Óculos de grau em Portugal: dicas e as melhores óticas para comprar

Portugal  / 

Quem tem problemas de vista precisa visitar o oftalmologista com frequência. Quando precisamos disso e estamos em outro país, sempre temos dúvidas sobre os procedimentos, preços e receitas. Neste artigo vamos falar sobre como comprar óculos de grau em Portugal.

O que fazer quando precisar de óculos de grau em Portugal?

Se você precisa comprar óculos de grau em Portugal, a primeira coisa que você tem que fazer é procurar um especialista, para fazer o exame e entender quais são as suas necessidades.

Se você já usava óculos no Brasil, é interessante ter a sua receita para levar na sua consulta em Portugal, para o seu novo médico ver.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Consulta com um profissional

Em Portugal existem profissionais optometristas, que fazem o atendimento para aquelas pessoas que precisam usar óculos de grau em Portugal. Ou seja, os optometristas são os profissionais que irão fazer os exames necessários para saber se você precisa usar óculos, qual o grau da lente que você precisa (em Portugal usa-se a medida “dioptria” para calcular isso) e qual o “problema” de visão que você tem.

Se você precisar tratar problemas mais graves na visão, deverá procurar um oftalmologista, que está preparado para fazer cirurgias oculares e tratar problemas graves de visão.

Dentista em Portugal é caro? Veja o preço médio aqui.

Quanto custa a consulta?

Para comprar óculos de grau em Portugal, como já dissemos, é necessário fazer uma consulta com um optometrista. Essas consultas, feitas nas óticas, normalmente são gratuitas. Uma consulta num oftalmologista custa cerca de 80€.

Onde encontrar um profissional

As óticas normalmente possuem um profissional optometrista para atender seus clientes. Por isso, se você quiser marcar uma consulta com um optometrista, basta procurar uma ótica para óculos de grau em Portugal.

Já se a sua necessidade for marcar uma consulta com um oftalmologista, procure o seu médico de família para que te possa encaminhar. Se você não tem médico de família, procure o centro de saúde próximo da sua casa para marcar uma consulta.

É possível marcar também uma consulta particular com um oftalmologista, para isso procure as clínicas particulares.

Veja como funciona a saúde pública em Portugal.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Melhores lugares para comprar óculos de grau em Portugal

Existem diversas óticas onde você poderá pesquisar preços e adquirir os seus óculos de grau em Portugal. Normalmente, as óticas mais procuradas são:

Saiba mais sobre as lojas em Portugal.

Quanto custa comprar óculos de grau em Portugal

As pessoas que usam óculos de grau já sabem que o preço da compra desses óculos vai depender da armação que escolher. Existem as armações de marcas famosas, que são bastante caras, e armações de marcas não conhecidas, que são mais em conta.

Existem óticas que fazem promoção para a compra de óculos de grau em Portugal, por exemplo 70€ (armação + lentes).

Entenda um pouco sobre o custo de vida em Portugal.

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Características das lentes

Os óculos de grau em Portugal são feitos com lentes monofocais ou progressivas. Normalmente o preço das armações é com as lentes básicas, porém existem extras que podem ser acrescentados aos seus óculos de grau (claro, com um valor acrescentado):

  • Antirreflexo;
  • Resistente aos riscos;
  • Antiestático;
  • Anti-sujidade;
  • Hidrorrepelente;
  • UV;
  • Tecnologia HD.

Como escolher um óculos de grau

Depois que você fizer o exame e detectar que realmente precisa usar óculos de grau, você deve comprar uma armação com as lentes graduadas.

A escolha da armação deve ser feita de acordo com o seu gosto. É claro que se o seu grau for muito alto, algumas armações não vão comportar a espessura da lente, mas isso são casos extremos.

Nas óticas você pode experimentar quantas armações quiser. Coloque as armações no rosto, olhe no espelho e veja qual te agrada mais. Para não ter surpresas com o valor das armações, você pode pedir para a vendedora te mostrar armações até uma certa faixa de preço (que você achar que é viável para o seu bolso).

Assim você saberá que daquelas que ela está mostrando você pode escolher qualquer uma, que não se assustará com o preço (acredite, existem armações muito caras).

Veja quais produtos vale a pena comprar na Europa.

Uma dica é escolher uma armação que combine com você e que não seja aquelas da “modinha”, tipo cheias de cores e etc. Pois a moda muda, e talvez você não queira ficar mudando de armação todos os anos (ou talvez queira, a escolha é sua!). Eu, por exemplo, tenho o meu há muitos anos. Só mudo a lente de tempos em tempos, quando o médico fala que é necessário.

O que fazer quando chegar em Portugal? Veja o passo a passo dos primeiros procedimentos a fazer na chegada ao país.

Vale a pena comprar óculos de grau em Portugal?

O Brasil tem sempre a vantagem de fazer compras podendo dividir em muitas vezes, o que acaba pesando menos no bolso. Em Portugal não é comum o parcelamento,  mas quando tem saldos (promoções), vale muito a pena fazer compras.

E as óticas em Portugal também fazem promoções, com descontos de até 80% ou mais. Ou seja, vale a pena comprar em Portugal mesmo que não divida, pois o preço será bem em conta.

Chegou em Portugal e ainda não tem apartamento? Você pode procurar um apartamento na Uniplaces, veja aqui o que a plataforma tem disponível para alugar.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.