Bebidas típicas de Portugal que você precisa provar

Viajar pode ser sinônimo de experimentar e por isso hoje vamos falar sobre algumas bebidas típicas de Portugal já que, geralmente, o país europeu é lembrado por sua rica gastronomia, mas suas bebidas são “esquecidas”. Além do vinho do Porto, criamos uma lista de bebidas que você precisa experimentar quando visitar Portugal, confira!

Lista de bebidas típicas de Portugal

Assim como no Brasil, as bebidas típicas de Portugal variam de região para região e seu consumo também pode variar conforme a estação do ano. Para facilitar a sua vida, criamos uma lista com as bebidas típicas de Portugal, a melhor época para consumi-las e com quais pratos combinam.

Ok, você já incluiu bacalhau e pastel de nata na sua lista de delícias que precisam ser provadas quando estiver em Portugal, mas e as bebidas?

Veja abaixo a lista das bebidas típicas de Portugal que você precisa provar quando estiver pela terrinha:

1. Vinho Verde

Tipicamente produzido no Norte de Portugal, o vinho verde original possui Denominação de Origem Controlada (DOC) atribuída pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV). As principais castas para vinhos verdes brancos são o Loureiro, o Alvarinho, o Arinto e a Avesso. Já para os tintos, as castas principais são o Vinhão e o Espadeiro.

Precisa enviar dinheiro para o exterior?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Conheça a lista dos vinhos portugueses.

Uma curiosidade para as pessoas não tão entendidas (assim como eu) de vinho: o vinho verde tem esse nome por conta da maturação da fruta no momento de fazer o vinho. Por não estar tão madura, a uva verde é a base para que a bebida seja confeccionada.

vinho verde portugal

Saiba mais sobre o turismo em Portugal e o que vale a pena visitar.

2. Ginja

A Ginja ou Ginjinha é um licor feito de uma fruta chamada ginja ou cereja ácida. Abundante no país europeu, a fruta ginja é a base para a confecção da bebida e se tornou uma das bebidas típicas de Portugal.

Consumida em todos país, é bastante popular em Lisboa, Óbidos, Alcobaça e no Algarve, porém você encontra de Norte a Sul de Portugal e deve experimentar.

Trata-se de um licor e sua coloração é de tonalidade vermelho-escuro. Para fazer a bebida são usados: ginja Galega e álcool etílico. É uma boa pedida para depois das refeições, como sobremesa. Ela pode ser servida em um copinho de chocolate e fica incrível a combinação.

ginja de obidos portugal

Doces portugueses: veja 12 delícias que você vai querer provar.

3. Moscatel de Setúbal

Outra das bebidas típicas de Portugal, o Moscatel de Setúbal original deve ter a Denominação de Origem Controlada (DOC) já que obrigatoriamente precisa ter 67% das castas moscatel de Azeitão (região central de Portugal) utilizadas em sua produção.

Além disso, quando você experimentar a bebida irá perceber que é um vinho mais forte, quase licoroso, de sabor bastante intenso e dono de um perfume inesquecível.

4. Aguardente de cana

Você pensa que a aguardente é exclusividade do nosso país? Pois não é, porque é uma das bebidas típicas de Portugal. Podemos encontrar a aguardente de cana portuguesa numa tonalidade mais clara e outra escura, que se trata da versão envelhecida. O teor alcoólico da aguardente de cana varia entre 71 e 72 graus.

5. Granito Montemorense

Os portugueses também são bons no que diz respeito a criar licores, o granito montemorense é mais uma bebida típica de Portugal e se trata de um licor. Sua coloração é transparente e tem um sabor forte de anis.

6. Vinho do Porto

O Vinho do Porto é, com absoluta certeza, uma das bebidas típicas de Portugal. Também com Denominação de Origem Controlada (DOC), o verdadeiro vinho do Porto é da região demarcada do Douro no Norte de Portugal.

Por ser exportado da cidade do Porto, ficou mundialmente conhecido como “vinho do Porto”, porém sua produção se dá ao longo do rio Douro (à montante) e as principais produtoras da bebida a armazenam em caves na cidade de Vila Nova de Gaia (município vizinho ao Porto).

O vinho do Porto é forte e doce,  e esse resultado – que o faz diferente de outros vinhos – é porque seu processo de fermentação é incompleto e seu teor alcóolico fica em torno de 19 a 22%.

Existem vários tipos de vinho do Porto, entre eles:

  • Branco;
  • Ruby;
  • Tawny;
  • Rosé;
  • Outros.

vinho do porto portugal

Ainda existem outras variações e denominações que se dão por conta do tempo de envelhecimento da bebida. Os preços também variam e podem custar de 5€ (cinco euros) a milhares de euros conforme a raridade da bebida.

Top 5 dos vinhos portugueses de luxo e 16 premiados.

7. Jeropiga

Um vinho que leva aguardente na sua composição e por isso, apresenta um alto teor alcoólico, porém é doce.

8. Cervejas

Os meses de Verão em Portugal costumam ser bastante quentes e as temperaturas atingem facilmente os 40 graus. Com isso, a cerveja se torna uma das bebidas típicas de Portugal e é consumida durante todo o ano.

Além das marcas mundiais como Heineken (holandesa) e Carlsberg (dinamarquesa) que são consumidas em Portugal, duas cervejas nacionais são bastante conhecidas e consumidas. A Super Bock e a Sagres, sendo que a primeira é comumente encontrada nos bares do centro e norte do país e a segunda no centro e sul de Portugal.

Curiosidade: se você quiser tomar um chope bem gelado quando visitar Portugal, peça por cerveja de pressão. Se estiver em Lisboa, pode pedir um “príncipe” e o atendente lhe servirá 200ml de chope gelado da Sagres em um copo próprio. Caso esteja no Porto, peça um “fino” e o garçom vai trazer um chope gelado de Super Bock (minha favorita).

Cerveja na Europa: saiba onde pode experimentar as melhores.

Cervejas Artesanais

Você encontra mais de 150 cervejas artesanais em Portugal e com tantos rótulos me arrisco a dizer que sim, a cerveja artesanal é uma das bebidas típicas de Portugal. De Norte a Sul, de Leste a Oeste é possível encontrar uma cerveja artesanal para ser consumida, tendo inclusive as marcas já citadas (Super Bock e Sagres) suas próprias produções de cerveja artesanal.

9. Sidra

A sidra, que já foi sinônimo de “bebida de homem feio” em Portugal, atualmente se encontra entre as bebidas modernas muito consumidas no verão. A marca mais famosa é a Somersby, mas há também uma marca portuguesa de sucesso que se chama Bandida do Pomar. A nova versão foi criada especialmente para o mercado português, com sabor intenso de maçã e teor alcoólico de 4,5%.

Tradições refletidas nas bebidas típicas de Portugal

Visitar Portugal é uma excelente oportunidade para se experimentar bebidas e comidas sensacionais. Imagine ter a oportunidade de harmonizar um sushi ou um sashimi com um bom vinho verde? Pois é, além disso beber uma taça pequena de vinho do Porto depois de uma refeição na Ribeira do Douro na cidade do Porto possibilitará uma lembrança inesquecível.

Conheça também quais são os costumes de Portugal.

Vinhos Portugueses que você não pode deixar de provar

Não é segredo pra ningué, que Portugal tem vinhos que estão entre os melhores do mundo.
Selecionamos 9 vinhos portugueses que você não pode deixar de experimentar, se é um amante de vinho.

Soalheiro Primeiras Vinhas

Este vinho é da região dos Vinhos Verdes de Portugal. Trata-se de um vinho que é produzido com uvas colhidas em vinhas com mais de 40 anos. A colheita é feita de forma manual.

Quinta dos Roques

O vinho branco é da região do Dão. Sua produção acontece entre Nelas e Mangualde.

Luís Pato Vinha Barrosa

Deixemos os brancos, este se trata de um vinho tinto, sua produção é da região da Bairrada. O vinho é oriundo da vinha velha que tem mais de 90 anos.

Barca Velha

Este vinho é tinto proveniente do Douro Superior.

adega de vinho bebidas tipicas de portugal

Quinta do Crasto – Vinha Maria Teresa

Este vinho português é proveniente da Quinta do Crasto, do Douro. O cultivo das uvas para produção deste vinho é feita em temperaturas extremamente baixas. O Quinta do Crasto é proveniente de uma vinha centenária e exclusiva, a de Maria Teresa.

Neipoort Batuta

O vinho tinto, do Douro tem sua produção proveniente da vinha do Carril. São mais de 70 anos que este vinho é produzido em Portugal.

Poeira

Outro vinho tinto, do Douro, é assinado por Jorge Moreira, e se trata de blend de Vinhas Velhas.
Vinho da Talha

Barbeito Ribeira Real Tinta Negra

Este vinho é produzido nas vinhas do Ribeiro Real, localizadas na costa sul, em 200 metros de altitude.

Uma dica de especialistas, no caso do vinho, é sempre bom combinar o vinho a comida perfeita, o que também não vai ser difícil em Portugal, experimentar os melhores pratos da cozinha portuguesa.

Disposição para experimentar

Portugal é tradição e se você tiver disposição para experimentar e se deixar levar pelos sabores portugueses poderá ter momentos e sensações inesquecíveis a cada refeição e momento de lazer no país europeu. Aproveite as bebidas típicas de Portugal, se permita experimentar novos sabores e boa viagem!

Comer no Porto e Lisboa: 14 restaurantes que você vai querer conhecer quando visitar Portugal.

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo para diversos portais.

Artigos relacionados

Sites de emprego em Portugal: veja a lista com os melhores

Descubra os melhores sites de emprego em Portugal e algumas alternativas para encontrar a sua vaga, seja através de sites, agências ou pelas redes sociais.

Como trabalhar em Portugal: visto, salários e oportunidades

Todos os passos para trabalhar em Portugal: veja como obter o visto de trabalho, média salarial, os melhores sites de emprego e mais.

Visto para Portugal: tipos, custos e como solicitar o seu

Vai se mudar para Portugal?Sozinho ou com a família? Confira o visto necessário, custos e procedimentos passo a passo para viajar tranquilo.

Como morar em Portugal em 2020 (Guia Atualizado!)

Dicas que ninguém te conta sobre como morar em Portugal na primeira pessoa: passo a passo, como conseguir um visto, qual é o custo de vida e mais.

Custo de vida em Portugal 2020: quanto custa viver no país

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês, gasto com saúde, transporte e salário para viver no país.

Estudar em Portugal de graça: bolsas de estudo e intercâmbio

Estudar em Portugal de graça pode ser mais comum do que você imagina, basta ser aprovado em programas de bolsas e intercâmbios. Veja como se inscrever!

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube