é indispensável planejar e executar todos os passos necessários. A escolha do visto mais adequado, organização financeira e verificação de toda a documentação necessária são alguns exemplos de passos indispensáveis.
Para ajudar nessa tarefa, o Euro Dicas criou o Programa Morar em Portugal, que reúne as informações necessárias para ajudar brasileiros no planejamento e execução do processo de mudança para Portugal, de forma tranquila e segura. O Programa é composto por 22 videoaulas com material informativo sobre todos os passos importantes, além de testes e acompanhamento da equipe Euro Dicas.