Se você está programando se mudar para a Europa, costuma viajar para o Velho Continente ou compra com frequência em sites internacionais, provavelmente já pesquisou sobre a possibilidade de abrir conta em euros no Brasil.

Com uma conta internacional, você pode enviar dinheiro para outros países, receber salário do exterior, fazer pagamentos, além de realizar outros serviços, de forma simples e segura. Então você está no lugar certo, nesse artigo vou te contar tudo sobre o tema.

É possível abrir conta em euros no Brasil?

Sim. Atualmente, é possível abrir conta em euros morando no Brasil, graças, principalmente, às diversas opções de bancos digitais disponíveis na Europa, para que você possa abrir uma conta de acordo com o seu estilo.

Com a conta digital internacional, o cliente mantém o saldo bancário em moeda estrangeira, neste caso, em euros. Os depósitos ficam no exterior e você, cliente, consegue abrir conta em euros no Brasil, sem precisar sair de sua casa.

Como abrir uma conta em euros no Brasil?

É possível abrir conta em euros no Brasil diretamente pelo site ou pelo aplicativo do banco que você escolheu, não sendo necessário ir até uma agência física da instituição.

Os bancos brasileiros podem oferecer conta em moeda estrangeira?

Sim. As instituições bancárias brasileiras são legalmente autorizadas a oferecer moedas estrangeiras para quem mora no Brasil, contanto que essas contas sejam sediadas no exterior.

Quais são os melhores bancos para abrir conta em euros no Brasil?

1. Wise

A Wise é uma opção vantajosa e gratuita para quem deseja abrir conta em euros no Brasil e, por isso, é a recomendação do Euro Dicas no momento.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Não é necessário possuir endereço na Europa para abrir a Conta Wise e com ela, é possível possuir uma conta em euros com International Bank Account Number – IBAN (padrão utilizado para a identificar contas em uma transferência internacional) e receber dinheiro como se tivesse conta bancária em um país europeu.

Além disso, toda a conversão da moeda é realizada com base no câmbio médio de mercado, sendo cobrado somente um baixo custo pela operação, que você poderá conferir no site da empresa, de forma transparente.

Conta multimoeda

A conta Wise é uma conta multimoeda. A instituição trabalha com mais de 50 moedas e oferece a possibilidade de o cliente guardar e gerir o seu dinheiro, enviar a quantia em qualquer das moedas disponíveis e receber os valores como se ele possuísse uma conta em um banco na Europa.

Por não cobrar taxa de abertura de conta, nem tarifa de manutenção, além de oferecer outras vantagens, a Conta Wise é uma ótima alternativa para quem visa se mudar para a Europa ou para quem quer ficar por um período no continente europeu.

O saldo da conta Wise pode ser colocado em reais e você já pode iniciar a transferência de seu dinheiro para contas em outros países.

Wise entrega cartão no Brasil

Além disso, o cartão Wise chegou ao Brasil em dezembro de 2021. Com ele, é possível fazer compras internacionais gastando bem menos, fazer viagens internacionais sem se preocupar com a moeda local e em notificar o seu banco sobre o uso do cartão de crédito no exterior (pois o cartão Wise é aceito em mais de 200 países) e guardar o seu dinheiro em uma moeda estável.

Vale a  pena, visite o site da Wise e confira.

2. C6 Bank

O banco digital brasileiro C6 Bank lançou a Conta Global Euro em dezembro de 2020. A conta internacional é focada em quem visa viajar para Europa ou costuma efetuar compras em sites internacionais. Com esta conta, os clientes do banco podem ter saldo em euros.

De acordo com as informações presentes no site do C6 Bank em março de 2022, o custo de abertura de conta e de emissão de cartão de débito internacional é USD 30, tanto para Conta Global Dólar quanto para a Conta Global Euro.

O valor é convertido para reais na cotação oficial do dia e descontado da sua conta corrente do C6 Bank no Brasil. Clientes que têm o cartão C6 Carbon ou investimentos a partir de R$ 20 mil em CDBs C6 Bank não pagam esta tarifa. Não é cobrada taxa de manutenção da conta e também não existem tarifas de compras com cartão de débito e outras transferências.

3. N26

O banco N26 é um banco digital alemão, criado em 2013, com presença nos principais países europeus. E, segundo informações do site do banco N26, o Brasil será 26º país onde a instituição irá atuar. Por enquanto (até maio de 2022), o banco ainda informa que não iniciou as suas atividades no Brasil e quem quer saber mais, em primeira mão, sobre os serviços do N26, deve se cadastrar no site para receber informações.

É possível, sim, abrir conta em euros no Brasil com o N26, mas é preciso ter um comprovante de residência válido em um dos países onde o N26 atua, enquanto o banco não inicia as suas atividades no país.

As contas bancárias do N26 são baratas e a instituição oferece outros serviços financeiros, como transferências para o exterior, cartão de débito e saques gratuitos. A abertura de conta no N26 é gratuita e é possível abrir um conta no banco em poucos minutos, pelo site ou pelo app da instituição.

4. Activo Bank

Com o Activo Bank, versão online do banco português Millennium, é possível abrir conta em Portugal. Não é cobrada taxa de manutenção na conta simples e o cliente ainda tem outros benefícios, como cartão de débito e participação no programa de pontos.

É bem prático abrir uma conta no Activo Bank – todo o processo é feito pelo site ou pelo aplicativo do banco, de forma online. No entanto, é preciso enviar fotos de documentos, como o seu passaporte (ou identidade portuguesa), além de comprovante de residência e profissão em Portugal. É importante reforçarmos que é preciso possuir um endereço na Europa para abrir conta no Activo Bank.

Como funciona a conta em euros no Brasil?

Todas as operações, como transferências internacionais, por exemplo, são feitas de forma virtual pelo site ou pelo aplicativo do banco, pelo correntista do banco com conta em euros no Brasil.

Usando celular para abrir conta
A movimentação da conta em euros no Brasil é feita por aplicativo ou site

A conta em euros paga imposto no Brasil ou na Europa?

O imposto incidente na transferência de dinheiro para as suas contas internacionais digitais é de somente 1,1%, percentual equivalente ao cobrado ao comprar moedas em espécie nas corretoras. O valor é bem abaixo dos 6,38% que são cobrados nas compras com cartão de crédito no exterior.

Mas, é válido frisar que todos os valores que são mantidos em contas digitais precisam, necessariamente, ser declarados no Imposto de Renda no Brasil. Isso inclui os saldos em moeda estrangeira.

Caso tenha dúvidas sobre o assunto, recomendamos consultar o site da Receita Federal.

Vale a pena ter uma conta em euros no Brasil?

Sim!

Uma das principais vantagens de abrir conta em euros no Brasil é que você pode economizar bastante em viagens ao exterior, conseguindo boas cotações de câmbio (você paga câmbio comercial) e evitando gastos, como taxas e IOF adicional pelo uso do cartão de crédito em outros países.

Além disso, você pode sacar dinheiro em euros em um dos caixas automáticos da Europa, sem precisar viajar com grande quantidade dinheiro em espécie (pois pode não ser seguro).

A abertura de conta em euros não é só indicada para quem faz muita compra em sites internacionais, viaja bastante para a Europa ou mora no continente, mas para quem precisa enviar dinheiro para o exterior com taxas baixas.

Também é indicada para quem recebe pagamentos de outros países, mantém ou pretende ter uma reserva em euros ou faz ou pretende fazer investimentos na moeda europeia. Além das vantagens financeiras, é possível abrir conta em euros sem sair do Brasil e de forma gratuita, portanto, vale muito a pena abrir a sua conta!