Decorar casa em Portugal gastando pouco e sem grandes obras

Portugal  / 

Na hora de decorar casa em Portugal, a troca da mobília é um dos principais diferenciais para mudar o visual do lar. Porém, em se tratando de móveis novos, pagar caro ou barato vai depender muito mais de uma boa pesquisa na internet e um pouco de sorte também.

Neste artigo, vamos dar dicas valiosas de lojas de móveis, sugestões de pequenas reformas sem gerar grandes obras e gastos, indicação de canais no youtube, sites e aplicativos sobre decoração e planta da casa online, além de outras informações úteis.

Como decorar casa em Portugal de forma simples e econômica

Se no passado era necessário visitar um monte de lojas para escolher a mobília ideal, nos dias de hoje temos a tecnologia como o nosso principal aliada. Dessa forma, ficou mais fácil buscar opções de móveis e também cotá-los.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Tendo a internet como ferramenta essencial para pesquisa, decorar casa em Portugal se tornou uma tarefa agradável, isso sem contar os diversos sites e aplicativos que ensinam como embelezar o ambiente, muitas vezes utilizando artigos simples.

Algumas dicas úteis na hora de comprar a mobília

A Ikea é uma das lojas mais populares em se tratando de mobília em Portugal, porém algumas pessoas não apreciam o design ou mesmo o tipo de material utilizado nos móveis.

De todo modo, opções não faltam na hora de escolher a mobília e os itens de decoração que irão decorar casa em Portugal.

Segue abaixo algumas sugestões de lojas conhecidas e também desconhecidas no país:

  • Conforama (loja clássica que pratica bons descontos);
  • H&M (não há móveis, mas objetos de decoração, com bons preços e belo design);
  • Jumbo (o famoso supermercado tem diversas opções em relação a artigos para casa, com uma boa variedade);
  • De Borla (alguns produtos são bonitos);
  • Venca (loja online, com algumas coisas que têm valores atrativos);
  • Kare design (possui móveis de diferentes estilos e alguns bastante requintados);
  • Laredoute (o preço pode até ser mediano, mas os móveis são esplêndidos);
  • Banak (móveis deslumbrantes apesar do preço um pouco elevado);
  • Decor design (uma imensa variedade de móveis e artigos decorativos);
  • Casa Shops (possui estilos e design diferenciados, sem contar bons preços).

Dica: menos às vezes pode ser “mais”, baseado em um estilo minimalista, uma casa com poucos móveis pode deixar o ambiente mais clean, sem deixar de ser aconchegante e belo. Há sites na internet que ensinam como decorar uma casa baseado nesse princípio.

Dicas importantes para economizar na hora de decorar casa em Portugal

  • Se o orçamento estiver muito curto, uma boa opção pode ser os grupos do Facebook de venda de móveis usados;
  • Se cadastrar na newsletter das lojas mencionadas acima é uma boa forma de acompanhar as ofertas que podem surgir a qualquer momento;
  • As promoções podem ocorrer nos finais de semana, na mudança das estações, nos feriados, aniversário da loja, etc;
  • Outra dica útil é perguntar ao vendedor do estabelecimento quando haverá promoção, eles costumam informar quando irá acontecer e o cliente tem a chance de economizar deixando para comprar no período certo.

Aviso Importante

Caso o cliente possua cidadania (cartão cidadão) e possa comprovar renda, esteja ciente que algumas lojas costumam oferecer financiamento a longo prazo (ex: 30 meses) na compra de móveis e eletrodomésticos, e com taxas de juros baixíssimas (principalmente para os padrões brasileiros).

Observação: verifique diretamente com a loja se esta possibilidade ainda está válida, pois algumas facilidades em relação a prazos e pagamentos podem sofrer alterações após um tempo.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Saiba também como fazer a decoração de imóvel em Portugal para alugar: o que vale a pena investir e onde comprar.

Troca de azulejo sem quebrar nada

Se além de móveis novos, a intenção for uma mudança mais radical como trocar os azulejos, saiba que não será necessário quebrar as paredes para decorar casa em Portugal, algo que no passado só gerava transtorno, sujeira e gastos excessivos.

Uma ótima opção são os azulejos autocolantes em vinil, fácil de aplicar (e de remover), permite mudar de forma personalizada todos os ambientes da casa (inclusive o banheiro). Isso sem contar que existe desses mesmos azulejos para o chão, além de painéis em alto relevo (adesivo) para cômodas, mesas e armários.

Dica: os azulejos autocolantes são geralmente usados no banheiro e na cozinha, e qualquer pessoa pode aplicá-los, não sendo necessário um profissional para isso.

E em se tratando de banheiro, além da opção de azulejo, existe também no mercado a pastilha em resina adesiva. Colada na parede na posição horizontal/vertical, a pastilha em alto relevo torna o ambiente mais bonito, principalmente em banheiros que possuem azulejos de uma mesma cor (branco, por exemplo).

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

 

Uma das lojas em Portugal que oferece esse tipo de azulejo adesivo é a Casadart, mas existem outros estabelecimentos espalhados pelo país que também comercializam esse tipo de produto, que também se encontra disponível no Brasil em lojas online.

Dentre a infinidade de modelos disponíveis, os que chamam mais atenção (e os mais vendidos) são de fato os clássicos azulejos portugueses.

Essas 2 sugestões são simples e rápidas e que fazem uma grande diferença ao decorar casa em Portugal, principalmente por não exigir quebrar paredes e nem a contratação de mão de obra.

Lareira sem obra e sem sujeira

É muito comum em Portugal a presença de lareira nas casas, porém algumas não são muito “elegantes” (esteticamente falando), até mesmo em função de algumas residências serem muito antigas.

Para driblar este empecilho, existem lojas no país especializadas em molduras para lareira, bastando apenas encaixá-la em uma lareira já existente e dessa forma mudar por completo a decoração da sala.

Dica: os materiais mais utilizados na moldura de lareira são madeira e gesso.

Mas se você vive em um apartamento sem lareira e gostaria de ter uma para decorar casa em Portugal (e também usá-la no inverno), saiba que existem algumas opções para isso, desde lareira elétrica, a gás e a ecológica.

Veja como é o clima em Portugal.

Lareira ecológica

Esse modelo de lareira moderna, surgiu na Finlândia e logo se espalhou pelo mundo afora, embora no Brasil ela ainda não seja muito popular.

A lareira ecológica produz fogo de verdade graças a queima do álcool etílico 92° (um produto muito fácil de achar em farmácias e mercados).

Uma caixa de aço inoxidável acoplada a lareira, garante não apenas a segurança mas também o local onde ocorre a combustão que vai resultar nas chamas.

A lareira também possui um sistema que controla a intensidade do fogo e a altura da chama, e pode permanecer acesa aquecendo o ambiente por até 20 horas.

Principais vantagens:

  • Dispensa o uso de lenha;
  • Não gera fumaça, odor ou mesmo aqueles resíduos de brasa;
  • Não exige canos, exaustores ou mesmo chaminés;
  • Praticidade: é possível acender/apagar com muito mais agilidade, em relação a uma lareira comum;
  • Há modelos de lareira ecológica de acordo com o tamanho do ambiente;
  • Existem 2 tipos disponíveis: a embutida e a portátil, que é mais prática;
  • Não gera consumo alto.

E de fato, a lareira ecológica esquenta o espaço da casa, na África do Sul, é comum esse tipo de lareira que possui um design de mesa de centro.

 

Lareira a gás

É mais uma alternativa de aquecimento sem a necessidade de lenha ou chaminé na casa, entretanto sua instalação vai exigir uma pequena reforma no lar, pois a lareira a gás deve ser embutida na parede e ser conectada a um ponto de gás (natural encanado ou botijão).

Vantagens

  • Consumo relativamente baixo;
  • Sistema de ligamento fácil.

Desvantagens

  • Necessário ter atenção se houver animais e crianças na residência;
  • Exige uma pequena obra;
  • A cor da chama será azulada, semelhante a chama do fogão.

Lei de proteção animal em Portugal: saiba tudo.

Lareira elétrica

Um simples toque no botão e logo as chamas em 3D (simulando chamas reais) acendem e o recinto começa a esquentar. Além de ser prática, é ideal para quem tem crianças em se tratando de segurança.

Principais vantagens

  • Manutenção fácil;
  • Não gera fumaça ou fuligem;
  • Não necessita de lenha ou chaminé;
  • Fácil instalação;
  • Alguns modelos são réplicas de lareiras tradicionais;

Desvantagem

  • Dependendo da potência do aquecimento e frequência de uso, pode representar um alto consumo de energia.

Lojas de eletrônicos em Portugal: veja onde comprar sua lareira.

