Bolsas de estudo CPLP: quem tem direito e como se candidatar

Portugal  / 

Quem quer estudar fora está sempre procurando oportunidades de bolsas de estudo, afinal morar em outro país é bem dispendioso. Em Portugal existem bolsas de estudo CPLP que podem ser uma boa solução para quem quer estudar no país.

Essas bolsas não são exclusivas de Portugal, e existem inclusive universidades nos Estados Unidos que oferecem bolsas de estudo CPLP.

O que é a bolsa CPLP

Bolsas de estudo CPLP são bolsas específicas para estudantes de países pertencentes ao grupo CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa).

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Os países que fazem parte dessa comunidade são:

  • Angola;
  • Brasil;
  • Cabo Verde;
  • Guiné-Bissau;
  • Guiné Equatorial;
  • Moçambique;
  • Portugal;
  • São Tomé e Príncipe;
  • Timor-Leste.

Quem pode concorrer as bolsas de estudo CPLP?

Qualquer pessoa que tenha a nacionalidade de um dos países do grupo CPLP pode se candidatar às bolsas de estudo CPLP. Algumas universidades de Portugal aceitam as notas obtidas no ENEM como candidatura.

Muitas universidades não aceitam essa candidatura de pessoas que possuem dupla nacionalidade (uma dos países CPLP e uma europeia), por isso é necessário ler direitinho cada edital.

Quais bolsas existem?

Existem diversos tipos de bolsas, de licenciatura, mestrado e doutorado, para diferentes universidades. A maior parte das bolsas são para universidades em Portugal (de norte a sul do país).

Qual o valor das bolsas

O valor das bolsas normalmente é o correspondente ao valor do curso. Esse valor é divulgado no edital de cada universidade, quando abertas as candidaturas para as bolsas de estudo CPLP.

O valor pode ser também somente a equiparação das mensalidades de estudante internacional a estudante nacional. Em Portugal, por exemplo, os estudantes internacionais pagam mais nas mensalidades da universidade do que os estudantes nacionais.

Veja como estudar em Portugal de graça.

Quando abre o edital

Os editais são abertos consoante a necessidade das universidades. Portanto não existe uma data certa para a abertura do edital, visto que cada universidade abre as suas próprias vagas e possui o seu próprio concurso.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Porém, a maneira mais fácil de ficar atento a essas informações é consultar regularmente o site do CPLP, onde são divulgados os editais de bolsas de estudo CPLP.

Não se esqueça que o ano letivo em Portugal começa em setembro. Fique atento ao calendário acadêmico de cada universidade.

Cursos abrangidos

Não existe uma limitação dos cursos que são abrangidos nas bolsas de estudo CPLP. A princípio os estudantes poderão se candidatar a qualquer curso, de acordo com cada edital divulgado pelas universidades.

Veja quais as melhores universidades de Portugal.

Como concorrer

Para poder concorrer a uma das bolsas de estudo CPLP é necessário estar atento aos editais, pois é neles que se encontram os documentos necessários para candidatura.

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Normalmente é necessário:

  • Diploma (para mestrado e doutorado);
  • Documento que comprova a nota obtida no ENEM (para licenciatura);
  • Documento comprovando o aprendizado da língua inglesa para candidaturas a universidades fora de Portugal, como um exame de proficiência (TOEFL);
  • Passaporte;
  • Plano de estudos (para mestrado e doutorado).

Além desses documentos poderão ser pedidos mais alguns, de acordo com a exigência de cada universidade.

Veja como estudar em Portugal usando ENEM.

Vale a pena tentar uma bolsa de estudo CPLP?

É claro que sim. Apesar de a maioria das bolsas somente equiparar o valor das mensalidades aos valores pagos pelos estudantes nacionais ou, algumas vezes, apenas cobrir o valor das mensalidades, vale a pena se candidatar.

Afinal, se você conseguir a bolsa, será uma despesa a menos que você terá no país, e isso irá ajudar a diminuir os seus gastos mensais.

É necessário Seguro Viagem para Portugal? Sim, é obrigatório. Veja um guia completo para contratar o seu.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.