Bolsa de estudos em Portugal: saiba como conquistar a sua vaga

Portugal  / 

Se você está pretendendo estudar na Europa, conseguir uma bolsa de estudos em Portugal pode ser uma ótima opção. Isso porque além de estudar de graça em um país cujo ensino é reconhecido mundialmente, você também poderá vivenciar outra cultura. Além de dar um verdadeiro “up” no seu currículo profissional.

Sendo assim, preparamos algumas dicas bem bacanas para você saber o que é preciso para concorrer a uma das bolsas de estudo em Portugal. Veja a seguir:

Bolsa de estudos em Portugal: como concorrer

Se você sonha em cursar uma graduação em Portugal ou até mesmo fazer mestrado ou doutorado, saiba que é possível concorrer a uma das bolsas de estudo oferecidas por várias universidades do país e outras instituições.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

A boa notícia é que são várias as formas de conseguir esse benefício. A seguir listamos as principais formas de conseguir uma bolsa de estudo em Portugal:

Estudar em alguma instituição que ofereça graduação-sanduíche

A graduação-sanduíche é uma modalidade de estudos oferecida por algumas universidades brasileiras. Basicamente, consiste em possibilitar que o aluno possa estudar por um determinado período do curso fora do país.

Essa oportunidade se dá por meio do intercâmbio estudantil e através dela é possível estudar em Portugal de graça. Assim como em vários outros países.

Confira uma lista das principais universidades que possuem convênios com instituições estrangeiras de ensino superior:

Para concorrer a uma bolsa de estudo em Portugal na modalidade sanduíche, o estudante precisa ter boas notas no curso em que está matriculado e ter cursado no mínimo de 20% e no máximo 90% da grade curricular.

Veja aqui quanto custa estudar em Portugal e planeje o seu orçamento.

Tirar boa nota no ENEM

Outra forma de pleitear uma bolsa de estudo em Portugal é conseguir uma boa pontuação no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Leia o nosso artigo completo sobre como estudar em Portugal usando o ENEM.

Segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mais de mil brasileiros já ingressaram em instituições de ensino superior no país através do exame.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Como funciona?

Atualmente, o INEP possui parcerias com 37 universidades portuguesas. Fica a critério de cada instituição definir a nota de corte para seus cursos, de forma parecida como acontece no Brasil.

Assim, o INEP fica responsável por conferir os resultados dos brasileiros que se candidataram a uma bolsa de estudo em Portugal.

Não deixe de conferir as nossas dicas sobre quanto custa fazer mestrado em Portugal.

Quais universidades de Portugal aceitam o ENEM?

Veja a seguir uma lista das principais universidades portuguesas que aceitam o Exame Nacional do Ensino Médio como forma de ingresso para estudantes brasileiros:

A lista completa com as 37 universidades portuguesas que aceitam nota do ENEM você confere na página do INEP.

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

universidades que aceitam bolsa de estudo em portugal

Financiamento da FCT para bolsa de estudos em Portugal

Cada instituição possui o seu regulamento de concurso para atribuição de bolsa de estudos em Portugal. A FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), por exemplo, abre concursos públicos anuais que levam em consideração o projeto do candidato, o currículo profissional e acadêmico.

Outras instituições que oferecem bolsa de estudos em Portugal

Além da Fundação para a Ciência e Tecnologia, outras instituições oferecem bolsa de estudos em Portugal como:

  • Instituto Camões;
  • Comissão Fulbright;
  • Fundação Luso-Americana;
  • Fundação do Oriente;
  • Fundação Calouste Gulbenkian;
  • Fundação Cidade de Lisboa;
  • Fundação Eugénio de Almeida;
  • Fundação Rotária Portuguesa;
  • Associação Duarte Tarré;
  • Sonangol;
  • Fundação Millenium BCP entre outras.

É importante lembrar que cada instituição possui regras específicas para a atribuição das bolsas.

Quais tipos de bolsa de estudos existem em Portugal?

As bolsas de estudo oferecidas pelas universidades portuguesas abrangem vários perfis de candidatos. Sendo assim, caso você não preencha os requisitos de alguma modalidade, ainda dá para estudar de graça no país.

Conheça nesse artigo quais são os procedimentos para estudar em uma faculdade de Portugal.

Veja na sequência as principais formas de ingressar em uma instituição portuguesa de ensino superior:

Mérito

Essa é a modalidade de bolsas de estudo ofertadas a estudantes com excelente aproveito no curso em que estão matriculados.

Assim, o aluno, além de não precisar pagar pelo valor da graduação, mestrado ou doutorado, ainda receber uma ajuda de custo mensal. Essa ajuda pode variar em função do número de dependentes do candidato.

Conheça o passo a passo de como se candidatar a uma universidade em Portugal.

Perfil

Quando em determinados casos, as universidades desejam aumentar o número de alunos de um determinado perfil cursando algum curso específico.

Em virtude disso, elas oferecem bolsa de estudo em Portugal para estudantes brasileiros ou de outros países.

Necessidade

Quando é levada em consideração a renda ou a situação socioeconômica de um candidato.Saiba também quanto custa estudar em Portugal

como conseguir uma bolsa de estudos em portugal

Dicas para conseguir uma bolsa de estudos em Portugal

Antes de se candidatar a alguma das bolsas de estudo em Portugal, estar atento a alguns detalhes pode fazer toda a diferença entre ter uma boa ou má experiência em estudar fora do país.

Assim, reunimos algumas dicas úteis para que o seu sonho de estudar em Portugal se transforme em realidade e seja bem-sucedido:

Saiba como estudar medicina em Portugal.

Leia com cuidado os editais

Verifique cuidadosamente quais são os requisitos para o preenchimento das vagas, a documentação necessária e os prazos para inscrição.

Descubra como conseguir o visto de estudante para Portugal.

Tenha um currículo no modelo Europass

É bem provável que a instituição portuguesa para qual você estará se candidatando exija o seu histórico acadêmico e o seu currículo profissional.

Por se tratar de um país europeu, o modelo Europass é o que tem melhor aceitação.

Crie uma carta de motivação atraente

A carta de motivação é como chamamos aqui no Brasil a carta de apresentação. A carta de motivação deve apresentar resumidamente as experiências do candidato, sua formação e as principais características.

Além disso, também apresenta a razão da candidatura, ou seja, o motivo que o levou a se candidatar à bolsa de estudos.

Não desanime

Caso você tenha se candidatado a uma bolsa de estudo em Portugal, mas não tenha conseguido uma vaga, não desanime! Você ainda pode contar com o programa Santander Universidades, do banco Santander.

Para concorrer, a universidade onde você está matriculado precisa estar conveniada ao programa. Ele oferece cerca de 3 mil euros para fazer um intercâmbio de até um semestre em um dos nove países ibero-americanos, incluindo Portugal.

Leia nosso guia de como fazer intercâmbio de graça nos mais diferentes países europeus.

Vantagens de conseguir uma bolsa de estudos em Portugal

Além de estudar de graça em instituições renomadas, conquistar uma bolsa de estudos em Portugal também pode abrir várias portas, inclusive a de um bom emprego em Portugal ou mesmo no Brasil.

Além dessa vantagem competitiva, estudar em Portugal também oferece outros benefícios:

  • Praticar outro idioma (em Portugal você vai ter contato com pessoas de diversas nacionalidades);
  • Conhecer outras culturas;
  • Fazer novas amizades;
  • Conhecer novos lugares.

Curiosidade sobre estudar em Portugal

Em Portugal os pagamentos das universidades são chamadas de propinas. Sim, sabemos que no Brasil propina tem outro significado, mas se você estiver pesquisando e procurando uma bolsa de estudos em Portugal, você vai encontrar a palavra propina(s).

Porém não se assuste, é só trocar por mensalidade e pronto, o sentido da palavra muda na nossa cabeça e se você for receber uma bolsa que inclui o pagamento de propinas, você não vai precisar se preocupar com as mensalidades do seu curso.

E então, bateu aquela vontade de estudar fora do país? Então utilize as dicas acima para concorrer a uma das bolsas de estudo em Portugal e faça já as suas malas!

Sugerimos a leitura do nosso Ebook Como Morar em Portugal. Um guia completo com o passo a passo necessário para se mudar para o país. Saiba mais informações aqui.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.