Faculdade em Portugal: tudo o que precisa saber para estudar no país

Portugal  / 

Estudar em outro país é um sonho de inúmeras pessoas. Existem diversas possibilidades de buscar uma experiência no exterior, mas muitas vezes acabamos desistindo por não saber por onde começar. Para aqueles que buscam concretizar esse sonho, saiba que fazer faculdade em Portugal está cada vez mais acessível. Cada vez mais, as universidades do país têm aberto suas portas para receber estudantes estrangeiros, especialmente os brasileiros.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

As universidades portuguesas oferecem cursos de graduação e especialização, como a pós-graduação, mestrado e doutorado. Além disso, é possível realizar uma mobilidade acadêmica, ou seja, cursar apenas um período na universidade, ou ainda, realizar uma graduação integrada com o mestrado.

Como ingressar na faculdade em Portugal?

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) não é uma porta de entrada apenas para as universidades brasileiras. Desde 2014, um acordo firmado entre as Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas e o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) tem possibilitado que estudantes brasileiros entrem nas universidades do país.

Atualmente 37 universidades de Portugal aceitam o ENEM como forma de ingresso nos cursos de graduação, com exceção de medicina, que tem regras e provas específicas. Algumas universidades aceitam, ainda, a transferência de estudantes inscritos em instituições brasileiras, que tenham ingressado com o exame.

Se você quer estudar em Portugal, veja nosso guia completo aqui.

Qual a nota de corte?

As universidades portuguesas aceitam o ENEM dos últimos três anos contados a partir da data da qual o estudante se candidata, e que tenham o diploma do Ensino Médio.

A nota mínima do ENEM para fazer faculdade em Portugal vai depender da instituição e do curso escolhido. Cada universidade possui sua tabela de ponderação, ou seja, sua tabela de porcentagens mínimas em cada uma das áreas de conhecimento. Mas, de forma geral, as notas variam entre 500 a 800 pontos.

Saiba que a Universidade de Coimbra disponibiliza uma calculadora automática.

Período de Inscrição

Existem de duas a três fases de candidaturas para ingressar nas universidades de Portugal, que variam entre os meses de janeiro a junho, dependendo da instituição e da quantidade de vagas remanescentes. E o início do semestre letivo acontece em setembro.

Quanto custa?

As universidades de Portugal são pagas – mesmo as públicas. O custo para fazer faculdade em Portugal varia entre 3 a 8 mil euros por ano, dependendo do curso ou instituição. O valor pode ser parcelado mensalmente ou pagas em uma única parcela anual.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

No entanto, se você possuir alguma cidadania europeia, o valor pode cair para até mil euros anuais.

Se você pretende fazer faculdade em Portugal, recomendamos ler também:

faculdade em portugal porto

Bolsas de estudo

Muitas vezes deixamos de realizar o sonho de fazer faculdade em Portugal por causa do financeiro. Mas saiba que existem bolsas de estudos e auxílios para estudantes internacionais.

As bolsas mais conhecidas para brasileiros são da Fundação CAPES – órgão ligado ao Ministério da Educação no Brasil – e da Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT) de Portugal. Outra bolsa que tem ganhado cada vez mais visibilidade é a Santander Universidades, através do Programa de Bolsas Ibero-Americanas que garante auxílio de até 3 mil euros por estudante para uma mobilidade acadêmica.

Além disso, as universidades portuguesas costumam dispor de programas de apoio aos estudantes internacionais, que muitas vezes é adquirido por excelência do aluno. Ou seja, alunos que conseguem obter notas acima da média e que participam ativamente das atividades da instituição, como programas de monitoria, iniciação científica, entre outros.

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Para se candidatar a qualquer bolsa ou auxílio é necessário acompanhar os sites das instituições e se atentar aos editais e datas de candidaturas. No entanto, aqueles que querem tentar uma bolsa por excelência, necessitam recorrer aos Serviços Sociais da sua universidade.

Saiba tudo sobre bolsas de estudo para Portugal neste artigo.

Quais as melhores faculdades em Portugal?

Para responder essa pergunta, analisamos o ranking mundial de 2019 das melhores universidades do mundo disponibilizado pela empresa britânica Quacquarelli Symonds.

A Symonds é especializada em educação e analisa tópicos como a força do programa/conteúdo programático, instalações, empregabilidade, responsabilidade social, inclusão e diversos outros pontos que são considerados relevantes para uma instituição de ensino.

Listamos as sete melhores para você:

1. Universidade do Porto;

2. Universidade de Lisboa;

3. Universidade Nova de Lisboa;

4. Universidade de Coimbra;

5. Universidade de Aveiro;

6. Universidade do Minho;

7. Universidade Católica Portuguesa;

Confira todo o Ranking Mundial de 2019.

Cursos com mais saída profissional

Escolher uma profissão para o futuro pode ser uma tarefa bem difícil. Mas um ponto que pode ser levado em consideração para a escolha do curso é a empregabilidade.

Diferente do Brasil, que basta ter um o diploma para entrar no mercado de trabalho, em Portugal, muitas empresas levam em conta a reputação da universidade e a média final das suas notas. Então, ao optar por fazer faculdade em Portugal pesquise bastante sobre a universidade e as saídas profissionais dos cursos.

Analisamos as estatísticas de junho de 2018 do Portal InfoCursos – plataforma desenvolvida pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES) de Portugal e descobrimos que alguns cursos apresentam taxa zero de desemprego, são eles:

Medicina

  • Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa;
  • Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra;
  • Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar;
  • Universidade do Minho;
  • Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa;
  • Universidade da Beira Interior.

Enfermagem

  • Escola Superior de Saúde Egas Moniz;
  • Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa;
  • Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal;
  • Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto.

Engenharias

  • Engenharia Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto;
  • Engenharia de Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa;
  • Engenharia de Micro e Nanotecnologias da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa;
  • Engenharia de Informática da Universidade de Aveiro.

Música

  • Escola Superior de Música do Instituto Politécnico de Lisboa;
  • Escola Superior de Educação de Lisboa;

Teologia

  • Faculdade de Teologia (Porto);
  • Faculdade de Teologia (Braga);

Você pode fazer o download da lista completa aqui.

Saiba tudo sobre a Universidade do Porto e a Universidade de Lisboa.

Vantagens de fazer faculdade em Portugal

Além da língua portuguesa – o que já facilita bastante, o clima em Portugal não é tão rigoroso como em outros países da Europa. Quem opta por fazer faculdade em Portugal acaba se adaptando rapidamente ao país.

Outra vantagem é em relação ao baixo custo de vida em Portugal, e consequentemente as mensalidades (propinas) das universidades são mais baixas se comparado a outros países europeus.

As faculdades portuguesas recebem estudantes de diversas partes do mundo, o que garante um intercâmbio entre culturas e línguas. Além disso, disponibilizam para os alunos um programa de mobilidade acadêmica chamado Erasmus, que permite aos estudantes cursarem um semestre em outro país da União Europeia.

Desvantagens

Uma desvantagem para quem faz faculdade fora é reconhecer o diploma ao retornar para seu país de origem. Muitas vezes o processo burocrático acaba sendo lento e caro. Ademais, existem cursos que possuem um conteúdo programático mais focado na União Europeia, como por exemplo Economia, Relações Exteriores, Comércio Internacional, entre outros.

Atenção para os estudantes que querem estudar Direito em Portugal, pois cada país tem sua legislação própria. Isso pode acabar dificultando o reconhecimento ou equivalência do diploma no Brasil.

Veja nossas dicas sobre como validar o diplomar brasileiro em Portugal.

Dicas

Se pretende faculdade em Portugal pesquise bastante sobre as universidades e fique atento às datas das candidaturas. Estude muito para o ENEM, pois como falado anteriormente, o exame é a porta de entrada tanto para as universidades brasileiras quanto as portuguesas.

Caso seja aprovado, procure o consulado português mais próximo a sua cidade para obter o visto de estudante. Importante ressaltar que só é possível trabalhar no país com visto de estudante, mediante autorização do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Não compre passagem antes do visto sair, mesmo que ele atrase, aguarde. Pois não é possível viajar para Portugal como turista e só depois solicitar o visto de estudante no país, pelo contrário, você corre o risco de ser enviado de volta.

Saiba também quais são as melhores faculdades de Arquitetura em Portugal.

Curiosidades

Em Portugal é comum ver os alunos com trajes e capas pretas andando não só pelos corredores das universidades, como também pelas ruas. Quem se veste assim pertence a Praxe Acadêmica.

Para participar da praxe, os calouros – ou caloiros como são chamados em Portugal – precisam passar por um ritual/trote que dura o primeiro ano letivo. Durante todo esse tempo, os calouros precisam realizar tarefas e cumprir regras impostas pelos veteranos, bem como participar de festas e confraternizações. Fazer parte da Praxe é uma escolha do aluno e não uma obrigatoriedade.

Antigamente, os alunos que utilizavam os trajes da praxe eram chamados de morcegos. Após o sucesso de Harry Potter, a praxe passou a chamar ainda mais atenção, pois a J.K Rowling se inspirou neles para descrever os uniformes da escola de bruxaria Hogwarts.

Todo mês de maio acontece a queima das fitas. Uma festividade que toma conta das ruas de todas as cidades universitárias. Durante uma semana, os alunos comemoram o final do ano letivo e celebram a formatura dos veteranos. Já os calouros encerram seu ritual de entrada para a praxe e passam a usar os trajes oficiais com direito a capa preta. 

Há plataformas muito utilizadas por estudantes em Portugal para procura e reserva de quartos ou apartamentos inteiros. Conheça a Uniplaces, o que é e como funciona a plataforma. Utilize nosso cupom de desconto na Uniplaces. Basta digitar EURODICAS para obter 10% de desconto na sua reserva!

Leia também nosso artigo com tudo sobre Portugal e saiba quais são os melhores cursos em Portugal.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Lívia Tostes é jornalista e vive em Portugal, onde cursa o Mestrado em Comunicação Política pela Universidade do Porto. É apaixonada por gastronomia, fotografia e cinema - especialmente o cinema brasileiro. Viajar sozinha para conhecer novas culturas é seu hobby favorito.