Bairros de Lisboa, saiba quais são os melhores e as diferenças deles.

Bairros de Lisboa

Portugal  / 

A cidade de Lisboa é a Capital de Portugal e é muito visitada por turistas, além de receber todos os anos muitos novos moradores que, quando se mudam, procuram os melhores bairros de Lisboa para morar.

Conhecendo os bairros de Lisboa

Lisboa está organizada em 24 freguesias:

  • Ajuda;
  • Alcântara;
  • Alvalade;
  • Areeiro;
  • Arroios;
  • Avenidas Novas;
  • Beato;
  • Belém;
  • Benfica;
  • Campo de Ourique;
  • Campolide;
  • Carnide;
  • Estrela;
  • Lumiar;
  • Marvila;
  • Misericórdia;
  • Olivais;
  • Parque das Nações;
  • Penha de França;
  • Santa Clara;
  • Santa Maria Maior;
  • Santo António;
  • São Domingos de Benfica;
  • São Vicente.

Essas 24 freguesias foram resultado de uma reorganização administrativa, que juntou algumas freguesias e criou umas novas, criando ainda novas funções para todas elas. Além disso, dentro delas estão distribuídos os chamados bairros de Lisboa.

Veja também o que já escrevemos sobre morar em Lisboa.

Lisboa é uma cidade grande

Por ser uma cidade grande, Lisboa possui muitos bairros, ou seja, tem bairros para todos os gostos, e fica difícil escolher o melhor.

Veja as vantagens e desvantagens de morar em Lisboa:

Vantagens de morar em Lisboa

Por ser a capital do país, e uma cidade grande, Lisboa tem muitas empresas internacionais para trabalhar, além de ter um aeroporto internacional e uma rede de transportes que funciona muito bem.

E isso atrai turistas e faz a economia girar. Além disso, tem muita atração noturna e shows internacionais.

Você pode conferir um guia com o que fazer de graça em Lisboa.

Desvantagens de morar em Lisboa

Você pode estar se perguntando, há desvantagens em morar em Lisboa?

Sim. Pelos mesmos motivos que citamos nas vantagens (ironicamente) a cidade tornou-se cara para quem gostaria de morar no centro ou mais perto do trabalho.

Custo de vida e transito

Além disso, o trânsito ficou um pouco mais caótico, devido ao elevado número de carros. O custo de vida em Lisboa também é bem caro.

Meios de transporte em Lisboa

Lisboa é uma cidade bem servida de transportes públicos. Ela tem ônibus, metrô, elétricos, e ainda tem trem, aeroporto internacional e porto e barcos.

Centro da cidade com mais transporte

O centro da cidade possui uma maior concentração de transportes públicos, e a medida que vamos afastando do centro, os transportes vão diminuindo.

Cidade toda tem transportes

A diminuição da frequência dos transportes, ou até das linhas não faz com que a cidade não tenha transportes, você só terá que andar um pouquinho mais para chegar a uma parada de ônibus ou metrô.
Veja o mapa de todos os transportes públicos de Lisboa no site da Carris.

Veja como é de maneira geral, o transporte público em Portugal.

Melhores bairros de Lisboa para morar

Existem muitos bairros de Lisboa que são bons, mas cada um se adaptará ao que você pretende fazer e ao seu perfil. Vou dar aqui alguns exemplos, mas procure saber mais sobre Lisboa no nosso site, e visitar cada bairro, antes de fazer a sua escolha.

Morar na Baixa de Lisboa

Morar na baixa de Lisboa
Um bairro com uma vida noturna agitada. Se você curte a noite, esse bairro é ótimo para você, mas se você é aquele tipo de pessoa que detesta barulho e precisa de muito silêncio para dormir, essa com certeza não é a melhor opção.

Morar em Belém

Um pouco mais afastado da cidade, mas com uma excelente qualidade de vida. Além disso, é possível encontrar tudo o que precisamos no dia a dia. Se é isso que você busca, essa pode ser a opção ideal.

Mas se você quer morar bem perto do centro, sem ter que utilizar meios de transporte, essa não é uma boa opção.

Campo de Ourique

Campo de Ourique
É um bairro bastante familiar, com ruas arborizadas e espaços antigos e tradicionais. Os moradores são simpáticos e as pessoas gostam de manter o bairro preservado.

Possui transporte público perto e mercados para fazer as compras do dia a dia. Se você não gosta de bairros mais calmos, onde as senhorinhas vão à missa aos domingos todas vestidas bonitinhas dando bom dia a todos que passam (eu acho isso tão fofo!), você precisa procurar outro lugar.

Faça uma pesquisa online

Entre nos sites de busca de apartamentos para ver os preços médios dos aluguéis dos apartamentos em cada bairro de Lisboa, para ver se você quer morar no centro ou quer outras opções.

Entre, por exemplo, no imovirtual, remax e casa sapo, e compare os preços.

Bairros de Lisboa mais caros

Parque das Nações

Morar no Oriente
É um dos (se não for o) bairros mais novos de Lisboa. Com prédios lindíssimos e modernos, os aluguéis são exorbitantes.

O valor mínimo de um quarto/sala é a partir de 875 euros e um apartamento de 3 quartos pode chegar a 4.000 euros por mês.

Estrela

Por ser um bairro muito histórico, e em um lugar em que várias casas antigas foram recuperadas, o valor dos imóveis valorizou e os aluguéis ficaram caros. Um apartamento de 5 quartos pode chegar a custar 5 mil euros por mês.

Morar em Lisboa ou no Porto. Saiba as diferenças e as vantagens de morar nas duas principais cidades de Portugal.

Morar em Alvalade

É um bairro de Lisboa que foi planejado. Contém inúmeros comércios, locais para fazer exercícios, mercadinhos, cafés.

Além disso, é um bairro movimentado e cheio de vida e com construções muito bonitas. Possui metrô e ônibus, e é muito bom para se morar com a família. Um apartamento de 5 quartos chega a custar 5 mil euros.

Melhores bairros de Lisboa para estudantes

Morar no Bairro Alto
A Uniplaces fez uma pesquisa em 2016 e divulgou que os bairros para morar em Lisboa preferidos pelos estudantes são, nessa ordem.

  • Anjos – 1 quarto (em apartamento compartilhado) custa por volta dos 200 euros;
  • Arroios – 1 quarto (em apartamento compartilhado) custa por volta dos 200 euros;
  • Alameda– 1 quarto (em apartamento compartilhado) custa por volta dos 215 euros;
  • São Sebastião – 1 quarto (em apartamento compartilhado) custa por volta dos 210 euros;
  • Santos – 1 quarto (em apartamento compartilhado) custa por volta dos 230 euros;
  • Bica – 1 quarto (em apartamento compartilhado) custa por volta dos 240 euros;
  • Bairro Alto – 1 quarto (em apartamento compartilhado) custa por volta dos 280 euros.

Esses bairros de Lisboa devem ter sido escolhidos pois oferecem transporte perto, diversão noturna e não são muito distantes de algumas universidades.

Veja também o que você precisa fazer para estudar em Portugal.

Onde é mais barato alugar imóveis?

Para quem quer morar em Lisboa, mas não quer/pode gastar muito, morar na periferia, ou nos arredores da cidade é uma boa ideia e é o que muitas pessoas estão fazendo, devido ao alto valor dos imóveis nos bairros de Lisboa atualmente.

Vamos ver como é morar nos bairros de Lisboa que ficam localizados nos arredores da cidade?

Morar na Amadora

Em Amadora é onde fica o shopping Dolce Vita Tejo. Existe uma paragem de metrô que fica em Amadora Este, e que liga ao centro de Lisboa.

Dependendo do valor do aluguel, do tempo de viagem e do valor do bilhete, calcula-se o custo-benefício para ver se vale mais a pena morar aos arredores de Lisboa.

Aluguel mais barato

A vantagem é que o valor do aluguel vai ser mais barato, conseguindo um apartamento de 2 quartos por 450 euros, a desvantagem é que o tempo e o valor para chegar a Lisboa vão ser maiores.

Confira um guia detalhado para alugar apartamento em Portugal.

Morar em Oeiras

Morar em Oeiras
É uma vila vizinha a Lisboa e fica a aproximadamente 1h de distância de trem, e a passagem custa 1,90 euros. O custo de vida em Oeiras é bem mais baixo, e a cidade conta com uma boa qualidade de vida e investimento em educação, lazer e saúde.

Apartamento com 1 quarto por 500€, mas distante do centro

É possível encontrar um apartamento com 1 quarto para alugar por aproximadamente 500 euros. Depois é fazer as contas para ver se vale a pena o custo benefício.

A desvantagem é ser um pouco longe, e precisar depender dos horários do trem.

Morar em Almada

Morar em Almada
É do outro lado do rio, e os aluguéis e custo de vida são mais baixos, aluga-se, por exemplo, um apartamento de 2 quartos por 550 euros por mês, e para quem vai para a Universidade Nova de Lisboa, no campus da Caparica, dá para ir direto de metrô.

A desvantagem é ter que atravessar o rio

A desvantagem fica para quem tem que atravessar o rio sempre que tiver/quiser ir a Lisboa.

Morar em Odivelas

Está ligada ao centro de Lisboa por metrô, possui um parque onde é possível fazer exercícios, levar as crianças para brincar e o cão para passear.

A moradia fica mais em conta

Além disso tem muitas árvores e vários aparelhos de fazer exercícios. Com um custo mais baixo, é possível encontrar apartamentos de 2 quartos a 550 euros por mês e de 3 quartos a 650 euros por mês.

Se você desejar comprar um apartamento ou casa em Portugal, você pode ver as dicas que compartilhamos sobre financiar imóvel em Portugal.

Com o turismo, se torna quase impossível morar no centro

Resumindo:

Infelizmente, o que tem acontecido nas cidades mais turísticas é que os centros das cidades têm se tornado muito caros para se viver e, por isso, as pessoas acabam procurando alternativas, morando aos arredores das cidades, onde acabam tendo uma melhor qualidade de vida, a um preço mais baixo (e justo), mas gastando mais tempo para ir ao trabalho.

Mas, afinal, para nós brasileiros, o que é gastar uma horinha para chegar ao trabalho? hahaha.

COMPARTILHE

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.