Morar no interior de Portugal vale a pena? Veja vantagens e desvantagens

Portugal  / 

A maioria das pessoas quando está planejando morar em Portugal pensam logo em Lisboa ou no Porto, e se esquecem do interior de Portugal, que pode ser uma excelente escolha, e oferece uma ótima qualidade de vida. Por isso, resolvemos fazer esse artigo para que você saiba um pouco sobre como é morar no interior de Portugal e, quem sabe, se encante com tudo o que o interior pode oferecer.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Ficou interessado? Então fique aqui com a gente!

Morar no Interior de Portugal: lembre-se que o país é pequeno

Portugal é um país pequeno, especialmente quando comparado ao Brasil. Para se ter uma ideia, de norte a sul em linha reta, Portugal tem apenas 561 quilômetros de comprimento e 218 quilômetros de largura máxima, ou seja, tudo é relativamente perto.

Além disso, a população portuguesa é de pouco mais de 10 milhões de habitantes e com estradas e transportes integrados, cruzar o país é rápido e seguro.

Como é morar no interior de Portugal?

O interior de Portugal tem muito a oferecer. A qualidade de vida é muito boa, o custo é baixo além de muito mais tranquilo, principalmente quando comparado aos grandes centros.

Os acessos são bons?

Depende muito das cidades. Há cidades que possuem ônibus e trens, além de estradas boas que dão acessos a outras cidades. Porém, existem outras cidades que não possuem acessos tão bons. Por isso, se você quiser morar no interior de Portugal, deve ter atenção a esse aspecto.

Os serviços são bons?

A maioria das cidades do interior de Portugal (estamos falando de cidades e não aldeias –  as pequenas vilas de Portugal) têm bons serviços. Os hospitais funcionam bem, os serviços públicos também, as escolas são boas e algumas até possuem universidades. São raros os casos de terem que ir às cidades vizinhas em busca de outros serviços.

Entenda também como funciona a saúde pública em Portugal.

Como é a infraestrutura?

As cidades do interior de Portugal possuem boas infraestruturas. Parques, piscinas públicas, mercados e shoppings. Normalmente não há muito o que fazer na parte de lazer e recreação, mas acabamos por nos adaptar a uma vida mais pacata.

É fácil arrumar emprego?

Esse é um problema das cidades de interior. Não existem muitas ofertas de emprego. Por não ter grandes indústrias, e os comércios não serem assim tantos, os empregos não são abundantes.

Como é a segurança no interior de Portugal?

O interior de Portugal é um ótimo lugar para viver devido à segurança. Devido à tranquilidade das cidades, a vida é segura e vive-se muito bem.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Algumas cidades do interior de Portugal

Veja quais são as melhores cidades pequenas de Portugal para morar:

1. Morar em Viseu

Apesar de ser uma cidade do interior de Portugal, Viseu é uma cidade bem grande (segunda maior do centro de Portugal) e tem vários acessos, ligando a cidade a todo o país. Porém, como transportes públicos conta somente com ônibus.

Você pode ver também como funciona o transporte público em Portugal.

Entretenimento

Possui shoppings e eventos durante o ano inteiro, como festival de jazz, de teatro, de street art.

Educação

Possui escolas públicas e privadas e ainda conta com universidades tanto públicas quanto privadas, e uma biblioteca municipal.

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Saúde

Na cidade tem um hospital central, uma clínica privada e três centros de saúde.

2. Morar em Beja

Localizada no Alentejo, possui um clima mais ameno durante o inverno e bem calor durante o verão. É uma cidade pequena e bem conhecida pela sua qualidade de vida.

morar no interior de Portugal Beja

Entretenimento

Possui um centro comercial, bares e pubs, e festivais durante o ano todo, como Beja Romana e Festival de banda desenhada.

Educação

Possui escolas e universidade, e recebe alunos do mundo inteiro para fazer intercâmbio.

Saúde

Tem um hospital e dois centros de saúde.

Turismo

É um destino turístico muito procurado, por isso tem roteiros criados para atrair os turistas e mantê-los na cidade por mais tempo.

3. Morar em Évora

Évora é uma das cidades que você deve ponderar para morar no interior de Portugal. É uma cidade calma, com pessoas simpáticas e uma qualidade de vida excelente. Além disso, conta com uma arquitetura linda e comidas típicas de dar água na boca.

Évora Alentejo

Entretenimento

Em Évora a vida noturna é bastante agitada e tem baladas muito boas. Tem bares e cafés, onde pode ir sentar e bater um papo.

Educação

A cidade tem escolas e a universidade, que é responsável por movimentar a cidade com seus estudantes nacionais e internacionais.
Saúde

Saúde

A cidade conta com hospitais, centros de saúde e clinicas privadas, para atender toda a população.

Turismo

Com o seu centro histórico sendo considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, essa cidade do interior de Portugal, capital do Alto Alentejo, atrai muitos turistas, que passam o dia visitando a cidade e seus monumentos.

Ainda não decidiu se vai ou não sair do Brasil? Veja 10 motivos para morar em Portugal.

4. Vila Real

Uma cidade do interior de Portugal, situada mais a norte do país. É uma cidade muito bonita e que encanta quem a visita. É acolhedora, seus moradores são simpáticos e prestativos, e acolhem quem vai morar na cidade, bem típico de interior.

Vila Real Portugal

Entretenimento

Bares e restaurantes muito bons, onde você pode provar a gastronomia e os vinhos maravilhosos da região.

Educação

Escolas e universidade. A universidade também recebe muitos estudantes internacionais, que são “acolhidos” pela população e se sentem em casa, se apaixonando pela cidade e pelos moradores. Também já escrevemos um guia de como estudar em Portugal.

Saúde

Possui centro de saúde e hospital, com todas as especialidades. Os médicos fazem questão de acompanhar os pacientes e são muito atenciosos.

Turismo

Por ser uma cidade muito bonita e conhecida, Vila Real atrai muitos turistas, pois é uma cidade abençoada pela natureza.

5. Morar na Covilhã

Cidade do interior de Portugal, situada na região das beiras, perto da Serra da Estrela, é uma cidade pequena, acolhedora e com um ar universitário. Muito fria durante o inverno, e muito calor no verão, essa cidade conquista as pessoas com a sua qualidade de vida, baixo custo e hospitalidade dos moradores.

Covilhã Portugal

Entretenimento

A Covilhã tem um shopping e um cinema, e tem bares e discotecas, onde as pessoas podem ir à noite se divertir. Além disso, tem parques para fazer caminhadas e levar as crianças para brincar.

Educação

Tem escolas e a universidade, que é o que movimenta a cidade, com tantos estudantes nacionais e internacionais, dando vida à cidade.

Saúde

A cidade tem um centro de saúde e um hospital. Tem ainda clínicas privadas.

Turismo

Por estar perto da Serra da Estrela, a Covilhã recebe muitos turistas, principalmente quando começa a nevar na Serra. Durante o verão também é alvo dos turistas, que vão para a cidade descansar e aproveitar a tranquilidade das cidades do interior de Portugal.

Se você quer morar em uma cidade com um custo de vida mais em conta, veja a lista com as cidades mais baratas para viver em Portugal.

Qual a diferença de morar no interior e no litoral/grandes centros

A maior diferença está no acesso a outras cidades, pois algumas cidades do interior podem não ser fácil de chegar. Porém, no interior, na maioria das vezes não precisamos de carro para nos deslocar, podemos fazer tudo caminhando.

Muitas vezes as cidades do interior não têm uma boa oferta cultural, ou seja, ficamos privados quanto a shows, teatros, etc. Mas tem festas dos santos, que dá para o pessoal se divertir. Por outro lado, no interior tem menos poluição, menos stress, menos barulho, etc.

Morar no interior de Portugal é uma oportunidade

Morar no interior de Portugal pode ser uma boa ideia para quem não gosta de viver na confusão dos grandes centros. E como você viu, algumas cidades podem oferecer tudo o que precisamos, e ainda a tranquilidade e calma que buscamos.

Por isso, faça a sua pesquisa e veja o que melhor se encaixa no que você está a procura.

