Bolsa de estudos em Portugal: saiba como conquistar a sua vaga

Caso você tenha planos de estudar na Europa, saiba que conseguir bolsa de estudos em Portugal é uma excelente opção para seu intercâmbio no exterior. Além de ter a oportunidade de frequentar instituições de ensino reconhecidas no mundo todo, você vai morar em um país onde brasileiros costumam se sentir muito bem.

Estudar por um tempo fora ainda vai ser ótimo para seu currículo acadêmico e profissional. Porém, sabemos que mesmo para quem está decidido a passar por essa experiência, ter economias suficientes não é nada fácil. Pensando nisso, selecionamos diferentes opções de bolsas de estudo em Portugal para quem deseja viver no país.

Bolsa de Estudos em Portugal: conheça as melhores opções

Veja a seguir algumas opções de bolsas em Portugal:

Erasmus Mundus

O Erasmus Mundus é um programa de cooperação internacional, financiado pela Comissão Europeia, que promove a mobilidade de alunos que estejam no ensino superior. O programa permite que estudantes e pesquisadores de todo o mundo possam realizar um intercâmbio ou ter parte de sua formação nas melhores universidades europeias. Atualmente, as inscrições estão abertas para diversos programas de mestrado com bolsa integral.

As bolsas de estudo em Portugal ainda podem ser concedidas para graduação sanduíche, pós-graduação (mestrado completo, doutorado completo, mestrado sanduíche e doutorado sanduíche) e pós-doutorado. O Erasmus também oferece bolsas para servidores que atuam no ramo da educação. A lista completa de programas pode ser vista no site oficial, onde há filtros por área de estudo, países, universidades e duração de programas.

Por que escolhemos a Goldenergy em Portugal?

Fundação para Ciência e Tecnologia

A Fundação para Ciência e Tecnologia Portuguesa (FCT) está recebendo inscrições para seu programa anual de bolsas para doutorado. O edital vai conceder apoio a 1.350 investigadores de qualquer área de conhecimento, um número superior ao do ano passado.

A pesquisa pode ser realizada em tempo integral ou parcial no país. Cada candidato poderá se candidatar a somente um benefício: doutorado pleno ou doutorado sanduíche. Os selecionados para as bolsas recebem subsídios mensais para custos de vida. Em algumas modalidades, os bolsistas também têm isenção das taxas universitárias, auxílio para instalação, seguro saúde e ajuda para custos com a viagem.

A bolsa tem duração anual, mas pode ser renovada por, no máximo, quatro anos. Os interessados devem se candidatar pelo site até 28 de abril. No portal da Fundação, o candidato precisa preencher o formulário e anexar os documentos solicitados. Além de documentos de identificação e formação, é necessário apresentar uma carta de motivação e duas de recomendação.

O candidato deverá ainda associar seu Curriculum Vitae atualizado na plataforma Ciência Vitae.

Politécnico de Leiria

Diversas universidade portuguesas aceitam o ENEM em seus processos seletivos. O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) não apenas aceita o ENEM, como oferece bolsas de estudos em Portugal para graduação. Os benefícios são parciais, mas ainda é uma das únicas opções de bolsas para estudos em Portugal de graduação.

Paras as licenciaturas, como são chamados os cursos de graduação no país, o instituto aceita a candidatura de estudantes brasileiros que possuem diploma do Ensino Médio e tenham realizado o ENEM nos últimos cinco anos. A maior parte dos cursos exige nota mínima de 50% de acertos no exame.

Tipos de bolsas na IPLeiria

O IPLeiria oferece três programas de bolsas para estudantes internacionais: Bolsas de Mérito, Bolsas de Cooperação para o Desenvolvimento e Bolsa + Tecnologia. Todas dão um desconto de 50% no valor total da anuidade. Os programas também isentam a taxa de matrícula de 500€.

Como se candidatar à IPLeiria?

As candidaturas são feitas em três fases. A primeira acontece entre 14 de janeiro e 7 de abril, a segunda entre 13 de maio e 30 de junho e a terceira de 29 de julho a 8 de setembro. Para concorrer à bolsa, é necessário se inscrever on-line no curso escolhido e depois preencher um formulário de candidatura específico para a bolsa pleiteada.

É possível se inscrever para mais de uma bolsa, mas elas não são cumulativas. O Instituto oferece um portal especial voltado para brasileiros interessados em estudar na instituição. Além de depoimentos, você encontra informações sobre custo de vida da região de Leiria, que fica entre Lisboa e Coimbra.

Condição especial em universidades portuguesas

Bolsa de estudos em Portugal como essas são oferecidas pela Universidade de Aveiro e pelo Politécnico de Leira. Elas abrem anualmente e, quanto antes se candidatar, mais chances tem de conseguir o benefício.

Universidade do Porto

É importante ressaltar que existe uma lei de ingresso especial para estudantes internacionais que prevê que pessoas das Comunidades de Países de Língua Portuguesa, inclusive do Brasil, tenham redução automática no valor do curso. Algumas universidades, como a Universidade do Porto, respeitam a lei e oferecem descontos de até 50% nas propinas para brasileiros. Enquanto outras universidades, não atendem à lei.

Educations.com

O site educations.com oferece a Study Masterś in Europe Scholarship, uma bolsa de mestrado no valor de 5.000€ na Europa para cursos que iniciam no segundo semestre de 2020. As inscrições vão até 13 de abril e o valor pode ser usado pelo bolsista para cobrir custos de qualquer curso de sua escolha na Europa. O valor é pago diretamente para a universidade, não podendo ser usado para outros fins.

Como se candidatar

Para se candidatar, é preciso já estar participando do processo seletivo de um ou mais programas de mestrado na Europa, que tenham início no segundo semestre de 2020. Quem estiver cursando um mestrado na Europa atualmente, também pode se candidatar. Você pode se inscrever neste documento da Educations.

No processo, você terá que preencher um formulário e fazer uma redação respondendo a seguinte pergunta: “Por que você escolheu esse país específico para estudar fora, e como ele poderá te ajudar como um líder de mentalidade global?”, que deve ter de 500 a 700 palavras. A redação, assim como toda a candidatura, deve ser feita em inglês.

Resultados

Os finalistas para a bolsa serão anunciados em 1 de maio de 2020, quando será necessário enviar cópias da carta de aceite em um programa de mestrado, histórico acadêmico da graduação e as páginas de identificação do passaporte. Os finalistas terão apenas sete dias para enviar esses documentos após o anúncio. Por isso, é melhor já tê-los em mãos. O bolsista selecionado será anunciado em junho de 2020.

Obs: Todas as datas dos programas que estão neste artigo estão sujeitas às mudanças e prorrogações, devido à crise mundial gerada pela pandemia do Covid-19.

Instituições que oferecem bolsa de estudos em Portugal

Podemos destacar algumas instituições que oferecem bolsa de estudos em Portugal. Confira a lista a seguir:

  • Comissão Fulbright;
  • Fundação Luso-Americana;
  • Fundação do Oriente;
  • Fundação Calouste Gulbenkian;
  • Fundação Cidade de Lisboa;
  • Fundação Eugénio de Almeida;
  • Fundação Rotária Portuguesa;
  • Associação Duarte Tarré; Sonangol;
  • Fundação Millenium BCP, dentre outras.

É importante ressaltar que cada uma dessas instituições possui regras específicas para atribuir bolsas. Portanto, se você se interessa por alguma delas, pesquise individualmente o que precisa para concorrer às bolsas oferecidas.

Quais tipos de bolsa de estudos existem em Portugal?

As bolsas de estudo oferecidas pelas universidades portuguesas abrangem vários perfis de candidatos. Sendo assim, caso você não preencha os requisitos de alguma modalidade, ainda dá para estudar de graça no país.

Conheça nesse artigo quais são os procedimentos para estudar em uma faculdade de Portugal. Veja na sequência as principais formas de ingressar em uma instituição portuguesa de ensino superior:

Mérito

Essa é a modalidade de bolsas de estudo ofertadas a estudantes com excelente aproveito no curso em que estão matriculados. Assim, o aluno, além de não precisar pagar pelo valor da graduação, mestrado ou doutorado, ainda receber uma ajuda de custo mensal. Essa ajuda pode variar em função do número de dependentes do candidato.

Conheça o passo a passo de como se candidatar a uma universidade em Portugal.

Perfil

Quando em determinados casos, as universidades desejam aumentar o número de alunos de um determinado perfil cursando algum curso específico. Em virtude disso, elas oferecem bolsa de estudo em Portugal para estudantes brasileiros ou de outros países.

Necessidade

Quando é levada em consideração a renda ou a situação socioeconômica de um candidato.como conseguir uma bolsa de estudos em portugal

Bolsas de estudo em Portugal para brasileiros: há bolsa do país disponíveis para estrangeiros?

Sim, existem algumas opções específicas de bolsa de estudos em Portugal para brasileiros. Confira a seguir.

Santander Universidades

A Bolsas Luso-Brasileiras Santander fazem parte de um programa de mobilidade internacional destinado a estudantes de universidade brasileiras e portuguesas que permite que até 175 estudantes brasileiros façam um semestre letivo em universidades portuguesas, e vice versa, anualmente. Não é por acaso que o Banco Santander foi reconhecido no ranking Global Fortune 500 como a empresa que mais investe em educação a nível mundial.

Apenas no Brasil, mais de 300 instituições são atendidas por diversos programas de Bolsas Santander Universidades. O universitário que é contemplado com essa bolsa recebe 3 mil euros para custear gastos com passagem de avião, hospedagem e alimentação durante o intercâmbio.

Capes

Os programas do Capes são voltados para cooperação internacional que tem como objetivo gerar oportunidades de formação profissional de alto nível e especialização para estudantes e professore a partir de bolsas em diferentes modalidades.

A ajuda financeira é de 870€ por mês para estudantes de Licenciatura e até 2.100€ por mês para estudantes de Pós-Doutorado. O orçamento será ajustado para 300€ mensais caso o estudantes seja beneficiário de uma bolsa com alojamento custeado pela Capes ou pela instituição do exterior.

Instituto Camões

O Camões (Instituto da Cooperação e da Língua) desenvolve um conjunto de programas de bolsas de estudos no âmbito da língua e cultura portuguesas. Dentre elas, destacam-se:

  • Programa Fernão Mendes Pinto: destinado a licenciados ou estudantes finalistas, portugueses ou estrangeiros, envolvidos em projetos científicos ou profissionais na área de português língua estrangeira, através de Centros de Língua Portuguesa do Camões, I.P., Leitorados do Camões, I.P. em universidades estrangeiras e universidades e instituições estrangeiras que tenham acordos com o Camões, I.P. A duração das bolsas não é fixa e as mesmas podem ser renovadas.
  • Bolsas da Cooperação: as bolsas de estudo da Cooperação Portuguesa facilitam o acesso à formação científica e técnica de jovens e constituem como instrumento de reforço o sistema científico e tecnológico dos países parceiros. O programa é voltado para áreas consideradas de maior importância para o desenvolvimento desses países, promovendo valores como igualdade de gênero e equidade;
  • FCT – Bolsas de Formação Avançada: as Bolsas de Licença Sabática  são voltadas para doutorados em regime de licença sabática para auxílio em atividades de investigação em instituições estrangeiras. Essas bolsas podem ser de 3 a meses até um ano, não renovável.

Outras opções para conseguir bolsa de estudos em Portugal

A seguir listamos outras formas de conseguir uma bolsa de estudo em Portugal:

Estudar em alguma instituição brasileira que ofereça graduação-sanduíche

A graduação-sanduíche é uma modalidade de estudos oferecida por algumas universidades brasileiras. Basicamente, consiste em possibilitar que o aluno possa estudar por um determinado período do curso fora do país.

Essa oportunidade se dá por meio do intercâmbio estudantil e através dela é possível estudar em Portugal de graça. Assim como em vários outros países. Confira uma lista das principais universidades que possuem convênios com instituições estrangeiras de ensino superior:

Para concorrer a uma bolsa de estudo em Portugal na modalidade sanduíche, o estudante precisa ter boas notas no curso em que está matriculado e ter cursado no mínimo de 20% e no máximo 90% da grade curricular.

Veja aqui quanto custa estudar em Portugal e planeje o seu orçamento.

Tirar boa nota no ENEM

Outra forma de pleitear uma bolsa de estudo em Portugal é conseguir uma boa pontuação no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Leia o nosso artigo completo sobre como estudar em Portugal usando o ENEM.

Segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mais de mil brasileiros já ingressaram em instituições de ensino superior no país através do exame.

Como funciona?

Atualmente, o INEP possui parcerias com 37 universidades portuguesas. Fica a critério de cada instituição definir a nota de corte para seus cursos, de forma parecida como acontece no Brasil.

Assim, o INEP fica responsável por conferir os resultados dos brasileiros que se candidataram a uma bolsa de estudo em Portugal.

Não deixe de conferir as nossas dicas sobre quanto custa fazer mestrado em Portugal.

Quais universidades de Portugal aceitam o ENEM?

Veja a seguir uma lista das principais universidades portuguesas que aceitam o Exame Nacional do Ensino Médio como forma de ingresso para estudantes brasileiros:

A lista completa com as 37 universidades portuguesas que aceitam nota do ENEM você confere na página do INEP.

universidades que aceitam bolsa de estudo em portugal

Existe bolsa de mestrado em Portugal?

Muitos brasileiros que sonham em estudar em Portugal buscam por bolsas de mestrado. Assim como na graduação, você pode procurar bolsas nos próprios sites das universidades que te interessam.

Porém, a oferta de bolsas para mestrados em Portugal é escassa e as bolsas, quando são oferecidas, apenas dão descontos nas taxas universitárias, como acontece no Politécnico de Leiria e da Universidade de Aveiro. A Fundação Estudar também oferece bolsas de mestrado no país, mas os benefícios não cobrem todos os gastos.

Assim como na graduação, os estudantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) possuem um benefício de até 50% de desconto nos valores das taxas da Universidade do Porto. Porém, como deu para perceber, as opções de bolsas de estudos em Portugal são escassas.

