Escolher uma região para viver pode se difícil, especialmente quando se muda de país. Porém, quando os objetivos são mais específicos, como viver nos bairros de luxo de Portugal, a tarefa pode ser um pouco mais fácil por causa da variedade de opções. A seguir, apresentamos alguns dos principais bairros de luxo do país, os atrativos e quanto custa investir nessas localidades.

Bairros de luxo em Portugal – ou freguesias de luxo em Portugal

Os bairros de luxo em Portugal atraem os ricos e famosos, do país e do exterior. Existem diferentes perfis de bairros de luxo, desde os localizados no coração da cidade, em Lisboa, até a beira-mar do Porto. Mas uma coisa eles têm em comum, são o sonho de vida de quem planeja morar em Portugal com um elevado padrão de vida.
As regiões são bem valorizadas, mas geralmente concentram-se em áreas pequenas e não abrangem toda a freguesia, por exemplo. Mas algo é certo, para morar nos bairros de luxo de Portugal é preciso desembolsar muito dinheiro. Isso porque, além de terem o metro quadrado mais caros do país, também são residências grandes, com vários quartos e área externa.

Como se chama Bairro em Portugal?

Em Portugal, o que chamamos de bairros no Brasil são chamadas freguesias, porém, existem algumas diferenças. As freguesias, geralmente, são áreas grandes que englobam várias sub-regiões. Por isso, ao buscar um bairro de luxo em Portugal, pode ser que você encontre, na verdade, uma sub-região que concentra residências de luxo.
Mas de qualquer forma, em nenhuma situação essas regiões são chamadas de bairros em Portugal. No país, os bairros são as áreas de moradia popular, que pode ser um conjunto de prédios subsidiados pelo governo ou uma área menos favorecida que concentra pobreza. Por isso quando perguntamos a um português “em que bairro você mora?” eles não costumam gostar muito.
Complicado essa diferença linguística, né? Por isso, lançamos o nosso minidicionário Português de Portugal que pode ser acessado gratuitamente.

Os melhores bairros de luxo em Portugal para morar

Apesar de ser um país relativamente pequeno, Portugal concentra algumas zonas de luxo, especialmente nas grandes cidades. Essas regiões, no geral, são constituídas de casas luxuosas. Mas, diferente do Brasil, são raros os condomínios residenciais, apesar de existirem.
Apresentamos alguns dos bairros de luxo em Portugal, localização e os motivos pelos quais são considerados de luxo, confira.

Bairros de luxo em Lisboa

Lisboa é a capital de Portugal, por isso, é natural que concentre boa parte dos bairros de luxo do país. Quando falamos de Lisboa, englobamos toda a área metropolitana da cidade.
Confira os destaques da cidade:

Estrela

Estrela é uma das novas freguesias de Lisboa e compreende as antigas freguesias da Lapa, Santos-o-Velho e Prazeres.
Ela está localizada a oeste do Centro Histórico de Lisboa, ao lado de Alfama e da Praça do Comércio. É uma região muito bem localizada, com uma vista incrível para o rio Tejo, museus e o Jardim da Estrela.
A freguesia, que está entre os bairros de luxo em Portugal, é referência em inovação digital e possui vários aplicativos que auxiliam a mantê-la limpa e dar voz aos moradores.

Parque das Nações

O Parque das Nações é o bairro mais moderno de Lisboa. Ele foi criado na década de 1990 por conta da Expo98, com a cessão de terras da freguesia de Olivais, Sacavem e Moscavide e fica na zona leste de Lisboa.
É um excelente bairro para morar. Fica próximo ao aeroporto, mas mais afastado do centro da cidade. O bairro oferece muitas atividades culturais, shows internacionais e o Oceanário de Lisboa.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal com segurança e qualidade de vida?

Recomendamos a assessoria boutique da Atlantic Bridge, para quem deseja ir para Portugal de forma planejada, sem contratempos e com a segurança de ser acompanhado pelos profissionais mais experientes do mercado.

Saber Mais →

Belém

Belém foi criado com a fusão das freguesias de São Francisco Xavier e Santa Maria de Belém, na zona oeste de Lisboa.
O bairro de Belém é muito turístico devido à Torre de Belém, do Padrão dos Descobrimentos, do grandioso Mosteiro dos Jerónimos e da fábrica dos pastéis de Belém (os originais).
As ruas do bairro são bem sossegadas, arborizadas e há excelentes opções de casas. O bairro também oferece boas opções para degustar a boa culinária portuguesa.

