Casas para venda no Algarve: como e por que comprar na região

Portugal  / 

O Algarve fica a cerca de 2h45min de carro de Lisboa e atrai milhares de pessoas todos os anos que desejam visitar ou morar em uma de suas cidades, aproveitar o delicioso clima da região e suas praias maravilhosas. Por isso, hoje vamos falar sobre um assunto interessante para você que tem vontade de morar no sul de Portugal: casas para venda no Algarve.

Neste artigo, você entenderá como e por que motivo comprar casa no Algarve, os tipos de casas que estão à venda, assim como seus preços médios e o custo de vida na região.

Casas para venda no Algarve: por que comprá-las?

casas venda algarve

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Encontrar casas para venda no Algarve do jeito e no valor que nós queremos está cada vez mais difícil. Isso porque os turistas, principalmente os do Reino Unido e da Alemanha, estão “descobrindo” e se encantando pela região. Tal fato supervaloriza os imóveis.

Porém, é muito simples descrever aqui várias razões por que comprar uma casa no Algarve. Então, para ser mais precisa, pensei da seguinte forma: por que eu compraria uma casa na região sul de Portugal? E listei alguns dos principais motivos que, para mim, justificam a compra.

1. O Algarve é um belíssimo lugar para morar e passar férias

Com um clima agradabilíssimo, praias maravilhosas de águas calmas, boa gastronomia e paisagens naturais deslumbrantes, o Algarve nos encanta desde quando começamos a pesquisar sobre a região.

Atualmente, o Algarve é o terceiro local mais rico de Portugal, ficando atrás somente da região metropolitana de Lisboa e da Madeira, com um PIB per capita de 86% da média da União Europeia. Não foi por acaso que o Algarve foi eleito o melhor lugar do mundo para viver a aposentadoria.

Leia o artigo que eu fiz sobre as cidades do Algarve e, se você tem vontade de morar no sul de Portugal, escolha a cidade que mais lhe agrade.

2. Há mais casas para venda no Algarve do que para aluguel

Dificilmente você encontrará imóveis baratos no Algarve. Além disso, devido ao intenso turismo, a maioria dos proprietários de imóveis na região não pretende mais alugá-los ao ano, porque vê mais vantagem em fazer o arrendamento por temporada.

No verão europeu, os proprietários chegam a colocar o mesmo valor da renda mensal por semana, ou seja, se um inquilino paga 600 euros por mês de outubro a maio, entre os meses de junho e setembro esse é o valor cobrado por semana!

3. O valor da prestação da compra de um imóvel no Algarve é bem menor do que o aluguel pago por ele

Muitas pessoas ficam na dúvida se vale a pena comprar imóvel no Algarve. A resposta é: se você tiver o dinheiro (pelo menos da entrada) e, se for financiar, conseguir um financiamento bancário, claro que vale!

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Fizemos uma simulação para um apartamento de um quarto (T1) em Albufeira, no valor de 100 mil euros. Se você for comprá-lo, deverá pagar (na maioria das simulações) 20% desse valor de entrada (20 mil euros) e uma prestação de cerca de 300 euros mensais por 30 anos.

Por outro lado, se alugar um apartamento de um quarto ao ano na região, com muita sorte consegue pagar 600 euros, ou seja, o dobro da prestação que pagaria para um imóvel seu.

4. As casas para venda no Algarve custam praticamente metade do valor de Lisboa

Apesar de Lisboa ter melhores oportunidades de trabalho do que no Algarve, os preços dos imóveis estão cada vez mais absurdos na capital, não só para a venda, como também para aluguel. Por isso, muitas pessoas estão optando por morar nos arredores de Lisboa.

Apesar de as rendas também terem subido no Algarve, a região pode ser uma opção para quem tem vontade de fugir da correria das cidades grandes, como Porto e Lisboa, e pagar menos para morar.

O custo de vida na região é bem mais baixo do que nas cidades grandes, a começar pelo valor dos aluguéis – em Faro, o aluguel de um apartamento pode custar até 50% a menos do que em Lisboa.

Além disso, no Algarve é possível encontrar imóveis em bom estado por um valor de cerca de 100 mil euros. Já em Lisboa, essa tarefa é praticamente impossível.

5. Investimento

Mesmo se o seu objetivo não seja morar no Algarve, você pode comprar um imóvel na região para investir. No geral, o valor do aluguel de um apartamento é bem mais alto do que o valor da prestação paga por ele (claro, isso sem considerar a entrada e os impostos).

Se você preferir não alugá-lo anualmente, pode arrendá-lo por temporada e, nos meses em que não tiver alugado, ficar no seu apartamento e curtir o Algarve.

Casas para venda no Algarve: como comprá-las?

Veja, agora, o que precisa ser feito para comprar um imóvel no Algarve ou em qualquer lugar de Portugal.

1. Pesquise muito

Antes de comprar qualquer coisa é necessário pesquisar muito: pesquisar os tipos de casas para venda no Algarve, o tipo de imóvel que você pretende adquirir, a tipologia (um quarto, dois, três…), o valor e como pagar (formas de financiamento), se fica perto de serviços, como mercados, hospitais e dos pontos de seu interesse, como praias, por exemplo, etc.

Para isso, utilize sites de pesquisa, como:

2. Escolha uma imobiliária ou um corretor de sua confiança

A escolha de uma imobiliária ou de um corretor confiável faz toda a diferença na hora de adquirir um imóvel, principalmente em outro país.

Portanto, pesquise muito, pergunte a pessoas que já possuam imóvel em Portugal como elas fizeram a compra, colha indicações… Precaução nessa hora é essencial.

3. Tenha toda a documentação necessária para a compra do imóvel desejado

O estado português impõe algumas regras para a compra de imóvel no país e é preciso atentar-se a isso.

Impostos

Toda a transação em Portugal está sujeita a impostos. Para fazer negócio no país, é necessário, primeiramente, estar inscrito na Administração Fiscal e obter o Número de Identificação Fiscal (NIF).

Certidão do Registro Predial

Você precisa ter, também, a Certidão do Registro Predial, que é a certidão de teor. O documento confirma e legitima tanto o proprietário, quanto o comprador do imóvel.

Caderneta Predial

A Caderneta Predial, que pode ser requerida no Serviço de Finanças, é outro documento importante. Ela serve para que você, como comprador, entenda em qual situação fiscal o imóvel se encontra.

Licença de Utilização

A Licença de Utilização atesta para que serve o imóvel que você quer comprar. Ela pode ser requerida na prefeitura da cidade onde seu imóvel está sendo negociado.

Ficha Técnica de Habitação

A Ficha Técnica de Habitação descreve as características funcionais e técnicas do imóvel. Esse documento pode ser solicitado na prefeitura (junta da freguesia).

Saiba também quais são os documentos para morar em Portugal e como solicitá-los.

4. Financie seu imóvel

Oficialmente, os brasileiros detêm 10% do investimento estrangeiro em imóveis em Portugal.

É possível consultar ferramentas que o auxiliam a simular quanto você pagará no financiamento de um imóvel em Portugal, de acordo com bancos e instituições financeiras:

Veja também informações sobre como financiar imóvel em Portugal e como funciona o Golden Visa Portugal.

Tipos de casas para venda no Algarve

tipos de casas para venda no algarve

Há diversos tipos de casas para venda no Algarve, como:

  • Apartamentos – imóveis em edifícios, situados em “rés do chão” (o que em Portugal são aqueles apartamentos que ficam no térreo), andares intermediários ou no último andar;
  • Duplex – casas ou apartamentos divididos em dois andares e conectados por uma escada interior;
  • Moradias – casas térreas, muitas delas são construções mais antigas;
  • Casas rústicas e quintas – propriedades rurais, geralmente habitações afastadas do centro da cidade;
  • Penthouses – construções luxuosas nas coberturas de edifícios.

Filtros para encontrar casas para venda no Algarve

Você pode utilizar filtros para pesquisar as casas para venda no Algarve.

Os imóveis são definidos, por exemplo, por sua estrutura, estado de conservação (se o imóvel está novo, em bom estado ou para reformar), metragem (qual é o seu tamanho em m²) e tipologia (apartamento T0 = quitinete, T1 = apartamento com um quarto, T2 = apartamento com dois quartos, T3 = apartamento com três quartos e assim sucessivamente).

Os imóveis no Algarve normalmente são bem amplos. Muitas vezes, um apartamento de um quarto tem 100 m² e pode ser transformado, por exemplo, em um T1 +1 (um quarto mais outro adaptado). No Rio de Janeiro é comum vermos apartamentos de três quartos com menos que essa metragem.

A pesquisa

casas algarve

Em sites como o Imovirtual, por exemplo, é possível, ainda, escolher, por meio dos filtros, se você deseja um imóvel com elevador, piscina, mobiliado, com garagem, a quantidade de banheiros que você quer etc., e também o limite de preço que você está disposto a pagar.

Além disso, você pode definir a forma como você pretende vê-los no site, ou seja, do imóvel mais barato para o mais caro, dos anúncios inseridos recentemente na plataforma para os mais antigos, do que tem maior área para a menor área…

Enfim, é possível refinar a busca para você só ver os anúncios que realmente lhe interessem e que estejam de acordo com o seu perfil.

Preços médios das casas para venda no Algarve e custo de vida na região

As casas para venda no Algarve são bem mais em conta do que as ofertas que vemos na região de Lisboa ou, até mesmo, quando comparamos os preços dos imóveis da região com os do Rio de Janeiro, mesmo com o euro ainda (bem) alto.

Apesar de o real estar desvalorizado na Europa, ainda compensa comprar um imóvel em Portugal, até mesmo porque os juros praticados no financiamento de um imóvel no país são bem menores do que no Brasil.

Há casas para venda no Algarve para todos os gostos e bolsos. Na nossa pesquisa em diversos sites de busca encontramos moradias com um valor de 50 mil euros, como também casas de luxo por mais de 100 milhões de euros!

Regiões do Algarve

Os preços variam de acordo com a região do Algarve que você pretende comprar seu imóvel. Em Portimão, por exemplo, os valores das casas são mais baixos do que em Vilamoura, região muito luxuosa do sul de Portugal.

Usando esse exemplo, encontramos bastantes apartamentos de dois e três quartos em Portimão com valores de até 80 mil euros. Já em Vilamoura é muito complicado de encontrar um apartamento de um quarto por menos de 100 mil euros.

Considerando que os gastos com educação, supermercado, contas etc. são praticamente os mesmos em qualquer região do país, o custo de vida no Algarve se torna mais baixo por conta do valor dos imóveis.

Leia o guia que preparamos sobre o custo de vida em Portugal.

Gostou de saber mais informações sobre casas para venda no Algarve? Lembre-se de que pesquisar muito é fundamental para comprar um imóvel em qualquer região!

Em destaque na Euro Dicas
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é a TransferWise. Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Nós usamos o Seguros Promo para comparar várias opções e economizar.

    COMPARAR SEGUROS »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.