Bancos portugueses no Brasil: quais são e como abrir conta

Contas bancárias no exterior  / 

Um dos principais destinos de brasileiros nos últimos anos tem sido Portugal. Talvez pela proximidade cultural, pelos profissionais em falta no país ou pela boa qualidade de vida, o fato é que muitos estão saindo do Brasil e indo para a terrinha sem olhar para trás. O aspecto econômico de uma mudança de vida tão radical certamente deve ser considerado e é uns dos principais motivos para essa emigração brasileira em Portugal. Dessa forma, vem surgindo entre os futuros emigrantes a busca por bancos portugueses no Brasil.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Encontrar uma instituição financeira que atue nos dois países é uma grande vantagem e deixa tudo mais prático para quem for morar em Portugal. Isso ocorre porque, muitas vezes, uma parte da família ainda fica por terras brasileiras e uma expressiva parte da remessa de dinheiro internacional se dá por trocas entre familiares que foram trabalhar em outro país.

Sendo assim, ter conta em um banco com representação tanto no Brasil quanto em Portugal pode facilitar esse tipo de transação financeira e também evitar problemas com impostos. Para facilitar a sua vida, vamos explicar agora como abrir conta em bancos portugueses no Brasil e em Portugal.

Como abrir a sua conta em bancos portugueses no Brasil

Abrir uma conta bancária em Portugal ou em qualquer país para o qual você se mude é um passo importante para dar início à sua nova vida. É a partir dela que você conseguirá receber benefícios – como seu salário – e enviar dinheiro para o Brasil, por exemplo.

Uma das grandes preocupações de quem está indo morar em Portugal é justamente abrir uma conta em um banco de lá, mesmo que ainda esteja no Brasil. Caso você se encontre nessa mesma situação, saiba que seu problema tem solução. O primeiro passo é escolher entre os bancos portugueses no Brasil aquele que é o melhor para você.

Através do Banco de Portugal – instituição semelhante ao Banco do Brasil – é possível ter conhecimento sobre as mais de 30 instituições financeiras que estão autorizadas a operar em território português. Entretanto, nem todas possuem representação no Brasil. Para te ajudar, vamos apresentar alguns bancos portugueses no Brasil.

Bancos portugueses no Brasil com representação física

Existem duas maneiras de abrir sua conta: de modo presencial ou virtual. Alguns bancos possuem representação física em certos endereços no Brasil. Os bancos atuantes no Brasil são:

  • Banco de Portugal;
  • Caixa Geral de Depósitos;
  • Millennium BCP;
  • BANIF;
  • Caixa de crédito Agrícola Mútuo;
  • Montepio.

Apenas os bancos Millenium BCP e a Caixa Geral de Depósitos são os que você pode comparecer na agência física. Entretanto, será possível apenas abrir a sua conta no Millennium BCP, visto que a Caixa Geral de Depósitos não possui contas convencionais, como estamos acostumados. Esse é um banco português de investimentos apenas.

Milennium BCP

O banco Milennium BCP surgiu em 2004, derivado do Banco Comercial Português, fundado em 1985, e hoje é o maior banco privado português. Está presente em diversos países como:

  • Luxemburgo;
  • Alemanha;
  • África do Sul;
  • Reino Unido;
  • Suíça;
  • Venezuela;
  • Brasil.

No brasil, o Milennium BCP possui dois endereços físicos: um na cidade do Rio de Janeiro e outra em São Paulo.

Como abrir uma conta em um dos bancos portugueses no Brasil

Para realizar a abertura da sua conta de maneira presencial, basta comparecer a uma das duas agências do BCP, com as cópias autenticadas dos seguintes documentos:

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »
  • Identificação: RG, passaporte, autorização de residência para estrangeiros;
  • Comprovante de residência: contas de água, luz, telefone ou televisão;
  • Número fiscal do contribuinte: cartão de contribuinte, cartão do cidadão ou outro documento que conste o NIF;
  • Vínculo empregatício: carteira de trabalho, declaração de entidade patronal ou recibo verde.

Esses são normalmente os documentos que os bancos portugueses costumam pedir na hora da abertura da conta, mas pode haver algumas variações de instituição para instituição. Por isso, vale a pena dar uma conferida no site de cada banco antes de sair de casa.

bancos portugueses no Brasil Caixa

Bancos virtuais que atuam em Portugal

Além disso, para quem não quer perder tempo em fila de banco, alguns bancos já disponibilizam a abertura de conta de maneira virtual. Empresas como o Banco N26, empresa alemã com atuação na União Europeia, Portugal inclusive – permitem que novos usuários criem uma conta a partir do aplicativo para celular.

Como abrir conta no Banco N26

Para abrir uma conta no Banco N26 daqui do Brasil para usar em Portugal, você precisa somente de uma conexão com a internet e do seu smartphone ou computador. Em menos de 10 minutos você consegue se cadastrar e abrir uma conta-corrente básica e sem custos, que ainda te dá direito a um cartão de débito da bandeira Mastercard.

Apesar de não solicitar um NIF (Número de Identificação Fiscal) português, o N26 solicita um endereço em Portugal para enviar o seu cartão. Caso você ainda esteja no Brasil, mas já possua uma residência na Europa, você poderá realizar a abertura da sua conta sem maiores problemas. Para abrir a conta é necessário apresentar o seu passaporte e o cartão de residente europeu com validade de um ano.

Para utilizar o N26 quando já estiver em Portugal e com a sua conta ativada é bastante simples. Após o recebimento do seu cartão, você já está apto para realizar transações financeiras e fazer compras. Bastante desbloqueá-lo e criar uma senha.

Através do próprio aplicativo você pode realizar a transferência de dinheiro de Portugal para o Brasil, ou vice e versa. Com o N26 você pode fazer compras em lojas físicas ou online, enviar ou receber dinheiro, fazer compras no exterior, saques em euro e todas as operações de um banco normal.

A principal vantagem é que, caso você opte pela conta básica, não existe nenhum tipo de taxa anual ou mensal de manutenção da mesma. Você tem até 5 saques no N26 gratuitos para fazer, caso precise fazer mais, é preciso pagar uma taxa. Se você escolher uma opção com mais benefícios, as taxas ainda são mais baixas do que se você abrisse uma conta em um banco tradicional.

ActivoBank

ActivoBank é um banco virtual que faz parte do Millennium BCP – sim, o mesmo com representação no Brasil – e centraliza suas atividades na internet, permitindo que os usuários façam operações pelo smartphone ou computador.

Nesse caso também é possível abrir uma conta do Brasil ou de Portugal, mas com o mesmo porém: é necessário um endereço português para que seja enviado o cartão de crédito ou débito escolhido por você na hora da abertura da conta.

Banco Best

Foi fundado no ano de 2001 e é um dos bancos virtuais mais utilizados em Portugal. O Banco Best oferece os seguintes serviços para os seus contribuintes:

  • Contas;
  • Conta poupança;
  • Depósitos;
  • Cartões de débito e crédito;
  • Serviços de investimento;
  • Crédito pessoal ou habitacional.

Conheça o melhor banco para você

Apesar de muita gente acreditar que banco é tudo igual, a história não é bem assim. Cada um sabe das suas necessidades financeiras e é capaz de escolher o melhor tipo de conta para si. Caso você esteja enfrentando essa situação de mudar de país, mais especificamente, saindo do Brasil para Portugal, não deixe de conhecer os bancos virtuais.

É uma tendência que vem crescendo no mundo todo e ganhando um público fiel. Com a facilidade de troca de informações, não havia porque a troca financeira não seguir o mesmo caminho. Brasileiros morando em Portugal tem muito o que aproveitar de bancos virtuais, que proporcionam maior rapidez e praticidade para as transações financeiras. Aqui no Euro Dicas nós utilizamos e recomendamos o Banco N26, que tem o melhor serviço e as melhores taxas entre os bancos virtuais.

Agora basta escolher o melhor banco para você e fazer as suas transações entre Brasil e Portugal!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Alexandre Nogueira é brasileiro, jornalista e especialista em comunicação esportiva. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Tem prazer em dar dicas de roteiros turísticos europeus e recomendar os melhores passeios. Ama jornalismo, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.