Banco N26 em Portugal: fintech cresceu 200% no país em 2019

O Banco N26 em Portugal é um dos que mais cresce no país, especialmente junto ao público jovem, atraído pela praticidade do aplicativo para celular e pela vantagem da isenção de taxas. Mas será que ele é recomendável mesmo? Fomos conferir para você.

Banco N26 em Portugal: crescimento acelerado

Antes do início da pandemia de coronavírus, o Banco N26 vinha crescendo a um ritmo de 200% ao ano. A projeção da fintech era alcançar 200 mil clientes em 2020 – no final de 2019, eles somavam 100 mil.

Para fins de comparação, o Revolut possui 300 mil clientes em Portugal e o Monese, 100 mil. Estes são os principais concorrentes do N26 no mercado português.

Agora, possivelmente haverá uma freada neste avanço, reflexo de toda a crise financeira decorrente das medidas necessárias de isolamento social.

Mas, ainda assim, tem se destacado como uma das melhores opções de bancos totalmente digitais e, exatamente por isso, com taxas zero ou bem mais em conta para os clientes.

Por que escolhemos a Goldenergy em Portugal?

“Não divulgamos o nosso número exato de clientes em Portugal. Temos cinco milhões de clientes nos nossos 26 mercados”, diz o diretor-geral na Europa, Sarunas Legeckas.

Crescimento por recomendação de amigos

Legeckas revela um dado interessante, que diz muito sobre a satisfação dos clientes: “O que podemos dizer é que as recomendações de amigos têm um enorme impacto no nosso crescimento no país”, disse em entrevista ao Eco.

O grupo etário que mais cresceu entre os clientes do N26, ele revelou, foi dos 18 aos 24 anos em 2019, apesar de que 40% dos clientes estão acima dos 35 anos.

Atualmente, a empresa tem 24 colaboradores portugueses, mas continua a fazer a gestão das operações a partir de Berlim.

Origem do N26

O N26 foi fundado em Berlim, em 2013 por dois amigos: Valentin Stalf e Maximilian Tayenthal, que buscavam bancos rápidos e digitais, que popularizassem transações por celular.

Sete anos depois, o banco é avaliado em US$ 3,5 bilhões, contando com 5 milhões de clientes em 25 países da Europa, além dos Estados Unidos. Na Europa, é considerado uma das startups mais valiosas do continente. No Brasil, o banco planeja sua chegada ainda este ano.

A meta dos dois amigos é ambiciosa: chegar a 100 milhões de consumidores em todo o mundo.

Dentro da Europa os seguintes países já contam com os serviços do N26: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Islândia, Irlanda, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Suécia e Suíça.

Recentemente, o N26 começou a atuar também nos Estados Unidos. E saiu recentemente do Reino Unido após o Brexit.

Brasileiros podem abrir conta no banco N26 em Portugal?

Para brasileiros que moram em Portugal é possível abrir uma conta no banco N26 em Portugal.

Não é necessário ter um Número de Identificação Fiscal (NIF) português, mas é fundamental ter um endereço no país onde será entregue o cartão de débito da Mastercard.

Será solicitado o upload de foto de um cartão de residente europeu válido por um ano. E também o upload de foto do passaporte. Isto porque o N26 ainda não está presente no Brasil e brasileiros precisam, de fato, estar na Europa para poder usufruir do cartão.

A abertura da conta se dá totalmente pela internet, de maneira gratuita.

Como abrir conta no N26: passo a passo

1. Baixe o aplicativo do banco pela Apple Store, Google Play ou site do banco;
2. Clique em “Open Bank Account”;
3. Preencha com seus dados (nome, endereço, passaporte, cartão de residência, e-mail, telefone, data de nascimento; nacionalidade e país de nascimento;
4. Confirme sua identidade por meio de videochamada (feita em inglês) ou verificação de fotografia/documentos. A verificação do documento através do cartão de residência europeu é mais rápida do que através do passaporte. Se optar pelo passaporte, terá que tirar foto ao passaporte, uma selfie e compartilhar a localização do dispositivo (para verificar que está em um país onde o banco atua);
5. Selecione o tipo de conta que pretende abrir (falaremos delas mais adiante);
6. Você vai receber um código de ativação de 4 dígitos através de SMS, que deverá ser informado;
7. Pronto!

O banco tem atendimento em português?

Ainda não. Apenas em inglês, francês, alemão, espanhol e italiano.

Como funciona o N26 em Portugal: tipos de conta

São quatro as opções de contas do banco N26 em Portugal:

Conta N26 gratuita

A conta mais simples do N26 permite a realização de até cinco saques com o cartão Mastercard em caixas eletrônicos (ATM) de qualquer país da União Europeia sem custos.

Caso precise efetuar mais saques, o número excedente é pago. Pagamentos em débito não têm taxa, mesmo no exterior.

Conta N26 You

A Conta N26 You tem mais benefícios e é ideal para quem viaja muito pela Europa. Pagando 9,90 euros, você tem saques ilimitados no exterior. Em Portugal, dá direito a até cinco saques sem cobrança de taxa.

Também oferece seguro de compras e seguro viagem Allianz, com cobertura para esportes. Além de pagamentos no débito sem taxa, em Portugal e no exterior. Você ainda pode escolher a cor do seu cartão (são cinco opções).

Antigamente essa conta era referida como Black Card N26, pois o seu cartão é preto, mas atualmente é chamada de You.

Conta N26 Metal

A N26 Metal possui todos os benefícios do N26 You, mais seguro de carro durante viagens e seguro para danos causados ao celular. Custa 16,90 euros ao mês.

Conta N26 Business

As contas business podem ser abertas nas modalidades N26 e N26 You. Ela se destina a trabalhadores independentes, que querem manter separados seus negócios das suas contas pessoais.

Entre no site oficial do N26 e veja como é simples abrir uma das contas acima.

Vantagens do banco N26 em Portugal

Veja uma lista das principais vantagens do N26:

  • Não tem custo de abertura de conta;
  • Não tem burocracias para a abertura da conta;
  • Dispensa visita presencial à agência bancária para abrir a conta;
  • Algumas transações são isentas de custo;
  • Aplicativo fácil e intuitivo;
  • É seguro;
  • Agilidade no uso.

Desvantagens do banco N26 em Portugal

  • Ausência de agências físicas, o que pode ser ruim para alguns perfis de clientes;
  • Ausência de atendimento em português;
  • Necessidade de um endereço em Portugal para abrir a conta.

Enviar dinheiro para o Brasil: confira as melhores formas.

Banco N26 em Portugal bancos

Alternativas ao banco N26 em Portugal

Abaixo, apresentamos outras opções de fintechs que fazem concorrência ao Banco N26.

Revolut

O aplicativo Revolut permite que você crie uma conta-corrente virtual, para onde você transfere dinheiro gratuitamente e pode fazer compras online, pagamentos e solicitar um cartão físico para utilizar em lojas ou para sacar dinheiro, em qualquer lugar do mundo.

Saiba mais sobre o Banco Revolut nesse artigo.

Transferwise

A conta Borderless da TransferWise é, diferentemente das demais opções de bancos online, uma conta multimoeda. Você pode enviar e receber dinheiro de qualquer lugar. A conta multimoedas permite utilizar o dinheiro em mais de 40 moedas diferentes e converte o valor sempre que necessário. Em algumas localidades, Portugal incluso, é possível solicitar cartão de débito para saques e pagamentos.

Saiba mais detalhes sobre a conta multimoeda da TransferWise aqui.

Monese

Semelhante ao Nubank no Brasil, o Monese permite ao cliente ter uma conta 100% mobile para receber salário, fazer transferências, pagamentos e compras e sacar dinheiro. É mais indicado para quem reside em países da Europa onde o N26 ainda não está presente, como mostramos em artigo recente.

Gostou da atuação do Banco N26 em Portugal?

Ainda em dúvida? Leia esse artigo que escrevemos com tudo sobre o Banco N26 e veja nossa opinião sobre ele. Veja também como funciona o Borderless Card: o cartão de débito da TransferWise e se vale a pena utilizar.

Cláudia Zucare Boscoli trabalha como jornalista há 20 anos, tendo se formado na Cásper Líbero, com extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), especialização em Marketing Digital pela FGV e pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Já trabalhou para IstoÉ Online, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e Editora Abril, entre outros veículos. Adora viajar, conhecer novas culturas e contar o que descobriu.

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo para diversos portais.

Artigos relacionados

Banco N26 é confiável? Descubra e veja como funciona

Brasileiros podem abrir conta no Banco N26? Vale a pena ter conta nesse banco? Mostramos vantagens, desvantagens, custos e muito mais.

Procuração para movimentação bancária: o que é e como fazer

Entenda o que é a procuração para movimentação bancária, onde e para qual finalidade utilizar, documentos necessários, cuidados a tomar e como revogar.

Como funciona o ActivoBank: o banco digital de Portugal

Descubra como funciona o ActivoBank, como abrir uma conta bancária, quais os documentos necessários, onde existem agências e como utilizar.

Abrir conta bancária em Portugal: os principais bancos e condições

Saiba como abrir uma conta bancária em Portugal, quais são os bancos do país e aqueles sem custos, além dos documentos necessários.

Conta Borderless da TransferWise: como funciona e quem pode utilizar

Conta Borderless da TransferWise: guia de utilização, vantagens e desvantagens, como e quando usar e se vale a pena ou não.

Bancos brasileiros em Portugal: tudo o que precisa saber

Existem bancos brasileiros em Portugal? Quais são os melhores bancos para brasileiros em Portugal, com as melhores taxas e menos burocracia? Descubra aqui.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube