Portugal

Adaptação de crianças e adolescentes a Portugal: como facilitar

Quando se faz uma mudança tão representativa, como ir morar em outro continente, precisamos estar alertas para as necessidades dos nossos filhos. Quem faz o caminho Brasil/Portugal pode até achar que a mudança não é muito grande, já que a cultura e a língua são parecidas. Ainda assim, há inúmeros aspectos a se prestar atenção para facilitar a adaptação de crianças e adolescentes a Portugal.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança na TransferWise, que funciona em toda a Europa.


A TransferWise não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter um endereço na Europa.

ABRIR CONTA »

Os pais precisam ter em mente que por uma escolha sua, praticamente tudo na vida dos filhos vai mudar. Portanto, precisamos ser pacientes e dar todo apoio necessário para que essa transição aconteça sem traumas. Para isso, listamos algumas dicas para facilitar a adaptação familiar.

Como facilitar a adaptação de crianças e adolescentes a Portugal

Língua

Principalmente na escola, a diferença da linguagem pode dificultar a adaptação do miúdos. Tanto por eles terem dificuldade de entender por completo o que falam os professores quanto pelo aspecto de socialização com os amigos.

Tente ainda no Brasil introduzir o português falado em Portugal acostumando a criança e o adolescente a ouvir músicas, ver vídeos na internet e ler alguns textos em português nativo.

Cultura

Conte para o seu filho sobre como é a cultura do país em que ele vai viver. Reforce os aspectos positivos, mas não tente desmerecer se ele mostra que sente falta de coisas as quais era acostumado no Brasil. Veja alguns exemplos que vão afetar a rotina do seu filho:

1. Em Portugal, as festas de aniversário são bem diferentes do que estamos acostumados no Brasil. Geralmente elas acontecem na casa do aniversariante, com comidas e doces preparados pela família e só para as crianças. Os pais dos convidados deixam os filhos no local e buscam ao final.

2. As crianças têm três meses de férias, de junho a setembro. Isso pode parecer ótimo, mas muitos deles sentem falta de conviver com os amigos e podem se sentir entediados durante o período. Também é motivo de preocupação para os pais que trabalham. No entanto, há várias colônias de férias.

3. As praias costumam ter água gelada o ano inteiro e o vento também é intenso na maioria delas. Por isso, muitas vezes as famílias vão para a praia e investem em atividades na areia em vez de passar muito tempo dentro do mar.

Saiba mais sobre a cultura portuguesa.

Alimentação

Como as escolas são de horário integral, é muito provável que seus filhos almocem por lá e desde o início da vida letiva tenham que se adaptar aos hábitos alimentares locais.

Em Portugal é muito comum servirem uma sopa antes do prato quente, por exemplo. Além disso, come-se muita carne de porco e pouca carne de vaca. Frutos do mar e peixe também são abundantes, como o tradicional bacalhau. Já os doces mais populares são feitos de ovos.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com toda segurança.

VER COTAÇÃO »

Se puder, já introduza alguns alimentos que serão comuns em sua nova rotina antes da mudança, para que ele vá acostumando o paladar aos poucos. Essa prática irá facilitar a adaptação de crianças e adolescentes a Portugal.

Conheça as comidas típicas de Portugal.

Escola

Além da configuração do ano letivo ser diferente, as matérias e atividades também mudam bastante. Acompanhe de perto o desenvolvimento do seu filho, principalmente no primeiro ano letivo dele em Portugal e não hesite em colocá-lo em uma explicadora (professora particular) se achar que precisa de ajuda com as matérias.

Além disso, há um fator que costuma causar estranheza para muitos pais e alunos. Os professores portugueses tentem a ser mais rigorosos que muitos professores brasileiros. Há alguns, mais antigos, que costumam até gritar com os alunos e dar castigos que já caíram em desuso no Brasil. Não são todos, mas ainda se vê.

O Bullying existe em qualquer lugar do mundo que reúna crianças e adolescentes e não haveria de ser diferente em Portugal. Converse muito com o seu filho e, se necessário, fale com a coordenadora da escola caso ele esteja sendo vítima de alguma brincadeira de mau gosto.

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Se você perceber que o seu filho não está feliz e achar que isso tem a ver com algo relacionado à escola, converse muito com ele, leve a questão à diretoria e, em último caso, tente uma transferência para outra instituição de ensino.

Isso não tem necessariamente a ver com a mudança para Portugal. Muita gente que muda de cidade ou estado passa por isso mesmo no Brasil. É preciso paciência, muito amor e conversa para encontrar o melhor caminho para realizar sem traumas a adaptação de crianças e adolescentes a Portugal.

Conheça ainda as nossas dicas de viagem com crianças.

Clima

Apesar de ter o clima mais ameno da Europa, há invernos que são bem rigorosos, principalmente no Norte do país. Isso afeta muito a rotina dos jovens, já que durante o inverno quase não há atrativos nos espaços públicos das cidades.

Há que se ter muita criatividade durante os meses mais frios para entreter, principalmente, as crianças menores. Tente buscar programas culturais e leve seus filhos para os parques gratuitos que existem na maioria dos shoppings.

Em compensação, no verão os parques e praças ficam lotados e sempre há eventos, festas e festivais com opções de atrações para crianças e adolescentes. Isso é, definitivamente, uma das coisas favoráveis na adaptação de crianças e adolescentes a Portugal.

Shoppings em Portugal: os 10 principais que vai querer conhecer

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Ana Beatriz Furtado

Ana é uma jornalista brasileira que em 2017 saiu do Rio de Janeiro e se mudou com a família para o Porto. Ao lado do marido, o fotógrafo André Furtado, criou o site Portuguiando, espaço que usa para contar um pouco sobre a rotina de uma família de brasileiros em Portugal. Hoje se dedica à paixão pela escrita, à maternidade e a explorar a cultura lusitana.

Artigos Relacionados

Fechar