Estudar medicina em Portugal

Portugal  / 

O curso de medicina é um dos mais requisitados do mundo. Ser médico é um sonho e muitos brasileiros buscam alternativas para conseguir estudar medicina. Hoje vamos te contar como funciona o curso de medicina em Portugal e tirar todas as suas dúvidas.

Estudar medicina em Portugal e o acesso às universidades

Para um estrangeiro cursar Medicina em Portugal é necessário que este resida legalmente em Portugal há mais de dois anos (sem interrupção). No ano em o aluno pretende ingressar na universidade, os dois anos deverão estar completos até o dia 31 de agosto.

Outra forma de ingressar (de forma mais rápida), é morar em Portugal de forma legal durante seis meses e após o esse período solicitar o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Após o recebimento do Estatuto (que pode levar alguns meses), o aluno pode se inscrever no Concurso Nacional para concorrer a uma vaga em Medicina.

As mesmas regras de Medicina valem para Medicina Dentária e Medicina Veterinária.

É importante saber que assim como no Brasil, o curso de Medicina é bastante concorrido, por isso é preciso ter boas notas para conseguir entrar.

Já para quem é aluno português, após o Secundário (Ensino Médio) existem os Exames Nacionais (ou Concurso Nacional) que classificam os estudantes.

Como fazer a inscrição

A inscrição para estudar medicina em Portugal deve ser feita diretamente na universidade escolhida pelo estudante brasileiro.

Universidades de medicina em Portugal

Atualmente existem 7 universidades de Portugal que oferecem o curso de medicina. Confira a lista das universidades em Portugal continental:

Além disso, as ilhas de Portugal (Madeira e Açores) oferecem os cursos básicos de medicina (sem mestrado integrado):

E para a conclusão do curso completo, os alunos podem prosseguir os estudos em medicina pelas universidades de Lisboa ou Coimbra.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Ano letivo em Portugal

Em Portugal as aulas iniciam sempre no mês de setembro. As inscrições para início das aulas normalmente acontecem entre os meses de maio a agosto (divididos entre etapas).

Tempo de estudo

Depois do Tratado de Bolonha, o curso de medicina em Portugal passou a ser um mestrado integrado e tem duração total de 6 anos.

Após o término da graduação e mestrado ainda há a residência médica, em Portugal chamado de internato médico e que funciona praticamente como no Brasil, há uma prova de avaliação para ter acesso às especialidades médicas e um ano comum a todos os alunos.

Vantagens de estudar medicina em Portugal

Entre as vantagens de se estudar medicina em Portugal estão os baixos custos de anuidades (propinas), ter acesso a universidades centenárias e reconhecidas mundialmente (como a Universidade de Coimbra, por exemplo), a oportunidade de ter no currículo uma experiência internacional.

Além de poder ter contato com alunos de todo o mundo, algumas aulas e seminários são em outras línguas (como o inglês e o espanhol). Além disso, ainda há a oportunidade de fazer um intercâmbio durante a graduação ou mestrado em outros países da Europa, através do Programa Erasmus.

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Preço da gradução em medicina em Portugal

Os valores da graduação em Portugal variam de acordo com cada universidade. Também variam para para cidadãos europeus e não-europeus. As universidades públicas em Portugal são as mais conceituadas e é preciso pagar valores anuais (chamadas de propinas em Portugal). As propinas variam entre 1500 e 7000 euros ao ano.

Estudantes europeus e não-europeus

Não esqueça que só estudantes europeus têm o direito de estudar medicina em Portugal.

Estudantes europeus

São considerados estudantes nacionais, portanto têm acesso ao curso de medicina em Portugal:

  • Cidadãos europeus;
  • Cidadãos estrangeiros residentes legalmente em Portugal há mais de dois anos;
  • Brasileiros ao abrigo do estatuto de igualdade.

Estudantes não europeus

De acordo com o decreto-lei 36/2014, são considerados estudantes internacionais:

  • Cidadãos não-europeus;
  • Cidadãos estrangeiros residentes legalmente em Portugal há menos de dois anos;
  • Cidadãos estrangeiros residentes legalmente em Portugal há mais de dois anos, sendo seu título para fins de estudo;
  • Brasileiros que não estejam ao abrigo do estatuto de igualdade.

Não se esqueça que o curso de medicina é exclusivo para os estudantes nacionais.
Para isso é necessário tornar-se estudante nacional. Basta requerer Estatuto de Igualdade depois de viver 6 meses de forma legal em Portugal.

Leia mais sobre Estatuto de igualdade de Direitos

Validar o diploma no Brasil

A revalidação ou reconhecimento do diploma de medicina no exterior deve passar por uma universidade pública brasileira. O processo é longo e tem o prazo máximo de 180 dias (6 meses) para análise da documentação.

Portugal e o Brasil possuem diversos acordos já firmados e que podem ajudar na hora da validação do diploma. Os cursos que já foram reconhecidos no Brasil por pelo três instituições e tiveram o deferimento positivo entram na lista do Ministério da Educação e permanecem na lista dos cursos aprovados por 6 anos consecutivos.

Para saber o passo a passo para a validação do diploma de medicina no Brasil acesse o Portal do MEC.

Saiba tudo sobre fazer mestrado no exterior.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.