Chega o mês de junho e, com ele, a comemoração da Festa de Santo Antônio em Lisboa, que se estende por todo o mês. Desde as bandeirinhas coloridas até as músicas dançantes, as semelhanças com a Festa Junina brasileira não são poucas, mas também há muito de novo e diferente na tradição portuguesa. Conheça mais dessas festas que tomam a cidade (e o país) durante junho!

Como é a Festa de Santo Antônio em Lisboa?

Seja pelas bandeirinhas coloridas, pelas barraquinhas de comida ou pela música característica, é impossível viver a Festa de Santo Antônio em Lisboa, ou as Festas dos Santos Populares em geral, sem lembrar da Festa Junina brasileira.

Mas há mais o que conhecer nas festas de Lisboa. Das marchas populares às músicas de pimba, das sardinhas assadas à ginjinha no copo de chocolate, a Festa de Santo Antônio é cheia de cores, sons e sabores.

Afinal, apesar de Santo Antônio não ser o padroeiro da cidade (este cargo está encarregado a São Vicente), ele é importantíssimo para os lisboetas, especialmente por ter nascido na casa que hoje pertence à Igreja de Santo Antônio.

As festas dos santos populares estendem-se por todo o mês de junho

Por isso, as comemorações iniciam-se oficialmente na noite do dia 12 de junho, com as Marchas Populares, sendo seguidas pela procissão de Santo Antônio, ocorrida no dia seguinte, que marca a data da sua morte.

Os portugueses, no entanto, não têm data para início e fim de festa e, por isso, na prática, as comemorações são dedicadas aos Santos Populares, que incluem Festa de São João, em 24 de junho, e São Pedro, em 29 de junho, e estendem-se por todo o mês.

Toda mundo vai às ruas comer, beber, dançar e cantar as tradicionais pimbas, gênero tradicional da música portuguesa. Há festa para todos os gostos: aquelas em que há mais jovens, outras mais familiares. Há as mais tradicionais e que, portanto, atraem mais turistas, e outras bastante locais.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.

ENTRAR EM CONTATO →

Grandes ou pequenas, tranquilas ou agitadas, se fazem presentes em todos os bairros e é difícil evitá-las.

O Rodrigo, do canal Tuguelho, fez um vídeo bastante interessante sobre a primeira experiência dele na Festa de Santo Antônio em Lisboa e trouxe alguns comparativos com o Brasil.

Você também pode conhecer alguns dos principais costumes de Portugal referentes a Festa de Santo Antônio, os melhores bairros para aproveitar e dicas para festejar a seguir.

Como se iniciam as comemorações?

Teoricamente, as comemorações da Festa de Santo Antônio em Lisboa começam no dia 12 de junho, com a realização das Marchas Populares.

Na prática, a história é outra. Às vezes, o mês de junho nem começou, mas já é possível encontrar festejos pela capital portuguesa.

Aproveite para conhecer outra tradição portuguesa: a desfolhada em Ovar.

Quando é a Festa de Santo Antônio?

Oficialmente, na noite do dia 12 e no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, quando é declarado feriado oficial em Lisboa.

As festas populares, no entanto, ocorrem durante todo o mês de junho e algumas comemorações chegam a ocorrer ainda em maio.

Veja também como são e quando ocorrem as festas medievais de Portugal.

Onde acontece a festa?

Por toda a cidade.

Durante o mês de junho, a cidade de Lisboa fica repleta de comemorações juninas, algo muito parecido com as nossas Festas Juninas, que acontecem em diferentes lugares durante todo o mês.

As festas são diferentes de acordo com os bairros de Lisboa: algumas têm um clima mais familiar, outras reúnem mais jovens. Outras, por fim, são mais tradicionais e merecem a sua atenção.

Alfama

Não tem jeito: quando falamos das Festas dos Santos Populares ou até na Festa de Santo Antônio em Lisboa, é imperativo falar de Alfama.

Isso porque o bairro abriga as comemorações mais tradicionais da cidade, já que ali fica localizada a Igreja de Santo Antônio, local onde supostamente o santo nasceu. Também é ali que acontece a Procissão de Santo Antônio, no 13 de junho, tradição que remonta ao século XVIII.

Mas, se você não for religioso e quiser apenas aproveitar o melhor que a festa tem a oferecer, as comemorações do bairro também contam com as típicas barraquinhas de comida e, claro, muita música pimba.

Mouraria

Um dos bairros mais antigos de Lisboa, a Mouraria também abriga comemorações bastante tradicionais.

Quem conhece o bairro nos dias atuais sabe que ele tem um caráter multicultural bastante forte, com a presença de imigrantes de várias partes do mundo. Isso se reflete nas festas, organizadas pela Associação Renovar a Mouraria. Elas são bastante animadas, e costumam ter apresentações de música diversas.

Graça

Agora, se você quer viver uma experiência menos turística, mas igualmente autêntica, vá ao bairro operário da Graça.

Por lá, a Festa de Santo Antônio em Lisboa é menos cheia, a comida é mais barata, mas as comemorações têm tudo de tradicional, com apresentações ao vivo e um público mais local.

Ah! Se estiver por lá, aproveite a subida para ver a vista no Miradouro da Graça ou da Nossa Senhora do Monte. Você não vai se arrepender!

Tradições da Festa de Santo Antônio em Lisboa

Para aproveitar as festas da melhor maneira possível, é necessário conhecer algumas das suas tradições. Confira abaixo.

Comidas típicas

A comida típica! Sem dúvida, uma das melhores partes das festas dos Santos Populares.

Você vai encontrar uma grande variedade de pratos, mas não deixe de provar a sardinha assada, servida com ou sem pão. Reserve também um espaço no estômago para as bifanas, que são sanduíches feitos com bifes de porco, para o pão com chouriço, arroz-doce e, acredite, caldo verde em pleno verão português!

Os mais corajosos ainda podem provar os caracóis, que são pratos mais diferentes para nós, brasileiros.

Para beber, aposte na cerveja, nos vinhos portugueses ou ainda na ginjinha, licor de uma fruta semelhante à cereja, que pode ser degustado em um copo de chocolate.

Música

Quando estiver aproveitando os Santos Populares, “bebendo uns copos”, como dizem os portugueses, e comendo um pão com sardinha assada, pare por um minuto e apure os ouvidos.

Você vai ouvir uma música que parece familiar, o ritmo tem um quê de festa junina brasileira. Ela é boa para dançar e as letras são um tanto peculiares. É o pimba, um gênero musical tipicamente português e bastante popular nas Festas dos Santos Populares. É bem provável que coloquem para tocar alguma canção famosa do Quim Barreiros, um dos cantores mais conhecidos desse tipo de música.

A curiosidade apertou por aí? Escuta só como é esse gênero musical:

Manjerico

Não à toa, as comemorações do santo casamenteiro contém uma tradição voltada aos casais: a troca dos manjericos. Essa planta, uma prima próxima do manjericão, com um odor semelhante, é também conhecida como “erva dos namorados”.

Ninguém sabe muito bem como começou a tradição, mas é certo que, em junho, é comum presentear o seu amor com uma mudinha dessas. A pessoa presenteada deve cuidar da planta até o ano seguinte.

O manjerico ainda é acompanhado de um papel com uma quadra, versinhos populares alusivos ao amor. A tradição é tão séria que até Fernando Pessoa entrou na história e escreveu algumas quadras! Olha só:

“Manjerico que te deram,
Amor que te querem dar…
Recebeste o manjerico.
O amor fica a esperar.”

“O manjerico comprado
Não é melhor que o que dão.
Põe o manjerico ao lado
E dá-me o teu coração.”

(Trechos retirados do Arquivo Pessoa)

Outra grande artista que decidiu homenagear esse singelo costume foi a fadista Amália Rodrigues, uma das mais importantes de Portugal.

Marchas populares

Em vigor há quase 90 anos, as marchas populares são parte importante das comemorações da Festa de Santo Antônio em Lisboa. Elas acontecem bem na noite do dia 12 de junho, na Avenida da Liberdade. Dali, saem pessoas em desfiles com coreografias, roupas tradicionais e música.

O acesso ao espetáculo é livre e há arquibancadas para quem deseja assistir ao vivo, mas também é possível acompanhar pela TV, já que é tradicionalmente transmitido pela RTP, o canal de televisão público de Portugal.

Procissão de Santo Antônio

Já no dia 13, é feita uma procissão pela morte de Santo Antônio, que aconteceu naquela mesma data.

Procissão de Santo Antônio, em Lisboa
A Procissão de Santo Antônio rememora a morte do santo, nascido em Lisboa.

Nela, os participantes partem da igreja de Santo Antônio, em um percurso pelas vielas medievais de Alfama, com uma duração de aproximadamente duas horas.

Casamentos de Santo Antônio

Vinte e seis casais disseram “sim” e casaram-se na igreja de Santo Antônio, em Lisboa, no dia 12 de junho de 1958. Desde então, a iniciativa, patrocinada na época pelo jornal Diário Popular, viraria tradição na cidade.

Interrompida apenas em 1974 pela Revolução dos Cravos, foi retomada em 1997 pela Câmara Municipal de Lisboa e segue a todo vapor. No dia do santo casamenteiro, os casais selecionados participam de uma cerimônia coletiva, religiosa ou civil.

Já foram realizados 384 casamentos ao longo de 65 anos dos Casamentos de Santo Antônio, que garantem ainda os vestidos das noivas e ternos dos noivos, assim como penteados, maquiagem, aliança, despedidas de solteiro e até lua de mel.

Dicas para aproveitar a Festa de Santo Antônio em Lisboa

Empolgou para curtir a Festa de Santo Antônio em Lisboa? Confira algumas dicas finais para não ter nenhuma surpresa.

  • Prepare-se para o calor: não se engane com as pessoas tomando caldo verde durante as celebrações. A Festa de Santo Antônio acontece em pleno verão português. Por isso, leve roupas frescas e proteja-se do sol;
  • Leve trocado: por mais que boa parte dos comerciantes aceite cartão, é bom se garantir e trazer consigo dinheiro vivo para as festas. Acredite, ainda tem muita gente em Lisboa que só aceita notas;
  • Confira a programação cultural: todos os anos, a Câmara Municipal de Lisboa e o EGEAC preparam uma programação cultural especial para as Festas dos Santos Populares. Lembre-se de checar o que está rolando pela cidade para não perder nenhum evento incrível;
  • Saiba que tipo de festa você quer aproveitar: algumas são mais familiares; outras, mais jovens. Saiba que tipo de festa você gosta mais para curtir sem se decepcionar.

Seja nas Marchas Populares ou nas noites de pimba, a Festa de Santo Antônio em Lisboa é parte importante da cultura portuguesa e merece uma visita especial.

Agora só falta o mais importante: se jogar na festa!