Viajar de trem em Portugal é uma das melhores opções. Viajar nos comboios de Portugal é uma das melhores formas de se deslocar pelo país, não importando se for a direção for norte ou sul. Algumas linhas (tipos de trem/comboio) são modernas e de alta velocidade, algumas outras nem tão rápidas assim, mas são eficientes, principalmente se não houver pressa para chegar ao destino. Confira nossas dicas no artigo a seguir e tire todas as suas dúvidas.

Tudo sobre os comboios em Portugal

No Brasil chamamos de trem, mas em Portugal a palavra correta é comboio. Logo, estando em solo português, não deixe de usar este termo, assim como o ônibus (para nós) é chamado de autocarro em Portugal. A malha ferroviária portuguesa é bastante extensa, sendo possível ir de uma extremidade a outra do país utilizando o comboio. Se ocorrer da cidade não ter uma estação de trem, a solução será o ônibus ou automóvel.
Todos os itinerários estão no site da CP (Comboios de Portugal). Basta inserir a rota e verificar os horários e preços. Lembrando que essa cotação/pesquisa só está disponível com no máximo 60 dias de antecedência.
Importante: ao adquirir o ticket do comboio pela internet, com pelo menos 5 dias (ou mais) de antecedência, é possível encontrar descontos de até 65% de acordo com o itinerário escolhido. Idosos e crianças tem preços reduzidos. Para conferir os descontos, basta consultar no site.

Como são os trens em Portugal

A responsável pelas linhas férreas no país é a Comboios de Portugal (CP), uma estatal do país. De todo modo, há diferentes tipos de trem assim como as rotas, tarifas, velocidades e classe (conforto).

Intercidades (IC)

Os comboios da categoria “Intercidades” conectam diariamente as principais cidades do país, para viagens de lazer ou de trabalho. Isso sem deixar de mencionar que possuem assentos em 1ª e 2ª classe, vagão-bar (exceto para a Linha do Alentejo) e Wi-Fi gratuito.
O IC (Intercidades) é menos veloz do que o Alfa Pendular e tem mais paradas também, mas não deixa de ter conforto. Tem “vagão bar” e Wi-Fi em algumas rotas. Na 1ª classe, tem tomadas disponíveis também.

Alfa-Pendular (AP)

É o comboio mais confortável, veloz e possui menos paradas. Em comparação ao anterior, ele é mais caro. Além disso, possui Wi-Fi, serviço de bordo, bar, canais de áudio/vídeo, fraldário, etc. Seu trajeto cobre longas distâncias, como Lisboa-Porto, além de outros destinos como Braga, região norte, Faro (no extremo sul), entre outros. Sua velocidade pode alcançar até 220 km/h.
Conforto: o passageiro da 1ª classe recebe um kit de boas-vindas com bebida, jornal ou revista, além de fones de ouvido. O acesso ao CP Lounge na estação Lisboa-Oriente também é liberado. Já a 2ª classe, conhecida como Turística, possui serviço de bordo e fones de ouvido.

  • Ar-condicionado;
  • Sistema de áudio;
  • Instalações para portadores de deficiência;
  • Jornais/revistas;
  • Restaurante/bistrô;
  • Telas de vídeo;
  • Wi-Fi.

As instalações internas podem ser diferentes dependendo do trem e da rota. De modo geral, as poltronas dos trens costumam ser mais largas em comparação às dos aviões, tendo inclusive assentos para grupos com mesa compartilhada, em que o passageiro pode se movimentar mais livremente. Algumas companhias férreas possuem “vagões silenciosos” também.
Dica: um site/aplicativo muito útil é o Omio (disponível também em português). Através dele, o usuário tem acesso a rotas de comboio, de autocarro e também de avião.

Segurança nos comboios de Portugal

Viagens de trem são muito seguras. Alguns países, como Espanha e França, possuem aparelhos de raio-X nas estações. Nos comboios regionais, de modo geral, o trânsito de pessoas é muito maior a todo momento. Então, é bom sempre ter atenção com os pertences como bolsas, carteira, passaporte, celular, etc.

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Passe de trem é vantajoso?

Depende. Se o viajante pretende conhecer vários países ou mesmo fazer inúmeras viagens em um único país durante um período de tempo, pode ser vantajoso. Há vantagens em relação às tarifas para jovens, idosos e grupos (a partir de duas pessoas).

Bagagem

Cada passageiro pode transportar uma bagagem, de qualquer tamanho ou peso. Contudo, é comum os viajantes embarcarem com mais de uma e, na maioria das vezes, os funcionários não reclamam. O passageiro pode e deve embarcar com sua bagagem sem a necessidade de check-in para isso.

Alguns comboios possuem compartimentos próprios para pôr a bagagem. Entretanto, nos trens mais simples, é necessário colocá-la debaixo do assento ou no espaço superior da poltrona. Se a bagagem for muito grande, o passageiro terá dificuldade em ambos os espaços. Mochilas, malas de mão e bolsas não se enquadram na categoria de volume.
Obs: cidades como Óbidos e Fátima possuem estações distantes do centro turístico. Nestes casos, ônibus/autocarro ou carro são melhores opções. O mesmo se aplica à Serra da Estrela e o interior do Alentejo.

Preços das viagens de comboios de Portugal

Itinerário Lisboa – Porto

  • Intercidades: a partir de 24€ (2ª classe) e 30€ (1ª classe), com duração de 4h45;
  • Alfa Pendular: a partir de 31€ (2ª classe) e 44€ (1ª classe), com duração de 3h45.

Itinerário Lisboa – Sintra

O trem/comboio utilizado seria o urbano 2,25€

Itinerário Porto – Braga

  • Intercidades: a partir de 14€ (2ª classe) e 15€ (1ª classe), com duração de 1h10;
  • Alfa Pendular: a partir de 15€ (2ª classe) e 20€ (1ª classe), com duração de 1h.

Itinerário Porto – Aveiro

  • Intercidades: a partir de 12€ (2ª classe) e 13€ (1ª classe), com duração de 54 minutos;
  • Alfa Pendular: a partir de 15€ (2ª classe) e 20€ (1ª classe), com duração de 43 minutos.

É sempre importante saber que:

  • Os valores podem variar de acordo com a estação e horário;
  • A duração da viagem pode variar conforme horário e estação;
  • Os assentos em ambos os trens são numerados;
  • O ticket pode ser comprado no site, aplicativo, bilheterias e máquinas das estações.

Alternativas aos comboios de Portugal

Autocarro

Viajar de ônibus é mais barato do que de comboio, e dependendo do destino, o tempo de viagem é quase o mesmo do trem, ainda mais se for no IC. Sendo assim, como as estradas em Portugal são excelentes e ônibus confortáveis (alguns possuem Wi-Fi, mesinhas, tomadas etc), às vezes o transporte rodoviário acaba sendo a melhor escolha. Um exemplo disso é se deslocar do Porto e Coimbra.
Os autocarros (ônibus) regionais da Rede Nacional de Expressos conectam todos as principais regiões do país através de rotas regulares, basta acessar o site para conferir melhor. Os ônibus interurbanos e urbanos são diferentes de uma região para outra, sendo serviços realizados por diferentes empresas (embora a rede Expressos seja a mais abrangente) com maior ou menor regularidade de horários, de acordo com a localidade.
Qualquer povoado em Portugal terá serviços de autocarros embora, para alguns locais específicos, pode ser necessário pegar um táxi para complementar o trajeto, como no caso de Monsaraz.
Muito popular na Europa, principalmente para os jovens com pouca grana (e muita vontade de viajar), a FlixBus seria uma empresa de autocarros de baixo custo, uma versão terrestre das cias aéreas low-cost, tendo conseguido estabelecer a maior rede de ônibus intercidades da Europa em se tratando de viagens de longa distância entre países. Se você nunca utilizou a Flixbus, temos um cupom de desconto de 20% para a primeira reserva, basta acessar a página da Flixbus por aqui.
Dica: um amigo alemão viajou no Flixtrain e não aprovou a experiência. De todo modo, para quem deseja viajar gastando pouco, é uma opção.

Aluguel de carro em Portugal

Se, com todas as vantagens de se viajar de comboio, ainda assim o passageiro optar por alugar um carro, o Euro Dicas sugere o buscador Discovercars, que compara os valores de todas as agências de locação de veículos e o pagamento pode ser feito em Real, sem IOF.
Os valores variam bastante, de acordo com o modelo do automóvel, estação (alta e baixa temporada) e o período de locação. Modelos populares como Opel Astra, Polo, Nissan estão em torno de 12€ a diária. Já os modelos mais modernos, como Fiat Panda, Renault Captur, estão entre 13€ a 16€ por dia. Há também automóveis na categoria luxo (SUV, conversível, etc.), cuja a diária pode ser a partir de 24€.
Nota: referência abril de 2020 para um período de 30 dias de locação.

