Bancos sem tarifa em Portugal: saiba quais são e economize

Portugal  / 

Mudar-se para Portugal requer uma série de providências, pois não só a paisagem e a rotina mudam, como também vários outros aspectos das nossas vidas. É o caso, por exemplo, das contas bancárias. Mas uma boa notícia é que existem bancos sem tarifa em Portugal e que os brasileiros podem abrir conta nestas instituições.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Além do mais, se você está de mudança ou deseja permanecer no país por um longo período, ter uma conta bancária será fundamental para facilitar a sua vida e a movimentação do seu dinheiro.

Conheça os bancos sem tarifa em Portugal

Nos últimos anos, muitas coisas subiram muito de preço em Portugal, incluindo os serviços financeiros. De acordo com o INE (Instituto Nacional de Estatística), nos últimos 3 anos os serviços bancários e financeiros aumentaram 11,47% em Portugal.

Um acréscimo bem mais alto que a inflação do país, que foi de 2,5% nos últimos três anos (somando 2017, 2016 e 2015). Por isso, na hora de escolher um banco para abrir conta bancária em Portugal, é preciso pesquisar e verificar quais as taxas e comissões cobradas por cada instituição financeira.

Saque em Portugal

Com essa alta de valores, algumas instituições surgiram com a proposta de oferecer contas bancárias totalmente isentas de custos ao cliente. São os bancos sem tarifa, ou seja, instituições que não cobram nas operações do dia a dia, anulando as tarifas geralmente pagas por manutenção, cartões e transferências bancárias. Confira a lista dos bancos sem tarifa em Portugal para manter uma conta:

Serviços essenciais dos bancos sem tarifas em Portugal

De acordo com a legislação portuguesa sobre os serviços mínimos bancários, os clientes precisam no mínimo desses serviços:

  • Abertura e manutenção de conta de depósitos à vista;
  • Um cartão de débito;
  • Movimentação da conta bancária nos caixas eletrônicos e nos balcões do banco;
  • Saques, depósitos, pagamentos de serviços e débitos em conta;
  • Transferências entre contas do mesmo banco e de demais bancos.

Quais são os serviços essenciais que não têm custo?

Sabemos que há vários tipos de serviços bancários, assim como custos muitas vezes escondidos. No caso dos bancos sem tarifa em Portugal não é diferente. A lista que apresentamos acima, por exemplo, são de bancos que não cobram a manutenção anual da conta, de acordo com o Banco de Portugal.

No entanto, a depender da instituição, ela pode vir a cobrar por outros serviços que o cliente quiser realizar.

No quesito banco sem tarifas, as instituições ActivoBank, CTT e BNI saem na frente oferecendo grande parte dos serviços essenciais, como saques, transferências, pagamentos, consultas e emissão de cartões de forma gratuita.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Quais serviços essenciais têm custo?

Como dito acima, ser cliente de um banco sem tarifa em Portugal significa que muitos serviços estarão disponíveis a custo zero, no entanto, sempre existem serviços pelos quais você terá de pagar para usar, caso necessário.

Alguns exemplos dos serviços que podem ter custos são a emissão de extratos bancários acima do limite gratuito, emissão de cheques, transferências, substituição de cartões, anuidade de cartões especiais, etc. As tarifas de todas as instituições bancárias de Portugal podem ser comparadas no comparador do site do Banco de Portugal.

Documentação para abrir contar nos bancos sem tarifa em Portugal

Para abrir uma conta em um dos bancos sem tarifa em Portugal é preciso providenciar alguns documentos, como:

  • Número de contribuinte (o NIF Portugal);
  • Título de Residência ou Passaporte ou Cartão de Cidadão;
  • Bilhete de Identidade;
  • Comprovante de endereço recente (último mês, de preferência);
  • Depósito inicial para abertura da conta (esse valor pode variar entre 100€ a 300€).

No entanto, como cada instituição bancária tem suas próprias regras, é importante que você procure se informar no site de cada banco, ou agência, se preferir, quais são as exigências para a abertura da conta. Também é importante verificar quais serviços você terá disponível de forma gratuita e quais você terá que pagar para utilizar.

Brasileiros podem abrir conta?

Sim. Desde que tenham o NIF (Número de Identificação Fiscal) o equivalente ao CPF no Brasil, e o restante da documentação exigida, brasileiros não encontram impeditivos para abrir conta nos bancos sem tarifa em Portugal.

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Como mudar de banco em Portugal?

De acordo com as novas regras portuguesas, que seguem a linha das normas europeias, é possível trocar de banco sem precisar ir ao banco antigo para encerrar a conta. Para isso, basta se dirigir ao seu novo banco escolhido e, se houver saldo positivo na conta antiga, será transferido para a nova conta bancária.

Caixa eletrônico em Portugal

A mudança de banco pode levar até duas semanas, porque existem prazos legais para serem cumpridos. Por enquanto, nenhum banco em Portugal cobra pelo serviço de mudança de conta. Importante saber que, se você possuir algum crédito de habitação ou algum empréstimo no banco, não é possível fazer o fechamento da conta. Primeiro é preciso finalizar todas as pendências.

Custos médios com bancos que os portugueses pagam

Segundo dados do Banco de Portugal, 8,8 milhões de euros foram pagos por dia em tarifas bancárias em Portugal entre 2007 e o primeiro semestre de 2019.

Os dados mostram que atividade bancária em Portugal é um pouco mais cara do que em muitos países e por isso, as instituições sofrem críticas constantes. No entanto, ainda assim, a maioria das contas bancárias em Portugal cobra uma taxa de serviço mensal entre 5 e 7 euros, esse valor varia a depender do banco.

Banco recomendado: ActivoBank

Dentre os bancos sem tarifa em Portugal, nós do Euro Dicas usamos e recomendamos o ActivoBank. Trata-se de um banco digital pensado para usuários ativos das novas tecnologias e que valorizam um relacionamento bancário baseado na simplicidade.

O banco faz parte do grupo de bancos Millenium e foi lançado em 2010. Já ganhou vários prêmios como “escolha do consumidor”, “melhor banco digital”, “marca mais bem reputada”, dentre outros. O que diferencia o ActivoBank de outras instituições são as baixas taxas de adesão e manutenção da conta, sem falar nas muitas outras facilidades para obtenção de créditos pessoais. Muitos brasileiros já têm conta no Activo Bank, por isso nós recomendamos. Leia nosso artigo completo sobre o ActivoBank para saber mais.

Se você planeja mudar para Portugal, recomendamos a leitura do ebook Como Morar em Portugal. Nele você confere dicas imperdíveis e conteúdo exclusivo para planejar sua mudança sem maiores preocupações.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Andréia é brasileira, jornalista e consultora de viagens. O seu interesse por lugares, culturas, comidas locais, cafés alternativos e cidades antigas beira ao vício, e por isso ela resolveu unir suas duas paixões: viagens e escrita, para inspirar, ensinar e informar que o mundo é mais acessível e seguro do que a gente pensa, e muito mais maravilhoso do que a gente jamais poderia imaginar!

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.