Contas bancárias no exterior

Cartão de crédito em Portugal: saiba se é aceito em todo lugar

Usar cartão de crédito em Portugal não é tão comum quanto nos Estados Unidos ou no Brasil. Não são todos os estabelecimentos que aceitam. Então, se você vai viajar ou pretende morar nas terras lusitanas, fique atento a este artigo, pois vamos contar para você também se vale a pena ter cartão de loja no país.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Onde contratar um cartão de crédito em Portugal

É possível contratar um cartão de crédito em Portugal em um banco ou em uma entidade financeira de crédito. Algumas lojas, como a Worten Portugal, a Fnac e o supermercado Jumbo, por exemplo, oferecem aos clientes cartões de crédito próprios.

Saiba como usar cartão de débito no exterior e se vale a pena.

Como pode obter um cartão de crédito em Portugal

O cartão de crédito não é tão usado como no Brasil; em Portugal, a população usa mais o cartão de débito. Mas, caso você queira solicitar o seu cartão de crédito no país, deve ir ao banco (de preferência, onde você seja correntista) ou à entidade financeira de crédito e solicitá-lo. Seu pedido será analisado pela instituição e, caso seja aprovado, é estipulado um determinado limite, de acordo com os seus rendimentos.

É importante ressaltar que, independentemente das suas garantias e do histórico de crédito, há condições básicas necessárias para você solicitar cartão de crédito em Portugal. Alguns bancos possuem exigências mais rigorosas do que outros, mas geralmente os requisitos são:

  • Possuir mais de 18 anos de idade;
  • Ser cidadão português ou possuir autorização residência em Portugal;
  • Ter um salário fixo ou que possa garantir mensalmente o pagamento da prestação;
  • Possuir um emprego estável (pode ser necessário apresentar o seu contrato de trabalho);
  • Atender aos requisitos de vencimento;
  • Fornecer identificação, comprovativo de vencimento, comprovativo de residência, entre outros documentos.

Veja também todos os documentos necessários para morar em Portugal.

Bancos e instituições que oferecem cartão de crédito em Portugal sem taxas

Alguns bancos oferecem o cartão de forma gratuita, sem a cobrança de anuidade. Alguns deles são:

Abrir conta bancária em Portugal: conheça os principais bancos e condições.

Como fazer cartão de crédito em Portugal sem taxas

Geralmente, a forma mais simples de fazer um cartão de crédito em Portugal sem anuidade é associar este serviço ao cartão de débito já existente.

Diversas vezes, os bancos não oferecem este serviço aos clientes, mas o titular pode tentar negociar com a entidade. Além disso, muitos cartões de crédito sem anuidade requerem que seu titular utilize um determinado montante do crédito para não haver cobrança dessa taxa.

Saiba quais são os bancos sem tarifa em Portugal e economize.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

É possível usá-lo em todo lugar em Portugal?

Não. Diferentemente do que estamos acostumados no Brasil, em não são todos os estabelecimentos que aceitam cartão de crédito em Portugal. De acordo com alguns comerciantes, as taxas elevadas cobradas pelas operadoras é o principal motivo pelo da não aceitação.

Nos locais onde o cartão não é aceito, a alternativa é pagar com dinheiro ou com um cartão multibanco, que é equivalente ao nosso cartão de débito.

Locais como praças alimentação dos shoppings, pequenos restaurantes e lojas, algumas redes de supermercados, alguns postos de combustíveis, e, até mesmo, redes conhecidas de fast food, por exemplo, não aceitam cartão de crédito em Portugal.

Cartão de crédito em Portugal Aplicativo

Além disso, não é comum parcelar as compras no cartão de crédito, como no Brasil. É possível, sim, parcelar as compras dentro do aplicativo ou do site do cartão de crédito, e não junto ao comércio.

Veja como funciona o seguro viagem cartão de crédito e se vale a pena.

Vale a pena ter cartão de lojas?

Não vale a pena fazer cartão de crédito em Portugal de lojas, pois ele só é aceito na loja onde você o fez para comprar seus produtos, e não em outros lugares, como os cartões de crédito das bandeiras Visa ou Mastercard, por exemplo.

O cartão de crédito da loja não te oferece tantos benefícios e você ainda terá que pagar anuidade do mesmo. Você tendo o seu cartão de crédito, não tem necessidade de fazer outro.

Ao mesmo tempo que quando falamos que os cartões para fazer compras nas lojas, oferecidos pelas próprias lojas, não vale a pena, vale muito a pena fazer os cartões de fidelidade das lojas, que oferecem descontos para os clientes. Além disso, quanto mais você compra, mais desconto tem. Eles são comuns principalmente em redes de supermercados em Portugal.

Outra informação importante é que, se você está fazendo turismo em sua viagem para Portugal e não possui um cartão de crédito de Portugal (se seu cartão é do Brasil), não é recomendado colocar todos os gastos no seu cartão de crédito – somente gastos emergenciais e extras – pois você pagará em euros e terá que pagar o IOF de 6,38%.

Confira as diferentes maneiras de enviar dinheiro para Portugal pagando menos IOF.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Carolina Carvalho

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Artigos Relacionados

Fechar