Além de Brasil e Portugal, a língua portuguesa foi disseminada em alguns outros poucos países pelo mundo. E é para eles que se destina a bolsa de estudo CPLP. Entenda como funciona, quem pode concorrer e alguns dos editais que estão abertos no momento.

O que é a bolsa de estudo CPLP?

A bolsa de estudo CPLP são ajudas financeiras para estudantes pertencentes ao grupo de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) que queiram ingressar em alguma faculdade que faça parte deste grupo.
Fazem parte da Comunidade de Países de Língua Portuguesa os estados membro:

  • Angola;
  • Brasil;
  • Cabo Verde;
  • Guiné-Bissau;
  • Guiné Equatorial;
  • Moçambique;
  • Portugal;
  • São Tomé e Príncipe;
  • Timor-Leste.

Dentre os principais propósitos da CPLP está a transversalidade do ensino superior em todas as áreas que concorrem para a inclusão social, redução das desigualdades e melhoria das condições de vida de todos os cidadãos parte dos Estados-membro.
O foco é contribuir para a ciência e a dimensão social e humana reconhecidas nestes setores, com o objetivo de ser parte dos vetores estratégicos para a mudança social.
Se interessa por estudar em Portugal? Confira valores, vistos e quais são as melhores universidades do país.

Como funciona a bolsa de estudo CPLP?

Cada edital de universidade funciona uma maneira e, por isso, é essencial ler em detalhes o que diz cada um deles e a que se propõe.
Em geral, a bolsa de estudo CPLP funciona da seguinte maneira:

  • Os estudantes que possuem bolsas CPLP são beneficiados com uma redução substancial da propina (anuidade em Portugal). Alguns descontos podem chegar até 50% do valor total da anuidade. Em outras modalidades, o valor da bolsa pode chegar a 100% do total do curso;
  • Alunos brasileiros ainda podem com os resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em substituição às provas de ingresso. Para isso, é preciso ver se a Universidade aceita o ENEM em seu edital;
  • O número de vagas para alunos de cada país também é determinado no edital de cada Universidade.

Veja, por exemplo, a lista de Universidades de Portugal que aceitam o ENEM em nosso artigo especial sobre o assunto.

Como concorrer a uma bolsa de estudo CPLP

Para concorrer a uma bolsa é preciso ter a nacionalidade de um dos países membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, estar atento às datas dos editais e ter os diplomas e documentos necessários para inscrição.
Tenha especial atenção ao edital, pois algumas bolsas são destinadas especificamente a cidadãos provenientes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e descendentes.
De uma maneira geral, as Universidades que abrem vagas que disponibilizem a bolsa pedem os seguintes documentos:

  • Diploma de graduação para inscrições em mestrado e doutorado em Portugal;
  • Documento que comprova a nota obtida no ENEM, para inscrições em cursos de licenciatura;
  • Documento comprovando o aprendizado da língua inglesa para candidaturas a universidades fora de Portugal, como um exame de proficiência (TOEFL);
  • Passaporte válido;
  • Plano de estudos caso o edital seja para mestrado e doutorado.

Saiba também como fazer uma pós-graduação em Portugal. Leia mais sobre os processos seletivos, os custos, quais universidades oferecem cursos e sobre outras bolsas de estudos no país.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência e outros trâmites. É da nossa confiança.

Saber Mais →

Bolsa de estudo CPLP estudante

Bolsa de estudo CPLP: editais abertos no momento

No momento, o site oficial da CPL disponibiliza alguns editais de bolsa para estudantes dos países da Comunidade. Fique atento ao início do ano letivo em Portugal. No país, por exemplo, as aulas começam em setembro, diferente do Brasil que tem início no começo do ano.
Veja um exemplo de vagas que vai abrir ainda em 2020:

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT) de Lisboa

  • Prazos para fase 1 de candidatura: 13 de julho a 14 de agosto.
  • Apreciação do processo e entrevistas: 17 de agosto a 4 de setembro
  • Divulgação dos resultados: 7 de setembro
  • Total de vagas para brasileiros: 25

Vagas remanescentes da fase 1 (vagas sobrantes):

  • Prazos para fase 2 de candidatura: 17 de agosto a 30 de outubro.
  • Apreciação do processo e entrevistas: 2 a 6 de novembro
  • Divulgação dos resultados: 9 de novembro

Para alunos de doutorado, está aberta até 15 de maio a candidatura para bolsa de Investigação para Doutoramento nas áreas de Educação, Museologia e Urbanismo.
Veja todas as bolsas na área de ação social escolar da Universidade.

Qual o valor da bolsa de estudo CPLP e o que cobre?

Como já falamos, o valor pode variar de acordo com o edital, assim como o número de vagas para estudantes brasileiros. Pode ser um desconto de 50%, 100%, ou simplesmente equiparar o valor da mensalidade de aluno estrangeiro para o mesmo de um estudante nacional.
Isso acontece pois estudantes internacionais pagam um valor maior nas mensalidades das universidades portuguesas, se comparado a estudantes nacionais. O que quer dizer que o valor da bolsa de estudo CPLP irá cobrir ou descontar em cima do montante total que um estudante de outra nacionalidade pagaria.
Por exemplo: no último edital aberto pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Portugal, o número de distribuição de bolsa de estudo CPLP para estudantes do Brasil é destinado a 25 vagas. Neste caso, a bolsa cobre o valor integral da anuidade do curso escolhido.
Em um outro exemplo, no caso das bolsas de investigação ofertadas pelo Instituto Gulbenkian, o valor atribuído é de 798€/mês para alunos de licenciatura e mestrado, e 1600€/mês para os doutores.
Veja como conquistar outras bolsas de mestrado em Portugal nesse artigo.

Até a passagem para Portugal pode ser coberta

Em alguns casos, o edital também pode cobrir as despesas com a viagem de ida e volta entre o país de origem até Lisboa ou Porto (a depender de onde ficar a Universidade). Além disso, algumas universidades oferecem seguro de viagem e acidentes pessoais, além da bolsa mensal.
Estudantes brasileiros ainda podem solicitar o PB4 online, o seguro de saúde gratuito do governo brasileiro, que pode ser solicitado por cidadãos que pretendem viver em Portugal, seja a estudo ou trabalho. Saiba como funciona e como solicitar o PB4.
Veja também como estudar em Portugal de graça.

Cursos abrangidos

Não existe uma limitação dos cursos que são abrangidos nas bolsas de estudo CPLP. A princípio os estudantes poderão se candidatar a qualquer curso, de acordo com cada edital divulgado pelas universidades.
Ficou com vontade de morar em Portugal? Recomendamos a leitura do nosso ebook Como Morar em Portugal, um guia completo com todos os passos para preparar a sua mudança, confira!

Vale a pena tentar uma bolsa de estudo CPLP?

É claro que sim. Apesar de a maioria das bolsas somente equiparar o valor das mensalidades aos valores pagos pelos estudantes nacionais ou, algumas vezes, apenas cobrir o valor das mensalidades, vale a pena se candidatar.
Afinal, se você conseguir a bolsa, será uma despesa a menos que você terá no país, e isso irá ajudar a diminuir os seus gastos mensais.
Tem vontade de ser um estudante brasileiro em Portugal? Então sugerimos a leitura do nosso Ebook Como Estudar em Portugal. É um guia completo com todos os passos que você precisa seguir para estudar no país lusitano, desde a decisão, a escolha da Universidade, a solicitação do visto, até a chegada no país!