Leituras Goldenergy: faça você mesmo sua medição de energia

Quer saber como pagar uma conta de luz e de gás a preço justo em Portugal? Então você deve fazer a sua própria leitura de consumo. Neste artigo, nós vamos te explicar como funcionam as leituras Goldenergy. Confira.

Importância de enviar as leituras Goldenergy

Se optou por morar em Portugal, mais dia menos dia você irá se deparar com um pedido inusitado para brasileiros: enviar a medição de consumo de luz e de gás para a companhia fornecedora do serviço.

É que em Portugal, não são apenas os funcionários das companhias que fazem a medição de tempos em tempos. O próprio consumidor pode e deve fazer os registros e enviá-los às empresas.

Além de garantir mais transparência ao cálculo, esta é também uma ótima maneira de conscientização sobre o real consumo que fazemos destes serviços e o quanto pagamos por eles. E isto pode nos ajudar a encontrar o fornecedor ideal que melhor se encaixa às nossas necessidades de valores e também de qualidade.

Como realizar a leitura de energia elétrica?

Para realizar a leitura, você deve primeiro saber qual o seu tipo de contador, se eletromecânico, estático ou híbrido, além do modelo do aparelho.

Por que escolhemos a Goldenergy em Portugal?

Os contadores eletromecânicos são os mais antigos e mais raros de encontrar. Mas todos trazem a contagem bem visível no painel. Basta ignorar os números à direita da vírgula (ou de cor vermelha) para saber de quanto é o seu consumo.

Já os estáticos e híbridos trazem o símbolo de sol para as horas de maior consumo de energia (chamadas de horas fora de vazio) e o símbolo de lua para as horas de vazio, de menor consumo.

Mas para fazer a leitura correta, você deve primeiramente conhecer o modelo do seu contador. A Goldenergy explica a medicação de cada modelo em seu site e, para consultar, basta selecionar o tipo.

Como fazer a leitura de gás natural?

Este processo é mais simples e idêntico para todos, seja qual for o modelo do seu contador.

É preciso apenas registar os números que têm fundo preto. Os números com fundo vermelho não são considerados na leitura.

Precisa enviar dinheiro para o Brasil? Veja as melhores formas de economizar.

Como enviar leituras Goldenergy?

Na Goldenergy, o cliente tem a possibilidade de enviar suas leituras por telefone (800 100 072), ou na opção “quero comunicar online” do site, ou ainda via área do cliente do portal.

Todos os meios de enviar sua leitura também estão disponíveis na página de contatos do site da empresa . Também é possível enviar a leitura com o aplicativo Goldenergy disponível na Google Play e na App Store. Se tiver dificuldades, peça ajuda também pelo Facebook da Goldenergy, eles costumam responder rapidamente às mensagens e tem uma comunidade muito ativa.

Você pode ainda ir presencialmente a um agente autorizado. Os endereços estão disponíveis no site.

Todas as empresas de energia em Portugal precisam enviar leituras?

Sim. Toda empresa solicita que o consumidor envie suas leituras. As únicas exceções são para os modelos de contadores inteligentes, que enviam as informações ao fornecedor remotamente.

Mas todas as empresas precisam fazer leitura a cada três meses no caso da energia elétrica, e a cada dois meses no caso do gás natural, a fim de garantir que os números estejam de acordo e que o contador não esteja avariado.

Todo mundo deve enviar as leituras Goldenergy?

Em residências em que não há medidores do lado externo da casa ou apartamento, é fundamental que você faça a sua leitura. Isto porque, quando o funcionário da Goldenergy responsável pela medição for ao seu domicílio, pode ser que você não esteja em casa.

Em algumas residências, há medidores mais modernos, em que a medição ocorre de maneira remota, com o aparelho enviando diretamente à empresa os dados de consumo. Para estes casos, a medição é dispensável.

No entanto, para todos, nós recomendamos que você conheça como acontece a medição e acompanhe os números para ter certeza que o valor que está pagando pelo serviço é mesmo o justo e correto e não apenas uma estimativa do seu consumo.

Além da medição feita por você mesmo, a companhia de energia também fará uma leitura a cada três meses no caso da energia elétrica, e a cada dois meses no caso do gás natural, a fim de garantir que os números estejam de acordo e que o contador não esteja desregulado.

O que acontece se eu esquecer de enviar a leitura?

Se você esquecer de enviar a leitura, sua fatura do mês será calculada em cima de uma estimativa de consumo, feita com base em uma média das leituras anteriores.

E se minha fatura vier com estimativas?

Se você receber uma fatura com valor calculado em cima de estimativas, você deve realizar o pagamento. Se achar a cobrança indevida, pode fazer a leitura e enviar para a Goldenergy ou outra empresa de sua preferência. A diferença será descontada na cobrança do mês seguinte.

Se eu nunca enviar as leituras eu pago multa?

Não existem multas aplicadas para quem não envia sua medição. O fornecedor de energia precisa assegurar a leitura do contador de três em três meses no caso de energia elétrica e de dois em dois meses no caso do gás natural. Se não for possível ter acesso aos dados do consumo, a única consequência é que o valor da fatura será sempre calculado com base em estimativas – o que na prática pode significar pagar mais do que deveria.