Bairros de luxo de Lisboa
Imagem do bairro Belém em Lisboa

Cascais e Estoril – zonas de luxo próximo a Lisboa

Se você procura maior qualidade de vida, vai gostar da vila de Cascais e Estoril, ao lado de Lisboa. São lugares encantadores, lindos e muito luxuosos.
Se você gosta de praia, possui boas reservas financeiras e busca uma casa com espaço e luxo, esse é o lugar certo.

Misericórdia, Santo António e Alfama são bairros de luxo?

Apesar de não poderem ser considerados como bairros de luxo em Lisboa, as 3 regiões possuem aluguéis altos principalmente pela sua localização. Os imóveis desses 3 bairros são, em sua maioria, antigos. Muitos renovados e outros não. Por isso, apesar de não ser um bairro de luxo, é uma opção para quem gosta de regiões centrais, agitadas e que pode pagar por um aluguel elevado

Misericórdia

A Misericórdia está localizada bem no coração da capital. O Cais do Sodré, à margem direita do Rio Tejo, fica na freguesia de Misericórdia e é um dos lugares icônicos do Centro Histórico de Lisboa. O renovado e agora “na moda” Cais do Sodré é uma das melhores alternativas para aproveitar a noite, com bastante animação.

Santo António

Também no coração de Lisboa, a freguesia de Santo António é resultado da fusão das freguesias de S. José, Coração de Jesus e São Mamede. É neste bairro que estão o Jardim Botânico de Lisboa, o Jardim das Amoreiras e a Avenida da Liberdade, uma das mais elegantes de Lisboa. É nesta avenida que estão lojas famosas, como: Prada, Louis Vuitton, Gucci e outras.
A área tem bastante movimento, porém, é bem arborizada, tranquila e segura para caminhar em qualquer hora do dia.

Alfama

Detentora de pontos turísticos, como: a Praça do Comércio, o Castelo de São Jorge e a Sé de Lisboa, a Alfama também está entre as opções mais agitadas, centrais e de alto custo da cidade, mas não pode ser considerado um bairro de luxo.
Apesar de muitas casas ainda não estarem reformadas e o bairro possuir muitas ladeiras, é uma região muito bem localizada, com uma vista incrível para o Rio Tejo. Além disso, a Alfama é um dos bairros mais famosos de Portugal, devido aos espetáculos de fado.

Qual o bairro mais chique de Lisboa?

Não existe um bairro mais chique em Lisboa, mas podemos apontar o Parque das Nações e Estrela como bairros mais disputados pelo mercado de luxo.
Descubra outros bairros de Lisboa e conheça boas opções para viver.

Bairros de luxo no Porto

Porto é segunda principal zona urbana do país. Por isso, separamos os bairros de luxo do Porto e da área metropolitana, confira quais são:

Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde

Aldoar e Nevogilde são áreas bem sossegadas e residenciais, porém bem luxuosas. As residências são mais espaçosas, as ruas são arborizadas e é uma ótima região excelente para morar no Porto.
Já Foz do Douro é um bairro com muita vitalidade e o mais valorizado da cidade, principalmente a Avenida de Montevidéu e a Avenida da Boavista. Por isso, é um dos bairros de luxo em Portugal.
Trata-se de uma zona balneária e você pode comprar uma luxuosa casa de frente para o mar e ter muita qualidade de vida, com vários pontos de interesse, como o Parque da Cidade e o Museu de Serralves.

Foz Porto
Beira-mar, Foz do Douro

Lordelo do Ouro e Massarelos

Estão também entre os bairros de luxo em Portugal e são regiões valorizadas na cidade do Porto, especialmente em Massarelos: o entorno da Rotunda da Boavista, a zona do Seminário de Vilar, a Rua do Campo Alegre e a Rua do Ouro.
Já em Lordelo do Ouro, as áreas mais valorizadas são: a Avenida Marechal Gomes da Costa, na Rua de Sobreiras e a área delimitada pelas ruas do Campo Alegre, António Cardoso, Guerra Junqueiro e António Patrício. Também há uma parte ribeirinha, a antiga região de pescadores.
Algumas áreas de interesse nessas regiões são o Jardim Botânico do Porto, o Museu do Romântico e o Palácio de Cristal.

Miramar

Localizada em Gaia, Miramar é uma região a beira-mar que concentra casas de luxo. Mais afastada do centro, a região é ideal para quem quer viver com conforto e muito espaço, além, claro, de uma bela vista do mar.
A região divide com a Foz do Douro o destino preferido de quem quer viver em frente ao mar com muito conforto no Porto. A zona, por ser mais afastada, é acessada especialmente de carro.
Conheça os arredores do Porto e descubra outras cidades interessantes para viver.

