Personalidades de Portugal: as pessoas de destaque no país

Portugal vai muito além da rainha do Fado, a cantora Amália Rodrigues, que projetou este gênero musical para o mundo. São inúmeras as personalidades de Portugal que fazem ou fizeram sucesso no país (e também fora dele) nas mais diversas áreas. Neste artigo, vamos conhecer alguns nomes, ou melhor dizendo, algumas personalidades importantes de Portugal em várias categorias, algumas no passado e outras no presente, mas que levaram o nome do país além da fronteira.

Conheça as principais personalidades de Portugal

Para contar um pouco sobre as personalidades importantes de Portugal. Entre personalidade de conhecimento amplo do público brasileiro, escolhemos também aqueles menos conhecidos, principalmente no que diz respeito a esporte, música, arte, LGBT e literatura.

José Saramago

Nascido em 1922, Saramago foi um escritor português agraciado com diversos prêmios ao longo de sua carreira, escrevendo essencialmente romances, peças teatrais e também crônicas. É, sem dúvidas, uma das principais personalidades de Portugal na literatura.

Dentre os 10 prêmios recebidos, destacam-se o Nobel de Literatura (1998) e Prêmio Camões (1995), considerado o mais importante reconhecimento literário da língua portuguesa. Algumas de suas famosas obras ganharam adaptações para o cinema, como o Ensaio sobre a Cegueira, Embargo (baseado no conto do livro de Saramago Objecto Quase) e O Homem Duplicado.

Dono de um estilo único na literatura contemporânea, é considerado por diversos críticos um mestre em relação a forma como tratava a língua portuguesa. Saramago morreu em 2010, aos 87 anos, em consequência de uma leucemia crônica. Deixou um legado de aproximadamente 18 romances, além de algumas crônicas, contos e poesias.

saramago personalidade de portugal

Descubra as melhores curiosidades sobre Portugal.

Sara Sampaio

A bela modelo portuguesa de 28 anos tem conquistado sucesso e prestígio fora do país. Com poucos anos de carreira, já foi capa de diversas revistas conceituadas e desfiles de moda no mundo inteiro, além de ter posado para os mais renomados fotógrafos.

Em se tratando de celebridades da internet, ela é uma unanimidade com mais de 7,5 milhões de seguidores no Instagram e cerca de 2,5 milhões no Facebook. A bela modelo natural da cidade do Porto já estampou editoriais de revistas como Vogue, Glamour, Harper’s Bazaar, Numéro, GQ, Elle e outras publicações famosas. Não é à toa que Sara Sampaio é uma personalidade famosa de Portugal que tem divulgado o país pelo mundo todo.

Em 2013, ela tornou-se uma Angel da marca de lingerie Victoria’s Secret, sendo a primeira modelo de origem portuguesa a participar do famoso desfile de Angels. Além disso, a morena de olhos verdes foi eleita modelo revelação no mesmo ano pela publicação espanhola Hola. Nos últimos tempos, Sara Sampaio tem se dedicado a carreira de atriz, mas sem deixar a moda de lado.

Rosa Mota

Muito antes de Cristiano Ronaldo chamar atenção no esporte representando Portugal, Rosa Mota brilhou como atleta campeã olímpica e mundial de maratona, tornando o país conhecido nesta categoria de esporte. Sendo considerada uma das melhores corredoras do século XX em uma modalidade específica, conquistou a Medalha Olímpica Nobre Guedes em 1981.

Viajou os 4 cantos do mundo competindo e conquistando vitórias durante a década de 1980 e 1990. Foi campeã da Europa em 1986 e, no ano seguinte, campeã mundial em Roma. Em 1988, ganhou também o ouro olímpico em Seul, alcançando outros grandes êxitos no esporte.

A maratonista de corpo franzino nascida no Porto possui as glórias de ser exclusivo a ela a conquista da maratona por três vezes em campeonatos europeus de atletismo. Rosa Mota, ou simplesmente “a nossa Rosinha” (como os portugueses carinhosamente se referem a ela), é uma das principais personalidades de Portugal quando envolve o esporte no passado.

Luísa Todi

Luísa Todi foi uma das maiores artistas líricas do passado. Nascida em Setúbal em 1753, Luísa Rosa de Aguiar se tornou conhecida simplesmente como Luísa Todi. Aos 14 anos, iniciou no teatro musicado e cantou em óperas cômicas.

