Estudar medicina em Portugal

Portugal  / 

O curso de medicina é um dos mais requisitados do mundo. Ser médico é um sonho e muitos brasileiros buscam alternativas para conseguir estudar medicina. Hoje vamos te contar como funciona o curso de medicina em Portugal e tirar todas as suas dúvidas.

Estudar medicina em Portugal e o acesso às universidades

Para um estrangeiro cursar Medicina em Portugal é necessário que este resida legalmente em Portugal há mais de dois anos (sem interrupção). No ano em o aluno pretende ingressar na universidade, os dois anos deverão estar completos até o dia 31 de agosto.

Outra forma de ingressar (de forma mais rápida), é morar em Portugal de forma legal durante seis meses e após o esse período solicitar o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Após o recebimento do Estatuto (que pode levar alguns meses), o aluno pode se inscrever no Concurso Nacional para concorrer a uma vaga em Medicina.

As mesmas regras de Medicina valem para Medicina Dentária e Medicina Veterinária.

É importante saber que assim como no Brasil, o curso de Medicina é bastante concorrido, por isso é preciso ter boas notas para conseguir entrar.

Já para quem é aluno português, após o Secundário (Ensino Médio) existem os Exames Nacionais (ou Concurso Nacional) que classificam os estudantes.

Como fazer a inscrição

A inscrição para estudar medicina em Portugal deve ser feita diretamente na universidade escolhida pelo estudante brasileiro.

Universidades de medicina em Portugal

Atualmente existem 7 universidades de Portugal que oferecem o curso de medicina. Confira a lista das universidades em Portugal continental:

Além disso, as ilhas de Portugal (Madeira e Açores) oferecem os cursos básicos de medicina (sem mestrado integrado):

E para a conclusão do curso completo, os alunos podem prosseguir os estudos em medicina pelas universidades de Lisboa ou Coimbra.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Ano letivo em Portugal

Em Portugal as aulas iniciam sempre no mês de setembro. As inscrições para início das aulas normalmente acontecem entre os meses de maio a agosto (divididos entre etapas).

Tempo de estudo

Depois do Tratado de Bolonha, o curso de medicina em Portugal passou a ser um mestrado integrado e tem duração total de 6 anos.

Após o término da graduação e mestrado ainda há a residência médica, em Portugal chamado de internato médico e que funciona praticamente como no Brasil, há uma prova de avaliação para ter acesso às especialidades médicas e um ano comum a todos os alunos.

Vantagens de estudar medicina em Portugal

Entre as vantagens de se estudar medicina em Portugal estão os baixos custos de anuidades (propinas), ter acesso a universidades centenárias e reconhecidas mundialmente (como a Universidade de Coimbra, por exemplo), a oportunidade de ter no currículo uma experiência internacional.

Além de poder ter contato com alunos de todo o mundo, algumas aulas e seminários são em outras línguas (como o inglês e o espanhol). Além disso, ainda há a oportunidade de fazer um intercâmbio durante a graduação ou mestrado em outros países da Europa, através do Programa Erasmus.

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Preço da gradução em medicina em Portugal

Os valores da graduação em Portugal variam de acordo com cada universidade. Também variam para para cidadãos europeus e não-europeus. As universidades públicas em Portugal são as mais conceituadas e é preciso pagar valores anuais (chamadas de propinas em Portugal). As propinas variam entre 1500 e 7000 euros ao ano.

Estudantes europeus e não-europeus

Não esqueça que só estudantes europeus têm o direito de estudar medicina em Portugal.

Estudantes europeus

São considerados estudantes nacionais, portanto têm acesso ao curso de medicina em Portugal:

  • Cidadãos europeus;
  • Cidadãos estrangeiros residentes legalmente em Portugal há mais de dois anos;
  • Brasileiros ao abrigo do estatuto de igualdade.

Estudantes não europeus

De acordo com o decreto-lei 36/2014, são considerados estudantes internacionais:

  • Cidadãos não-europeus;
  • Cidadãos estrangeiros residentes legalmente em Portugal há menos de dois anos;
  • Cidadãos estrangeiros residentes legalmente em Portugal há mais de dois anos, sendo seu título para fins de estudo;
  • Brasileiros que não estejam ao abrigo do estatuto de igualdade.

Não se esqueça que o curso de medicina é exclusivo para os estudantes nacionais.
Para isso é necessário tornar-se estudante nacional. Basta requerer Estatuto de Igualdade depois de viver 6 meses de forma legal em Portugal.

Leia mais sobre Estatuto de igualdade de Direitos

Validar o diploma no Brasil

A revalidação ou reconhecimento do diploma de medicina no exterior deve passar por uma universidade pública brasileira. O processo é longo e tem o prazo máximo de 180 dias (6 meses) para análise da documentação.

Portugal e o Brasil possuem diversos acordos já firmados e que podem ajudar na hora da validação do diploma. Os cursos que já foram reconhecidos no Brasil por pelo três instituições e tiveram o deferimento positivo entram na lista do Ministério da Educação e permanecem na lista dos cursos aprovados por 6 anos consecutivos.

Para saber o passo a passo para a validação do diploma de medicina no Brasil acesse o Portal do MEC.

Saiba tudo sobre fazer mestrado no exterior.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.