Cidades do Algarve: 7 sugestões para morar na região Sul

Portugal  / 

O Algarve é uma região tradicional de Portugal, localizado no sul do país. Com clima mediterrâneo, invernos amenos e verões longos e quentes, praias com águas calmas, paisagens naturais e excelente gastronomia, as cidades do Algarve atraem turistas nacionais e internacionais, que desejam visitar ou morar na região.

Pensando em se mudar para Portugal? Conheça o nosso Guia

Venha morar em Portugal sem complicações nem imprevistos com a orientação do nosso guia Como Morar em Portugal.


Num só lugar você vai encontrar o passo a passo para conseguir trabalho em Portugal, cidadania ou visto, saber os documentos obrigatórios, tudo sobre custo de vida, educação, as melhores cidades para morar e muito mais.

AMOSTRA GRÁTIS »

Não foi por acaso que o Algarve foi eleito o melhor lugar do mundo para viver a aposentadoria.

Por isso, neste artigo vamos descrever sobre as melhores cidades do Algarve. Você poderá conferir, ainda, informações sobre o preço das casas na região, verificar se o local é muito turístico e se vale a pena passar suas férias no Algarve.

Um dado interessante é que atualmente o Algarve é o terceiro local mais rico de Portugal, ficando atrás somente da região metropolitana de Lisboa e da Madeira, com um PIB per capita de 86% da média da União Europeia.

7 cidades do Algarve boas para morar

Que o Algarve é repleto de cidades com praias maravilhosas de águas límpidas você já sabe. Mas quais cidades são boas para morar?

Tavira

Tavira possui cerca de 13 mil habitantes e está localizada na zona de Sotavento (Algarve oriental). O município é limitado a norte pelo por Alcoutim, a leste por Castro Marim e pelo concelho de Vila Real de Santo Antônio, a sudoeste por Olhão, a oeste por São Brás de Alportel, a noroeste por Loulé e ao sul pelo Oceano Atlântico.

 

É ideal para passar férias e possui praias deslumbrantes. A mais popular é a praia de Tavira, com mais de 12 km de extensão de areia dourada e excelentes instalações. Mas as praias não são a única atração da cidade, que está rodeada de igrejas, monumentos históricos e edifícios tradicionais. Junto ao rio, é possível passear pelo belo Jardim Público, pela antiga Ponte Romana e pela Praça da República.

Com uma arquitetura tradicional, Tavira não costuma ser um local muito procurado por quem quer morar no Algarve, apesar de ficar a apenas 37 km da capital (cerca de 35 minutos).

Faro

Com uma população de cerca de 65 mil habitantes, Faro é a capital e a porta de entrada da região do Algarve. O aeroporto de Faro constitui a terceira maior entrada externa do país, seguido de Lisboa e Porto. A cidade cosmopolita vem se tornando cada vez mais conhecida pelas suas belas praias, excelente infraestrutura e qualidade de vida.

 

Além do aeroporto internacional, em Faro está situada a estação de trem, a rodoviária e a Universidade do Algarve, uma das universidades portuguesas mais conceituadas.

Ao contrário da maioria das cidades do Algarve, Faro não fica muito prejudicada com a grande demanda de serviços durante o verão e a diminuição durante o inverno. Por ter bastante comércio e a universidade, não depende somente do turismo para se manter. Lojas, hotéis e restaurantes estão sempre à procura de profissionais qualificados.

Saiba mais como é morar em Faro, Portugal.

Vilamoura

Com cerca de 22 mil habitantes, Vilamoura é luxuosa e um local muito procurado por turistas ou pessoas que desejam morar na região. Fica localizada a 22 km (cerca de 30 minutos) do aeroporto de Faro.

 

Vilamoura costuma satisfazer todos que gostam de belezas naturais, vida noturna agitada, espaços culturais, luxuosos hotéis, campos de golfe, deslumbrantes paisagens, gastronomia de alto padrão, vista extraordinária da marina, magníficas dunas e praias… A Praia da Falésia é uma das maiores e mais procuradas do Algarve. Ela liga Vilamoura à Albufeira, sendo caracterizada por lindas falésias de tons vermelhos.

Vilamoura é um excelente local para conhecer e para morar, mas custa caro. Então se programe bem, caso morar na região esteja nos seus planos!

Albufeira

Albufeira tem uma população de 40 mil habitantes e é limitado a oeste e a noroeste por Silves, a nordeste e a leste por Loulé e ao sul pela ampla costa do Oceano Atlântico. A cidade está a apenas 37 km do aeroporto internacional de Faro.

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

 

É uma cidade cosmopolita, com dias e noites bem animados, conhecida por ser uma das mais emblemáticas do Algarve, com beleza, boa localização e infraestrutura. Além disso, se destaca pela riqueza e diversidade de sua gastronomia, eventos culturais, como a Festa do Pescador, e seus 30 km de costa, com praias de águas cristalinas! Entre as mais famosas da região estão a praia da Galé, da Oura, da Falésia e dos Pescadores.

A qualidade de vida na região é muito boa, assim como em todas as cidades de Portugal, com bons acessos à saúde e à educação.

Portimão

Portimão é outra cidade cosmopolita do distrito de Faro com cerca de 40 mil habitantes. O centro da cidade situa-se a cerca de 2 km do mar e é um núcleo importante de pesca e turismo.

 

O município é limitado a norte por Monchique, a leste por Lagoa e Silves, a oeste por Lagos e ao sul é banhado pelo Oceano Atlântico.

A praia da Rocha é a mais famosa de Portimão. Mas a cidade vai muito além das belíssimas praias com bares à beira-mar e restaurantes renomados. Com excelente infraestrutura, é ideal para turismo e para quem deseja morar no Algarve.

Lagos

Lagos tem 20 mil habitantes e é uma linda cidade, com prédios históricos, lojinhas (no centro), mercado municipal e restaurantes, além, é claro, das praias paradisíacas. A mais conhecida é a praia Dona Ana.

 

A cidade está ligada historicamente aos Descobrimentos Portugueses e atualmente é um dos mais atrativos centros turísticos do Algarve.

Lagos funciona como uma boa base para quem quer conhecer as mais belas praias do Algarve e suas atrações. Mas a cidade só é indicada para aposentados ou para pessoas que trabalhem com turismo, pois fica a cerca de 90 km da capital Faro e, por isso, as oportunidades de trabalho em outras áreas são mais escassas.

Saiba mais sobre Lagos em Portugal.

Sagres

Com cerca de apenas 2 mil habitantes, Sagres é uma vila portuguesa localizada no distrito de Faro. Apelidada de “sagrada”, por ser de lá que partiram os navegadores portugueses no século XV, a cidade possui paisagens impressionantes!

 

Atrações como a Fortaleza de Sagres, monumento nacional, a igreja de Nossa Senhora da Graça, o Cabo de São Vicente e as belíssimas praias, como a praia do Telheiro e a praia do Tonal, preferida dos surfistas, chamam a atenção dos turistas.

Apesar de ter um pequeno centro comercial, a cidade não é muito procurada para quem deseja morar, por causa da distância que fica de Faro, 118 km.

Leia também o texto que fizemos sobre o sul de Portugal.

Como são as rendas no Algarve?

Como o Algarve é uma região bastante turística, o custo de vida na região varia de acordo com as estações do ano. No verão, tudo tende a ficar mais caro, desde o aluguel de imóveis até a comida em restaurantes.

Nas demais estações do ano, o preço das casas em Faro custa, em média, 50% a menos do que na capital do país, Lisboa.

Mas não é simples a tarefa de encontrar imóveis para alugar ao ano nas cidades do Algarve

E, quando encontramos, os preços são altos. Isso porque as imobiliárias e os senhorios (como são chamados os proprietários que alugam seus imóveis em Portugal) aproveitam a alta temporada (de junho a setembro) para arrendar apartamentos, principalmente para os turistas ingleses, por dias ou semana por um valor alto. Em agosto, a semana em um apartamento de um quarto chega a custar mais de 600€.

Pesquisando intensamente as rendas nas cidades do Algarve, podemos dizer que, com muita sorte, é possível encontrar um T2 (apartamento com dois quartos) para arrendar ao ano por 600€ mensais. Dificilmente você encontrará esse valor nas cidades com mais infraestrutura, como Faro, Albufeira, Portimão e na cara e linda Vilamoura.

Veja também como é morar em Lisboa e Porto e como é morar em Cascais.

É muito turístico?

Sim. O turismo é a principal atividade econômica das cidades do Algarve. Por isso, se seu objetivo é morar na região e você ainda não for aposentado, saiba que a maioria das oportunidades de trabalho será em restaurantes, lojas ou empresas prestadoras de serviços relacionados ao turismo.

Se o Algarve é seu foco, leia sobre morar no Algarve.

Vale a pena visitar ou passar férias no Algarve?

Claro que sim! Vale a pena ir sempre ao Algarve, um local lindo, com belíssimas praias e deliciosas atrações turísticas!

Se você pensa em viver em Portugal depois de aposentar, veja os benefícios fiscais para aposentados em Portugal.

Que cidades visitar?

Se me perguntar quais cidades do Algarve você deve visitar, vou te falar todas! Mas tudo depende dos seus gostos, do seu tempo e do dinheiro que você tem disponível. Um roteiro bem interessante é sair de Faro, passar por Vilamoura, Armação da Pera, Carvoeiro, Ferragudo, Portimão, Lagos e chegar a Sagres.

Para fazer esse trajeto em poucos dias, o ideal é se hospedar em Albufeira, que é uma cidade localizada no meio do caminho.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.