Diferentemente do Brasil, Portugal possui concorrência nos serviços de energia e gás. Quem ganha com isso é o consumidor, que além de poder escolher a companhia que cobra a melhor tarifa, ainda consegue fazer uma escolha consciente em termos de preservação ambiental. Neste artigo, vamos te apresentar a Goldenergy e mostrar se ela é vantajosa. Confira.

Goldenergy: solução mais barata de energia em Portugal

Responda rápido: o que você consegue fazer sem energia hoje em dia? Praticamente nada, não é mesmo? Mas, geralmente, a não ser que a leitura venha muito fora do padrão, nem paramos para pensar muito sobre o custo da energia que pagamos, e se ele é justo ou não.
Sem que a gente perceba, pode ser que estejamos pagando demais. Pode ser que existam empresas capazes de oferecer a mesma qualidade ou até melhor por um preço menor. E pode ser que uma diferença de poucos euros no mês represente uma quantia considerável ao final de um ano.
Justamente por estas razões é que a concorrência é tão positiva para o consumidor. E neste contexto vamos conehcer melhor a empresa Goldenergy, que oferece serviço de eletricidade e gás em Portugal.

Entenda o mercado de energia elétrica e gás em Portugal

Para os brasileiros em processo de mudança ou que fizeram a opção de morar em Portugal, pode causar um certa estranheza o funcionamento do mercado de energia elétrica e gás natural.
É que, no Brasil, este setor funciona por meio de concessões. Na prática, isto quer dizer que grandes empresas “abocanham” fatias do mercado que compreendem diversos municípios, estados e, em alguns casos, regiões inteiras do país. Para onde quer que você se mude, só precisa descobrir o nome da empresa que fornece energia ou gás e já sabe que não terá escolha: terá que aceitar a qualidade e os preços praticados.
Mas em Portugal é diferente. Em 1995, teve início no país um processo de abertura do mercado de energia, que só foi finalizado em 2006. Desde então, todos os consumidores podem escolher o seu fornecedor de energia elétrica e gás natural livremente.

O que é a Goldenergy?

A Goldenergy, Empresa Comercializadora de Energia S.A., é uma empresa portuguesa que comercializa eletricidade e gás natural. Ela pertence ao grupo suíço Axpo.
A Goldenergy iniciou atividades em Portugal em 2008, apenas como fornecedor de gás natural. Era, então, controlada pela Dourogás – Participações Sociais e tinha pequena participação acionária da Axpo. A empresa teve papel essencial na criação do mercado livre de gás em Portugal. E, em 2016, a Goldenergy ampliou sua gama de serviços e passou a oferecer também energia elétrica. Atualmente, conta com mais de 200 mil clientes.
Em 2018, a empresa passou para controle total da Axpo, que comprou o grupo Dourogás. A Axpo é o operador público de energia na Suíça e atua em diversos outros países europeus, além dos Estados Unidos.
Em Portugal, especificamente, ela já atuava no setor elétrico antes da Goldenergy, mas apenas para clientes empresariais e não residenciais.

Avaliação dos usuários

No Decoproteste, a Goldenergy é avaliada como boa, recebendo 73 pontos em 100. Das reclamações recebidas, 79% foram solucionadas.
A maioria das reclamações diz respeito a questionamentos sobre a medição do consumo de energia ou gás.

Solução sustentável

A proposta da Goldenergy é oferecer o melhor produto pelo melhor preço. Mas existe outro diferencial da empresa que é extremamente relevante para uma parcela dos consumidores mais atenta às questões ambientais.
Em seu site, a empresa afirma ser 100% verde. Isto significa que a energia é proveniente de fontes renováveis, com baixa emissão de dióxido de carbono, o que reduz o efeito estufa e a liberação de gases prejudiciais ao meio ambiente.
Energia verde Goldenergy
A empresa também atesta ser certificada pela Aenor (Associação Espanhola de Normalização e Certificação), entidade global dedicada ao desenvolvimento de padronização e certificação em todos os setores industriais e de serviços.

Quais são as principais tarifas de eletricidade e gás natural na Goldenergy?

Para avaliar o custo oferecido pela Goldenergy, fomos ao site da empresa no dia 9 de agosto de 2020 e consultamos as principais tarifas praticadas.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal com segurança e qualidade de vida?

Recomendamos a assessoria boutique da Atlantic Bridge, para quem deseja ir para Portugal de forma planejada, sem contratempos e com a segurança de ser acompanhado pelos profissionais mais experientes do mercado.

Saber Mais →
Potência contratada (kVA) Preço base (euros/kWh) Preço com 12% de desconto (débito em conta e fatura eletrônica)
Tarifa simples (1,15 a 20,7) 0,1476 0,1299
Tarifa bi-horária (3,45 a 20,7) 0,1874 0,0799

A tarifa bi-horária, citada na tabela, compreende as chamadas “horas de vazio” e “horas fora de vazio”, que são os períodos do dia com menos ou mais consumo de energia. Os preços nas horas de vazio podem ter descontos de até 50%. E, geralmente, compreendem o consumo feito entre 22 horas e 8 horas do dia seguinte.
Sobre os valores praticados, a Goldenergy oferece 5% de desconto para quem faz adesão online ao serviço. Para quem opta por débito automático em conta ou por fatura eletrônica, ganha 8,5% de desconto. E para quem opta por débito automático e fatura eletrônica o desconto é maior ainda: 12%. No fim do ano, esse desconto soma uma quantia considerável.

Comparação com a EDP

Para ter um parâmetro de comparação e saber se a Goldenergy é realmente mais barata, confrontamos suas tarifas com as da EDP, Energias de Portugal, a empresa mais tradicional do setor em Portugal.
A EDP é uma estatal que dominou o setor antes do início do mercado livre de energia em Portugal. Os preços da EDP variam de 0,2361 a 0,0988 euros por quilowatt, já com descontos inseridos. Ou seja, acima dos valores da Goldenergy.
Indo além na comparação, utilizamos o comparador da Erse, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, em pesquisa realizada dia 9 de agosto de 2020. E encontramos o seguinte resultado na simulação de uma conta anual de energia de uma casa formada por dois adultos (consumo baixo):

Consumo anual Goldenergy EDP
1.140 kWh (contagem bi-horária) A partir de 394,90 euros A partir de 419,55 euros

Vale ressaltar que este valor da Goldenergy ainda não tem os descontos aplicados, que podem chegar a 12%, como falamos. Ou seja, fica ainda mais barato.

Gás natural

Já o consumo de gás natural da Goldenergy parte de um preço base de 0,0746 a 0,0582 euros/kWh, que também pode ter até 12% de desconto.

Consumo de gás natural (euros/kWh) Preço base Preço com 12% de desconto
1o escalão (0 a 220 metros cúbicos) 0,0746 0,0656
2o escalão (221 a 500 metros cúbicos) 0,0676 0,0595
3o escalão (501 a 1 mil metros cúbicos) 0,0601 0,0529
4o escalão (mais do que mil metros cúbicos) 0,0582 0,0512

Comparativamente, a EDP comercializa gás com preços (já com desconto) de 0,0596 a 0,0665 euros/kWh.
No comparador da Erse, achamos a seguinte comparação de conta anual de gás natural:

Consumo anual Goldenergy EDP
100 kWh (1º escalão) A partir de 14,50 euros A partir de 37,87 euros

Conclusão

A Goldenergy pratica, de fato, melhores preços que a EDP.
Economizar em Portugal: veja outras dicas para reduzir o orçamento no país.

Como contratar a Goldenergy?

Para contratar a Goldenergy, você deve fazer o processo de adesão no site da empresa.
Ou utilizar o atendimento telefônico (808-205005). Ou ainda ir presencialmente a uma loja ou agente Goldenergy – você pode consultar a relação no site da empresa.
Você pode também entrar em contato com a equipe de atendimento da Goldenergy pelo Facebook, eles são muito ativos na rede e respondem rápido.
Se precisar de auxílio para realizar a operação pelo site ou se tiver alguma outra dúvida, pode contatar a empresa no mesmo número de telefone para receber auxílio.
Confira também como fazer a leitura Goldenergy.

Como alterar o titular da conta de luz Goldenergy?

Para alterar o titular da conta de luz Goldenergy, é preciso preencher o formulário disponível no site da companhia e entregá-lo preenchido para a empresa.

Vale a pena contratar a Goldenergy?

Nós recomendamos a Goldenergy. A livre concorrência de energia e gás em Portugal veio para melhorar o custo-benefício destes serviços e, comparativamente, como mostrado, os preços desta empresa justificam a contratação. A avaliação dos clientes também é boa, o que conta a favor. Boa escolha e boa sorte!
Conheça também nosso ranking das melhores cidades de Portugal para morar.