Agora é mais rápido estudar em Portugal: confira as mudanças

Portugal  / 

No dia 11 de maio de 2019, entraram em vigor alterações que tornaram mais fácil e mais rápido estudar em Portugal: o processo de atribuição de vistos de estudantes estrangeiros que pretendam estudar no país está mais eficiente.

Pensando em se mudar para Portugal? Conheça o nosso Guia

Venha morar em Portugal sem complicações nem imprevistos com a orientação do nosso guia Como Morar em Portugal.


Num só lugar você vai encontrar o passo a passo para conseguir trabalho em Portugal, cidadania ou visto, saber os documentos obrigatórios, tudo sobre custo de vida, educação, as melhores cidades para morar e muito mais.

AMOSTRA GRÁTIS »

Por exemplo, em somente 15 dias, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deve emitir o parecer prévio obrigatório dos vistos e das autorizações de residência. Além disso, estão entre as principais mudanças a dispensa da necessidade de entregar documentos ou a diminuição do valor comprovativo de meios de subsistência.

São medidas que estavam previstas na iniciativa “Simplex+”, na esfera da “via rápida para estudantes estrangeiros em Portugal”. Foi criada, ainda, uma comissão de articulação entre as áreas governativas dos negócios estrangeiros, administração interna e ciência, tecnologia e ensino superior, com um membro de cada pasta que acompanhe o processo.

Veja nosso guia de como morar em Portugal.

Principais mudanças

Processo mais rápido, menos burocrático e mais transparente

A partir de agora, o prazo para que o visto ou a autorização de residência ser concedido passa a ser 30 dias. Em até 15 dias, o SEF deve emitir o parecer prévio obrigatório, assim tornou-se mais rápido estudar em Portugal.

Além disso, não é mais necessário apresentar os documentos previstos no nº 5 do artigo 62 da lei 23/2007 (o estudante possuir entre a idade mínima e máxima estabelecida pela portaria conjunta dos Ministros da Administração Interna e da Educação; e possuir hospedagem garantida).

Com a nova portaria, as universidades, as demais instituições, a Direção Geral do Ensino Superior e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas devem trabalhar em conjunto, por meio do cruzamento de dados.

Isso vai ser feito com o objetivo de tornar mais rápido o processo de autorização de residência e impedir a emissão de vistos de estudante para aqueles que não estiverem matriculados em um curso superior.

Diminuição do valor de subsistência

Outra mudança é que, se a inscrição do estudante for realizada em uma instituição localizada em um município que tiver baixa densidade, o valor estabelecido a ser comprovado como meio de subsistência deve ser reduzido pela metade.

Número de estudantes de outros países aumentou no país

Com base nos dados da Portaria nº 111/2019, que informa as principais alterações, nos últimos 10 anos dobrou o número de estudantes de outros países em Portugal: são 50 mil, o equivalente a 13% do total de alunos do ensino superior.

Conforme apresentado na última pesquisa ao Registro de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior (RAIDES), feito pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), a maioria são mulheres (51,6%) e vindas do Brasil (39%). Segundo o estudo, quase 80% optam por instituições públicas e a capital Lisboa é a cidade que mais acolhe estudantes (37,2%).

Visto para Portugal: confira tudo o que você precisa saber para tirar o seu.

Fonte: Diário de Notícias.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.