Anos depois em 1769, casou-se com o violinista Francesco Saverio Todi, herdando o nome que a tornaria uma das personalidades famosas de Portugal. Seu talento como cantora lírica no século XVIII a projetou para além de Portugal. Luísa excursionou por toda a Europa, de Paris a São Petersburgo, com passagens por Londres, Berlim, Viena e diversos outros lugares que se renderam ao sucesso da artista. Após anos de glórias, a cantora retornaria a Portugal para uma antiga freguesia do concelho do Porto, onde viveria também períodos tenebrosos.

Em 1803, perde o marido e decide se aposentar. Oito anos depois, muda-se para Lisboa, onde vive até o fim dos seus dias com dificuldades financeiras e problemas de saúde. Uma das cantoras líricas mais famosas de Portugal, Luísa faleceu em 1833, vítima de um acidente vascular cerebral aos 80 anos.

Seu legado ainda é lembrado na cidade de Setúbal, com um monumento erguido com a sua imagem, um centro cultural que leva o seu nome, assim como a principal avenida da cidade (Avenida Luísa Todi, localizada na baixa de Setúbal).

Vasco da Gama

Dentre as várias personalidades famosas de Portugal quando o assunto é história, Vasco da Gama é o mais conhecido navegador e também descobridor português. No fim do século XV, a caravela foi o barco escolhido para fazer o descobrimento da rota marítima para a Índia. Ele teve uma imensa importância no período das navegações portuguesas na época dos descobrimentos e também conquistas.

Vasco da Gama comandou a longa expedição marítima que partiu de Portugal (mais precisamente de Lisboa) em 8 de julho de 1497, contornando o continente africano, até chegar nas Índias. Após meses de viagem, eles finalmente chegaram nas Índias em 18 de maio de 1498.

Vasco da Gama personalidade portuguesa

António Variações

O Brasil talvez não o conheça, mas António Variações foi uma das personalidades famosas de Portugal nos anos 1980 quando o assunto é música. O cantor e compositor português marcou a cena pop nacional do país com a sua originalidade e estilo singular. O artista era visualmente excêntrico, tanto na forma de se vestir como de se comportar, onde transitava com desenvoltura pela arte, moda e teatro antes da música surgir em sua vida.

Em 1982, grava seu primeiro single intitulado “Povo que Lavas no Rio” e “Estou Além”. Ambas as músicas tiveram êxito, mas foi somente no ano seguinte que o artista se tornaria uma personalidade famosa de Portugal, com o disco de estreia “Anjo da Guarda”, trazendo fama e popularidade ao cantor. Em 1984, ele grava seu segundo e último LP.

Antônio Variações faleceu naquele mesmo ano. Apesar das especulações, a verdadeira causa da morte ainda é uma incógnita. Embora a carreira tenha sido curta, sua vida foi intensa, tendo rendido recentemente uma cinebiografia chamada “Variações”, que foi bastante elogiada pela crítica. Para os amigos que o conheceram na intimidade, ele era apenas o tímido António Joaquim Ribeiro.

Kiki Paes de Sousa

Ela é um exemplo raro em Portugal de uma mulher trans que assumiu publicamente a sua transexualidade. Kiki ajuda, por meio da sua história pessoal e ativismo, diversas pessoas que se sentiam também no “corpo errado”. Como empresária criou um negócio inédito no mundo, a única sauna mista LGBT Hetero-friendly localizada em Lisboa. Aberto em 2011, o local recebe todas as orientações sexuais (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, heterossexuais e casais liberais) sem discriminação, em um espaço pioneiro, onde não existem barreiras em relação à orientação sexual ou identidade de gênero.

Para ela que sempre lutou contra o preconceito, criar uma sauna mista aberta a todos os cidadãos LGBT e também heterossexuais “friendly” (que não possui preconceito) é uma forma de combater a discriminação e agregar as pessoas, sem a necessidade delas irem a guetos (isto é, locais só voltados para lésbicas ou só para gays). Há alguns anos, estampou a campanha Somos os Direitos que Temos da Câmara Municipal de Lisboa, promovendo assim a inclusão de todas as identidades de gênero (principalmente transexuais).

