Portugal

8 curiosidades sobre as casas em Portugal

O que é a classificação energética? O interruptor do banheiro é pra fora? E afinal o que significa T0, T1 e T2?

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança na TransferWise, que funciona em toda a Europa.


A TransferWise não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter um endereço na Europa.

ABRIR CONTA »

Todas essas perguntas e suas possíveis respostas estavam na minha cabeça quando cheguei em Portugal. Se assim como eu tinha, você também tem essas dúvidas, confira nesse artigo 8 curiosidades sobre as casas em Portugal.

8 curiosidades sobre as casas em Portugal

1. Interruptor pra fora do banheiro

interruptor

Eu achei que nunca ia me acostumar com isso. A verdade é que você entra na casa de banho (banheiro), fecha a porta e depois lembra-se que o interruptor está do lado de fora. Sim, você acende a luz antes de entrar.

O engraçado é que ao voltar ao Brasil, você com certeza, pelo menos mais que uma vez, vai procurar o interruptor do lado de fora.

2. T0, T1, T2?

Nem sempre é fácil conseguir achar um imóvel com todas as características que procuramos. Fica ainda mais complicado, se não conseguirmos entender bem o que significam os termos utilizados.

As casas em Portugal tem uma classificação em relação à quantidade de quartos. Ou seja, o “T” que encontramos com um número na frente, está ligado à classificação do tipo do imóvel.

Por exemplo, T1 significa que o apartamento/casa possui um quarto. O T0 pode ser classificado como um estúdio, onde não tem um quarto propriamente delimitado. E assim, consequentemente um T2, vai apresentar dois quartos…

Como alugar um apartamento em Portugal.

3. Torneira com água quente e água fria

O inverno na Europa costuma contar com temperaturas bem abaixo do que estamos acostumados no Brasil.
Porém, sofrer no inverno pra lavar a louça com água gelada, não é uma opção. Em sua grande maioria, as casas em Portugal, possuem torneira com água quente e fria, que possibilitam a escolha durante as diferentes estações.

4. Portas corta fogo

Muitas casas em Portugal possuem esse tipo de porta. São classificadas como portas que impedem a propagação do fogo, podendo evitar o avanço de incêndios de grandes proporções.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com toda segurança.

VER COTAÇÃO »

Um fato interessante, é que existem muitas empresas em Portugal que trabalham com a fabricação delas.

5. Classificação energética

Ao arrendar um imóvel em Portugal, atente-se a classificação energética do local. O desempenho térmico da residência é um fator que deve se levar em consideração e isso está totalmente relacionado com a construção e isolamento do edifício/ casa.

Segundo Selwin Wever, diretor de certificação RCCTE da Home Energy , a certificação energética é importante para identificar, qualificar e calcular o desempenho térmico de um edifício, dentro de uma escala que vai de A até G, determinando a eficiência energética.

Logo, a eficiência energética classificada com a letra “A” é o melhor que poderia ser esperado. Ao procurar por casas em Portugal, fique alerta as especificações.

6. Lareiras

lareira

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Quando fui conhecer a casa que eu moraria durante meu intercâmbio em Coimbra, uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a lareira. Automaticamente, me lembrei daqueles filmes que se passam na época das festas natalinas.

Depois de pesquisar e conversar com algumas pessoas, percebi que muitas casas em Portugal possuem lareiras na sala, principalmente as casas um pouquinho mais antigas. Esta é mais uma das curiosidades sobre as casas em Portugal.

Casas para alugar em Portugal: como,quando e onde.

7. As casas já vêm mobiliadas?

As opções de casas em Portugal são inúmeras. Existe tanto a possibilidade de o imóvel estar totalmente mobiliado e o valor das contas estar incluso no aluguel, assim como ao contrário.

Geralmente, as casas que recebem os estudantes, por exemplo, em Coimbra, costumam já ter mobília e utensílios de casa. Devemos levar em consideração o custo x benefício ao procurar por imóveis mobiliados em Portugal.

Se você pretende decorar casa em Portugal, leia nosso artigo com as melhores dicas.

8. Significados que fazem toda a diferença

Ao procurar por casas em Portugal, muitas vezes nos deparamos com algumas “palavras-chave” que fazem toda a diferença no entendimento ao alugar um imóvel.

Por exemplo, arrendar um imóvel significa o mesmo que alugá-lo. Assim como muitas vezes, os donos dos imóveis disponíveis para arrendamento podem pedir um caução, que significa o adiantamento de pelo menos um mês de aluguel.

Temos também as caves, que são andares subterrâneos dos prédios e não podemos esquecer-nos da palavra rés, que é um andar “antes” do primeiro andar do imóvel.

E aí? Já entendemos a diferença do apartamento T0 e do T1! E também não vamos mais esquecer que o interruptor está pra fora da casa de banho né?

Agora que você já sabe algumas curiosidades sobre as casas em Portugal, vêm ver os 10 motivos para você morar em Portugal.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Yara Reis

Yara é brasileira, farmacêutica e tem 24 anos. Paulista que se encantou pelo Porto, pretende chamar essa cidade de lar em breve. Totalmente apaixonada por viagens (principalmente intercâmbio) e conhecer novas culturas, adora compartilhar tudo o que vê por aí, através da escrita.

Artigos Relacionados

Fechar