No entanto, se o fornecedor chegar a ficar um ano sem acesso aos medidores, o fornecimento de luz e gás poderá ser interrompido. Mas o consumidor será sempre alertado, via fatura, para que possa agendar uma visita antes que isto venha a ocorrer.

Casal enviando faturas goldenergy

Sabia que o padrão de tomadas na Europa é diferente? Saiba tudo nesse artigo.

Quando comunicar as leituras Goldenergy?

O período indicado para comunicar a leitura de consumo consta sempre na fatura de luz e gás do mês anterior.

Cumprindo com as datas estipuladas, você garante que o preço cobrado no próximo mês estará de acordo com sua leitura e não será baseado apenas em estimativas.

No entanto, você pode enviar a leitura sempre que achar necessário, via meios de atendimento das empresas.

Diferenças na energia em Portugal e Brasil

Para os brasileiros pode soar estranho, mas há algumas diferenças na hora de contratar e utilizar a energia e o gás natural em Portugal, veja algumas diferenças:

Portugal tem mercado livre de energia

Em Portugal, diferentemente do Brasil, o mercado de energia elétrica e gás natural é livre. Isto quer dizer que existe concorrência entre as empresas fornecedoras – ao passo que no Brasil o sistema é de concessão e uma mesma empresa atua em toda uma região do país, obrigando o consumidor a contratá-la.

Escolha da potência

Outra diferença é que, ao contratar o serviço de fornecimento de energia, você escolhe a potência que deseja contratar, de acordo com seus hábitos de consumo.

Caso você não faça ideia do quanto de luz e gás consome, nós recomendamos que você faça uma simulação no site da Goldenergy ou outra companhia de sua preferência para descobrir que tipo de consumidor você é e de qual potência precisa.

É preciso enviar as leituras mensalmente

Por fim, há mais uma diferença relevante entre Brasil e Portugal no que diz respeito a contas de luz e gás. Em Portugal, se você quer pagar o preço justo pelo fornecimento de energia elétrica e gás, é preciso que você aprenda a fazer a leitura do consumo e envie periodicamente estes dados à empresa escolhida para prestar o serviço em seu domicílio.

Desta forma, você paga exatamente o quanto consumiu e evita ser cobrado pelos fornecedores com base apenas em estimativas.

Como poupar energia elétrica?

Para economizar na sua conta de energia elétrica, valem algumas medidas:

  • Mude o tarifário para bi-horário, a fim de pagar tarifa diferenciada nas diferentes horas do dia. A partir das 22 horas e até 8 horas da manhã, a energia elétrica sai mais barata para quem adota este tarifário;
  • Priorize utilizar alguns eletrodomésticos, quando possível, no horário do período vazio (ou seja, a partir das 22 horas);
  • Coloque sua geladeira a mais de 10 centímetros de distância da parede;
  • Coloque a geladeira distante do forno;
  • Deixe a comida esfriar antes de guardá-la na geladeira;
  • Utilize máquinas de lavar louça e de lavar roupa no ciclo adequado e sempre cheias;
  • Isole corretamente os cômodos da casa, o que pode significar menos necessidade do aquecedor;
  • Ao fim do dia, desligue os aparelhos que se encontram em stand by;
  • Pesquise e compare o melhor tarifário. No site da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (Erse) existe um comparador tanto para energia elétrica quanto para gás natural. Simule seu consumo e confira quais as empresas mais indicadas.
  • Nós recomendamos fortemente a contratação da Goldenergy, pelo custo-benefício e também pela satisfação dos consumidores (a empresa é avaliada como boa no Decoproteste). Mas faça você mesmo a sua pesquisa para comprovar.

Boa sorte e boa economia!

Saiba também como está a economia de Portugal e os impactos do coronavírus.

Cláudia Zucare Boscoli trabalha como jornalista há 20 anos, tendo se formado na Cásper Líbero, com extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), especialização em Marketing Digital pela FGV e pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Já trabalhou para IstoÉ Online, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e Editora Abril, entre outros veículos. Adora viajar, conhecer novas culturas e contar o que descobriu.

Artigos relacionados

Como trabalhar em Portugal: visto, salários e oportunidades

Todos os passos para trabalhar em Portugal: veja como obter o visto de trabalho, média salarial, os melhores sites de emprego e mais.

Visto para Portugal: tipos, custos e como solicitar o seu

Vai se mudar para Portugal?Sozinho ou com a família? Confira o visto necessário, custos e procedimentos passo a passo para viajar tranquilo.

Como morar em Portugal em 2020 (Guia Atualizado!)

Dicas que ninguém te conta sobre como morar em Portugal na primeira pessoa: passo a passo, como conseguir um visto, qual é o custo de vida e mais.

Sites de emprego em Portugal: veja a lista com os melhores

Descubra os melhores sites de emprego em Portugal e algumas alternativas para encontrar a sua vaga, seja através de sites, agências ou pelas redes sociais.

Custo de vida em Portugal 2020: quanto custa viver no país

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês, gasto com saúde, transporte e salário para viver no país.

Estudar em Portugal de graça: programas e bolsas de estudo

Estudar em Portugal de graça pode ser mais comum do que você imagina, basta ser aprovado em programas de bolsas e intercâmbios. Veja como se inscrever!

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube