Dicas de Portugal para brasileiros: quebrando alguns estereótipos

Portugal  / 

Muitas pessoas que pensam em se mudar para Portugal acham que não terão dificuldades por aqui, afinal, falamos todos o mesmo idioma. Posso dizer que estão muito enganados! E como eu passei por muito perrengue e muita vergonha aqui na terrinha, vou dar dicas de Portugal para brasileiros que pretendem mudar para cá.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Por isso, se está nos seus planos mudar para a terras lusitanas, não deixe de ler esse artigo antes. Se não quiser ler, tudo bem, mas depois “não diga que eu não avisei”.

Brincadeiras à parte, é muito importante saber um pouco da cultura portuguesa, antes de se aventurar e, sem querer, sair ofendendo os moradores locais. Essas dicas servirão para que você venha mais preparado e não passe tanta dificuldade e vergonha (como eu passei).

Dicas de Portugal para brasileiros

Veja algumas dicas de Portugal para brasileiros que eu gostava (sim eles dizem gostava ao invés de gostaria!) de ter ouvido antes de chegar aqui.

Sinceridade Portuguesa

Das dicas de Portugal para brasileiros, vou começar com a que mais me chocou. Os portugueses são extremamente sinceros (tão sinceros que acabam sendo grossos e nos ofendendo).

Nós brasileiros não estamos acostumados com a forma como eles respondem às pessoas e por isso achamos que é grosseria, mas não é! Temos que entender que eles vão ser diretos na resposta, vão falar o que pensam, sem a intenção de nos ofender ou de serem mal educados. Se já viermos para Portugal sabendo o que esperar, vamos até achar graça nessas atitudes deles. Atualmente, cada patada que eu levo é uma gargalhada que eu dou.

Leia também esse artigo sobre a cultura portuguesa e aprenda um pouco mais.

Nunca está tudo bem

Responder que está tudo bem sempre que alguém pergunta como estamos é mania de brasileiro. Os portugueses, como eu já disse, são sinceros. Se não está bem, eles dizem mesmo. A resposta mais comum quando perguntamos “e aí fulano, tudo bem” é “tudo normal” ou “que remédio né, menina”.

Nesses momentos eu, mais uma vez, já começo a dar risada. A mania de brasileiro de estar passando o perrengue que for e alguém perguntar “tudo bem?” e responder “tudo ótimo e você” passou a ser estranha para mim.

O que é nacional é bom

Os portugueses são extremamente nacionalistas (e isso é ótimo). Gostam de se gabar das coisas boas que o país tem. Gostam de reforçar a “rixa” entre o norte e sul do país e, principalmente, se você quiser prolongar a conversa, é só começar a falar mal da Espanha. Aí senta que lá vem conversa.

Mas, por outro lado, eles também falam mal de Portugal, reclamam que os salários são baixos, que o país está ruim… Mas atenção: ninguém pode falar mal de Portugal além dos portugueses! Por acaso eu também sou assim, eu posso falar mal do Brasil, mas ai de um estrangeiro que ouse falar mal do meu país.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Veja 20 coisas que todo brasileiro pensa ao chegar em Portugal: você vai se identificar com algumas delas!

Emprego

Muitos brasileiros vêm para Portugal achando que na primeira semana vão encontrar emprego (e na própria área), com contrato e que vai dar tudo certo e vai ser lindo. Eu espero, com todo o meu coração, que isso aconteça para você. Mas me sinto na obrigação de dizer que não é bem assim.

Não é fácil encontrar um emprego na nossa área (principalmente se não tiver validado o diploma). Nem é fácil encontrar emprego com contrato e muito rápido. Então não tem emprego em Portugal? Tem sim. Mas para conseguir trabalhar em Portugal você tem que vir sabendo que vai ter que ralar, que não vai ser fácil e que, principalmente no início, você poderá não trabalhar na sua área.

Dicas para encontrar emprego em Portugal

Veja neste artigo dicas de curso de idiomas para aprender uma língua estrangeira.

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Português de Portugal

Entre as dicas de Portugal para brasileiros, essa é uma daquelas que eu queria muito que alguém tivesse me dado quando eu resolvi me mudar para cá. Todos nós falamos português, mas para os portugueses, nós falamos brasileiro.

Existem diferenças importantes na língua, que precisamos aprender para conseguir viver por aqui, sem dar mancadas e risadas.

Por exemplo, quando você for ao ginásio (academia) e o professor mandar abaixar o cu, ele está se referindo ao bumbum. Não precisa ficar ofendida!

Se alguém te chamar de rapariga, também não é ofensa, quer dizer menina.

Quando você quiser encontrar um trabalho extra além do que você está fazendo, procure por um part-time;

Algumas palavras que são bem diferentes das nossas:

  • Autocarro: ônibus
  • Casa de banho: banheiro
  • Sanita: vaso sanitário
  • Lixívia: Água sanitária
  • Esferovite: isopor
  • Diospiro: caqui
  • Fita cola: durex
  • Penso: Band-Aid
  • Cu: bumbum

E tem mais (muitas mais), saiba os principais neste dicionário de português de Portugal para português do Brasil.

Quebrando alguns estereótipos portugueses

Sempre que falamos que moramos em Portugal ou que queremos nos mudar para Portugal, ouvimos sempre as mesmas frases e comentários sobre os portugueses que, em sua maioria, são mentira.

Em Portugal só se ouve Fado

É verdade que o Fado é a música da alma portuguesa. Mas quando vamos nas baladas por aqui, ouvimos muitas músicas estrangeiras e principalmente brasileiras. Os portugueses sabem muito mais sobre a nossa cultura do que nós sobre a deles.

As portuguesas têm bigode

Das piores mentiras que existem! As mulheres portuguesas são muito vaidosas e gostam de se arrumar. Andam sempre com roupas da moda e cabelo arrumado.

Bacalhau todos os dias

Sim, é muito comum comer bacalhau por aqui! Mas não se come bacalhau todos os dias. Em Portugal existem diversas outras comidas típicas que são excelentes. A carne de porco, por exemplo, é muito comum. O frango no churrasco também.

O Dia dos Namorados em Portugal não é comemorado no dia 12 de junho, saiba qual é a data no nosso artigo.

Ora pois

Em 8 anos em Portugal, nunca ouvi uma única pessoa falando “ora pois”. Eles dizem muito “pois” (inclusive o “pois” serve para quase tudo, vocês vão ver).

Portugueses são burros

É uma vergonha dizer essa frase. Existem diversas “celebridades” portuguesas entre os mais inteligentes da história, como Egas Moniz, que revolucionou a medicina e foi inclusive vencedor de um Prêmio Nobel. Além disso, existem 6 universidades de Portugal entre as 1000 melhores do mundo (em uma pesquisa entre mais de 18 mil universidades).

Vantagens de morar em Portugal

Depois de falar das dicas de Portugal para brasileiros, vamos terminar esse artigo com alguns pontos que, ao meu ver, são vantagens de morar em Portugal:

Essas são as vantagens que, na minha opinião, são cruciais para quem está decidindo se vai ou não mudar para cá e serve também como uma dica de Portugal para brasileiros.

Mas como nem tudo é um mar de rosas, existem problemas que temos que enfrentar, como por exemplo o aumento exorbitante dos preços dos aluguéis, a dificuldade em encontrar um emprego com contrato de trabalho, o tempo de demora que o SEF tem para atender as pessoas.

Mas mesmo assim, eu gosto muito de morar em Portugal, e acho que foi uma escolha que valeu muito a pena na minha vida. Você já tem planos de se mudar para Portugal?

Para facilitar a sua busca de casa ou apartamento em Portugal, sugerimos buscar na plataforma Uniplaces um local para alugar enquanto busca pelo seu cantinho aqui no país.

Gostou das nossas dicas de Portugal para brasileiros? Conta para gente aí nos comentários.

Ainda na dúvida sobre qual país morar? Veja esse artigo sobre morar em Portugal ou na Espanha e tire suas dúvidas.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.