Alternativas ao interior de Portugal

Lisboa e Porto são as cidades mais badaladas de Portugal e isso acontece porque são as maiores e mais famosas cidades do país. Por conta disso, nestas duas cidades é onde tudo acontece e é onde estão as maiores oportunidades de emprego, porém o custo de vida é mais alto.

Entretanto, em outras cidades do interior e menores é possível encontrar qualidade de vida e quase tudo que está disponível nas grandes cidades, além de um custo de vida mais barato e acessível, mas as ofertas de emprego são mais escassas.

Dentre as principais cidades para se morar estão Lisboa, Porto, Coimbra e Braga.

E qual é o custo?

O custo de vida em Lisboa e no Porto é mais alto em relação a outras cidades de Portugal e isso acontece porque as duas cidades estão na moda na Europa e no mundo. Inclusive, muitos cidadãos portugueses estão começando a se irritar com os altos preços dos aluguéis.

Veja em detalhe como é o custo de vida em Portugal.

Os portugueses estão se deslocando para a periferia

Com a enxurrada de turistas, muitos proprietários estão preferindo colocar seus imóveis em sites como Airbnb e isso faz o valor mensal subir muito para moradores habituais, o que faz com que eles se desloquem para a periferia e tenham mais gastos com transporte, por exemplo.

Saiba como é a qualidade de vida em Portugal.

O baixo-custo é uma vantagem

Morar no interior de Portugal é mais vantajoso em relação ao custo de vida sem dúvida, porém como são cidades pequenas existe uma maior dificuldade em encontrar emprego.

Se um apartamento de dois quartos em Lisboa pode ter um aluguel mensal na casa dos 750 € (setecentos e cinquenta euros), em Coimbra o mesmo imóvel pode sair por 350 € (trezentos e cinquenta euros).

Veja quanto custa morar em Trancoso, vila no centro de Portugal.

Emprego para brasileiros

Encontrar emprego em Portugal não é uma tarefa muito simples. Mesmo com a economia reagindo e superando a última grande crise, os brasileiros encontram algumas dificuldades, pois o processo de seleção em Portugal é bem diferente do Brasil.

Primeiro que as empresas contratam com calma (muita por sinal) e os processos de seleção facilmente duram 6 meses, ou seja, se você está pensando em morar em Portugal, venha com uma boa quantia de dinheiro guardada para não se apertar, ou com emprego garantido.

O turismo está criando oportunidades

Obviamente que com a ascensão do turismo no país europeu, existe uma maior oferta de empregos, especialmente na área dos serviços (hotel, bares, restaurante, cafés , etc.), porém se você possui qualificação, não é tão simples encontrar uma recolocação no mercado de trabalho português.

Vantagens e desvantagens de morar no interior de Portugal

Veja a lista que vai ajudar você a decidir se é ideal para o seu estilo de vida morar no interior de Portugal:

Vantagens de viver no interior de Portugal

  • Baixo custo de vida;
  • Tranquilidade;
  • Qualidade de vida;
  • Não tem trânsito;
  • Menos poluição;
  • Segurança.

Como o país europeu é muito seguro (considerado o terceiro mais pacífico do mundo), a menor violência geralmente do interior não pode ser considerada uma vantagem já que nas grandes cidades a violência também não é um problema.

Desvantagens de viver no interior de Portugal

A grande desvantagem é a baixa oferta de emprego nas cidades do interior de Portugal, principalmente as que ainda não conseguiram alavancar o turismo.

  • Menos oportunidades de emprego (na maioria das vezes);
  • Difícil acesso (dependendo da cidade);
  • Pouca oferta cultural.

Vale a pena?

Se você vive em uma grande cidade no Brasil e está em busca de sossego, paz e tranquilidade, morar no interior de Portugal pode ser a realização do seu sonho.

Agora, se você pretende se mudar para o país europeu para trabalhar, as cidades maiores são as mais indicadas. Então a resposta ideal para a pergunta é: depende do que você busca.

Se você está com vontade de se mudar para o país, indicamos a leitura do nosso Ebook Como Morar em Portugal. É um guia completo com tudo o que você precisa saber para planejar a sua mudança, sem imprevistos ou problemas. Vale a pena!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.