Descobrir onde correr em Lisboa pode ser um desafio aos amantes da prática de exercício físico. Quem vê as íngremes ladeiras que acompanham as suas calçadas portuguesas, com as características pedrinhas brancas e escorregadias, pensa que praticar corrida na cidade pode ser uma má ideia. Nada disso!

A verdade é que a capital portuguesa está repleta de rotas de corrida com solo adequado e uma vista de tirar o fôlego. O clima, usualmente ameno, e a cultura de respeito ao pedestre, são outros fatores que fazem da cidade um bom lugar para iniciar as suas práticas.

Onde correr em Lisboa?

A escolha de um canto para colocar o exercício em dia pode ser complicada a quem acaba de chegar no país para morar em Lisboa. Descobrir os melhores bairros e parques, que dependem das preferências de cada corredor, é também um processo de conhecer a cidade.

Confira o vídeo do canal Correndo Mais, fazendo um reconhecimento de terreno para iniciar os na cidade.

Onde correr em Santa Maria Maior?

Um bairro de Lisboa para lá de turístico, Santa Maria Maior pode acabar atraindo muitos recém-chegados na cidade. Correr por ali é uma ótima oportunidade de conhecer as estreitas e charmosas ruelas da cidade, os comércios locais e os moradores.

Que tal experimentar um percurso que parte do Miradouro Portas do Sol e segue até a Praça do Comércio? Essa é uma alternativa para quem quer saber onde correr em Lisboa e evitar subidas. E enquanto corre, pode admirar a bela vista do Rio Tejo e presenciar pontos icônicos da cidade, como o Miradouro Santa Luzia e a Sé de Lisboa.

Onde correr no Campo Pequeno?

Marcado pelo Cinema City Campo Pequeno, a primeira Praça de Touros de Portugal que hoje recebe shows com lotação de 10 mil pessoas, o bairro é caminho de um importante percurso de corrida da cidade.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.

ENTRAR EM CONTATO →

Isso porque conecta dois espaços bastante conhecidos para a prática: o Jardim do Campo Grande e o Parque Eduardo VII. Uma boa dica é cruzar esses dois pontos ou, se o desafio buscado é um pouco maior, experimentar seguir até a Praça Marquês de Pombal.

Melhores lugares para correr em Lisboa

Não é à toa que a capital portuguesa é conhecida como a cidade das Sete Colinas. As ruas mais antigas, presentes no centro, são estreitas, íngremes, escorregadias e repletas de turistas.

Quem vive na cidade e busca por lugares mais adequados de onde correr em Lisboa, pode optar pela região do Campo Grande. É um espaço que circunda uma comprida área verde que inclui até um lago, bastante agradável para passar o tempo.

Outro ponto bastante popular é a região ribeirinha da cidade, em que a calçada asfaltada acompanha as margens do famoso Rio Tejo. Os frequentadores dessa região são privilegiados com uma bela vista do Cristo Rei, da Ponte 25 de Abril ou, ainda, têm a opção de parar para tomar um suco em algumas das barraquinhas que acompanham o percurso.

Lago do Jardim de Campo Grande, Lisboa, Portugal
O Jardim do Campo Grande garante um agradável percurso de corrida em Lisboa e em meio a natureza.

Para os amantes da natureza, por sua vez, a cidade oferece diversos parques e zonas arborizadas, sendo o mais conhecido (e mais extenso) o Monsanto, com nada menos que uma área de 1.000 hectares submetidos ao regime florestal total. Esse, inclusive, é um ótimo lugar de onde correr em Lisboa.

Percursos de corrida mais conhecidos

É evidente que Lisboa possui diversos espaços adequados para corrida. Para aqueles que já querem colocar a prática em dia, nada melhor que um guia com alguns dos percursos mais famosos de onde correr em Lisboa. É só calçar os tênis e seguir para a corrida!

Zona Ribeirinha

Um dos percursos mais clássicos da cidade vai do Cais do Sodré a Belém, em um caminho que percorre as margens do Rio Tejo por cerca de 7 quilômetros. É uma boa opção para quem quer uma vista daquelas e, ainda por cima, barraquinhas de bebida para repor os líquidos.

Se ainda tiver fôlego, dá para conhecer a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos (com entrada gratuita aos domingos para quem mora em Portugal), ou ainda saborear os originais Pastéis de Belém.

Parque das Nações

Ainda às margens do Rio Tejo, há quem prefira virar à outra direção, menos turística, mas não menos bonita. O Parque das Nações é uma região moderna da cidade, que conta até com uma passarela sobre a água, em piso de madeira.

Com 6 quilômetros de extensão, o caminho proporciona ao corredor diversos tipos de piso, da terra batida ao cimento, além de cruzar alguns importantes pontos culturais da cidade, como o Oceanário de Lisboa e a casa de shows e eventos Altice Arena.

Parque Monsanto

Uma enorme zona verde que ocupa nada menos que 10% de todo território do Concelho de Lisboa: este é o Parque Monsanto. Ali, os visitantes encontram de tudo, de mirantes a espaços para piquenique ou até quadras esportivas.

Há opções de trilhas para fugir do burburinho da cidade, que incluem diversos espaços adequados para corrida. Dentre as mais de 12 opções de caminhos, a Rota Circular Amarela possui 11,8 quilômetros e pode levar cerca de 3 horas para ser completada.

Todas as rotas podem ser conferidas no mapa oficial do parque, assim como os demais espaços disponíveis no parque.

Campo Grande

Quem passeia por Campo Grande pode presenciar com os próprios olhos uma grande quantidade de atletas que preenchem os seus largos corredores. É ali, nesta avenida que circunda um parque de 1,5 quilômetro de extensão no meio da cidade, que muitos optam por praticar as suas atividades físicas.

E não é à toa: além do ambiente agradável, arborizado e com um bonito lago, o percurso é reto e plano, o que agrada praticantes de corrida de todos os ritmos. As diversas estações de metrô de Lisboa que acompanham o trajeto é outro fator que torna o espaço frequentado por moradores de todas as partes da cidade.

Maratona de Lisboa

O principal evento para os amantes de corrida na cidade é a Maratona de Lisboa EDP, que em 2023 completa a sua oitava edição.

Partindo da avenida da República, em Cascais, até a Praça do Comércio, em Lisboa, o percurso acompanha a beira do mar que depois se converte no Rio Tejo, proporcionando uma bela vista aos participantes.

Não à toa que participam cerca de 7,5 mil pessoas, cujo desafio é completar os 42 quilômetros em até 6 horas. Dentre os participantes, é possível encontrar dos atletas mais iniciantes aos profissionais, de diversas cidades de Portugal e do mundo.

Os corredores ainda contam com diferentes pontos de abastecimento, com oferta de frutas, água e isotônico, além de banheiros e assistência médica.

Agora que você já sabe onde correr em Lisboa, já pode começar a se preparar para a maratona!

Grupos de corrida em Lisboa

A corrida pode, mas não precisa ser uma atividade solitária. Correr em grupo pode trazer diversos benefícios aos corredores, especialmente para quem está começando na prática e precisa daquela motivação extra.

Além disso, participar de grupos de corrida pode ser uma boa opção para quem acaba de chegar e precisa se adaptar a Portugal. É uma oportunidade de conhecer gente nova e com interesses comuns aos seus.

Você já sabe onde correr em Lisboa, agora, confira alguns dos mais famosos grupos de corrida na cidade.

Correr Lisboa

Grupo de corrida com participação gratuita, o Correr Lisboa organiza treinos por variados pontos da cidade. Os participantes ainda são divididos por diferentes ritmos e os treinos têm duração de 45 minutos.

Quem é novo deve se inscrever nos treinos pelo site, já que, após 12 participações, o participante ganha uma camiseta oficial do grupo, que pode ser utilizada durante as corridas.

Mulher se preparando para correr
Por mais que seja bom correr sozinho, buscar por grupos pode ser uma ótima alternativa para quem acaba de chegar na capital portuguesa.

Os percursos realizados incluem pontos tradicionais da cidade, como Parque das Nações e o Parque Monsanto. As datas e o formulário de inscrição podem ser encontrados no Instagram.

Run 4 Fun

Outro grupo de corrida que vale à pena conferir é o Run 4 Fun, que realiza corridas gratuitas e abertas ao público. Há opções de corridas, caminhadas e até trilhas.

Os percursos localizam-se em bairros tradicionais de Lisboa, como Graça e Alfama, mas também parques como o Eduardo VII e Monsanto. É possível conferir todos os eventos nas redes sociais do grupo, como o Instagram, e em seus grupos do Facebook.

Meet Up

O Meet Up é uma rede que se propõe a oferecer atividades em grupo para seus usuários, não apenas relacionadas a práticas esportivas. A partir dali, você pode encontrar pessoas com os mesmos interesses que você, sejam eles arte, intercâmbio cultural, viagens, etc.

A plataforma também contém grupos de corrida formados por seus usuários. Pessoas que se reúnem para correr em diversos pontos da cidade e diferentes horários. Quem sabe é ali que você encontra um grupo com o seu perfil de corrida?

Lisboa é uma boa cidade para praticar corrida?

Sim, uma vez que existem muitos lugares de onde correr em Lisboa e há um respeito com os corredores. Além disso, existem inúmeros moradores que praticam a modalidade esportiva, se não fosse uma boa cidade para praticar, dificilmente, teria tantos corredores

Falando em respeito, essa é uma atitude que surpreendeu o colombiano Matteo Caycedo, que chegou à cidade há sete meses.

“Como latino-americano, quando corro, sei que tenho que ter um sexto sentido, que os carros podem vir de qualquer lugar e que não somos prioridade. Aqui a história muda, respeitam muito os corredores. Mesmo que não esteja perto de alguma faixa de pedestre, os carros param para que eu passe”, explica.

Outro ponto positivo da cidade segundo ele, é o seu clima bastante ameno em relação a outras capitais europeias. Com muitos dias de sol por ano, o frio, quando chega, não congela as mãos, e o vento é suportável.

Corredor há três anos, Caycedo tem planos ambiciosos de um dia completar as seis maiores maratonas do mundo: Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York. Viu na Maratona de Lisboa uma boa oportunidade de treinar. Para isso, no entanto, prefere correr sozinho.

“Os grupos [de corrida] são bons, você conhece pessoas novas. Mas é preciso praticar com corredores que tenham as mesmas metas que você.”

É o que ele explica ao contar que o grupo onde praticava, organizado por sua empresa, era composto por iniciantes e pessoas que acabavam de entrar naquele universo.

Enquanto treina para o feito, explora ainda alguns dos seus percursos favoritos da cidade, como o trecho que conecta a Praça do Comércio ao Parque das Nações, ou ainda o Jardim do Campo Grande. Mas confessa que o seu grande prazer enquanto corredor é outro: explorar cada esquina de cada bairro, sem nenhum percurso pré-determinado e assim, passo a passo, ir abrindo caminhos na cidade que se apresenta diante dele.

Está programando mudar para as terras lusitanas? Confira o Programa Morar em Portugal, que reúne 22 videoaulas e um ebook completo com todo o passo a passo para você organizar a sua mudança de forma legal e com responsabilidade.