Bairros de luxo no Algarve

O Algarve é um principal região de veraneio de Portugal e concentra alguns bairros de luxo que atraem ricos de toda a Europa. Espalhados em algumas cidades da região, os principais bairros são:

Quinta do Lago

Localizada em Loulé, Quinta do Lago fica próxima à Vilamoura e a Quarteira (15 minutos de carro). É um bairro de luxo, com casas sofisticadas e campos de golfes.

Vilamoura

Com marina, campos de golfe, casino, boates, clube de tênis, de mergulho, outras atrações, além de uma extensa e linda praia e dezenas de hotéis de 4 e 5 estrelas, Vilamoura se destaca quando o assunto são bairros de luxo em Portugal.
Freguesias de alto padrão Algarve
Interessado em viver na região? Então confira como são as casas para venda no Algarve.

Triângulo Dourado do Algarve

O Triângulo Dourado do Algarve engloba três zonas: Quinta do Lago, Vale do Lobo e Almancil. Todos os considerados bairros de luxo concentram mansões com centenas de metros quadrados e áreas externas com piscinas, quadras de tênis e outros tantos atrativos. A região tem uma boa oferta de campos de golfes e atrai muitos estrangeiros que querem investir alto no país.

Bairros de luxo em Braga

Braga tem se destacado como uma das principais cidades do país e é, também, destino de muitos brasileiros que migram. Destacamos alguns bairros da cidade que atraem quem tem dinheiro para viver em uma região de luxo.

Merelim e Frossos

A freguesia, localizada em uma região mais afastada de Braga, tem casas novas e com metragem que ultrapassa os 200m2. Por se tratar de uma cidade menor, os preços não chegam nem perto das casas de luxo do Porto e Lisboa, mas são uma ótima opção para quem quer viver na cidade com conforto e tranquilidade.
Descubra os melhores bairros de Braga de acordo com seus objetivos.

Quanto custa uma casa de luxo em Portugal?

O custo de uma casa de luxo em Portugal facilmente ultrapassa 1 milhão de euros, especialmente no Porto, em Lisboa e no Algarve. Por serem regiões mais procuradas, é fácil encontrar casas com preços bem elevados.
O metro quadrado pode ultrapassar os 6 mil euros, é o caso de Santo António e Misericórdia, em Lisboa. Mas em outras regiões não são tão mais baratos, confira os preços conforme levantamento do Idealista.

  • Santo António – 6.539€;
  • Misericórdia – 6.204€;
  • Avenidas Novas – 5.676€;
  • Estrela – 5.238€;
  • Cascais e Estoril – 4.077€.

Algumas regiões se destacam pelo preço médio dos imóveis, isso considera também a metragem total, são destaques entre os mais caros:

  • Cascais e Estoril – 1.036.805€;
  • Almacil – 893.907€;
  • Avenidas Novas – 857.739€;
  • Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde – 849.032€;
  • Santo António – 814.266€;
  • Misericórdia – 640.654€;
  • Lordelo do Ouro e Massarelos – 640.411€.

Como comprar uma casa de luxo em Portugal?

O ideal para comprar uma casa de luxo em Portugal é buscar um corretor especializado. isso porque, muitas vezes não existem anúncios em site de imóveis de casas de luxo, essas são mais exclusivas e, consequentemente, anunciadas por corretores do nicho.
Por isso, se você pretende investir em um imóvel localizado em um bairro de luxo em Portugal, busque por assessorias e outros tipos de consultores especializados. Eles podem oferecer todo o suporte necessário, inclusive, separar os imóveis que mais se enquadram no seu perfil, para conhecer em uma única visita.

Vantagens de morar em um bairro de luxo em Portugal

Além de todas as vantagens de morar em Portugal, como qualidade de vida, segurança e tranquilidade, os bairros de luxo em Portugal são lugares ideias para quem viver no país e, ainda, podem render o Golden Visa. Essa modalidade de visto, extinta em algumas zonas, é ideal para quem pretende comprar um imóvel de luxo e conseguir a autorização de residência em Portugal.
Mudar de país requer planejamento, desde a escolha do lugar certo, até o processo de adaptação. Pensando nisso e nas dúvidas dos nossos leitores, lançamos o Programa Morar em Portugal. Um guia completo com aulas em vídeo, e-book, fóruns exclusivos e mais, no qual é possível ter acesso a informações imprescindíveis para planejar a mudança e a nova vida no país.