Lei de proteção dos animais em Portugal: saiba tudo sobre a nova lei

Portugal  / 

Que os animais são parte da família, seres inteligentes e sensíveis muita gente sabe. E finalmente, surgiu em Portugal uma lei que os protege com mais rigidez. A polêmica ainda é bastante grande, mas a nova lei de proteção dos animais em Portugal já está em vigor.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

A discussão é grande porque os animais em Portugal deixaram de ser “coisas” e passaram a ser considerados “seres vivos dotados de sensibilidade e objeto de proteção jurídica” perante a lei portuguesa.

Entretanto, muitos advogados e profissionais da área jurídica (digamos com um coração mais duro e com pouco amor pelos animais) dizem que a lei não irá funcionar e contestam o texto da lei.

Mas quais são as mudanças na lei? Hoje vamos te contar tudo sobre a nova lei de proteção dos animais em Portugal.

Nova lei de proteção dos animais em Portugal: lei nº 8/2017

A Lei nº 8/2017 de 3 de março de 2017, que entrou em vigor no dia 01 de maio de 2017, trata os animais como seres vivos com sensibilidade, não podendo mais serem tratados como “coisas”.

Isso significa que os donos de animais devem assegurar seu bem-estar, dando-lhes acesso a água, alimentação, cuidados veterinários etc. Os animais não podem sofrer maus-tratos, sentir dor, sofrimento, ser abandonados ou mortos.

A nova lei de proteção dos animais em Portugal também assegura que quem for condenado por agredir um animal deverá indenizar o proprietário pelo valor pago no tratamento.

Animal em Portugal: saiba neste artigo quais são os gastos e a burocracia.

Principais alterações na lei

A nova lei de proteção dos animais em Portugal possui diversas alterações. Entre elas estão:

1. Os animais deixam de ser coisas, mas continuam a ser objetos do direito de propriedade. Entretanto, os proprietários dos animais devem garantir sua alimentação, água e bem-estar animal de acordo com a necessidade de cada raça;

2. Para os animais de companhia, a lei define que em caso de divórcio, eles deverão ser “confiados a um ou a ambos os cônjuges, considerando, nomeadamente, os interesses de cada um dos cônjuges e dos filhos do casal e também o bem-estar do animal”;

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

3. Quem agredir um animal e for condenado por maus-tratos de animais será o obrigado a pagar uma indenização para cobrir todas as despesas do tratamento médico-veterinário a quem resgatou ou ao dono;

4. O roubo de um animal em Portugal ou apropriação indevida será punido com prisão por até 3 anos.

Leia a lei completa no Diário da República de Portugal.

Projeto de lei

O projeto de lei em Portugal foi desenvolvido pelos partidos: PAN (Pessoas–Animais–Natureza), PS (Partido Socialista) e BE (Bloco de Esquerda) e foi aprovado por unanimidade na Assembleia da República de Portugal.

A lei foi assinada pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 23 de fevereiro de 2017.

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Leia também como é ter um animal na Europa.

Proibição de abate de animais em canis públicos de Portugal

Já no dia 30 de setembro de 2018, entrou em vigor uma lei que proíbe o abate de animais em canis municipais portugueses, outra grande vitória para os defensores de animais em Portugal.

Os animais achados na rua, abandonados ou perdidos têm o prazo de 15 dias para serem declarados ou avisados pelos seus donos. A partir da data de recolha do animal na rua, conta o prazo de 15 dias para ele ser considerado abandonado.

Isso implica que ele deverá ser obrigatoriamente esterilizado (para o controle populacional de animais) e encaminhado para adoção (organizado pelas entidades responsáveis).

Adoção de cães na Irlanda: vejas quais são as regras, os custos e as multas.

Antes de a lei ser aprovada, os animais podiam ser abatidos em 8 dias, se houvesse lotação no canil. A nova lei também prevê campanhas anuais de conscientização para o respeito e a proteção dos animais e não ao abandono de animais.

Saiba como levar cachorro no avião: regras, custos e cuidados a ter.

Identificação animal na Europa

Dentro da União Europeia o controle de animais é bastante rigoroso e todos os animais de estimação devem ter microchip para sua identificação.

nova lei de protecao dos animais em portugal microchip

Dessa forma, todos os dados do proprietário ficam registrados no sistema e é possível localizar os donos de animais em caso de perda, sumiço ou abandono.

Por isso, é importante que os dados cadastrados no microchip estejam sempre atualizados com o endereço e o telefone mais recente.

A implantação do microchip nos animais é obrigatória antes das vacinas, principalmente para a vacina antirrábica. Para quem é natural de outros países do mundo e deseja entrar na Europa com seu animal de estimação é necessário cumprir alguns requisitos e ter toda a documentação em dia.

Veja a matéria completa que preparamos sobre como viajar com animais para Europa e os custos aplicados.

Confira também como são as leis de bem-estar animal na Suíça, um exemplo a ser seguido em todo o mundo.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.