Saiba qual é a capital de Portugal e quais outras cidades já foram capitais

Qual é a capital de Portugal?

Portugal  / 

Portugal está na mídia e tem se tornado um dos países da vez para se visitar, conhecer e até morar, principalmente para os brasileiros. Mas você sabe um pouco sobre a capital de Portugal? Hoje vamos te contar todos os detalhes da cidade de Lisboa e suas particularidades e curiosidades.

Conheça Lisboa, a capital de Portugal

Lisboa é a capital de Portugal e a maior cidade do país. Com 2,8 milhões de habitantes em sua região metropolitana (sendo 506 mil dentro da sua área administrativa), é um importante centro político e financeiro do país europeu.

Mas Lisboa não é a capital oficial do país!

Lisboa não é oficialmente capital de Portugal

Como assim?
A capital oficial de Portugal é Coimbra, que é o local onde a corte portuguesa morou até 1255. Acontece que nesse mesmo ano D. Afonso III mudou a corte toda para Lisboa, que era uma cidade cada vez mais próspera, principalmente por conta do grande porto que podia receber navios de mercadorias.

Acontece que nem D. Afonso III e nenhum outro rei assinou qualquer tipo de documento transferindo oficialmente a capital de Portugal para Lisboa.

Precisando abrir uma conta bancária na Europa?

Literalmente, em 5 minutos, você pode ter a sua conta bancária no banco N26, um banco digital que funciona na Europa toda.


Você não precisa de comprovar que está trabalhando nem que tem recebimentos mensais. Precisa apenas ter um endereço na Europa e o seu passaporte em mãos. Confira:

CRIAR CONTA NO N26 »

Resumindo, Lisboa acabou ficando como a capital de Portugal pela sua importância econômica e hoje é aceita como capital por todo mundo.

Importância política e econômica

Na capital de Portugal estão localizadas as maiores empresas do país e também importantes multinacionais como: Google, Microsoft, PWC, Bayer, BMW, Schneider Electric, Cisco, SAS Institute, entre outras. Além disso, é sede do Governo e da residência dos chefes de Estado.

Saiba também como é morar em Lisboa.

É uma cidade global

Lisboa é a capital de Portugal

Lisboa é considerada uma cidade global e não é por menos, a capital de Portugal tem se destacado mundialmente por ser sede de congressos, eventos e conferências de nível mundial como, por exemplo, o Web Summit, que é o maior evento da cidade e um dos maiores do país e acontece anualmente desde 2009 em Lisboa.

Ao receber importantes eventos, a cidade conquista cada vez mais investidores e novos moradores.

Turismo em Lisboa

A bela cidade de Lisboa costuma apaixonar quem a visita (que o diga a cantora Madonna, que resolveu morar por lá). Com belas paisagens, a magnífica vista do Rio Tejo e muitas atrações, o turismo na capital de Portugal só cresce.

Saiba quais as principais atrações e o que fazer em Lisboa.

Milhões de visitantes

Nos últimos três anos, o número de turistas aumentou de forma surpreendente no país. Somente em 2017, o país calcula ter recebido cerca de 22 milhões de visitantes e, destes, a grande maioria escolheu a capital de Portugal para visitar e explorar suas atrações históricas e culturais.

50 hotéis novos em 2018

O setor de turismo está tão aquecido no país europeu que são esperados a abertura de 50 novos hotéis em todo o país somente em 2018. E a grande maioria dos empreendimentos estarão localizados em Lisboa. O Aeroporto da cidade, Humberto Delgado, recebe anualmente mais de 20 milhões de passageiros.

Turismo em Portugal

Renda e trabalho em Lisboa

A capital de Portugal tem também o maior PIB per capita do país, € 26.100 euros, tendo os salários mais altos de Portugal.

A cidade é responsável por 45% do PIB de todo o país e possui um PIB per capita acima da média da União Europeia. Além disso, em Lisboa estão concentradas as melhores vagas de emprego e onde estão localizadas as empresas dos mais diversos setores de atividade.

Clima na capital de Portugal

Para quem pretende visitar a capital de Portugal a boa notícia é que a cidade é uma das mais ensolaradas da Europa. Com um clima ameno, Lisboa tem um frio moderado no Inverno, com a média de temperatura de 11,6º. Já no Verão as temperaturas têm média de 23,5º, mas podem chegar até os 40º nos dias mais quentes.

Confira mais dicas sobre o clima em Portugal e qual a melhor época para visitar o país.

Bairros de Lisboa

A capital de Portugal possui uma área de 100 km² e tem 24 bairros, chamados de freguesias. Com regiões históricas e muito bem preservadas, a capital também possui uma área moderna, mais nova e tecnológica, como o Parque das Nações.

Veja como são os bairros de Lisboa.

Lisboa nem sempre foi a capital de Portugal

Como dissemos logos no início do texto, Lisboa nem sempre foi a capital de Portugal. Em 900 anos de história de Portugal, as cidades de Guimarães, Coimbra, Rio de Janeiro (no Brasil) e Angra do Heroísmo também já foram de extrema importância para o país.

Guimarães, Coimbra e Angra de Heroísmo

Localizada no norte do país, Guimarães foi a primeira capital de Portugal e um importante local de memórias pelas batalhas que foi palco. Seguida da cidade de Coimbra, que foi capital de Portugal até 1255. Depois disso, a família real mudou-se para Lisboa, fazendo que ela fosse “considerada” capital. Porém, durante as invasões francesas, a família real portuguesa se mudou para o Brasil e fez com que o Rio de Janeiro fosse a nova capital do Reino de Portugal.

Já em 1830, Angra de Heroísmo foi nomeada a capital por ter sido uma cidade chave na defesa da importante causa constitucional.

Também pode ser interessante você ver a lista de melhores cidades de Portugal para morar.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.