Opinião dos portugueses sobre os brasileiros: mitos e verdades

Portugal  / 

Falar sobre a opinião dos portugueses sobre os brasileiros é muito complicado, pois é um assunto controverso e pessoal. Mas essa é uma questão que deixa muitas pessoas curiosas e por isso resolvemos fazer uma pesquisa para fazer esse texto.

Pensando em se mudar para Portugal? Conheça o nosso Guia

Venha morar em Portugal sem complicações nem imprevistos com a orientação do nosso guia Como Morar em Portugal.


Num só lugar você vai encontrar o passo a passo para conseguir trabalho em Portugal, cidadania ou visto, saber os documentos obrigatórios, tudo sobre custo de vida, educação, as melhores cidades para morar e muito mais.

AMOSTRA GRÁTIS »

Existem alguns mitos e verdades que podemos tentar entender, sempre lembrando que opinião é uma coisa pessoal e cada pessoa tem a sua.

Saiba a opinião dos portugueses sobre os brasileiros

Se você mora ou está pensando em morar em Portugal, com certeza que já se questionou várias vezes sobre qual a opinião dos portugueses sobre os brasileiros que moram em Portugal, certo?

Uma das curiosidades (e motivo para discussão intensa) dos brasileiros em Portugal é saber qual a opinião os portugueses têm deles. Não espere mais, essa dúvida vai ser esclarecida agora mesmo.

É importante que você entenda que esse texto não fala por todo o mundo. Eu recolhi algumas opiniões junto de conhecidos e amigos e escrevi também aquilo que é a minha opinião.

Além disso, as coisas que um português acha dos brasileiros, depende da sua idade e a geração a que pertence. A cultura e mentalidade em Portugal evoluíram muito nos últimos anos e, naturalmente, a aceitação perante novas culturas e acima de tudo mudança, cresceu.

No entanto, existem ainda muitas pessoas que não evoluíram e ainda demonstram uma atitude “menos positiva” em relação à imigração de outros povos.

Confira dicas de Portugal para brasileiros que todo mundo gostaria de ouvir antes de chegar ao país.

Opinião dos portugueses sobre os brasileiros: mitos

Quando falamos da opinião dos portugueses sobre os brasileiros, temos que ter noção do que é verdade e o que é mentira. Além disso, muitas opiniões estão ultrapassadas e só fazem parte do pensamento de pessoas de outras gerações. Vamos ver alguns mitos sobre a opinião dos portugueses sobre os brasileiros.

Mito 1: as brasileiras são todas prostitutas

Antigamente, muitas imigrantes brasileiras que iam para Portugal trabalhavam em prostíbulos, e isso fez com que todas as brasileiras ficassem com fama de “mulheres da vida”. Isso ficou por muito tempo na mentalidade dos portugueses, mas atualmente isso não faz mais parte do pensamento deles.

É claro que ainda existem pessoas que se agarram a essa ideia (como sempre irá ter, em qualquer lugar), principalmente pessoas mais velhas. Já os portugueses mais novos conhecem melhor a realidade e não pensam assim.

Mito 2: os brasileiros são malandros

Outro mito que faz parte da lista sobre a opinião dos portugueses sobre os brasileiros é que os brasileiros são malandros. Ou seja, não se pode confiar nos brasileiros. Isso também é história antiga e que atualmente não faz parte (normalmente) do pensamento das pessoas mais novas.

Atualmente, os portugueses já perceberam que os brasileiros são trabalhadores e só estão em Portugal a procura de uma melhor qualidade de vida.

Mito 3: as brasileiras querem roubar os maridos das portuguesas

Atualmente, os portugueses não dizem mais que as brasileiras querem roubar os maridos das portuguesas, mas esse assunto já foi muito abordado antigamente. Como os portugueses que frequentavam os “puteiros” acabavam conhecendo muitas brasileiras, um ou outro acabava se apaixonando pela brasileira e largando a esposa portuguesa.

Como isso começou a acontecer com certa frequência, as portuguesas começaram a ficar com raiva das brasileiras e acabaram generalizando e dizendo que todas as brasileiras que estavam em Portugal só queriam roubar os maridos.

Atualmente os portugueses contam essa história rindo e podemos perceber que isso não faz mais parte do pensamento deles.

Opinião dos portugueses sobre os brasileiros: verdades

Agora que já falamos sobre os mitos da opinião dos portugueses sobre os brasileiros, vamos à melhor parte, as verdades.

1. Opinião dos portugueses sobre os brasileiros: alegria

Quando pedimos a opinião dos portugueses sobre os brasileiros, a maioria nos diz que nós somos um povo muito alegre. Estamos sempre de bom humor e não reclamamos da vida o tempo inteiro. Sempre que nos perguntam se está tudo bem, respondemos que sim.

Essa nossa alegria acaba sendo um pouco “chocante” para os portugueses, pois eles são um povo mais sério e fechado (quando comparados aos brasileiros).

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

2. Os brasileiros são barulhentos

Outra opinião dos portugueses é que nós brasileiros somos muito barulhentos. E se pensarmos bem, é verdade. Nós falamos alto, ouvimos música alta, damos risadas de tudo.

Isso acaba sendo um problema para nós quando estamos em Portugal, pois muitas pessoas não querem ter brasileiros como vizinhos e muitos donos de apartamentos não querem alugar para os brasileiros.

3. Muita energia

Para os portugueses, os brasileiros estão sempre cheios de energia. Com os brasileiros não tem “tempo ruim”, estão sempre dispostos a fazer qualquer coisa.

Estamos sempre dispostos a ajudar as pessoas, não nos importamos com o tipo de trabalho que fazemos (só não queremos ficar parados).

4. Os brasileiros são divertidos

Os brasileiros são conhecidos em Portugal (e em grande parte do mundo) como pessoas felizes e divertidas. Para os brasileiros, tudo é motivo de festa. Nós gostamos de bagunça, farra, diversão.

brasileiros em Lisboa

Os brasileiros são excelentes anfitriões e gostam de organizar reuniões e celebrar sempre que possível. Isso é sem dúvida um contraste com o estilo de vida português, que é um pouco mais sério. E isso surpreende os portugueses, positivamente.

5. Não falamos português

Para os portugueses, nós brasileiros não falamos português. Falamos uma língua que eles chamam de “brasileiro” e quando tentamos explicar que falamos português do Brasil eles ignoram e repetem que falamos “brasileiro”.

E esse comentário normalmente vem com uma imitação do nosso sotaque (bem mal feita por sinal, mas que eles acham que sabem fazer direitinho).

6. Muito religiosos

Apesar de Portugal ser um país muito religioso, os portugueses se espantam com a fé dos brasileiros e dizem que nós somos um povo muito religioso.

7. Ele é desenrolado

Brasileiro arranja sempre forma de “se virar” e sair da pior situação possível, e isso se vê muito no seu discurso e nas ações. Eu diria que no geral o português até fica assustado com a “falta de planejamento” do brasileiro e é surpreendido (positivamente) com a ação imediata. Seja em situações positivas ou negativas.

Os “tugas” perdem muito tempo a planejar e esquecem-se de que para alcançar algo, é preciso fazer algo. Eu acho que isso é algo que os portugueses têm para aprender com a cultura brasileira.

8. O brasileiro podia se incluir mais na sociedade portuguesa

Alguns brasileiros, por vontade própria e talvez por receio, não se incluem propriamente na sociedade com os portugueses ou com membros de outros países, e tendem a criar grupos que se ajudam mutuamente, um pouco como os chineses fazem.

Não sei se isso não será também culpa da (orgulhosa) cultura portuguesa que de alguma forma ainda não é muito receptiva à “internacionalização” e é muito orgulhosa dos seus costumes, hábitos, gastronomia, valores, festas, entre outros. Especialmente, por parte dos mais velhos. Quase como se a cultura portuguesa, fosse melhor que as outras, o que não é verdade.

Conheça os produtos brasileiros que fazem sucesso na Europa.

9. Dificuldade em confiar no médico e na saúde em Portugal

Segundo um amigo meu, profissional da saúde, os brasileiros não confiam no médico nem no farmacêutico.

“Preferem que um médico do Brasil mande a receita ou o nome do medicamento. No geral, são desconfiados e em alguns casos ficam até pesquisando na internet por outras alternativas. Uma das situações mais complicadas é quando o médico do Brasil passou uma receita de um medicamento que não existe em Portugal com o mesmo nome. Leva muito tempo para convencer a pessoa que está tudo bem e que de fato é o mesmo medicamento. Apesar de tudo, são os doentes mais simpáticos que trato.”

10. Jogador de futebol

Sim, é muito comum associar o futebol ao brasileiro, não só pelos times e a seleção do Brasil, mas acima de tudo pelos brasileiros que vieram para Portugal jogar.

Não é coincidência que Portugal é o país com maior número de jogadores de futebol brasileiros. Em 2017, mais de 221 brasileiros atuavam na liga portuguesa de futebol e a verdade é que os portugueses reconhecem a qualidade e, acima de tudo, a arte dos jogadores brasileiros.

Saiba porque morar fora não vai resolver os seus problemas.

Dificuldade em mudar de país é de todos

Eu acho que esse não é um problema de brasileiros, mas de qualquer pessoa que mude para outro país. É natural querer levar um pouco de sua cultura consigo.

A realidade é que ir morar no exterior é muito difícil. E mesmo que você se planeje, tenha economias e até trabalho, vai levar um tempo até se adaptar e perceber que você já não está no Brasil.

Os portugueses gostam dos brasileiros

Então, mas afinal o que os portugueses realmente acham dos brasileiros? E isso é uma verdade inegável. Apesar de haver opiniões menos positivas, os portugueses gostam e admiram os brasileiros em muitos aspectos.

E no final, todos concordam que a vinda dos brasileiros para Portugal foi muito positiva, não só por ajudarem a contribuir para a economia do país, como para o desenvolvimento da cultura portuguesa.

O que mudou com o passar dos anos na opinião dos portugueses sobre os brasileiros

Ao conversar com uns amigos portugueses eu pude perceber que antigamente existia sim um preconceito com os brasileiros. Como eu já disse no início desse texto, as brasileiras eram vistas como prostitutas e os brasileiros como malandros.

Você é capaz de concordar comigo quando eu digo que esse pensamento é muito difícil de mudar, afinal está “enraizado” na cultura portuguesa e foi passado de geração para geração. Porém, com o passar dos anos as pessoas vão amadurecendo e mudando de opinião.

Portugueses sobre Brasileiros em Portugal

Atualmente, os brasileiros que vivem em Portugal migraram para o país em busca de novas oportunidades, uma melhor qualidade de vida e para fugir da violência que vivemos no Brasil.

As pessoas estão se mudando mais focadas, já com um trabalho ou um estudo em vista, com uma maior preparação. Isso fez com que a opinião dos portugueses sobre nós brasileiros começasse a mudar e melhorar.

Saiba como estudar e trabalhar em Portugal.

Conclusão da opinião dos portugueses sobre os brasileiros

Como você já viu, a opinião dos portugueses sobre os brasileiros, de uma maneira geral, é positiva. Mas é claro que estamos falando de opinião (e de experiência própria) e cada um tem a sua. Por isso, poderemos discordar de várias coisas que colocamos aqui. Isso é normal e vai sempre acontecer.

A opinião sobre certas coisas vai ser diferente de acordo com cada pessoa. A maneira como a pessoa foi criada, o grupo social ao qual ela pertence e as experiências que ela teve irão interferir nessa opinião. Não podemos dizer qual opinião é certa ou errada, pois os portugueses não são todos iguais e os brasileiros também não.

Se você está pensando em mudar para Portugal em busca de novas oportunidades, recomendamos a leitura do ebook Como Morar em Portugal. Com ele você tira suas dúvidas e confere dicas imperdíveis e material exclusivo para começar a planejar sua mudança sem maiores preocupações.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.