Universidade de Coimbra

A melhor alternativa para quem quer bolsas de estudo em Portugal para mestrado é o programa Erasmus Mundus . O programa oferece bolsas completas para brasileiros em diversos cursos de Portugal.

Porém, o Erasmus exige proficiência em inglês e apenas uma parte do curso será feita em Portugal. Um dos pré-requisitos dos mestrados Erasmus é que o curso seja feito ao menos em dois países diferentes. A duração do curso em Portugal vai depender da universidade, mas pode variar de seis meses a um ano.

Dicas para conseguir bolsa de estudos em Portugal

Antes de entrar em alguma seleção para bolsas de estudo em Portugal, fique atento a alguns detalhes que podem fazer a diferença. Conheça a seguir algumas dicas úteis para que o seu sonho de estudar em Portugal se realize e seja tudo o que você espera:

  • Leia atentamente os editais: se certifique dos requisitos necessários para preencher vagas, a documentação exigida e os prazos para inscrição;
  • Se informe sobre o visto de estudante para Portugal: entender sobre as burocracias do visto é essencial para não ter problemas durante o processo;
  • Faça um currículo no modelo Europass: provavelmente, a instituição portuguesa para a qual está se candidatando exige o histórico acadêmico e um currículo profissional. Por se tratar de um país europeu, o Europass é mais indicado;
  • Crie uma boa carta de motivação: a carta de motivação é como nossa carta de apresentação no Brasil. Ela deve apresentar de forma resumida as experiências do candidato, sua formação e características principais. Também é importante apresentar a razão da candidatura, o motivo que o levou a tentar essa bolsa de estudos;
  • Mantenha o ânimo: caso tenha se candidato a bolsa de estudos em Portugal.

Vantagens de conseguir uma bolsa de estudos em Portugal

Além de estudar de graça em instituições renomadas, conquistar uma bolsa de estudos em Portugal também pode abrir várias portas, inclusive a de um bom emprego em Portugal ou mesmo no Brasil. Além dessa vantagem competitiva, estudar em Portugal também oferece outros benefícios:

  • Praticar outro idioma (em Portugal você vai ter contato com pessoas de diversas nacionalidades);
  • Conhecer outras culturas;
  • Fazer novas amizades;
  • Conhecer novos lugares.

Curiosidade sobre estudar em Portugal

Em Portugal, os pagamentos das universidades são chamadas de propinas. Sim, sabemos que no Brasil propina tem outro significado, mas se você estiver pesquisando e procurando uma bolsa de estudos em Portugal, você vai encontrar a palavra propina(s).

Porém, não se assuste, é só trocar por mensalidade e pronto, o sentido da palavra muda na nossa cabeça e se você for receber uma bolsa que inclui o pagamento de propinas, você não vai precisar se preocupar com as mensalidades do seu curso.

E então, bateu aquela vontade de estudar fora do país? Então utilize as dicas acima para concorrer à sua bolsa de estudos em Portugal e faça já as suas malas! Sugerimos a leitura do nosso Ebook Como Estudar em Portugal. Um guia completo com o passo a passo para escolher a universidade, como se candidatar, tirar visto de estudante e tudo o que é necessário para se mudar para o país.

Mariele é brasileira, formada em Jornalismo e especialista em Marketing Digital. Nasceu em Minas Gerais, estudou em Portugal e hoje mora em São Paulo. Suas duas grandes paixões são: viajar e escrever. Já visitou 9 países e conhece especialmente Portugal e Itália. Todos os dias aguarda ansiosamente pela próxima viagem.

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo para diversos portais.

Artigos relacionados

Como trabalhar em Portugal: visto, salários e oportunidades

Todos os passos para trabalhar em Portugal: veja como obter o visto de trabalho, média salarial, os melhores sites de emprego e mais.

Visto para Portugal: tipos, custos e como solicitar o seu

Vai se mudar para Portugal?Sozinho ou com a família? Confira o visto necessário, custos e procedimentos passo a passo para viajar tranquilo.

Como morar em Portugal em 2020 (Guia Atualizado!)

Dicas que ninguém te conta sobre como morar em Portugal na primeira pessoa: passo a passo, como conseguir um visto, qual é o custo de vida e mais.

Sites de emprego em Portugal: veja a lista com os melhores

Descubra os melhores sites de emprego em Portugal e algumas alternativas para encontrar a sua vaga, seja através de sites, agências ou pelas redes sociais.

Custo de vida em Portugal 2020: quanto custa viver no país

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês, gasto com saúde, transporte e salário para viver no país.

Estudar em Portugal de graça: programas e bolsas de estudo

Estudar em Portugal de graça pode ser mais comum do que você imagina, basta ser aprovado em programas de bolsas e intercâmbios. Veja como se inscrever!

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube