Medicina na Universidade de Coimbra: tudo sobre o curso

Portugal  / 

O curso de Medicina é sempre muito concorrido no Brasil e em Portugal não é diferente. Se você é brasileiro e pretende estudar Medicina na Universidade de Coimbra, hoje vamos explicar todos os detalhes para ter acesso ao curso.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Estudar Medicina na Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas do mundo ainda em funcionamento (729 anos). A Escola de Medicina de Coimbra iniciou antes mesmo da fundação da universidade (no ano de 1290) e é considerada a escola de Medicina mais antiga portuguesa e de todo o espaço lusófono.

Anualmente, passam mais de 3 mil alunos no curso de Medicina na Universidade de Coimbra (FMUC – Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra). A FMUC também possui uma colaboração plural com as universidades dos Açores e de Cabo Verde.

O espaço que abriga a Faculdade de Medicina na Universidade de Coimbra oferece salas modernas, laboratórios de excelência e um Centro Hospitalar e Universitário.

Assista o vídeo da Universidade e saiba mais sobre o curso:

Estudar Medicina em Portugal

Se você quer estudar medicina em Portugal, saiba que os cursos de são ofertados com o Mestrado Integrado e têm duração de 6 anos. O curso de Medicina na Universidade de Coimbra é diurno e tempo integral, os alunos têm uma carga horária bastante longa é necessário ter boas notas no Concurso Nacional (Exames Nacionais, semelhante ao ENEM no Brasil) para ingressar.

O curso de Medicina em Portugal é bastante concorrido e as universidades dão prioridade de acesso aos alunos portugueses. Estudar Medicina na Universidade de Coimbra é ter acesso a um ensino de muita qualidade, com possibilidade de investigação científica. Veja a seguir as formas de ingresso na universidade.

É possível usar o ENEM para estudar medicina na Universidade de Coimbra?

Não. Os Cursos de Medicina, Medicina Dentária e Medicina Veterinária não tem acesso com a nota do ENEM, pela grande demanda de alunos portugueses interessados nos cursos da área de Medicina. Por isso, o governo português dá prioridade de acesso aos estudantes nacionais.

Veja os custos, documentos e requisitos para tirar seu visto de estudante para Portugal.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Como entrar nos cursos de medicina em Portugal

Os cursos de Medicina em Portugal são bastante concorridos e é preciso ter ótimas notas, veja a seguir as formas de ingresso e as possibilidades para alunos brasileiros e estrangeiros:

Morar legalmente durante dois anos em Portugal

Há uma restrição nos cursos de Medicina em Portugal que exigem que o aluno more por pelo menos 2 anos legalmente no país para poder prestar o Concurso Nacional. Os dois anos devem ser completados até o dia 31 de agosto do ano letivo.

Vista da Universidade de Coimbra

É indicado que os alunos cursem o Ensino Médio (chamado Ensino Secundário) em Portugal (ou pelo menos os dois últimos anos) para depois fazer o Exame e concorrer a uma vaga no curso de Medicina na Universidade de Coimbra ou em outra universidade.

Pedir o Estatuto de Igualdade de Direito e Deveres

Outra opção é morar em Portugal ainda no Ensino Secundário e solicitar o Estatuto de Igualdade de Direito e Deveres. Brasileiros podem solicitar o Estatuto após 6 meses morando legalmente em Portugal e após o recebimento, podem prestar o Concurso Nacional.

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Entretanto, é importante saber o Estatuto leva cerca de 6 a 8 meses para ser concluído e entregue. Por isso, para quem deseja estudar Medicina em Portugal, o ideal mesmo é fazer pelo menos os dois últimos anos do Ensino Médio no país.

*NOTA: nem mesmo quem possui nacionalidade portuguesa (ou dupla nacionalidade europeia) consegue prestar o Exame Nacional em Portugal sem residir no país por pelo menos 2 anos. Há uma proteção de mercado de Medicina no país.

Saiba a diferença entre nacionalidade e cidadania europeia.

A Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra é uma instituição muito respeitada em todo o mundo, com mais de 7 séculos de história e uma estrutura muito boa. Anualmente são mais de 24 mil alunos que estudam na universidade.

A universidade é pública, porém possui mensalidades (chamadas de propinas). Todas as universidades públicas em Portugal são pagas. Para os alunos internacionais, não há subsídio do governo português na Universidade. Os valores são diferentes dos alunos nacionais.

Valores das mensalidades

O valor das propinas para os alunos internacionais na Universidade de Coimbra é de 700€ euros por mês em 10 mensalidades, totalizando 7 mil euros por ano. Saiba mais sobre as propinas no site da UC.

Classificações mínimas para entrar

Para entrar no curso de Medicina na Universidade de Coimbra as classificações mínimas são as seguintes:

  • Nota de Candidatura: 140 pontos;
  • Provas de Ingresso: 140 pontos;

O curso é um Mestrado Integrado com duração de 6 anos. Veja mais sobre o curso no site oficial da universidade.

Bolsas de estudo na Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra oferece bolsas de mérito para alunos internacionais para alguns cursos. Entretanto, o curso de Medicina não está inserido. São elegíveis para a bolsa de mérito alunos que tenham a nota de candidatura superior a 16 valores (160 pontos) na escala portuguesa (que vai de 0 a 20 valores).

A bolsa de estudo cobre todas as mensalidades, mas as demais despesas são por conta do aluno (moradia, alimentação, etc). As faculdades de possuem opções de bolsas são:

  • Ciências e Tecnologia;
  • Direito;
  • Economia;
  • Letras;
  • Farmácia;
  • Psicologia e Ciências da Educação;
  • Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.

Saiba tudo sobre as bolsas de estudo e intercâmbio para estudar de graça em Portugal.

Ano letivo em Coimbra

O ano letivo em Coimbra começa em setembro de cada ano. O primeiro semestre vai de setembro a dezembro e o segundo semestre de fevereiro a maio. As férias escolares acontecem de junho a agosto, durante o verão europeu.

Outras opções de universidades em Portugal

Além da Universidade de Coimbra, outras 6 universidades ofertam o curso de Medicina em Portugal. São elas:

Nas ilhas de Portugal, existem duas opções de cursos de Medicina, porém, sem Mestrado Integrado. São elas:

Confira também nosso guia para estudar em Portugal e saiba quanto custa, qual visto tirar e quais as melhores universidades.

Se cursar medicina em Portugal está nos seus planos, não deixe de ler o ebook Como Morar em Portugal. Com conteúdo exclusivo e dicas imperdíveis, você poderá tirar suas dúvidas de maneira fácil e didática e planejar sua mudança para o país.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.