Tudo sobre Portugal que você tem de saber, de geografia a curiosidades

Tudo sobre Portugal

Portugal  / 

Geralmente quando pensamos em viver em outro país, queremos saber tudo sobre ele. É importante conhecermos previamente o nosso futuro país para que, depois da chegada, as decepções sejam minimizadas.

Claro que muita coisa a gente só vai saber na prática, no dia a dia, porém hoje nós vamos lhe contar um pouquinho sobre o país europeu e queremos que você descubra tudo sobre Portugal.

Tudo sobre Portugal, entenda como é a vida por cá

Se eu tivesse que escolher uma palavra para resumir a vida em Portugal seria TRANQUILA. A vida dos portugueses, em geral, é muito tranquila e digo isso pensando na questão da segurança, por exemplo, do trânsito e da cultura de fazer as coisas com mais calma e sossego.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Os portugueses possuem um ritmo e uma rotina de vida bem diferente da gente que é brasileiro e fazem tudo sem aquele afobamento que estamos acostumados.

Lisboa, Ponte 25 de Abril

O tempo é relativo em Portugal

Também é importante salientar que, no começo, o choque é grande já que no Brasil estamos acostumados com a pressa, com o “tudo para ontem” e em Portugal isso não funciona.

Quer ver uma coisa?

Os restaurantes, em grande parte, fazem folga semanal durante a semana e, queira você ou não, não abrem em determinado dia. O descanso é sagrado e todo mundo respeita, mas claro que existem shoppings, lojas e empresas que funcionam direto.

Conhecer um pouco da cultura portuguesa pode ajudar a entender se Portugal é o país certo para você. Veja agora.

Como é a economia de Portugal

A economia de Portugal, depois da grande crise que se abateu sobre o país, especialmente de 2011 até 2014, está se recuperando de maneira impressionante. Confira abaixo os índices econômicos e sociais do país:

PIB (Produto Interno Bruto)

De acordo com a Base de Dados Portugal Contemporâneo (PORDATA), o Produto Interno Bruto do país europeu foi de pouco mais de 185 bilhões de euros e 2016 e o PIB per capita foi de 17.934,30 € no mesmo ano.

Você também pode conferir qual é o custo de vida em Portugal.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Portugal é considerado muito elevado e o país ocupa a 41ª posição no mundo. Em uma escala de 0 a 1, o IDH português é de 0,843.

Desemprego

Centro de emprego em Portugal

No quesito tudo sobre Portugal, o desemprego tem sido um tópico bem “quente”. De acordo com o INE (Instituto Nacional de Estatística), em novembro de 2017 a quantidade de desempregados em Portugal era de 8,3%, isso significa que o país está com o número de desempregados menor do que a Grécia (21%), Espanha (17,1%), Itália (11,2%) e França (9,8%).

Também já compartilhamos um guia de como trabalhar em Portugal.

Inflação

A inflação em 2017 fechou em 1,4% de acordo com o Banco de Portugal, porém em 2014 o país registrou uma deflação de -0,3%. Ou seja, com a economia em plena recuperação e um maior consumo por parte das famílias, Portugal volta ao normal e vê o índice de preços ao consumidor subir, de maneira controlada, e isso significa recuperação econômica.

Déficit Econômico

Segundo o site Datos Macro o déficit econômico de Portugal em 2016 era de – 2% em relação ao PIB, um dos mais baixos em 30 anos.

Geografia e demografia de Portugal

A gente quer que você descubra tudo sobre Portugal e, por isso, vamos lhe contar um pouco sobre a geografia e a demografia do país. Confira abaixo:

Qual é o tamanho de Portugal

Portugal é um país pequeno, especialmente quando comparado com o Brasil. Diferente do irmão grandalhão, o país da Europa só faz fronteira com a Espanha a leste e norte e tem o Oceano Atlântico ao oeste e sul.

Toda a costa conta com 1.230 km, de norte a sul (de Melgaço (região do Minho) e o Cabo de Santa Maria (Algarve) são apenas 561km (por estrada chega aos 700km) e 218km de largura.

Qual é a capital de Portugal

Capital de Portugal, Lisboa
A capital do país é a linda e charmosa Lisboa. Uma cidade que, de acordo com o CENSO de 2015, tem pouco mais de 500 mil habitantes, porém em sua região metropolitana a quantidade de pessoas é bem maior, 2,8 milhões.

Veja mais dicas sobre a capital de Portugal.

Principais cidades

As maiores cidades de Portugal, em termos populacionais, são a capital Lisboa, Vila Nova de Gaia (norte e vizinha a cidade do Porto), o Porto (norte do país), Braga (norte) e Matosinhos (norte).

Porém, Sintra, Cascais, Loures e Amadora possuem uma população maior, mas ainda não foram emancipadas de Lisboa e, por isso, não são consideradas cidades e sim bairros ou vilas da capital do país.

Se você pretende obter mais informações sobre onde morar em Portugal, um bom primeiro passo é ler quais são as melhores cidades de Portugal para morar.

Quantos habitantes tem em Portugal

Outra questão importante de tudo sobre Portugal é a população portuguesa. Em 2016 a população portuguesa era de 10.325.500 pessoas, porém existe uma preocupação do governo por conta do número de nascimentos ser bem menor do que o de óbitos, sem contar com os residentes que optam por sair do país.

De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), em 2015 a quantidade de estrangeiros residindo em Portugal era de 837.257 pessoas, o equivalente a 8,09% da população total do país.

Portugal no mapa mundi

Mapa de Portugal na Europa

Portugal fica no continente europeu e é um dos quatro do sul do continente, junto com Espanha, Grécia e Itália. Aliás, durante o auge da crise econômica, que se iniciou em 2008 nos Estados Unidos, os países do Sul da Europa foram acusados de atrapalharem o crescimento do continente e houve até um abalo nas relações entre esses países e a União Europeia.

Outros dados geográficos

O ponto mais alto de Portugal é a Montanha do Pico, na Ilha do Pico, uma das que compõem o arquipélago dos Açores. Com um clima mediterrânico, Portugal tem um dos melhores climas da Europa e conta estações bem marcadas.

Clima em Portugal

No Verão as temperaturas chegam facilmente aos 40ºC em algumas cidades e os dias são longos e muito ensolarados, já no Inverno as temperaturas chegam a ficar negativas em partes do território português e é uma estação extremamente chuvosa.

Veja em detalhe como é o clima em Portugal.

Principais rios

Os principais rios do país são o Tejo (ao sul e que corta Lisboa) e o Rio Douro (norte e que corta a cidade do Porto).

Breves curiosidades sobre a história de Portugal

Breve história de Portugal

Para que você descubra tudo sobre Portugal, vamos lhe contar algumas curiosidades. Portugal descobriu o Brasil, mas será que você sabe quem descobriu Portugal? — na verdade Portugal foi inseparável da Espanha até a Idade Média e depois de inúmeras guerras e batalhas, teve o seu território reconhecido no ano de 1179, ou seja, o país têm 839 anos desde a sua independência.

Porém, vale salientar que a diversas cidades do país são mais velhas do que isso, como por exemplo Braga, também conhecida como cidade bimilenar, com mais de 2 mil anos.

Portugal é um bom país para, morar, estudar e trabalhar?

É preciso ter mente que se você pretende ficar rico, Portugal talvez não seja o melhor país para você morar. Com excelentes universidades, estudar em Portugal é uma boa escolha e existem instituições de ensino superior reconhecidas mundialmente.

Depois da crise que se abateu sobre o país, houve uma deterioração na qualidade laboral, ou seja, as relações de trabalho pioraram.

Atualmente, com a melhora na economia, Portugal começa a gerar mais emprego, mas mesmo assim a média salarial ainda ronda o salário mínimo mensal que, em 2018, ficou estabelecido em 580 euros. Em resumo, se você procura qualidade de vida e tranquilidade, Portugal pode ser um excelente país para se viver. Agora, se a sua meta de vida é enriquecer, busque outros países como os Estados Unidos.

Agora que você já sabe tudo sobre Portugal, já decidiu? Quer morar em Portugal? Então confira o guia Euro Dicas de como morar em Portugal e saiba quais são os passos essenciais.

Descubra a nossa seleção de restaurantes em Portugal.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.