Portugal

Comboios de Portugal

É muito fácil e prático cruzar o país com os comboios de Portugal, ou com os trens, como os brasileiros chamam o transporte ferroviário.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança na TransferWise, que funciona em toda a Europa.


A TransferWise não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter um endereço na Europa.

ABRIR CONTA »

Confira tudo que você precisa saber para fazer um agradável passeio de trem em Portugal e saiba quais são as opções de linhas que ligam as cidades de Portugal.

Comboios de Portugal

A companhia ferroviária nacional de Portugal é a estatal Comboios de Portugal, que conta com mais de 2,7 mil quilômetros de ferrovias. Além da cobertura das principais cidades do país, há viagens internacionais que levam até a Espanha ou França, por exemplo.

Os bilhetes para transporte de trem em Portugal podem ser comprados no guichê ou com antecedência, pela internet. Quando adquiridos antecipadamente, é mais fácil encontrar promoções.

Há também opções de pacotes turísticos e para grupos, além de descontos para famílias, crianças e idosos.

Comboios Portugal estação

Como é viajar pelos trens em Portugal?

As viagens são agradáveis, confortáveis e sempre acompanhadas por belas paisagens. Mas a sua experiência vai variar de acordo com o trajeto e com o tipo de trem que você escolherá.

Descubra também toda a beleza da região, conhecendo o que há de melhor no turismo em Portugal.

Tipos de comboios de Portugal

Há diferentes tipos de trem que ligam várias cidades: os mais rápidos e caros são os chamados “Alfa-pendurares“.

Eles oferecem cafetaria, minibar, refeições, Wi-Fi gratuito, canais de áudio e vídeo, fraldário, entre outras facilidades.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com toda segurança.

VER COTAÇÃO »

Já os “Intercidades” dispõe de lugares em primeira e segunda classe, algumas linhas disponibilizam bar e Wi-Fi, mas não oferecem todas as facilidades que o primeiro.

Confira também nosso artigo que contamos tudo sobre as comidas típicas de Portugal.

A viagem demora um pouco mais, em compensação é mais barata

Por fim, entre os comboios de Portugal, há os Regionais e Inter-regionais que fazem as ligações para cidades menores.

São os que fazem mais paradas e consequentemente, os mais baratos para se deslocar.

Pretende visitar a Europa? Confira como planejar sua viagem para Europa.

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Principais conexões dos trens de Portugal

Comboios Campanhã

Nos comboios de Portugal, há a linha de comboios que liga Lisboa ao Porto tem viagens diárias a partir de 6h da manhã e pode ter a duração de 2h30 até 4h, dependendo da estação e do tipo de trem que você escolher.

Os valores também variam, geralmente entre 15 e 44 euros, de acordo com a classe selecionada. Mas há promoções no site nas quais você encontra passagens com bons descontos para esse trecho. Há redução de tarifa para idosos, estudantes, jovens, para grupos, para quem compra com antecedência, para datas comemorativas e mais. Veja aqui as opções de desconto dos Comboios.

Por isso, é importante ficar de olho e fazer buscas regulares

De Lisboa você também consegue pegar trens para Sintra, Cascais, e para várias cidades das regiões do Alentejo e Algarve.

Já do Porto, é muito prático se deslocar de comboio para Braga, Guimarães ou Aveiro.

Veja também quanto dinheiro levar para Europa.

Vale a pena usar o comboio em Portugal?

Essa resposta vai depender do seu objetivo e do lugar que você deseja ir. O fato é que nem sempre a viagem de trem por Portugal é a melhor opção.

Vantagens

Utilizar o comboio é confortável para quem não quer ter preocupação de onde estacionar o carro, ou pretende curtir a paisagem tomando um bom vinho, descansar durante o trajeto e até mesmo aproveitar o tempo para responder alguns e-mails.

Desvantagens

Por outro lado, há cidades em que o trem não chega ou que a estação fica muito distante dos pontos turísticos, como é o caso de Fátima.

Nestas circunstâncias, se você não quer depender de carro em Portugal talvez valha investir em um ônibus (autocarro), que também oferece bons preços e uma ampla malha de cobertura.

Se você tem dúvidas sobre a melhor maneira de viajar em Portugal, veja o que escrevemos sobre transporte público e dirigir em Portugal.

E passear de comboio, vale a pena?

Como passeio turístico, vale a pena se deslocar de comboio por Portugal. Principalmente se você conseguir uma boa promoção.

É sempre interessante e enriquecedor conhecer um pouco das paisagens pelo interior do país.

Saiba tudo sobre pacotes de viagens para Portugal.

Considere todas as alternativas

Mas nossa sugestão é: sempre leve em conta o tempo de viagem, a distância para seu destino e o valor da passagem.

Compare esses três fatores para viagens de trem, ônibus, aluguel de carro e até mesmo passagens de avião.

Se o comboio apresentar a melhor relação custo-benefício, curta sua viagem, se encante com as paisagens e aproveite para desfrutar a beleza das estações de trem de Portugal.

Para ajudar você a se planejar sua viagem, já contamos pro aqui quanto custa viajar para Portugal, confira. Saiba ainda como viajar a partir de Lisboa.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Ana Beatriz Furtado

Ana é uma jornalista brasileira que em 2017 saiu do Rio de Janeiro e se mudou com a família para o Porto. Ao lado do marido, o fotógrafo André Furtado, criou o site Portuguiando, espaço que usa para contar um pouco sobre a rotina de uma família de brasileiros em Portugal. Hoje se dedica à paixão pela escrita, à maternidade e a explorar a cultura lusitana.

Artigos Relacionados

Fechar