Como se candidatar a universidade em Portugal

Portugal  / 

Se você pensa em morar fora ou apenas passar um tempo, você pode se candidatar a uma universidade em Portugal, especialmente se você não possui cidadania, pois o visto de estudante pode ser uma excelente alternativa de você viver legalmente no país europeu.

Porém, tomar uma decisão tão importante requer buscar mais e mais informações e neste artigo nós vamos sanar algumas dúvidas que, porventura, você tenha. Acompanhe.

Se candidatar a universidade em Portugal

Existem diversas maneiras para se candidatar a universidade em Portugal e, claro, os estudantes portugueses possuem alguma vantagem em relação aos brasileiros.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Como é o processo de candidatura

Com a realização dos Exames Nacionais, ao terminar o ensino secundário (Ensino Médio no Brasil), os estudantes de Portugal participam do Concurso Nacional e, dependendo da média alcançada nos Exames Nacionais, o aluno pode ou não ser admitido no curso que pretende fazer na Universidade desejada.

Confira mais dicas sobre como ingressar numa faculdade em Portugal .

Concurso especial de acesso

Já os estudantes estrangeiros, incluindo os brasileiros, podem se candidatar a universidade em Portugal através do concurso especial de acesso. Veja todos os detalhes no site da DGES (Direção-Geral do Ensino Superior).

É necessário ter a qualificação necessária para ser admitido(a) no ensino superior português, ou seja, um diploma ou certificado que ateste suas qualificações. A quantidade de vagas, os documentos necessários e a realização da candidatura depende de cada Instituição de Ensino Superior.

Veja como validar o diploma brasileiro em Portugal.

Com ENEM ou sem ENEM

Você pode se candidatar a uma universidade em Portugal através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e, atualmente, diversas Universidades e Institutos Politécnicos aceitam a nota do ENEM como método de ingresso.

Porém, cabe lembrar que cada uma possui a sua regra em relação a nota mínima exigida e nos cursos de Medicina, Medicina Dentária e Medicina Veterinária o ENEM não é aceito. Agora, se você pretende se candidatar sem o ENEM, você pode fazer o concurso especial de acesso explicado logo acima.

Pode ser útil saber se é possível estudar Medicina em Portugal e se vale a pena.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Candidatura a universidade em Portugal, tem que fazer alguma prova?

Geralmente não, pois a média no histórico escolar é que define se os estudantes serão ou não admitidos, dependendo da relação candidatos-vaga de cada curso em cada instituição de ensino.

Convém lembrar, mais uma vez, que as definições do processo de candidatura a universidade em Portugal, depende de cada instituição de ensino superior, ou seja, pode ser que em algum curso exista a necessidade de realização de prova, porém no geral não é necessário.

Vale a pena estudar em Portugal? Conheça nossa opinião.

Quais são os critérios de admissão?

A média do estudante é o principal critério de admissão no caso da licenciatura (1º ciclo), já para mestrados e doutorados, além da média na licenciatura, o currículo profissional é analisado e falar outros idiomas, por exemplo, pode ser um critério levado em consideração no momento da admissão.

Veja também como estudar de graça em Portugal.

Curiosidade

Diferentemente do Brasil, em Portugal o ensino nas universidades públicas é pago. Sim, os valores variam de instituição para instituição, mas tanto as licenciaturas, como os mestrado e doutorados são pagos e os preços são anuais, divididos em prestações (máximo de 6).

Consulte os valores das propinas (mensalidades) nos sites das universidades que você pretende estudar e evite surpresas.

Agora que já sabe como se candidatar a universidade em Portugal, sugerimos que veja o que escrevemos sobre as vantagens e desvantagens de morar em Portugal.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.