Fazer amigos em Portugal é difícil? Saiba o que esperar

Mudar para um país novo tem seus desafios, e não são poucos. Desde a documentação, até a busca de um trabalho, cada passo é trabalhoso, mas certamente um dos principais desafios é fazer amigos em Portugal. Não importa a idade, condição econômica ou seus objetivos, esse é um desafio e vai depender de muito fatores para se concretizar.

São milhares de brasileiros se mudando anualmente para Portugal, o que pode ser um dificultador para se integrar na comunidade portuguesa. Mas, ao mesmo tempo, um conforto para quem chega ao país.

É difícil fazer amigos em Portugal?

Depende de muitos fatores quando você vai morar em Portugal. O primeiro deles é o seu contexto no país, você trabalha ou estuda com portugueses? Esse é um passo facilitador para fazer amigos em Portugal. Mas também não significa que você fará amigos portugueses, o convívio em um ambiente que você tem algo em comum pode facilitar muito o processo de adaptação.

No geral, no trabalho, os portugueses são acolhedores, especialmente em empresas jovens com perfil multicultural. Momentos mais descontraídos, no almoço, por exemplo, podem ser boas oportunidades para conversar e iniciar uma aproximação. Na faculdade, o mesmo, em alguns momentos, especialmente em trabalhos e intervalos, pode surgir uma boa oportunidade para se integrar.

Mas a pergunta que ainda não tem resposta: é difícil fazer amigos em Portugal? Amigos portugueses sim, é um pouco difícil. Falo não apenas por experiência própria, mas por todos os brasileiros que conheço em Portugal. A aproximação para uma amizade não é um passo fácil. Mas sejamos sinceros, a partir de uma determinada idade é difícil fazer amigos em qualquer lugar.

Por que escolhemos a Goldenergy em Portugal?

Atenção: isso não significa que você não vai fazer amigos, ou que os brasileiros não têm amigos portugueses, só significa que não é tão fácil quanto fazer amizades no nosso país, e claro, para algumas pessoas é mais difícil do que para outras.

Confira 8 curiosidades sobre as casas portuguesas que vão te surpreender.

Diferenças culturais na hora de fazer amizades

Algumas vezes nós já falamos aqui no Euro Dicas das diferenças culturais entre brasileiros e portugueses, na hora de fazer amigos elas também existem.

Enquanto no Brasil as pessoas geralmente se abrem mais rápido e consideram mais pessoas como amigas, em Portugal há uma distanciamento maior. Explico melhor: no Brasil, em algumas situações, especialmente de convívio mais intenso, em pouco tempo consideramos a pessoa um amigo. Em Portugal esse processo é mais lento, você pode sim fazer amigos, mas não significa que em poucos meses você estará jantando na casa da pessoa e fará parte do círculo íntimo de amigos.

Uma diferença no contexto do trabalho é que no Brasil é muito comum começar a sair com os colegas de trabalho para tomar uma cerveja, conversar, etc. Em Portugal, geralmente, esse passo já é mais distante, as pessoas não interagem tanto fora do ambiente de trabalho. Pelo menos, pode ser uma situação que leva mais tempo do que entre os brasileiros.

Na faculdade, por exemplo, também há um dificultador, os jovens portugueses de cidades menores, que vivem nas grandes cidades para estudar, têm por hábito voltar para a casa dos pais todos os fins de semana. Por isso, é comum que saiam durante a semana ou, mesmo, quase não saiam na cidade em que estudam. Por isso, se você for estudante, pode ser mais difícil encontrar os amigos aos fins de semana, por exemplo.

Entenda melhor como estudar em Portugal.

Semelhanças na hora de se relacionar

Quando entre amigos, os portugueses são muito extrovertidos e pouco se diferem dos brasileiros. Eles conversam alto, riem, se divertem. É muito comum que as pessoas tenham grupos de amizade bem estabelecidos que se reúnem frequentemente, assim como nós. Esses grupos são formados especialmente na adolescência e na faculdade.

Os portugueses, assim como os brasileiros, são atenciosos com os amigos. É comum que eles mantenham uma comunicação constante, se encontrem com certa frequência e, até viagem juntos. Isso é muito parecido com os brasileiros e se você integrar um grupo de amigos maioritariamente portugueses pode sentir essa proximidade entre as pessoas.

fazer amigos portugueses

Conheça as principais comidas típicas portuguesas e saiba como explorar a culinária de Portugal.

Principais dificuldades na hora de fazer amizades

As dificuldades na hora de fazer amizade com os portugueses são bem individuais, pode ser que você não enfrente grandes problemas, mas pode ser um processo de adaptação difícil. São vários fatores que podem ser dificultadores ou facilitadores, a seguir listamos algumas:

Locais de convivência com os portugueses

A primeira dificuldade é o contexto no qual você vive no país, se você se muda para Portugal como aposentado, por exemplo, pode ser mais difícil se integrar. Especialmente porque as situações de convívio são reduzidas, são poucos os ambientes nos quais você vai de fato conhecer pessoas novas.

Por outro lado, se você está na faculdade, especialmente na graduação, pode ser um processo mais fácil, principalmente se você estiver aberto a conviver com as diferenças. No local de trabalho também pode ser mais fácil se integrar.

A idade de quem migra

A idade é um fator significativo na hora de fazer amizades, quando mais jovem, mais fácil se relacionar com outras pessoas. Um estudo realizado pelas Universidades de Aalto e Oxford em 2016, mostrou que a medida que ficamos mais velhos é mais difícil fazer amizades.

Enquanto somos crianças, por exemplo, seja na escola, na vizinhança ou em qualquer lugar, fazer amizades é muito fácil e rápido, na adolescência o processo ainda é relativamente simples. Mas se você tem mais de 30 anos, sabe que os amigos que fez após passar dessa idade foram poucos, de contar nos dedos.

Após ficarmos mais velhos, já temos conceitos formados sobre muitas questões e buscamos pessoas com as quais realmente temos afinidade. É uma fase na qual é mais difícil conviver e fazer amizades com pessoas tão diferentes. Por isso, se mudar para um país cuja cultura é diferente, o modo de pensar, de viver, pode dificultar ainda mais o processo de fazer novas amizades. Mas reforço, não é impossível e pode ser um processo muito prazeroso!

Saiba como facilitar a adaptação de crianças e adolescentes em Portugal.

O lugar onde você vai viver em Portugal

A vizinhança é um bom lugar para conhecer pessoas, especialmente para aposentados e pessoas com filhos. Especialmente em vizinhanças mais familiares, o processo de fazer amigos pode ser facilitado. Seja por frequentar os mesmos ambientes, ver sempre as mesmas pessoas, tudo isso pode facilitar o processo de fazer amizades em Portugal.

Morar nas grandes cidades, como Lisboa e Porto pode ser um dificultador. Assim como em muitas situações no Brasil, você mal conhece os vizinhos de porta, que dirá conviver com as pessoas que vivem próximas.

Mas uma coisa é fato, os portugueses mais velhos que vivem em uma região por longos anos conhece bem a vizinhança e as pessoas. Por isso, em cidades menores, em que ainda há ainda muito contato e ambientes de convívio entre as pessoas, fazer amigos pode sim ser mais fácil.

Sua personalidade

Independente do lugar do mundo que você estiver, sua personalidade faz toda a diferença, e fazer amigos em Portugal não é diferente. Se você é uma pessoa sociável, que tem facilidade de se integrar em novos grupos sociais, aberta e está integrado em um contexto propício, pode ser mais fácil fazer amigos.

Porém, se você for o oposto, uma pessoa mais quieta e retraída, pode ser um processo mais difícil. Isso não significa que você não vai conseguir fazer amigos, de forma alguma, apenas que pode ser um processo um pouco mais complicado.

Não se feche na comunidade de brasileiros em Portugal

É comum que quando você se mude para um país novo busque um pouco de familiaridade e é na comunidade brasileira que você vai encontrar isso em um primeiro momento. É provável que você faça amigos brasileiros, até mesmo pessoas que no Brasil você talvez não se relacionaria com tanta intimidade, porque pensam diferente ou fazem parte de contextos e grupos diversos.

A comunidade brasileira em Portugal, em qualquer lugar do mundo se une, porque é importante ter o conforto de um rosto familiar – e um jeito de ser mais próximo ao nosso. Tendo isso claro, a questão é muito simples, você pode e deve fazer parte da comunidade brasileira, mas não se feche nela.

Abrir os horizontes para conviver com os portugueses pode ser muito enriquecedor culturalmente. Além disso, é a melhor forma de se integrar no país.

amizades em Portugal

Confira 10 coisas que todo brasileiro pensa ao chegar em Portugal.

Benefícios de se integrar na comunidade local

Quando você se muda para um lugar novo, seja dentro do país ou para o exterior, o principal benefício de fazer amizade com as pessoas locais é entender melhor os costumes de Portugal e o modo de viver. Em Portugal não é diferente, fazer amizades locais vai ajudar a entender melhor o país e a viver uma experiência completa.

Além disso, conhecer uma cultura nova de perto é um benefício inegável. Conviver com os portugueses é um mergulho na cultura local, seja em relação à comida, as festas tradicionais ou ao jeito de viver. De nada adiante vier no país e não entender as pessoas, ao fazer amizades com os portugueses você pode transmitir para outros brasileiros um pouco mais do que é o povo, do que passar apenas impressões superficiais.

Um dos maiores benefícios de fazer amizade com os portugueses é expandir horizontes. Amigos de origens distintas nos ajudam a expandir os horizontes e conhecer melhor o mundo, sejam portuguesas, espanhóis ou de qualquer outro país, a vivência com outras culturas é muito enriquecedora e vai fazer com que você veja o mundo de outra maneira.

Conheça o vinho do Porto, sua história, origens e os motivos pelos quais ele faz parte da cultura portuguesa.

Dicas para fazer amizade em Portugal

  • Esteja aberto a essa nova experiência, deixe os preconceitos e as diferenças de lado para se permitir conhecer melhor os portugueses e fazer amizades;
  • Vá com calma, leva tempo para construir uma amizade, forçar uma proximidade maior do que a existe não é um bom caminho, deixe as coisas fluírem de maneira natural;
  • Seja você, buscamos pessoas com as quais temos afinidades, por isso, mostrar quem você é pode ser um passo importante para fazer amizade em Portugal;
  • Se integre na faculdade ou no trabalho, esses são os ambientes mais propícios para fazer amizades, é onde você vai conhecer pessoas que podem ter mais a ver com você e seu estilo de vida;
  • Seja menos crítico com as diferenças, em algumas fases da vida, especialmente quando enfrentamos dificuldades de integração, é comum olhar o mundo de uma forma negativa, mas não deixe que as dificuldades atrapalhem;
  • Seja positivo, carregar negatividade pode afastar as pessoas, seja leve para atrair pessoas como você.

Você já vive em Portugal? Compartilhe com a gente pelos comentários como foi ou tem sido sua experiência para se integrar e fazer amigos em Portugal?

Ainda está planejando a mudança? Que tal conferir o e-book Como Morar em Portugal? Ele é um guia completo para ajudar no planejamento da mudança e na integração ao chegar ao país.

Carolina é mineira e vive no Porto, em Portugal, desde 2018. Conheceu a cidade em 2013, quando realizou um intercâmbio acadêmico, se apaixonou e voltou para estudar e aproveitar o que o país tem de melhor. Ama organizar roteiros de viagens detalhados e compartilha um pouco das experiências de viagem no @ourvieworld. Graduada em Jornalismo, se especializou em Marketing Digital, área na qual atua há 6 anos. Atualmente é mestranda em Ciência da Comunicação na Universidade do Porto.

Artigos relacionados

Como trabalhar em Portugal: visto, salários e oportunidades

Todos os passos para trabalhar em Portugal: veja como obter o visto de trabalho, média salarial, os melhores sites de emprego e mais.

Visto para Portugal: tipos, custos e como solicitar o seu

Vai se mudar para Portugal?Sozinho ou com a família? Confira o visto necessário, custos e procedimentos passo a passo para viajar tranquilo.

Como morar em Portugal em 2020 (Guia Atualizado!)

Dicas que ninguém te conta sobre como morar em Portugal na primeira pessoa: passo a passo, como conseguir um visto, qual é o custo de vida e mais.

Sites de emprego em Portugal: veja a lista com os melhores

Descubra os melhores sites de emprego em Portugal e algumas alternativas para encontrar a sua vaga, seja através de sites, agências ou pelas redes sociais.

Custo de vida em Portugal 2020: quanto custa viver no país

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês, gasto com saúde, transporte e salário para viver no país.

Estudar em Portugal de graça: programas e bolsas de estudo

Estudar em Portugal de graça pode ser mais comum do que você imagina, basta ser aprovado em programas de bolsas e intercâmbios. Veja como se inscrever!

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube