Curiosidades sobre Portugal: 17 coisas que você precisa saber

Portugal  / 

A grande verdade é que, nós brasileiros, sabemos muito pouco sobre Portugal. Além do vinho do Porto, do bacalhau e do azeite, pouco sabemos sobre como é o país antes de o visitarmos. A terra de Camões, Fernando Pessoa e Saramago é um território pequeno, cheio de história e tradições, por isso, hoje vamos te contar 17 curiosidades sobre Portugal.

Confira a lista que preparamos.

17 curiosidades sobre Portugal

1. Tamanho do país

Portugal é um país pequeno tanto em tamanho, quanto em população. É possível cruzar Portugal em apenas um dia. São apenas 721 km de estradas de uma ponta a outra. Além disso, o país possui fronteira apenas com a Espanha e tem uma população de pouco mais de 10 milhões de pessoas (20 vezes menor que o Brasil).

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

2. Idade para dirigir

Em Portugal é permitido dirigir a partir dos 16 anos de idade (carros com menos de mil cilindradas ou motociclos de 125 cm3), diferente do Brasil onde a carteira de motorista só pode ser feita aos 18 anos.

Dirigir em Portugal: veja as principais diferenças em relação ao Brasil.

3. Geografia e clima

Além do seu território chamado de Portugal continental, o país possui as ilhas dos Açores e da Madeira. Na sua área continental são 1.230 km de costa e belas praias.

No sul do país estão localizadas as praias com mais balneabilidade, já no norte as praias são bastante ventosas e com águas mais geladas. Além do litoral e de planícies, Portugal conta com regiões montanhosas e diversos locais com neve no inverno, como a Serra da Estrela.

acores portugal

Se você quer saber mais factos sobre como é e funciona o país europeu (como é a economia, geografia etc.), sugiro que veja o nosso artigo tudo sobre Portugal.

4. Castelos Medievais

Apesar de novo para nós, brasileiros, por aqui é muito comum encontrar castelos da Idade Média. No período feudal, os castelos tinham como função proteger as famílias reais. São construções sem luxo, porém imponentes. Conheça alguns de perto:

Não deixe de ler o artigo com as dicas completas sobre os castelos de Portugal aqui.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

5. Aborto

Desde 2007 o aborto é legalizado em Portugal. A mulher que queira interromper a gravidez poderá fazê-la até a 10ª semana de gestação. A interrupção da gravidez é feita no hospital público (Sistema Nacional de Saúde), totalmente de graça.

Além do aborto até as dez semanas por qualquer motivo, é possível interromper a gravidez até às dezesseis semanas em caso de crime sexual, até as vinte quatro semanas em caso de malformação do feto e em qualquer momento da gestação em caso de risco para a grávida.

6. Valor das creches e serviços

O preço das creches e de diversos serviços depende de quanto a família ganha. Não há um valor fixo como no Brasil. Quem ganha mais, paga um valor maior, quem possui uma renda mais baixa, paga menos.

A mensalidade da creche é calculada de acordo com o escalão de Imposto de Renda em que a família está.

Confira mais dicas para morar em Portugal com filhos.

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

7. Política

Diferente do Brasil onde o sistema é presidencialista, em Portugal o sistema político é o Parlamentarismo. Há um presidente da república e um primeiro-ministro que possuem papéis diferentes na gestão do país.

8. Paixão por Futebol

Logo que cheguei aqui, tirei sete dias para caminhar pela cidade do Porto e as pequenas cidades ao redor. Uma das coisas mais incríveis que reparei nessa caminhada é que apesar de ter vindo de um país que é louco por futebol, aqui o amor pelo esporte também é intenso. No Brasil, paramos para ver os jogos, as pessoas vão aos estádios, “jogam uma pelada” durante a semana, mas aqui eles me pareceram levar ainda mais a sério os jogos dos seus times.

Entre as curiosidades sobre Portugal, acredito que essa é uma das mais características do povo. Quando o time do Porto vai jogar, parece que os torcedores já anseiam por isso durante o dia todo, você vê várias pessoas com camisetas, cachecóis, e agasalhos do time andando pelas ruas. Nos bares já vai se formando um aglomerado de gente, e o mais legal: homens e mulheres de todas as idades.

Veja como é assistir a Copa do Mundo em Portugal neste artigo.

curiosidades sobre portugal futebol

As portuguesas entendem muito de futebol, frequentam os jogos no Estádio do Dragão, gritam nos bares, discutem sobre as tabelas e transformaram um universo ainda machista, em um lugar de fala das mulheres no futebol. Os homens e as crianças também estão incluídos na diversão, param tudo para ver os jogos. Tem até quiosques que vendem acessórios do time dentro das estações de metrô.

Na Federação Portuguesa você encontrará mais curiosidades sobre Portugal no futebol. Isso vale para os outros times do país, como o Benfica, o Sporting, Boavista, Nacional, V. Guimarães, etc. Inclusive, há uma rivalidade muito grande entre os torcedores dos principais times e torcidas organizadas.

Uma dica, para os amantes do esporte, além dos jogos, também é possível visitar o Museu do Estádio do Dragão, e o Museu Benfica em Lisboa, que custa 10€ o ingresso.

9. Cortiças

As lojas mais turísticas de Portugal, onde pode-se comprar uma prenda (o presente para nós), são cheias de acessórios, como bolsas, jogos americanos, porta copos, enfeites, sapatos e utensílios decorativos feitos com cortiça. Sempre me perguntava o motivo de ver tantas coisas produzidas com este material e descobri que:

A APCOR (Associação Portuguesa da Cortiça) fundada em 1956, indústria preparadora e transformadora simples do norte do país passava a poder aproveitar os desperdícios de terceira linha para a produção de granulados. Um material sustentável que hoje é utilizado para criar inúmeras coisas e movimentar milhões de euros na economia local. Algo que seria desperdiçado, tornou-se objetos criativos.

Portugal é líder mundial na produção, transformação e comercialização da cortiça. Possui a maior área do mundo de montado de sobro, mais de 730 mil hectares (34% do total), e produz 100 mil toneladas de cortiça (50% do total). É o maior exportador mundial de produtos transformados, com 63%, o que equivale a 986,3 milhões de euros.

Nenhum outro produto substituto da cortiça será tão sustentável do ponto de vista ambiental, tendo em conta os solos pobres e as duras condições climatéricas. Em algumas povoações, a cortiça é o rendimento principal, mantendo essas áreas vivas com atividades económicas e sociais. A cortiça não só cria riqueza, como a distribui, tornando as regiões economicamente viáveis.

10. Café

A paixão pelo café chega a ser mais forte e intensa que no Brasil. Outra das curiosidades sobre Portugal é que, até mesmo em barzinhos e baladas, as pessoas tomam café. A paixão passa de geração para geração e, até mesmo os mais jovens, saem para tomar um cafézinho após o jantar. Toma-se café mesmo depois das 22h.

Tem coisas que só quem vive em Portugal sabe, confira agora.

Veja também quais são as bebidas típicas de Portugal que você precisa provar.

11. Farturas

Outra curiosidade sobre Portugal são as farturas! Ao passear pelos bairros, provavelmente você encontrará alguns trailers, carrinhos e barracas com opções de comida de rua. Muito tradicionais por aqui, as farturas oferecem desde churros (eles chamam de “porras recheadas”, não estranhem), sandes (são os sanduíches), bifanas (pão com carne de porco temperada), prego (bife de vaca que pode acompanhar ovo, queijo e presunto), leitão no pão, hambúrgueres, cachorros (são os cachorros quente), entre outras delícias. Com preços acessíveis, tem que experimentar quando estiver em Portugal.

Conheça também outras comidas típicas de Portugal que você tem que experimentar.

12. Saúde pública

A Saúde pública em Portugal não é de graça, para todos os serviços são cobradas taxas moderadoras para seus usuários. O governo paga a maior parte e os pacientes arcam com taxas para consultas, urgências, exames e cirurgias.

Porém, outra das curiosidades sobre Portugal é que crianças, grávidas e pacientes com algumas doenças crônicas listadas ficam isentos do pagamento da taxa.

13. Educação em Portugal

Depois do Tratado de Bolonha, a maioria dos cursos de graduação têm duração de três anos (com exceção dos cursos de saúde, como Medicina, por exemplo). Além disso, é possível fazer Mestrados Integrados e sair Mestre após cinco anos de estudo.

14. Trajes Universitários

Quando encontrar jovens vestidos com capas pretas, lembrando uma batina, bem parecidas com as roupas usadas pelos protagonistas do filme Harry Potter, não estranhem, são os estudantes universitários de Portugal. O traje acadêmico utilizado pelos veteranos da faculdade é usado no dia a dia por alguns alunos, mas é bem característico na semana que acontece a “praxe” (recepção dos calouros), no Brasil chamamos de “trote”.

A tradição da vestimenta teve início com os clérigos, primeiros universitários, usavam as capas para identificar as chamadas hierarquias que aconteciam na época. Mas, atualmente as características das batinas são outras, mais modernas, marcada por um liberalismo desvinculando qualquer tipo de conexão com a igreja católica.

traje universitario portugal

Não por acaso, a ligação com a história de Harry Potter faz todo sentido, a autora do livro J.K Rowling morou 18 meses no Porto, e se inspirou nos estudantes e vários lugares tradicionais da cidade para criar o enredo do livro – como a famosa livraria Lello, Café Majestic, Universidade do Porto e o Palácio de Cristal.

15. Caixas eletrônicos

Você já deve ter ouvido falar que Portugal é um país seguro e que a Justiça é eficiente, não é mesmo? Por causa da segurança, os caixas eletrônicos, por exemplo, ficam na rua. Não é necessário entrar no banco em Portugal para sacar dinheiro.

Além disso, outra curiosidade sobre Portugal é que você faz levantamentos de dinheiro no caixa eletrônico e não saques. Em Portugal, saque significa roubo.

Veja como abrir uma conta bancária em Portugal.

16. Cultura brasileira em Portugal

Muitos brasileiros não imaginam o quanto os portugueses sabem sobre nosso país, ouvem nossas músicas e assistem nossas novelas. Pois, os portugueses adoram as novelas brasileiras, tem a Globo Portugal que transmite algumas novelas atuais e reprises de novelas antigas, o que colabora para despertar o interesse que eles têm nas paisagens naturais, gírias, hábitos e atores brasileiros.

Ah, e com relação a música também, desde bossa nova até o funk carioca se ouve muito aqui nas rádios, festas, bares e restaurantes.

Conheça nesse artigo as principais baladas em Portugal.

17. A lista de nomes permitidos

Estamos tão habituados com a diversidade de nomes no Brasil, nas escolas por exemplo, encontramos nomes de origem italiana, americana, indígena, até nomes criados pela imaginação dos parentes. Mas, quando chegamos em Portugal, uma das curiosidades é que você ouvirá os mesmos nomes sempre, aqui é muito comum ouvir: Maria, Inês, Miguel, Tiago, João, Pedro, etc.

Em resumo, aqui em Portugal não se pode “criar” nomes para os bebês, os portugueses devem respeitar uma lista de nomes permitidos no país, o nome próprio não pode gerar dúvidas sobre o sexo do indivíduo. As regras não valem para pais estrangeiros que registram seus filhos no país.

Há muitas curiosidades sobre Portugal que ainda vamos descobrir. Antes de fazer o roteiro de viagem, veja tudo o que precisa saber sobre o visto para Europa.

Está pensando em morar em Portugal? Para fazer essa mudança sem imprevistos ou surpresas negativas, é preciso fazer um planejamento completo. Sugerimos o nosso Ebook Como Morar em Portugal, que mostra passo a passo tudo o que você precisa fazer para morar legalmente no país, vale a pena!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Nicolle, brasileira, jornalista e empreendedora. Partiu do Brasil com a intenção de vivenciar novas culturas, apaixonada por literatura, gastronomia, chás e pessoas. Acredita na utopia de um mundo sem barreiras culturais, onde possamos trocar experiências cada vez mais uns com os outros.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.