Atualmente existe a preocupação de estarmos vivenciando uma bolha imobiliária em Portugal, principalmente em Lisboa, Porto e no Algarve.
Fizemos esse artigo para explicar como aconteceria essa bolha imobiliária em Portugal, quais são as regiões mais afetadas, e qual a solução para o futuro. Se você tem interesse nesse assunto, dê uma olhadinha no que preparamos pra você!
Veja o nosso artigo sobre como investir em imóveis em Portugal e obter retornos acima da média.

Realmente existe bolha imobiliária em Portugal?

Ao parar para comparar os preços dos imóveis em Portugal, alguns especialistas defendem a ideia de estarmos vivenciando uma bolha imobiliária em Portugal, porém existem outros que dizem que não existe a bolha imobiliária em Portugal e que estamos apenas vivendo a lei da oferta e da demanda.

Como estão os preços das casas com a suposta bolha imobiliária em Portugal?

2017 foi o melhor ano da história para o setor imobiliário em Portugal, e em 2018 o valor dos imóveis continuou a subir. Incrível, não é?
Veja uma média de preços, de acordo com o site da Pordata:

  • Área Metropolitana do Porto: 1119 euros o m²;
  • Área Metropolitana de Lisboa: 1615 euros o m²;
  • Algarve: 1538 euros o m².

Exemplo:

  • Apartamento de 2 quartos no centro do Porto: 170 mil euros;
  • Apartamento de 2 quartos no centro de Lisboa: 250 mil euros.

Saiba tudo sobre o custo de vida em Portugal.

Subiram muito?

Os imóveis tiveram uma aumento de mais de 10% quando comparados com o mesmo período do ano anterior. O aumento tem sido visto desde 2015, mas foi em 2017 que teve um “boom” nos preços.

Em que regiões?

As regiões mais afetadas pela suposta bolha imobiliária em Portugal foram Grande Lisboa, Grande Porto e Algarve.
Veja o mapa de Portugal e conheça as suas regiões.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Por que tem havido muito investimento em Portugal?

Segundo os especialistas, as principais cidades portuguesas, Lisboa e Porto, possuem muita procura e preços muito abaixo das principais cidades europeias, tornando o mercado bastante apetitoso para o investimento estrangeiro.
Descubra se vale a pena investir em Portugal.

O investimento vai continuar nos próximos anos?

De acordo com os especialistas, o mercado imobiliário está encaminhando para uma estabilização, até porque nada é eterno. Porém, ainda temos alguns anos para crescer. O turismo em Portugal ainda está em crescimento, o que ajuda o mercado imobiliário a impulsionar. É difícil prever por quantos anos a suposta bolha imobiliária em Portugal irá durar.

Existe visto para quem investe em imóveis?

Sim, o visto para quem investe em imóveis em Portugal é o Golden Visa Portugal. Para isso a pessoa tem que investir 550 mil euros em imóveis ou 350 mil euros em imóveis construídos há mais de 30 anos.

Está mais complicado para quem chega agora conseguir casa?

Sim. Por experiência própria, o que está acontecendo agora no Porto é que os donos das casas estão preferindo fazer das casas aluguel de Airbnb, para turistas, pois rende mais dinheiro (o turismo no Porto está cada vez mais em alta).
Assim quem procura casa para alugar no Porto, principalmente nas regiões mais centrais, ou não encontra, ou encontra com o preço do aluguel muito caro.
Veja o nosso guia prático de como alugar apartamento em Portugal.

Quais têm sido as soluções para essas pessoas?

As pessoas que chegam agora para morar em Portugal, devido à bolha imobiliária em Portugal têm precisado buscar casa nos arredores das grandes cidades, fugindo dos grandes centros.
Outra solução é buscar quartos em casas partilhadas com estudantes (isso é muito comum em Portugal).
Veja o que já escrevemos sobre morar no interior de Portugal.

O que está em risco devido ao preço dos imóveis?

Podemos não estar sofrendo com uma bolha imobiliária em Portugal, mas definitivamente os preços dos imóveis não estão normais. Não só os preços de venda, mas os preços de aluguel (arrendamento). Estão completamente fora da realidade dos portugueses e do salário das pessoas que moram em Portugal.
As pessoas estão fazendo empréstimos para pagar dívidas provenientes de altos aluguéis, e consequentemente se endividando com bancos. Isso vai se tornando uma bola de neve e depois vai ficando difícil de gerir. De acordo com os especialistas, essa situação depois pode gerar uma crise econômica pior que uma bolha imobiliária.
Quer comprar imóvel em Portugal? Veja o nosso artigo sobre como financiar imóvel em Portugal.
Você tem sofrido com o preço dos imóveis em Portugal ou tem visto que esses aumentos estão acontecendo? O que você acha disso? Dê a sua opinião aqui nos comentários.
Confira também como conseguir um empréstimo em Portugal e como funciona a lei de arrendamento.