Portagens

No Brasil é chamado de “pedágio”, mas em Portugal recebe o nome de portagem. Ao alugar um veículo, o ideal é fazer isso incluindo o Via Verde. Trata-se de um identificador preso no para-brisa do automóvel e, dessa forma, evita-se as filas do pedágio, além da praticidade.
Através de um sistema automático, a cobrança dos pedágios é realizada via cartão de crédito do motorista. No Brasil, existe um sistema parecido, chamado Sem Parar. Se quiser saber mais sobre portagens em Portugal, acesse o site Infraestruturas de Portugal, em que terá a disposição muitas informações.

Avião

Se o viajante estiver com pressa e dinheiro não for um problema, viajar de avião pode ser uma boa opção dentro do país. A tarifa de um voo de Lisboa para o Porto em maio está em torno de 54€ na 80€ (via TAP), e a duração média é de 57 minutos.
Se o voo for de Lisboa a Faro (pela mesma companhia aérea), o valor pode variar entre 140€ a 147€, cuja duração gira em torno de 40 minutos. Vale lembrar que as companhias aéreas low-cost possuem tarifas muito mais atrativas.

Vantagens dos comboios de Portugal

  • Bom preço: dependendo da categoria e tipo de trem, sendo de todo modo mais barato do que transporte aéreo;
  • Conforto: as poltronas são bastante confortáveis, principalmente na primeira classe;
  • Rapidez: normalmente as viagens são rápidas;
  • Praticidade: sem check-in ou estresse com franquia de bagagem;
  • Paisagens: a oportunidade de admirar as belas paisagens de Portugal;
  • Localização: as estações são, na maioria das vezes, centrais e evita-se um longo deslocamento até os aeroportos, principalmente se for em companhia aérea low-cost;
  • Ao contrário do avião, não é necessário chegar horas antes, uns 15 a 20 minutos de antecedência é o suficiente;
  • Às vezes, a CP tem passagens a 5€ de Lisboa para o Porto, mas esgota-se rápido. Bilhetes promocionais não permitem o reembolso diante de algum imprevisto;
  • Poder transportar líquidos sem restrições;
  • Partir e chegar na região central da cidade;
  • Poder levar o próprio lanche ou comprá-lo no vagão.

Desvantagens dos comboios de Portugal

  • Em comparação às tarifas de companhias aéreas low-cost, principalmente se for comprada na momento da viagem, sairá mais caro viajar de trem;
  • Se o viajante tem pouco tempo e precisa percorrer longas distâncias, o avião será a melhor opção;
  • Viagens de longa distância podem necessitar do uso de trens regionais que, na maioria das vezes, são mais lentos, podendo também ocorrer atrasos e cancelamentos.

Viagem turística nos comboios de Portugal vale a pena?

Como passeio turístico, vale a pena se deslocar de comboio por Portugal. Principalmente se você conseguir uma boa promoção. É sempre interessante e enriquecedor conhecer um pouco das paisagens pelo interior do país.
Estação de comboios de Santa Apolonia
Mas nossa sugestão é: sempre leve em conta o tempo de viagem, a distância para seu destino e o valor da passagem. Compare esses três fatores para viagens de trem, ônibus, aluguel de carro e até mesmo passagens de avião. Se o comboio apresentar a melhor relação custo-benefício, curta sua viagem, se encante com as paisagens e aproveite para desfrutar a beleza das estações de trem de Portugal.

Dicas essenciais

  • Importante lembrar que Lisboa, Porto e Coimbra são cidades que possuem mais de uma estação de trem e o passageiro terá que escolher qual delas é mais viável pra ele (mais próxima do hotel, por exemplo);
  • De Lisboa para trajetos de longa distância, o viajante deve partir das estações de Santa Apolônia e Oriente. Do Porto, a melhor estação é a Campanhã para trajetos de longa duração. Entretanto, muitos dos comboios “esticam” o percurso até São Bento;
  • As tarifas promocionais estão indicadas com uma estrela;
  • Uma vez com o ticket em mãos, veja o número da carruagem (vagão). Assim, o passageiro pode esperar na plataforma (se é mais no início ou mais no final).

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