Kiki é um modelo para várias gerações, participando com frequência em causas de apoio à comunidade LGBTI em Portugal e também campanhas com foco no combate ao preconceito em Portugal. Paralelo a tudo isso, ela ainda ocupa o cargo de Secretária do Presidente da Assembleia Geral da Variações Associação de Comércio e Turismo LGBTI de Portugal. No que se refere à causa LGBT, Kiki é uma das personalidades importantes de Portugal.

Lídia Franco

Veterana atriz natural de Lisboa, com diversos trabalhos na TV, cinema e teatro. Lídia Franco se tornou conhecida também do público brasileiro quando atuou na telenovela Xica da Silva, em 1996, um sucesso no Brasil, período em que a atriz viveu no país.

Começou a carreira artística como bailarina, mas depois escolheu o teatro, tendo estudado na prestigiada British Theatre Association, em Londres, como bolsista. Lídia Franco recebeu seis prêmios, um deles um Emmy (USA) pela novela A Outra. Na televisão, Lídia acumula 57 trabalhos, tendo iniciado a carreira em 1978. No cinema, o currículo da atriz também é extenso, tendo atuado em 43 produções. Seu último trabalho na tela grande foi recentemente, no filme 6 Underground, uma produção internacional com astros como Ryan Reynolds.

Sérgio Praia

Ator português, natural de Ovar (Distrito de Aveiro), Sérgio Praia deu vida a António Variações na cinebiografia do cantor, que foi um tremendo sucesso de crítica e público, levando 278.182 espectadores às salas de cinema.

O ator se inspirou no cantor brasileiro Ney Matogrosso na composição do personagem e na rainha do fado Amália Rodrigues. Praia já é um veterano na televisão, tendo feito 15 trabalhos nas emissoras portuguesas. Porém, a chance dos brasileiros o conhecerem melhor será através do filme “Variações”, lançado em 2019 e que logo deve estar nas plataformas de streaming do Brasil.

Em função do sucesso da obra cinematográfica, Sérgio Praia é uma das personalidades famosas de Portugal.

Agora que você já conhece as grandes personalidades de Portugal, conheça de perto a cultura e pluralidade desse incrível país. Se viajar para Portugal está nos seus planos, saiba que o seguro viagem é obrigatório.

Para fazer a cotação do seu seguro de forma personalizada, recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Euro Dicas. Se preferir, pode também utilizar o portal Seguros Promo, comparador online que nós recomendamos e utilizamos para realizar as nossas cotações.

Você pode ganhar desconto ao realizar sua compra pelos comparadores, para isso, basta inserir o cupom EURODICAS5, na hora, abate-se 5% do valor. Para dobrar o desconto, basta pagar no boleto. Aproveite!

André Aram
Jornalista/redator, tem passagens pela África, América do Norte/Sul e diversos países da Europa. Além do Euro Dicas, tem colaborado também com outros sites e portais como o UOL. É também consultor de viagem para destinos na África e Europa e apoia projetos de conservação de vida selvagem na África do Sul.

Artigos relacionados

Sites de emprego em Portugal: veja a lista com os melhores

Descubra os melhores sites de emprego em Portugal e algumas alternativas para encontrar a sua vaga, seja através de sites, agências ou pelas redes sociais.

Como morar em Portugal em 2020 (Guia Atualizado!)

Dicas que ninguém te conta sobre como morar em Portugal na primeira pessoa: passo a passo, como conseguir um visto, qual é o custo de vida e mais.

Visto para Portugal: tipos, custos e como solicitar o seu

Vai se mudar para Portugal?Sozinho ou com a família? Confira o visto necessário, custos e procedimentos passo a passo para viajar tranquilo.

Como trabalhar em Portugal: visto, salários e oportunidades

Todos os passos para trabalhar em Portugal: veja como obter o visto de trabalho, média salarial, os melhores sites de emprego e mais.

Custo de vida em Portugal 2020: quanto custa viver no país

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês, gasto com saúde, transporte e salário para viver no país.

Documentos para morar em Portugal: confira a lista completa

Aqui vamos apresentar de maneira simples e objetiva os documentos para morar em Portugal que você precisará providenciar para viver no país.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube