Como alugar carro em Portugal? Confira os custos e locadoras

Portugal  / 

Uma grande dúvida de muitos brasileiros quando chegam em Portugal é a questão do carro. Muitos querem saber como funciona o aluguel de carro em Portugal, quais são as melhores locadoras, se a carteira de motorista brasileira é válida, entre outras questões. Por isso preparamos esse guia, para ajudar a tirar todas as dúvidas sobre alugar carro em Portugal.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Alugar carro em Portugal: como funciona?

Para alugar carro em Portugal é muito simples, basta fazer a pesquisa nos sites das locadoras ou comparadores. Nós recomendamos o Rentcars que apresenta as melhores opções de diferentes locadoras, assim é possível comparar e escolher o ideal para sua viagem.

Na sequência, escolher o modelo do carro que você quer, fazer a reserva utilizando um cartão de crédito português ou brasileiro internacional e ir buscar o carro na data, horário e local de recolha que você escolheu.

Ainda assim, há questões que você precisa saber, veja abaixo:

Posso dirigir com a carteira de motorista brasileira?

Sim! A carteira de motorista brasileira (carta de condução) é aceita para alugar carro em Portugal.

Tem idade mínima para alugar carro em Portugal?

Sim, e a idade depende da locadora. Tem algumas que exigem idade mínima de 18 anos, 21 anos, e outras de 25 anos, por isso você tem que estar atento na hora de fazer a reserva.

Existe algum outro pré-requisito para alugar carro em Portugal?

Algumas locadoras exigem que o motorista possua a carteira há no mínimo 1 ou 2 anos (depende da locadora). Portanto, esse também é um tópico a ter atenção na hora de alugar o seu veículo.

Existe taxa extra de acordo com a idade do motorista?

Sim. Algumas empresas cobram uma taxa diária extra se o motorista tiver menos de 25 anos ou mais de 70, e ainda restringem a categoria dos veículos para somente econômicos.

Mulher conduzindo carro alugado em Portugal

Saiba também como alugar carro na Europa.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Quanto custa alugar carro em Portugal?

Se você optar por um modelo econômico, é óbvio que vai ficar mais barato. Dependendo da antecedência, o preço também vai variar. Mas o valor aproximado de aluguel de carro em Portugal é de 20 euros por dia, o que inclui o aluguel e o seguro.

O valor também vai variar dependendo do tempo que você vai querer ficar com o carro – quantos mais dias você fica com o carro, mais barato fica por dia. Depende  também do lugar que você vai buscar e devolver, por exemplo, se devolver em um lugar diferente do que buscou fica mais caro. Assim como se você quiser alugar GPS ou o dispositivo para não ter que parar nos pedágios.

Não se esqueça que é necessário ter um cartão de crédito internacional.

Vou ter custos extras com aluguel do carro?

Na hora de alugar o carro em Portugal tenha atenção a alguns detalhes:

  • Veja a política do combustível, é melhor optar pela solução cheio-cheio ou seja, pega o carro com o tanque cheio e devolve cheio;
  • Confira a questão do seguro do carro, pois muitas vezes o preço do aluguel pode ser baixo, mas o seguro muito caro – dica: ligue na locadora antes de fazer a reserva na internet, para perguntar em quanto vai ficar o seguro;
  • O cartão de crédito para o seguro do carro (ou para a franquia) deve estar no nome do motorista;
  • Se quiser alugar GPS, cadeirinha, Via Verde (o dispositivo para passar direto nos pedágios) vai ficar mais caro.

Não se esqueça que o seu documento que terá validade em Portugal será o passaporte.

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Quais são as melhores locadoras de carro em Portugal?

Portugal atualmente tem muitas locadoras de veículos. As mais famosas são:

O que você não pode esquecer ao alugar carro em Portugal

Há várias dicas que eu posso compartilhar que vão ajudar você a ter uma boa experiência quando alugar carro em Portugal.

  • Fique atento aos limites de velocidade;
  • Não esqueça de pagar os pedágios (tem alguns que devem ser pagos nos CTT (correios) até no máximo 5 dias depois da viagem);
  • Não se esqueça de pagar o estacionamento na rua;
  • Confira se o carro é a gasolina ou gasóleo (diesel).

Confira mais dicas sobre dirigir em Portugal.

Dica de roteiro de Lisboa para o Porto de carro

Para quem optar por alugar um carro em Portugal, uma boa ideia na hora de ir de uma cidade a outra, é parar pelo caminho, para conhecer um pouco mais do país.

Por exemplo, para quem vai de Lisboa para o Porto de carro, tem a possibilidade de ir pelo litoral ou pelo interior. Veja algumas dicas de cidades que você pode parar no caminho.

Pelo interior

Saindo de Lisboa, a 150 km está a famosa cidade de Fátima, que merece uma visita.

No Santuário de Fátima são várias as atrações a visitar, como a Basílica de Nossa Senhora de Fátima, Capela das Aparições, Basílica da Santíssima Trindade, Estátua do Papa João Paulo II, Monumento Sagrado Coração de Jesus, Casa dos Pastorinhos e se der tempo, ainda dá para assistir a uma Missa.

Passar em Batalha

Depois de sair de Fátima, a aproximadamente 25 km, você poderá conhecer Batalha, onde está localizado o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, o famoso Mosteiro da Batalha, Patrimônio da Unesco.

Coimbra

Saindo da Batalha, mais 86 km ao norte, você pode parar na icônica cidade de Coimbra. Lá é possível visitar a Biblioteca Joanina, uma das mais antigas do mundo, a Universidade de Coimbra com a sua arquitetura impressionante, e passear pelas ruas da cidade.

Porto

Ao sair de Coimbra, mais 120km e você chegou ao seu destino, Porto! Uma cidade encantadora!

Se quiser ficar uns dias pela cidade, saiba como alugar quarto no Porto: melhores sites, bairros e quanto custa.

Passeando pelo interior depois de alugar carro em Portugal

Pelo litoral

Saindo de Lisboa para fazer o trajeto para o Porto, indo na sua maior parte pelo litoral, você pode fazer a sua primeira parada já nos primeiros 30km, em Cascais, onde é possível apreciar a deslumbrante Boca do Inferno.

Visita a Sintra

Saindo de Cascais, mais uns 18 km você para em Sintra, uma vila maravilhosa e que não pode ser esquecida no caminho. Com vários monumentos para conhecer, para não ficar por fora de nada, veja o nosso guia completo de turismo em Sintra.

Peniche

Depois que visitar Sintra, mais 100km você chega em Peniche, que se der sorte de pegar um tempo bom, pode até fazer um passeio de barco até o arquipélago das Berlengas. É simplesmente maravilhoso. Parece um lugar que não foi tocado pelo homem.

Nazaré

Andando mais 65km chegamos em Nazaré, a terra das ondas gigantes. Lá você visita praias e miradouros, além disso não deixe de comer as comidas típicas como arroz de marisco e sardinha grelhada.

Figueira da Foz

Na metade do caminho de Nazaré ao Porto está Figueira da Foz, onde tem praias com faixas de areia enormes e quiosques coloridos. O cassino da cidade também é muito famoso. De lá até o Porto são só mais 100km.

Fique ainda a par de um breve resumo da história de Portugal.

Qual a melhor opção de roteiro de carro em Portugal?

Essas duas opções de roteiro são ótimas para quem quer alugar carro em Portugal e sair passeando pelo país. É claro que você pode fazer o roteiro que você quiser, e com o carro alugado você pode ficar o tempo que quiser em cada cidade.

A opção do litoral é melhor para quem faz o passeio no verão, pois dá para curtir as praias de Portugal.

Vale a pena alugar carro em Portugal?

Na minha opinião, se for somente para rodar dentro das cidades não vale a pena, pois não é muito fácil encontrar estacionamento, principalmente perto dos pontos turísticos e, além disso, o transporte público em Portugal funciona muito bem.

Se a intenção for se deslocar em Portugal (ou para outros países), de uma cidade para outra, aí já vale a pena, pois as estradas são muito boas e assim você consegue se planejar melhor sem depender dos horários dos transportes públicos.

Conheça também as placas de sinalização em Portugal e veja as diferenças em relação ao Brasil. Boa estadia!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.