Sugestões simples e baratas mas que fazem a diferença ao decorar casa em Portugal

  • Se o espaço interior for pequeno, saiba que tons de parede claro podem “ampliar” o ambiente se houver iluminação natural no recinto. O mesmo ocorre com espelhos no local;
  • Cores fortes como vermelho e violeta podem influenciar o nosso emocional gerando tensão visual. Portanto, não são indicadas para ambientes como quartos, podendo atrapalhar o descanso;
  • Tenha um estilo em mente, não misture tendências diferentes, opte por uma linha que pode ser madeira rústica, minimalista, clean (branco), vintage ou mesmo adotar um design mais moderno;
  • Caso use papel de parede colorido na sala, deixe pelo menos na cor branca uma ou duas paredes. Cortinas de cores claras absorvem melhor a luz natural;
  • Porta de correr além de ser elegante, também economiza espaço, dependendo do ambiente você pode escolher entre madeira ou vidro fumê (mais utilizado para cozinha);
  • Em se tratando de banheiro, também é indicado cores claras e cestas de vime (para colocar roupa suja e também enfeitar);
  • Em termos de decoração, pastilhas de resina adesiva em alto relevo (estilo faixa) tornam a aparência da casa de banho (como os portugueses dizem), mais bonita (as pastilhas em resina ou vidro são fáceis de aplicar e remover, possuem uma infinidade de cores e além disso, diversas lojas a comercializam online).

Lojas online em Portugal: conheça as principais.

Sites úteis para achar profissionais de todos os tipos de serviços

Na hora de reformar a casa, o ideal é encontrar um bom profissional (e que não seja caro), entretanto, sem uma referência, se torna difícil achar um especialista na área sem uma indicação confiável.

Para esse tipo de problema, o site Habitissimo é bastante útil, pois reúne os serviços de diversos profissionais de diferentes áreas, onde contam com opiniões (positivas e negativas) de clientes deles.

Buscar um serviço no site também é muito fácil, basta digitar no campo “do que precisa” o tipo de trabalho que necessita (ex: pintores) e no campo ao lado o código postal ou a zona onde reside. Uma nova tela pedirá mais detalhes do serviço solicitado e enviará orçamentos de alguns profissionais, onde poderá comparar as propostas e escolher a melhor opção.

Há um tempo, um familiar usou o site na busca de um pintor, e dentre as avaliações lidas, escolheu um profissional de Vila Franca de Xira (município no Distrito de Lisboa), mesmo o serviço sendo realizado em Setúbal. Isto quer dizer que, o solicitante pode buscar um profissional nos arredores de sua zona de residência também.

Em linhas gerais, é um site para procurar profissionais das mais diversas áreas e também oferecer serviços para aqueles que já atuam no segmento de construção, remodelação, arquitetura e outras especialidades.

Outro site que segue essa mesma linha é o Zaask, que funciona da mesma forma, porém os serviços oferecidos são mais amplos, pois além da parte de reforma/construção, disponibiliza também profissionais nas áreas de: bem-estar, eventos, aulas etc.

Quatro sites para criar a planta da casa online e grátis

Sempre que estamos construindo ou reformando uma casa, surge aquela ansiedade para saber como ela de fato vai ficar quando estiver pronta.

Para saciar essa curiosidade, saiba que existem ferramentas online que possibilitam criar plantas de casas e também decorar ambientes.

Dessa forma, você tem a chance de visualizar como a casa estará no futuro, além de poder delimitar a posição dos móveis e também dos objetos que compõem a decoração. Alguns programas inclusive permitem ver o resultado final em 2D e 3D, dentre outras facilidades.

E o principal, são programas fáceis de usar, necessitando somente de criar um cadastro, dessa forma ficou muito mais fácil decorar casa em Portugal.

Vai comprar casa em Portugal? Então leia esse artigo sobre o tema.

3Dream

Ferramenta online e gratuita, o 3Dream permite projetar uma casa de forma simples e rápida. Crie um cadastro no site, e em seguida, comece a construir ou mesmo recriar ambientes completos do teto ao chão. É possível também escolher os materiais que serão utilizados, a cor das paredes e textura.

O próximo passo é acrescentar os móveis e objetos de decoração, não esqueça de colocar a medida do imóvel para que o projeto online se torne mais realista em relação a casa.

Infelizmente, para quem não domina o inglês, terá dificuldades em lidar com o programa que se encontra disponível apenas nesse idioma.

Dica: O site possui uma versão paga que possibilita acesso ilimitado a todos os recursos que oferece, mas se ainda assim preferir a opção gratuita, poderá fazer apenas 2 projetos e 25 fotos.

Roomstyler

Em relação a móveis e projetos de decoração, o Roomstyler é mais completo e oferece mais opções também. O site atua em parceria com uma loja online, onde todos os artigos vendidos no programa podem ser achados na loja, entretanto, este último recurso serve apenas para residentes do Reino Unido e Estados Unidos.

Dica: É possível visualizar o projeto em 3D.

Roomle

Uma ferramenta online mais básica, mas que atende seus objetivos. Apesar de não oferecer muitas opções no que se refere a móveis e objetos de decoração para a planta da casa, ainda assim, é um programa útil, que propicia criar o projeto de forma rápida e simples.

Uma das vantagens do Roomle é sua versão em português, que facilita aqueles que não sabem inglês, sem contar que possui 2 formas de visualização, sendo uma delas mais rápida. Entretanto, a qualidade da apresentação deixa um pouco a desejar.

Floorplanner

Ideal para quem não entende muito desse tipo de programa, apresenta como principal vantagem a opção de criar um cadastro ou acessá-lo através da conta do Google. Além disso, é considerado o programa mais fácil de ser utilizado, em comparação aos outros. Antes de reformar ou decorar casa em Portugal, acesse o Floorplanner.

Dica: Disponível também na versão em português (de Portugal).

Aplicativos para morar em Portugal: veja os 10 melhores.

Cinco perfis de decoração no Instagram para seguir

Uma das redes sociais mais populares do momento, o Instagram serve também para ter ideias interessantes sobre decoração e design de interiores através de alguns perfis que abordam exclusivamente essa temática.

Se você curte decoração, não pode deixar de seguir estes 5 perfis que são os preferidos dos internautas no momento.

Siga @doedu – Edu

O designer Edu Mendes é bastante conhecido na rede social e não é à toa, ele tem mais de 170 mil seguidores, além de 8.529 publicações.

Se você aprecia o estilo “Faça Você Mesmo”, vai curtir bastante as centenas de sugestões incríveis para decorar casa em Portugal (ou em qualquer outro lugar) e deixar o lar mais aconchegante e gastando pouco.

Curiosidade: A expressão “Faça Você Mesmo” vem do termo em inglês DIY (Do It Yourself).

Siga @casavoguebrasil – Casa Vogue

O perfil da Casa Vogue é um sucesso e os números provam isso, são mais de um milhão de seguidores que buscam inspiração para decorar casa em Portugal e no Brasil e se deslumbrar através das imagens de extremo bom gosto que estampam a rede social.

As sugestões revelam as tendências de decoração não apenas no Brasil mas no mundo afora, logo todas dicas são válidas para quem está na Europa.

Siga @historiasdecasa – Histórias de Casa

O nome já diz tudo, cada casa tem uma história e através das fotos, é possível conhecer essas narrativas que envolvem simplicidade e nostalgia. O internauta irá notar também uma atmosfera retrô por meio de objetos de outros tempos. O perfil tem mais de 380 mil seguidores.

Siga @ideiasparacozinha – Ideias para cozinha

O foco nesse perfil é o cantinho da casa preferido por muitos: a cozinha. São várias sugestões e estilos de cozinha para dar um “up” no seu lar, desde cozinhas rústicas, sofisticadas, chiques, modernas e de cores variadas. Inspire-se!

Siga @erikakarpuk – Erika Karpuk

Sustentabilidade é um tema que estará sempre na moda, afinal, a preocupação com o meio ambiente é um assunto que sempre deve estar em pauta. O perfil da Erika mostra que sustentabilidade e criatividade podem andar lado a lado, através de objetos simples que mudam a aparência da casa, e o melhor, de forma ecológica.

Conheça 10 perfis de Instagram de viagem para se inspirar a viajar mais.

Três canais de decoração com a tendência DIY

Diycore

O canal Diycore no Youtube é um trocadilho com a expressão “Faça você mesmo” (Do it yourself) cuja a sigla é DIY. A youtuber Karla Amadori ensina como fazer objetos decorativos interessantes a partir de materiais que as pessoas tem em casa, sem precisar comprar nas lojas. Além das dicas de decoração, o canal tem como proposta economizar gastando o mínimo possível.

Tu Organizas

Como o próprio nome já diz, o canal tem como principal finalidade dar dicas de organização, principalmente para quem vive em espaços pequenos. Se não bastasse isso, a youtuber Nina Braz também dá sugestões na mesma linha DIY, ensinando como organizar ambientes da casa e criar artigos úteis usando sacolas, caixas de papelão, etc.

Mary Elizabeth

Outro canal muito interessante e pegando carona no estilo DIY, são os vídeos da Mary Elizabeth. Mesmo se você não for um expert no inglês, ainda assim, conseguirá entender as dicas valiosas de como decorar os ambientes de uma casa.

Os vídeos são delimitados por cômodos, ou seja um especialmente sobre sala, outro sobre cozinha e assim por diante.

Três aplicativos essenciais de arquitetura – saiba como ficará a sua reforma antes de ficar pronta

A tecnologia a nosso favor, é dessa forma que poderíamos descrever os aplicativos de arquitetura que nos ajudam a ter uma noção clara de como ficará a reforma de uma casa. Confira abaixo os melhores apps mesmo para quem não entende nada de arquitetura:

Homestyler

Este app super útil é ideal para design de interiores e ao mesmo tempo muito divertido também, pois você poderá “brincar” testando cores de parede, posição dos móveis, papéis de parede, quadros e diversas outras coisas que a sua imaginação mandar, antes de iniciar uma obra ou decorar casa em Portugal.

Para utilizá-lo é muito fácil, basta apenas tirar uma foto do ambiente e começar a recriar virtualmente como você pretende decorar a sua casa, antes de pôr a obra em prática.

O app também possibilita que você crie um projeto do zero, sem a necessidade de tirar uma foto do local. Está disponível em português e pode ser achado no Google Play e Apple Store.

No Youtube tem alguns tutoriais ensinando como usar este e outros programas já citados, eu mesmo fiz algumas experimentações e achei bem legal.

Angle Meter Pro

Não se assuste com o nome em inglês, este aplicativo funcional vai ajudá-lo a medir os ângulos de um determinado espaço sem precisar usar a tradicional régua com nível.

Dessa forma, você saberá a medida exata de um objeto que pretende incluir em sua casa ou mesmo a dimensão da área onde algo será construído (armário embutido, por exemplo).

Sua utilização é muito fácil, após baixá-lo (não precisa efetuar cadastro), posicione sobre o espaço que deseja medir o ângulo e logo em seguida, ele mostrará as opções de medida. Disponível para iOS, Android e Google Play (gratuito, porém com anúncios).

Magicplan

O Magicplan é semelhante ao Homestyler, porém com uma função adicional, além de decorar um espaço da casa, ele permite também elaborar uma planta da habitação de forma completa.

Após fazer o download do aplicativo e criar o cadastro gratuito, selecione o objetivo de uso, tendo em vista que o Magicplan pode ser utilizado por profissionais do ramo de arquitetura e também por leigos no assunto, sendo o seu uso pessoal.

Com o app em mãos, ou melhor no celular, você poderá tirar fotos do ambiente, desenhar a planta, importar planos e outras diversas funções disponíveis.

Para os inexperientes no segmento, a melhor alternativa é fotografar os ambientes da casa que deseja modificar e encaixar na planta, para em seguida mobiliar o espaço usando os recursos que o aplicativo dispõe.

Disponível nas tecnologias Android e iOs, e o melhor é gratuito.

Casas para alugar em Portugal: como, quando e onde alugar.

Decorar casa em Portugal com estilo – conheça os simuladores de cores de parede virtual

Surge a dúvida, pintar as paredes da sala de azul ou bege? Diante dessa incerteza, a melhor opção é usar um simulador de cores para descobrir previamente se uma determinada cor ficará melhor do que a outra.

Tenha em mente que os simuladores online mencionados abaixo são de acordo com o fabricante da tinta, caso você escolha por uma dessas marcas, poderá fazer diversos testes virtuais antes de escolher uma cor definitiva.

Diversos fabricantes internacionais exportam para Portugal, sendo possível achar algumas delas no país. Entretanto, em território português as tintas mais conhecidas são: Barbot, Cin e Robbialac.

Simulador da Suvinil

Presente em 30 países (alguns deles na Europa), as tintas Suvinil possui um simulador fácil de ser usado. Acesse o site da empresa na categoria “encontre a sua cor”, e logo em seguida siga o passo a passo conforme orientação da página.

Simulador Barbot

O app Barbot Paint é semelhante a um outro aplicativo mencionado anteriormente, após fazer o download, tire uma foto do cômodo e selecione as cores que desejar. Após fazer as experimentações, o app permite guardá-las para mais tarde você revê-las e decidir qual será a cor da parede. Disponíveis para os sistemas Android e iOS.

Simulador CIN

O aplicativo CIN Colirit funciona da mesma forma que o Barbot, através de uma fotografia você pode em seguida escolher a cor dentre várias opções disponíveis no catálogo da marca. Além disso, também é possível guardar os resultados realizados para consultas futuras.

Reciclagem – o lixo de luxo

Se fossemos definir a palavra “reciclagem” em apenas 1 frase, poderíamos dizer que ela consiste em “reprocessar um produto”. Sendo de extrema importância para a natureza e também para o homem.

A reciclagem reduz drasticamente a quantidade de lixo e também os impactos gerados pelos resíduos no meio ambiente. Exemplos disso são: poluição do ar, do solo e da água.

Outro fator fundamental na reciclagem é a diminuição da retirada de matéria prima na natureza, além de colaborar com a saúde pública e gerar empregos para aqueles que estão fora do mercado de trabalho, em função da crise ou ausência de qualificação.

Os artigos mais comuns que podem ser reciclados são: papel, vidro, metal e plástico, além de borracha, itens especiais como pilhas e baterias e até entulho de obras.

O poder da reciclagem: veja como a Suécia transforma lixo em dinheiro.

Veja abaixo exemplos interessantes de reciclagem, onde um produto que foi descartado no lixo, se transformou em outras coisas com diferentes funcionalidades, usando apenas a criatividade. Aproveite para decorar casa em Portugal com algumas dessas sugestões abaixo:

Luminária

A luminária de ares sofisticado, teve como matéria prima aquelas tampinhas que são descartadas quando abrimos a lata de refrigerante.

 

Televisão

No passado (não muito distante), as televisões eram grandes por causa do tubo de imagem, porém hoje, se tornaram um artigo antiquado e sem utilidade.

Contudo, a criatividade falou mais alto e logo descobriram uma boa função para elas, com a retirada do tubo e da tela de vidro, bastando colocar uma simples almofada, a velha TV tornou-se uma aconchegante casinha de cachorro.

 

Pneu

Já temos ciência que a borracha é um item reciclável, no entanto, é possível reutilizar o pneu de uma outra forma. Basta uma boa limpeza, pintura, uma almofada e pronto a cama do pet está concluída.

 

Monitor de computador

Assim como ocorreu com a TV, há anos e anos atrás, os computadores tinham um monitor enorme, que ocupava um espaço imenso em qualquer local. E mais uma vez, retirando todas as peças internas, escolhendo uma cor bonita e colocando um travesseiro macio, o seu gatinho de estimação já tem uma nova casa.

Dica: como os gatos possuem um porte menor que os cães, o ideal é que os monitores sirvam para os gatos e as televisões para os cães de tamanho pequeno/médio.

Mala

Da mesma forma que os televisores e monitores, uma mala grande sem uso, pode se tornar a cama de um cãozinho ou gato, o que na verdade irá definir isso é o tamanho da bagagem. De todo modo, é um objeto muito simples de ser modificado e pode ser retirado uma das abas da mala ou não, sendo isso opcional.

Dica: o mesmo serve para os caixotes também.

 

Pet Shop em Portugal: conheça os melhores.

CD

Muitas pessoas já aposentaram os cds devido a facilidade de baixar músicas na internet, todavia, nem tudo está perdido. Cds sem uso podem se tornar porta copos estilosos.

Colheres

A junção de algumas colheres velhas e uma tábua, podem se tornar um cabideiro elegante para decorar casa em Portugal. O mesmo também serve para os velhos rolos de massa.

 

Tic Tac

As caixinhas pequenas de Tic Tac podem ser úteis vazias, servindo como porta condimentos ou mesmo para guardar agulhas e botões de roupas.

Após todas essas dicas, o próximo passo é pôr a mão na massa e decorar casa em Portugal do que jeito que você sempre quis. Mãos à obra!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Jornalista, vive no Brasil e ama Portugal, tem passagens pela África, Europa e América do Norte/Sul. Além da paixão por viagens, também adora animais e apoia projetos de conservação de vida selvagem na África do Sul e Brasil.