Estudar Odontologia em Portugal, melhores universidades e quanto custa

Estudar Odontologia em Portugal

Portugal  / 

Fazer Odontologia no Brasil pode ser bastante concorrido e muito caro, por isso, alguns estudantes brasileiros planejam estudar Odontologia no exterior.



Estudar Odontologia em Portugal

Mas estudar Odontologia fora do Brasil não é tarefa fácil, pois o ENEM não é aceito para o curso na área da saúde em diversos países, inclusive em Portugal.

Por isso, hoje vamos te explicar como é possível estudar Odontologia em Portugal, quais as vantagens e desvantagens e os preços.

Vantagens

As vantagens de se estudar Odontologia (Medicina Dentária, como é chamado em Portugal) é que o curso é um Mestrado Integrado (com duração de 5 anos). Então você já sai com o título de Mestre.

Além disso, em Portugal 20% dos alunos de Odontologia são estrangeiros (principalmente vindos da França, Espanha e Itália), isso proporciona uma troca de experiências e vivências muito grande.

Fazer um intercâmbio

Outra vantagem, é a possibilidade de fazer um intercâmbio de um ou dois semestres durante a graduação em outros países da Europa (através do programa Erasmus). Saiba se vale a pena fazer um intercâmbio.

Desvantagens

A desvantagem de estudar Odontologia em Portugal é a dificuldade de acesso às universidades. Assim como o curso de Medicina em Portugal, para estudar Odontologia no país é necessário morar em Portugal legalmente por pelo menos dois anos completos ou então então, seis meses e solicitar o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres (que pode levar cerca de mais 6 meses).

Após esse período morando legalmente em Portugal, o aluno deve se inscrever no Concurso Nacional (vestibular) para concorrer a uma vaga em Odontologia e tirar a nota mínima exigida.

Preço para estudar Odontologia em Portugal

O preço do curso de Odontologia em Portugal para estrangeiros varia de acordo com cada universidade e fica entre € 6.000,00 e € 12.500,00 por ano. Para portugueses o valor é diferenciado e grande parte do valor é subsidiado pelo governo português.

Veja mais informações sobre os preços de cursos em Portugal. Veja também algumas maneiras de conseguir uma bolsa de estudos em Portugal.

Acesso às universidades

Como explicamos nas desvantagens acima, para estudar Odontologia em Portugal é necessário fazer o Concurso Nacional (vestibular português) e já residir no país. Infelizmente, a nota do ENEM não é aceita para o curso de Medicina Dentária em Portugal.

Confira ainda como é e como funciona o ensino em Portugal.

Melhores universidades de Odontologia em Portugal

Faculdades de Odontologia em Portugal
As melhores universidades que oferecem o curso de Odontologia em Portugal são:

As universidades públicas são mais conceituadas que as particulares

Cabe lembrar que as universidades públicas em Portugal são as mais conceituadas e as mais concorridas. Além disso, o ensino superior em Portugal é pago mesmo nas universidades públicas (os preços inclusive são similares as particulares).

Os valores das mensalidades são diferenciados para alunos portugueses (subsidiados pelo governo) e alunos estrangeiros.

Confira a lista dos melhores cursos de Odontologia da Europa.

Validação do diploma no Brasil

Para quem estudou Odontologia em Portugal e vai voltar para o Brasil para trabalhar, é necessário validar o diploma antes de começar a atuar na área. Hoje em dia, as validações de diploma de cursos obtidos no exterior estão bem mais rápidos e há um prazo máximo para o reconhecimento do diploma de até 180 dias.

Procure uma grade curricular semelhante ao curso no exterior

Para validar um diploma de graduação cursado no exterior é necessário procurar uma universidade pública que possua um curso semelhante ao cursado no exterior (de preferência com disciplinas comuns e carga horária aproximada).

Recentemente o Governo Federal lançou um Portal sobre o assunto para auxiliar alunos brasileiros que estudaram no exterior na validação dos diplomas.

Se você tem a intenção de estudar Odontologia em Portugal, não deixe de ler nosso artigo sobre como ser dentista em Portugal, onde contamos um pouco sobre o mercado de trabalho, oportunidades, quanto ganha e outras dicas interessantes para quem é da área.

COMPARTILHE

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.